comunicação do GPS com Palm ou PocketPC

Mensagem
Autor
Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Comunicação do GPS com Palm ou PocketPC

#1 Mensagem por Alex Rodrigues »

Deve se ter o cabo serial do GPS, o cabo serial do Palm e um null modem... ou algo equivalente. Um programa para o Palm... eu recomendo GPiltoS que é gratuito, simples, pequeno e só faz a troca e o armazenamento de waypoints, tracks, routes... existem outros programas similares. Verificar se o GPS está em protocolo de comunicação garmin. Basta então conectar os cabos (e eventualmente o null modem) e no Palm selecionar primeiro o que se quer baixar (waypoints, tracks, routes) ai selecionar o comando GPS Download. Depois pode baixar os dados diretos do Palm para o computador com o Trackmaker por exemplo. O segredo é que o Palm consegue se passar por um GPS com o comando GPS Host mode. então usar o Trackmaker como se fosse o GPS conectado ao computador. Pode fazer o inverso Também em ambos os casos, ou seja, do Palm para o GPS e do computador para o Palm... o que é interessante para quem tem GPS sem suporte a mapa de fundo e quer ir seguindo os tracks ou rotas durante o percurso.



dirceu

#2 Mensagem por dirceu »

Para construir um cabo ou um null-modem para conectar o gps ao palm eu tenho alguns esquemas no meu site. Visite clicando no link WWW nas minhas mensagens.



axel

#3 Mensagem por axel »

ola Dirceu,
cara parabens pelos tutorais, realmente bem trabalhados.



Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#4 Mensagem por Valadao »

dirceu escreveu:Para construir um cabo ou um null-modem para conectar o gps ao palm eu tenho alguns esquemas no meu site. Visite clicando no link WWW nas minhas mensagens.
Dirceu,

não consigo visualizar sua home page.


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

flavio_zanoni
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Out 2005, 18:20

#5 Mensagem por flavio_zanoni »

Tenho um Etrex vista C, usa pra bike. Acontece quando faço viagens fico somente com os waypoints. A maior parte da trilha fica apagada. Pensei em ir salvando diariamente em um palm.
Alguma dificuldades:
1.- não tenho familiaridade com o palm.
2.- Preciso de um cabo de conexão: O meu etrex usa cabo USB. Pelo que foi demonstrado parece que o cabo é serial?
Perguntas:
Qual o Palm que devo comprar?
É possivel a conexão com o Etrex V color?
posso ir descarregando o Gps diariamente no palm, se apagar as trilhas já instaladas?

obrigado pela atenção



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#6 Mensagem por Igor »

Mesmo que o Palm tenha uma porta USB não será possível.

O Palm e o GPS São dispositivos USB, e para funcionar a comunicação, precisa-se de um controlador USB, como um PC.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#7 Mensagem por OMEGAred »

Palm USB com Gps USB não tem conexão nem com data link USB?

Palm USB com Gps Serial funciona usando o esquema do Dirceu com USB-RS232?


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#8 Mensagem por Igor »

Palm USB com Gps USB não tem conexão nem com data link USB?
Se data link for aquele circuito que faz o papel de um controlador USB, ACHO que funciona.
Palm USB com Gps Serial funciona usando o esquema do Dirceu com USB-RS232?
O Dirceu deve saber responder melhor que eu, mas acho que é para o caso do PC não ter porta Serial.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#9 Mensagem por OMEGAred »

Pelo site, entendi o uso do conversor no caso do palm ser USB... um palm que está em conta hoje é o Z22, que pretendo usar com meu Legend.

O Data link funciona como um hub pra conectar PC com outro PC ou Mac. Vai depender mais dos aparelhos usados pra isso

http://www.labramo.com.br/link2.htm


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#10 Mensagem por nqnnospam »

Pessoal, cuidado!!!!

99.9% dos PDAs com conectores USB ou mini-SUB São dispositivos "slave", isto é, dependem de um host para conseguir se conectar com outros dispositivos USB!

Logo, PDA USB slave com GPS USB slave, não vai funcionar!!!!

Por outro lado:

- há ALGUNS modelos de PDA's que PODEM atuar como host, mas não São todos. Cuidado!

- há ALGUNS modelos de PDA's que tem um conector onde estão disponíveis uma conexão USB slave E uma serial RS-232, em pinos DIFERENTES do conector. Neste caso é possível usar a parte SERIAL do conector para ligar um GPS.

- se o PDA possui Bluetooth, é POSSÍVEL comprar um adaptador serial -> Bluetooth, para ligar no GPS. Dai a comunição poder ser feita via Bluetooth.

Uma boa dica para descobrir se é possível conectar um determinado modelo de PDA ao GPS, é verificar no site http://www.pc-mobile.com se há cabos para este modelo de PDA . Se não houver cabo lá, então desistam!

Como todo mundo tem preguiça de entrar no site da pc-mobile, eis a lista dos PALMs que, segundo o site, podem ser conectados a um GPS através de cabo SERIAL:

V, m500, m505, m515, T, T3, E2, T5, TX, Treo 650, Lifedrive, Zire71


Muito cuidado para não comprar algo que não vai servir para nada depois!!!! Estudem as especificações com cuidado!
Editado pela última vez por nqnnospam em 03 Ago 2006, 20:02, em um total de 3 vezes.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#11 Mensagem por OMEGAred »

boa dica... já vi que nesse site ainda não tem o que eu esperava... mas ele é voltado aos PDAs tops... podia rolar uma tabela de conectividade com o esquema do null modem


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

georgii

#12 Mensagem por georgii »

Eu uso um Etrex Legend para mapear trilhas de bike. E estou usando ele tambem para o dia a dia no carro. já instalei uma antena repetidora de sinal e tudo... mas o legend tem o visor pequeno para a navegação no transito. Por isso quero ter comunicação entre o PALM e o GPS.

Acabei de comprar um PALM modelo Tungsten E2 e estou pesquisando a possibilidade de usar ele como "tela" do meu GPS no carro. Como faço esta comunicação?

O esquema montado por Dirceu (mais um parabéns pela pagina), parece que é feito para um GPS diferente. Alguem já fez a comunicação entre algum da linha Etrex com um PALM?

Fui nosite indicado mas não achei que tipo de cabo devo comprar e como comprar? Alguém pode ajudar?

Onde acho os esquemas?
Ou os cabos que devo comprar?

Obrigado a todos...



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#13 Mensagem por Wallace »

Eu vou sugerir que analise a troca do seu GPS por um com tela maior.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

ebocca
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Jul 2006, 11:11
Localização: dracena-sp

#14 Mensagem por ebocca »

nqnnospam escreveu
se o PDA possui Bluetooth, é POSSÍVEL comprar um adaptador serial -> Bluetooth, para ligar no GPS. Dai a comunição poder ser feita via Bluetooth.
no etrex vista Cx é possivel adaptar BT?
se possivel onde encontro?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#15 Mensagem por nqnnospam »

ebocca escreveu:nqnnospam escreveu
se o PDA possui Bluetooth, é POSSÍVEL comprar um adaptador serial -> Bluetooth, para ligar no GPS. Dai a comunição poder ser feita via Bluetooth.
no etrex vista Cx é possivel adaptar BT?
se possivel onde encontro?
não porque o Vista CX NÃO tem porta SERIAL. Para usar o adaptador é preciso que o GPS tenha porta serial e o PDA tenha Bluetooth.

De qq forma o adaptador pode ser encontrado em:

http://www.pc-mobile.com

Veja se eles não têm um adaptador para o VistaCX (acho difícil, mas ...).
Editado pela última vez por nqnnospam em 03 Ago 2006, 19:43, em um total de 1 vez.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

marciorahal
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jul 2006, 15:48
Localização: Campo Grande - MS

#16 Mensagem por marciorahal »

Acho que o tutorial do Dirceu não se aplica ao meu palm.
Pois ele se comunica com o micro por meio de um cabo USB (em uma ponta, a que vai no micro) e a outra ponta é de formato chato, com um botão no plog para se executar o hotsync...
não sei como proceder....

Meu Palm: Tungsten E2
Meu GPS: Garmim GPSMap 60Cx

Por favor me ajudem :D


Márcio Rahal
Campo Grande - MS

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#17 Mensagem por nqnnospam »

marciorahal escreveu:Acho que o tutorial do Dirceu não se aplica ao meu palm.
Pois ele se comunica com o micro por meio de um cabo USB (em uma ponta, a que vai no micro) e a outra ponta é de formato chato, com um botão no plog para se executar o hotsync...
não sei como proceder....

Meu Palm: Tungsten E2
Meu GPS: Garmim GPSMap 60Cx

Por favor me ajudem :D
Conforme indicado nos posts anteriotes, dê uma olhada na pc-mobile:

http://www.pc-mobile.net/pt5.htm

Lá tem o cabo para o E2.

Obrigado.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

marciorahal
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jul 2006, 15:48
Localização: Campo Grande - MS

#18 Mensagem por marciorahal »

eu acho que esse GPS interface cable - código PT65GP serve para isso. Agora a pergunta importante: Onde comprá-lo? pelo que eu vi o site é nos states...


Márcio Rahal
Campo Grande - MS

danilo
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Out 2006, 21:41

GPS E-TREX LEGEND + iPOCKET hp5550

#19 Mensagem por danilo »

Olá ao grupo,

Sou novato no grupo! Saúdo a todos e agradeço a oportunidade!!!

Pessoal, tenho um E-TREX LEGEND e iPOCKET hp5550, como faço para comprar uma INTERFACE e um programa para operar com os dois equipamentos???

Fortíssimo abração,

DANILO



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS E-TREX LEGEND + iPOCKET hp5550

#20 Mensagem por nqnnospam »

danilo escreveu:Olá ao grupo,

Sou novato no grupo! Saúdo a todos e agradeço a oportunidade!!!

Pessoal, tenho um E-TREX LEGEND e iPOCKET hp5550, como faço para comprar uma INTERFACE e um programa para operar com os dois equipamentos???

Fortíssimo abração,

DANILO
1) Conforme mencionado na primeira mensagem deste tópico, você precisa do cabo serial para o E-Trex Legend e do cabo serial do PocketPC. Seu PocketPC tem porta/cabo serial (já consultou o manual? Site do fabricante?)

2) Seu PocketPC tem Bluetooth? Se tiver você usar um adaptador Bluetooth no GPS:

http://www.pc-mobile.net/bta.htm
http://www.pc-mobile.net/btmanual.htm

Uma vez que a conexão estiver funcionando (1 ou 2), você pode usar vários programas diferentes: Garmin QUE (veja um tópico sobre ele neste fórum), Pathaway (Também há um tópico sobre ele), TomTom, Apontador, Route66, Destinator, etc.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS x PDA”