GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

Mensagem
Autor
eduardotocha
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2011, 13:16

GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#1 Mensagem por eduardotocha »

Olá; sempre utilizei um GPS da FOSTON, e fui muito bem atendido até precisar esforçar mto o aparelho.
Sempre tive em minha mente que o melhor aparelho de GPS era o Garmim e o segundo TOMTOM.
Acabo de comprar um TOMTOM XL Canadá 310, mas não encontro a mesma funcionalidade como encontrava no FOSTON.
O GPS que comprei é bom? pq estou achando ele muito simples...

Por exemplo, vejam se podem me ajudar:

Como faço para criar um cronograma de viagem, por xemplo, se eu tenho que ir em 5 ou 6 lugares sequenciados, no FOSTON vc insere cada local e escolhe a sequancia deles, no TOMTOM eu não tenho essa opção, ou melhor tenho sim mas de só 2 lugares e sem escolha de sequência.

Como faço para inserir um radar novo? Não tenho essa opção, só de inserir PIs

Por falar em PIs, como faço para inserir um só clicando no mapa? Toda vez tenho que sair da navegação, entrar no menu, ir em gerencuiar PIs, Inserir PIs, Localizar no MAPA, Localizar minha posição, e por aí vai... put* complicação!!!!!

Como faço para alterar minha posição no GPS, tem cidades que eu estou na rua certa, mas o GPS acha que eu estou a 30 ou 40 metros para a esquerda ou direita em relação ao poto em que realmente estou...
Achei que esse GPS tivesse esssa opção de correção, pelo menos eu achei!!


Será que todas essas minhas perguntas tem respostas ou tenho que comprar um FOSTON pq é melhor mesmo?



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#2 Mensagem por Robin Hood »

Vc deveria ter pesquisado isso antes colega!. Qual navcore está instalado nele?! Se for, por exemplo: o 9.151, de fato é simples mesmo, tanto layout dos ícones como recursos disponíveis....Terá que substituir por outro que lhe dê mais opções.

Criar um cronograma de viagem
Fazemos isso em "Planejar Itinerários", mas isso depende do navcore, em alguns aparelhos esse recurso não está disponível.Grande maioria do pessoal prefere instalar no aparelho o programa Tyre, excelente programador de itinerários, recomendo, só uso ele, não uso o do aparelho.

Inserir PIs, um só clicando no mapa
A forma de inserir é pelo caminho que vc citou mesmo, desconheço no Tomtom outra forma.
Como faço para alterar minha posição no GPS?
As vezes o GPS fica meio perdido, vc está numa rua e ele lhe mostra outra, mas depois de um tempo ele alto corrige. Caso não, então é pq a cidade onde vc está, está deslocada no mapa, um erro que não podemos corrigir, apenas um novo mapa corrigirá isso (se é que a Tomtom vá corrigir).
Como faço para inserir um radar novo?
Na memória do aparelho, verifique se existe a pasta a config, caso não exista, crie uma, crie tb um arquivo (bloco de notas) com o nome setconfig.txt e dentro dele escreva bton e salve o arquivo (dentro da pasta config). Isso habilitará a função "Serviços TomTom".
Editado pela última vez por Robin Hood em 03 Jun 2011, 22:16, em um total de 1 vez.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
estabrincando
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Jul 2010, 16:50

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#3 Mensagem por estabrincando »

O título mais correto para este tópico deveria ser GPS TOMTOM XL 310 RESTO VS OS OUTROS, porque se vc escolhe GPS pelo menor valor cobrado vc só obtera o resto, se não gostou do seu TOMTOM em detrimento de um GPS FOSTOM??? é porque sua escolha foi mesmo infeliz.

Agora se quiser fazer do seu GPS TomTom um pouco melhor comece pensando em trocar o navcore e colocar o mapa 870.3510 mais recente, com ele vc notará mais vantagens do seu TomTom do que o FOSTOM???.

Quanto aos PI's Vc pode também ir em "navegar mapa" selecionar o ponto onde vai colocar o PI e na barra inferior clicar na cruz que representa o ponto e na próxima tela tem a opção de "adicionar como PI".

Vc também pode adionar a sua localização atual como favorito, que é mais fácil, e depois, já em casa, vc vai em gerenciar PI's e adiciona os locais favoritos como PI's, é só.

Quanto ao deslocamento do mapa isso ainda é um problema que a TomTom vem tentando resolver mas por enquanto temos que aguardar as próximas versões do mapa.


GPS TomTom GO720, XXL540S
navcore atual GO720: 9.510 DSA modo X40
bootloader GO720: 5.5242
navcore atual XXL540S: 9.510
bootloader XXL540S: 5.5279
mapa: Brasil 930.5563

eduardotocha
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2011, 13:16

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#4 Mensagem por eduardotocha »

Galera, valew pelas informações. Realmente vcs estão corretos, escolhi o mais barato, mas pq eu havia escolhido o meu último FOSTON pelo menor preço tb, e realmente era bem mais completo e intuitivo nas ferramentas.

Gostei da idéia de colocar outro Navcore, mas já estou com o mais recente compatível com meu aparelho e com os mapas 870.3510 e 870.3511. Qual minha outra opção?

O Tyre só funciona no PC!! Preciso de algo que funcione na rua.
Uma pergunta bem leiga: posso utilizar os softwares que estavam instalados no meu Foston?

Se ouver algum outro tipo de navegador gostaria de tantar instalar.

Ou em último caso vendo esse meu GPS e compro outro melhor.
Sei que esse tipo de informação é bem pessoal, mas qual a melhor marca?



Avatar do usuário
estabrincando
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Jul 2010, 16:50

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#5 Mensagem por estabrincando »

eduardotocha

Na minha opnião vc já possui um gps muito bom, não em termos do hardware específico do seu aparelho mas no software embarcado no mesmo. O navegador da TomTom é baseado em Linux, é rápido quando têm que planejar e replanejar uma rota.
O XL como o ONE é considerado um modelo de entrada, é limitado no hardware e portanto custa menos. Outros modelos como os da linha GO possuem mais recursos de hardware e são mais caros. Alguns modelos da linha GO possuem todo o hardware necessário para certos recursos mas ficam limitados intencionalmente pela TomTom através do navcore instalado, que é o caso do meu aparelho. O recurso que mais me atraiu para o TomTom foi o MapShare, com ele vc mesmo pode corrigir certos erros encontrados nos mapas e receber correções da TomTom e de outros usuários também, recurso este que, se não estou enganado, não vi em outros GPS's. Este recurso tem sido a salvação da lavoura para a TomTom no Brasil, pois até agora ela vinha sendo negligente com os usuários daqui com relação ao fornecimento de um mapa de maior qualidade, com menos erros e mais atualizado.
O mapa, por enquanto, é o que vem sendo o calcanhar de Aquiles da TomTom no Brasil. Isso esta mudando aos poucos, dê uma olhada neste site: http://www.meutomtom.com.br e acompanhe as mudanças acontecendo. Portanto, se vc quiser um conselho, dê um voto de confiança p/ o seu aparelho, faça uso dele por mais tempo, examine seus recursos mais a fundo e só depois disso faça comparação, vc pode se surpreender com o resultado.


GPS TomTom GO720, XXL540S
navcore atual GO720: 9.510 DSA modo X40
bootloader GO720: 5.5242
navcore atual XXL540S: 9.510
bootloader XXL540S: 5.5279
mapa: Brasil 930.5563

eduardotocha
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2011, 13:16

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#6 Mensagem por eduardotocha »

Legal, mto bom o suporte...
Sim, farei isso, irei atualizando o aparelho e me familiarizando com o sistema dele...

Quanto a ajuda: "Como faço para inserir um radar novo?
Na memória do aparelho, verifique se existe a pasta a config, caso não exista, crie uma, crie tb um arquivo (bloco de notas) com o nome setconfig.txt e dentro dele escreva bton e salve o arquivo (dentro da pasta config). Isso habilitará a função "Serviços TomTom"."

Não mudou em nada, o que deveria mudar?



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#7 Mensagem por Robin Hood »

eduardotocha escreveu:Galera, valew pelas informações. Realmente vcs estão corretos, escolhi o mais barato, mas pq eu havia escolhido o meu último FOSTON pelo menor preço tb, e realmente era bem mais completo e intuitivo nas ferramentas.

Gostei da idéia de colocar outro Navcore, mas já estou com o mais recente compatível com meu aparelho e com os mapas 870.3510 e 870.3511. Qual minha outra opção?

O Tyre só funciona no PC!! Preciso de algo que funcione na rua.
Uma pergunta bem leiga: posso utilizar os softwares que estavam instalados no meu Foston?

Se ouver algum outro tipo de navegador gostaria de tantar instalar.

Ou em último caso vendo esse meu GPS e compro outro melhor.
Sei que esse tipo de informação é bem pessoal, mas qual a melhor marca?
Sua outra opção é: Instalar um navcore que não seja compatível com o seu aparelho, mas que rode normalmente e lhe dê os recursos que o navcore nativo não lhe dispõe.

Simples, como eu disse: Use a função "Planejamento de itinerários", se é que o seu navcore lhe permite.

Que tipo de software?!, o de navegação?!...se for, esquece.

Melhor marca!?, melhor modelo?! ou melhor qualidade de mapa?!:

Melhor marca:Tomtom
Melhor modelo: série GO da Tomtom
*Melhor mapa: Tracksource (usado no Garmin)

*Esse é o item mais importante antes de comprar um GPS: a qualidade do mapa é FUNDAMENTAL, está acima da qualidade do aparelho.

Radares: Se não alterou em nada a dica postada, precisa ver se vc fez tdo corretamente ou, de fato seu navcore não disponibiliza esse recurso.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
estabrincando
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Jul 2010, 16:50

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#8 Mensagem por estabrincando »

Este é um pequeno erro cometido por alguns colegas aqui do forum, esta pasta config e o arquivo setconfig.txt só são utilizados e funcionais em navcores modificados por um usuário estrangeiro que se denominava TTUser, a tais navcores que ele denominou SE(especial edition) "edição especial" ele adicionou tal recurso que permitia que um dispositivo com menos recursos de hardware pudessem emular o comportamento de aparelhos como os GO's. Tal pasta e arquivo não funcionam em navcores originais ou modificados por outros hackers.
Eu acompanho e participo de outros foruns internacionais, sei por exemplo que o TTUser foi o precursor dos navcores modificados e da maioria das ferramentas utilizadas ainda hoje para ativar os mapas da TomTom, portanto ele é o "cara". No momento ele anda afastado, pois se frustou com o aparecimento de vários outros que, usando o que ele fez, começaram a lançar outras versões modificadas sem dar o devido crédito.
Mesmo assim, nos dispositivos da TomTom vc não adiciona novo radar, vc apenas comunica a existência de um novo radar, isto é para o serviço de radar oficial da TomTom que atualmente é oferecido de graça, mas vc pode também utilizar os PI's de radares oferecidos pelo site maparadar.com que são atualizados mais frequentemente pelos próprios usuários. Só existe um pequeno problema, os radares da TomTom funcionam mesmo sem um trajeto definidio e vc é avisado somente se o radar está na mesma pista e direção que vc se encontra, já os radares do maparadar necessitam de um trajeto definido e avisam mesmo se vc não está na mesma pista ou direção, basta estar próximo.


GPS TomTom GO720, XXL540S
navcore atual GO720: 9.510 DSA modo X40
bootloader GO720: 5.5242
navcore atual XXL540S: 9.510
bootloader XXL540S: 5.5279
mapa: Brasil 930.5563

eduardotocha
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2011, 13:16

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#9 Mensagem por eduardotocha »

Ok, sim compreendi os efeitos.

Mas preciso saber se há algum navcore disponível que rode os mapas que já tenho, descritos acima.



Avatar do usuário
estabrincando
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Jul 2010, 16:50

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#10 Mensagem por estabrincando »

Me diga qual navcore vc esta rodando e quanto de memória RAM o seu GPS possui, assim posso indicar alguns navcores bons p/ o seu aparelho. Essa é a beleza dos aparelhos da TomTom, a facilidade de vc mesmo poder experimentar outros navcores e até emular certas funcionalidades de outros modelos, instalar outros mapas e até outros aplicativos.


GPS TomTom GO720, XXL540S
navcore atual GO720: 9.510 DSA modo X40
bootloader GO720: 5.5242
navcore atual XXL540S: 9.510
bootloader XXL540S: 5.5279
mapa: Brasil 930.5563

eduardotocha
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2011, 13:16

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#11 Mensagem por eduardotocha »

Desculpem pela demora, sofri um acidente de carro.
Aqui está a soicitação, espero que possam me ajudar a melhorar meu produto. Ele está bem amis desatualizado que o meu antigo FOSTON e não tem quase correção nenhuma em relação aos mapas que utilizava antes no FOSTON tb.

Nome = TomTom XL
Código do equipamento = AK5HGD2FAA
Número de série = ##########
Recursos = CarSymbol Caymann CaymannAlwaysOn Durham HomeBackup InternalFlash Leeway LinkVolumeToSpeed MapShare MultipleMaps Newyork NotAutomotiveEmbedded PermanentMapCfg PlusEphemeris PlusOrRDSTMCTraffic RDSTMC RouteInfoBackToSummary SDK SettingsOverride SimpleMapBrowserButtonBar StartupImage SuspendImage TTS TTSCompressed TTSLoquendo700 Traffic USBAccessories VoiceBrowser ZeroVolumeSupported screensize=480x272
Dispositivos de armazenamento = Memória Interna (F:) - Ativo
Itens instalados = program/Navigator 9.151, startupscreen/splashw 1, suspendscreen/antitheftw 1, loquendovoice/Português do Brazil - Fernanda 720, carsymbol/-default 1, carsymbol/BlueCar 1, carsymbol/ClassCar 1, carsymbol/FamilyCar 1, carsymbol/FinnedCar 1, carsymbol/GreyCar 1, carsymbol/Oldtimer 1, carsymbol/RaceCar 1, carsymbol/RedCar 1, carsymbol/SportsCabrio 1, carsymbol/SportsCar 1, carsymbol/SUV 1, carsymbol/YellowCar 1, carsymbol/Gol_G5_BR 1, voice/Português do Brazil - Gabriela 1, voice/Carol 1, voice/Raquel 2, voice/Ga_cho 1, voice/CM_-_Carioca 2, map/Brazil 860.3100, poi/Radares 0, poi/A1_Empresas 4, poi/ABC71_Solu__es_em_Inform_tica 2, poi/Area_Perigo 3, poi/Boates_Eroticas 1, poi/Bradesco_Br 1, poi/Cm_Orgaos_Publicos 1, poi/F_rum 1, poi/Justi_a_Estadual 1, poi/Metro_Sp 3, poi/Pedagios 1, poi/Pedagios_-_Brasil 2, poi/Pedagios_BR 1, poi/Pedagios_SP 1, poi/Pedagios_Tracksourcebr 3, poi/Pedagiosbr 5, poi/Sem_foro_c_Pardal 1, poi/Via_F_cil 1, poi/A_new_printer 0, 9977 11793
IDs de incidentes de erros =


* HOME info:

DLL Version: 2.8.2.2264
MapShare DLL Version: 2.8.2.2264
Language: pt-BR

* Connected device: "TomTom XL"

ID: "AK5HG D2FAA"
Type: "gk_2048_tts"
Serial: "###########"

MapShare information:
Patch format version: 2.4
Map patch downloads: true
POI patch downloads: true
Feedback email address:
Patches to upload: 0
POI Subscriptions: 7367, 9352, 9363, 9360, 9801

ttgo.bif file contents:

[TomTomGo]
DeviceName=TomTom XL
DeviceVersionHW=XL
DeviceSerialNumber=#########
DeviceUniqueID=AK5HG D2FAA
RamDiskVersion=20101122
BootLoaderVersion=55274
LinuxVersion=541764
ApplicationVersionVersionNumber=9151
ApplicationVersion=605385.2
UserLanguage=Português do Brasil
UserName=newprinterimpressoras@hotmail.com
LastConnectionTime=Never
GPSFirmwareVersion=2.15.0 65947
BuiltInColorScheme0=Belgica
BuiltInColorScheme1=Brittanica
BuiltInColorScheme2=America
BuiltInColorScheme3=Germanica
BuiltInColorScheme4=Australia
BuiltInColorScheme5=Deuteranopia
BuiltInColorScheme6=Greys
BuiltInColorScheme7=Antarctica
BuiltInColorScheme8=Africa
BuiltInColorScheme9=Astra
BuiltInColorScheme10=Asia
BuiltInColorScheme11=Brasilia
BuiltInColorScheme12=Concordia
BuiltInColorScheme13=NewAnglia
CurrentColorSchemeBuiltIn=11
CurrentVoiceInfo=Fernanda
CurrentMap=teste
CurrentMapVersion=860.3100
CurrentHomeLocation=-20.41745,-49.97705,New Printer Impressoras
Traffic=Y
CurrentFuelpricesType=
CurrentFuelpricesTypeString=
CurrentFuelpricesLastFullUpdate=
ValueRatio=CJhiosJH4+Rh+gs0hg==
Features=PlusOrRDSTMCTraffic,PlusEphemeris,HomeBackup,TTS,TTSCompressed,TTSLoquendo700,VoiceBrowser,LinkVolumeToSpeed,ZeroVolumeSupported,MapShare,Newyork,Caymann,CaymannAlwaysOn,Durham,Leeway,RouteInfoBackToSummary,CarSymbol,PermanentMapCfg,RDSTMC,InternalFlash,SettingsOverride,SDK,USBAccessories,SimpleMapBrowserButtonBar,MultipleMaps,Traffic
UnsupportedFeatures=PlusDownloadDynamic,PlusDownloadGeneral,PlusDownloadMap,PlusDownloadPOI,PlusDownloadScheme,PlusDownloadUpgrade,PlusDownloadVoice,PlusDownloadRingTone,PlusMessageNotification,PlusForceMessageNotification,PlusPushChannel,PlusTraffic,PlusWeather,PlusBuddies,PlusMobileSafetyCameras,PlusRoadConditions,PlusFixedSafetyCameras,PlusFuelPrices,PlusFuelPriceTimestamp,HDTraffic,Hercules,HerculesTraffic,Oxford,TrackMe,PlusTripReporting,OnDevicePayments,HidRemote,GPRSEngine,VoiceRecording,ASR,ASRCnC,TTSUncompressed,TTSNuance51,MP3,IPOD,MusicPlayer,PhotoViewer,PhotoJPGViewer,PhotoBMPViewer,Games,LinkVolumeToNoise,Itinerary,MAC,DepartureAdvisor,VehicleProfile,MapShareVehicleProfile,Handsfree,PhoneFeatures,3DCarModels,TextureRendering,ExtraSounds,UserSkin,RichPOI,FrequentDestinations,InternalModem,Prague,Bluetooth,HardDisk,SDSlot,Microphone,ExternalModem,SMSSupported,Keyboard,SupportKeyControl,SupportGetAMap,Work,WorkEnabled,WorkPromotion,WorkTuria,WorkMurcia,WorkBremen,WorkUsePlus,WorkStartUpPromotion,LiveServices,HTTPActivation,AltDefaultCarSymbol,MapOverlays,Documents,WarningSounds,ArrivalSounds
SupportedPatchTypes=3F
NrSupportedErrorTypes=138
UserPatchDatVersion=102
CompressedPatchVersion=200
MapServerPatchDatVersion=105
DeletedPoiDatVersion=200
ServerLineIndexDatVersion=102
ServerNameIndexDatVersion=102
MapShareSupportedProviders=243
CharacterSet=TTU
VehicleBrand=
VehicleModel=
VehicleOptions=



sverza
Mensagens: 36
Registrado em: 13 Mai 2009, 09:55

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#12 Mensagem por sverza »

"já os radares do maparadar necessitam de um trajeto definido "

Olá, este post está bem bem esclarecedor para todos que estão começando com seus tomtom, deveria aparecer logo na primeira página, como fixo.

Apenas completando a linha citada acima do grande "estabrincando", que muito tem colaborado com o forum e já me ajudou particularmente indicando novos navicores, eu uso a base de dados do maparadar.com e eles funcionam mesmo sem estar com itinerário planejado, como os oficicais da tomtom, basta na hora de configurar o radar como PI, no final aparece a opção: "Avisar só se PI estiver no percurso", desmarcar esta opção, aí o equipamento informará sempre. Agora quanto ao sentido de tráfego, isto não tem como o equipamento saber, pois uma vez que os radares estão sendo configurados como PI's, o usuário define um raio de distância para ser alertado, portanto, entrando dentro dos 360 graus definidos como distância mínima, será avisado...

Por outro lado, esta opção de inserir os radares como sendo pontos de interesse oferece várias vantagens, como p.ex. definir distâncias diferentes para radares de 60km/h e 120km/h (eu uso 100 mts em um e 300 mts no outro, respect.), dá pra usar o "aviso de voz resumido", se estiver usando uma voz artificial, na qual o equipamento fala "radar 60, cem metros". Qto mais completa a informação, menos vc precisa olhar pro equipamento, melhorando a dirigibilidade.

No foston, vc consegue usar a base de dados do maparadar.com, porém de forma diferente, ele gera um arquivo speedcam.txt, que é inserido no mapa (no caso do iGO), e o equipamento apenas apita, necessitando olhar para a tela pra saber se o radar é 50, 60 ou 70 km/h.

Abraços,



eduardotocha
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mai 2011, 13:16

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#13 Mensagem por eduardotocha »

Ninguém vai cotinuar me ajudando?



sobralbruno
Mensagens: 273
Registrado em: 16 Jun 2009, 13:20
Localização: Casa da mae Joana!

Re: GPS TOMTOM XL 310 VS O RESTO

#14 Mensagem por sobralbruno »

Agora esta na hora de voce se ajudar...

Use o recurso do site "Busca" e pesquise, leia e o mais importante, TESTE...

Boa sorte


GPS Garmin Nüvi 2565LT com TMC. Mapas, Autoguia, TrackSource e CNSA Atualizados

GPS TomTom GO740 Live TMC - UM LIXO (APOSENTADO)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”