Qual é o melhor GPS profissional para area rural?

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
Adrian Alves Moreira
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Dez 2011, 10:08

Qual é o melhor GPS profissional para area rural?

#1 Mensagem por Adrian Alves Moreira »

Bom primeiramente me apresento:

Sou Adrian Alves, formei recentemente em Engenharia Agronomica, e após alguns meses de trabalho decidi fixar-me na especialização de Georreferenciamento Rural, fiz alguns memoriais descritivos e croquis de areas mais nada muito grande.

Enfim estou atras de melhorar e queria a ajuda de voces aqui do forum, pois percebi que aqui é o local certo para tal pergunta. Li em outro topico falando qual seria um bom GPS porém la não falava dos profissionais devido ao preço, mais se souberem para resposta da pergunta pode dizer indiferente do valor.

Qual é na atualidade o melhor GPS para fazer esse serviço de medir areas rurais com precisão e com o concentimento do INCRA, tipo quais são aceitos?
E também caso alguem saiba, quais aparelhos adicionais que seria bom usar juntamente com o GPS? (nomes e preço se possivel, tipo estação e etc)

Bom desde ja fico muito agradecido a todas as respostas, obrigado.
No mais um Bom dia a todos.

Att
Adrian Alves Moreira



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: Qual é o melhor GPS profissional para area rural?

#2 Mensagem por mhfernandes »

Existem vários equipamentos para esse fim, o mais importante é que seja GPSs geodésicos, hoje os mais aconselháveis são os de dupla frequência, ou seja L1/L2. (Duas fases da portadora).

Quando for executar um levantamento de precisão vc deve ter 2 GPSs, um como apoio ou base (Parado em um marco dentro da propriedade, esse servirá para o transporte de coordenadas, usando os marcos homologados pelo IBGE, ou seja, fazer uma triangulação) e outro como Rover (Esse servirá para coletar os pontos estáticos da poligonal, geralmente logando em cada vértice uns 10 a 15 minutos para fixar ambiguidade e ter uma acurácia satisfatória). Ha...esse arquivos coletados pelos GPSs tem de ser processados em um sofware pago e caro, depois tem de ser gerado vários outros documentos, ex: memorial descritivo, tabela de coordenadas, tabela de correspondência, e muuuuuuiiiiiiiiito mais.

Agora a melhor parte....hehehehehehe, geralmente, em média um GPS desses (L1/L2) custa por volta de 20,00 reais....isso ele peduro...se for incorporar o sistema de rádio RTK nele vc desembolsa mais 30.000, isso porque so é vendido o par, então, fazendo a conta, 40,000 em 2 GPSs geodésicos da Techgeo (GTR-G2 L1/L2) mais 30,000 um par de RTK vc irá pagar a bagatela de 70,000 reais............................................!!!


Mas....se quiser fazer uns levantamentos meia boca, vc pode comprar 2 GPSs Geodésicos L1 usados por uns 4 a 5,000 cada, usar um como base e outro como rover, másssssss, se seu serviço for para o INCRA e houver divergências dos pontos com um levantamento do vizinho que outro profissional realizou, será feita uma pericia pelo INCRA e quem fez o trab errado paga uma muta e perde o credenciamento!!!


Espero ter sido útil essas informações, se precisar de mais alguma coisa é so entrar em contato.



Adrian Alves Moreira
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Dez 2011, 10:08

Re: Qual é o melhor GPS profissional para area rural?

#3 Mensagem por Adrian Alves Moreira »

muito obrigado Mhfernandes foi de grande ajuda seu comentario, agora posso estar mais a par da situação, vi que o preço é salgado mesmo como amigos haviam me dito, agora é encarar parcelas para montar um bom equipamento de trabalho.

Abraço!

Att
Adrian Alves Moreira



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”