Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

Mensagem
Autor
lfurness
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2011, 16:53

Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#1 Mensagem por lfurness »

Senhores, bom dia!
Tenho notado uma demora excessiva na localização de satélites no meu Nuvii 255w.
Por exemplo, hoje pela manhã, ao sair da garagem, liguei o GPS e demorou pelo menos uns 15 minutos para encontrar os satélites.
Imagino que esse processo esteja ligado ao arquivo contendo a localização dos satélites, que mudam de tempos em tempos. No IGO existe uma função de atualização desse arquivo. No Garmin, pelo menos nesse modelo, não encontrei como fazê-lo. Alguém tem uma dica para dar?
Abraço
Leo



tcobu
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Abr 2010, 14:35

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#2 Mensagem por tcobu »

Notei o mesmo problema no meu 255w depois que atualizei o Firmware.

Aguardo a opinião dos outros colegas do forum.

Um abraço,

Thiago



lfurness
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2011, 16:53

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#3 Mensagem por lfurness »

Pode ter sido isso, não consigo afirmar. O interessante é que ao desligar o GPS, ele deve ter um arquivo com o mapa dos satélites que estavam em atividade naquele momento. Quando você liga, na mesma posição, alguns minutos depois (até 2h), ele localiza rapidamente e entra em funcionamento. Quando passa um período maior desligado (a noite ou o dia), quando você liga ele chega a levar 10 minutos ou até mais para encontrar o sinal dos satélites. O fato é que aqui isso não é um grande problema afinal andar algum tempo sem essa informação não vai trazer nenhum impacto. Mas quando em viagem no exterior, isso pode ser complicado. Ficar parado esperando o GPS para poder saber para que lado ir, não faz muito sentido.



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#4 Mensagem por Batedor »

Ifurness e Tcobu,

Isso costuma acontecer a cada vez que o GPS é desligado em uma posição e religado em outra, não tendo muito a ver com o tempo em que ficou desligado. Assim, em relação ao companheiro Ifurness, ele provavelmente ele desligou o aparelho em outro local - e o GPS grava esse local na memória - quando foi religado, o bixo demorou um tempinho pois foi "acordado" em um local diferente daquele no qual "dormiu"....rsrsrs

Abs.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#5 Mensagem por mabroglia »

lfurness

Se faz sentido ou não isso é outro problema, o importante à saber é que o sistema do "Barack Obama" funciona assim, se quiser diferente vai ter que criar o seu próprio.
Quando vou ao exterior já tenho em mente que 30min vou ter esperar a vontade dele de querer ser "gringo", após isso, sou escravo dele o que ele manda eu faço :lol:

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

lfurness
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2011, 16:53

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#6 Mensagem por lfurness »

Desculpem-me talvez eu não tenha sido muito claro, mesmo desligando o GPS e religando na mesma posição (sem mudar de local), dependendo do tempo que ele passa desligado, o tempo que ele leva para encontrar os satelites é muito grande, em alguns casos superior a 10 minutos.
Usando outros modelos Garmin, no exterior (USA), para responder ao amigo que gentilmente postou a sua opinião, a localização dos satelites não chega a 1 minuto, mesmo depois de muitas horas desligado. Talvez faça mais sentido um possivel problema em uma atualização de firmware. Vamos aguardar o post de algum colega que tenha um conhecimento mais tecnico e menos filosofico.
Abraço



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#7 Mensagem por seggia »

lfurness
uma informação adicional para meu raciocínio.
Este fato só ocorreu após a atualização do gps?
Como funcionava antes? Se bem. Porque fez a atualização?



lfurness
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2011, 16:53

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#8 Mensagem por lfurness »

Essa demora ocorre sempre que você liga o GPS após algum tempo de inatividade. Por exemplo, se você desliga o GPS e volta a ligá-lo dentro de até 2 horas, ele leva aproximadamente 1 minuto para encontrar os satélites. Se você desliga ao chegar no escritório pela manhã e religa ao sair dele no final da tarde, pode esperar por até 10 minutos para ter o aparelho em condições de uso. Em alguns casos, mesmo esperando esse tempo todo ele informou que não estava conseguindo encontrar os satélites.
Idem de um dia para outro. A atualização de firmware, feita pelo aplicativo da própria Garmin, em princípio não deveria causar algum tipo de interferência negativa no funcionamento do equipamento, principalmente porque antes de lançar um path, ele costuma ser testado sob as mais diversas situações e os erros corrigidos. Tenho acompanhado essas atualizações para ver se em algum momento esse comportamento se modifica, após alguma nova atualização. A minha intenção nesse post, foi tentar identificar se mais algum proprietário desse modelo, vêm encontrando esse tipo de problema ou se é um caso isolado. Ou uma recomendação para correção, como a substituição de um arquivo interno ou algo nessa linha.
Grato pela participação.
Abraço



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#9 Mensagem por Batedor »

Ifurness, como estamos em fase de pesquisa do que pode ser, me permita uma pergunta:

Você está com o Mapa-Base (gmapbmap.img) instalado? E o "gmaptz.img" também?

Abs.



lfurness
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2011, 16:53

Re: Demora na localização de satélites no Nuvii 255w

#10 Mensagem por lfurness »

Sim, ambos instalados:
gmapbmap.img de 20/01/2009 e seu correspondente arquivo sum e
gmaptz.img de 09/03/2011 e seu correspondente arquivo sum.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”