Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Olá pessoal,
Tenho um Nuvi 255wt que comprei recentemente nos States. Já possuo todas as atualizações e outras melhorias como: mapa Tracksource, voz da Raquel com melhor pronúncia, Pois personalizados, textos em português ajustados, etc. Depois de muita pesquisa nos vários foruns aqui no Brasil e fora também, descobri que estamos fadados a um problema intermimente mas crônico. Não sei se o problema se dá em todos os modelos, mas só sei que o meu e de muita gente tem. É o seguinte: quando em modo de navegação, lá pelas tantas, bastando qualquer toque na tela, o sistema de áudio entra em loop constante (voice stuttering) e o único remédio para a cura desse mal é só desligando completamente o aparelho da alimetação. Confesso que isso tem me irritado bastante, pois torna a navegação um mártirio. Gostaria de lançar um desafio aos mais entendidos dessa comunidade na busca de uma solução pra essa questão. Com certeza a solução desse enigma ajudaria não só a mim mas a muitos. Ainda temos o contratempo da leitura dos radares, que no Garmin, a detecção não se dá apenas no sentido da via mas abrange todo um raio de ação, fazendo com que a Raquel avise onde tem radar até na outra quadra (moro em Brasília). Bom, mas isso já seria outro desafio...
Um abraço a todos.
Toninho.
Tenho um Nuvi 255wt que comprei recentemente nos States. Já possuo todas as atualizações e outras melhorias como: mapa Tracksource, voz da Raquel com melhor pronúncia, Pois personalizados, textos em português ajustados, etc. Depois de muita pesquisa nos vários foruns aqui no Brasil e fora também, descobri que estamos fadados a um problema intermimente mas crônico. Não sei se o problema se dá em todos os modelos, mas só sei que o meu e de muita gente tem. É o seguinte: quando em modo de navegação, lá pelas tantas, bastando qualquer toque na tela, o sistema de áudio entra em loop constante (voice stuttering) e o único remédio para a cura desse mal é só desligando completamente o aparelho da alimetação. Confesso que isso tem me irritado bastante, pois torna a navegação um mártirio. Gostaria de lançar um desafio aos mais entendidos dessa comunidade na busca de uma solução pra essa questão. Com certeza a solução desse enigma ajudaria não só a mim mas a muitos. Ainda temos o contratempo da leitura dos radares, que no Garmin, a detecção não se dá apenas no sentido da via mas abrange todo um raio de ação, fazendo com que a Raquel avise onde tem radar até na outra quadra (moro em Brasília). Bom, mas isso já seria outro desafio...
Um abraço a todos.
Toninho.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Tonyz e demais pessoas com o mesmo problema no 255, vejam:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=36559
[ ]s
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=36559
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Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Bom dia a todos,Tonyz quando acontece isto,voz gaga,fina,grossa sem audio pode haver um diodo em curto que faz esquentar o PA, danificando o mesmo.Ainda pode ter bobinas de filtro em curto ou abertas.Mesmo o FTE pode estar aberto.Voces irão mandar para a Garmin eles irão mandar para a especializada deles ,trocam a placa toda e o problema irá continuar.Sugiro com a s dicas dadas procurar um tecnico no assunto,que realmente endenda destes receptores e fazer os devidos reparos.Abraços a todos.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Obrigado Fujita pela dica. Eu já tinha lido o tópico que vc mencionou. A verdade é que depois que li das frustrações de pessoas nos EUA em tópicos que iniciaram dois anos atrás sobre esse assunto, fiquei bem desanimado. Isso significa que nada foi feito até agora.
Make, confesso que quando li a sua mensagem no outro tópico, não entendi nada. Mas agora ficou claro. Tão claro que estou mais frustrado ainda.
Espero que apareça alguem aqui nesse forum que entenda do assunto. Tenho esperanças
Toninho
Make, confesso que quando li a sua mensagem no outro tópico, não entendi nada. Mas agora ficou claro. Tão claro que estou mais frustrado ainda.
Espero que apareça alguem aqui nesse forum que entenda do assunto. Tenho esperanças
Toninho
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Tonyz este é um problema tecnico dos receptores.Eles são iguais a radio,celular,home teacher,tvs de OLED,LED e por aí a fora vai.Se quiser mais esclarecimentos entre em contato em pvt. Abraços.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Make,
Hoje eu fiz um teste. Sai pela cidade navegando e tocava a tela de propósito para o problema aparecer. Notei que, imediatamente após algum aviso normal de rota, o problema desaparecia. E agora?
Toninho.
Hoje eu fiz um teste. Sai pela cidade navegando e tocava a tela de propósito para o problema aparecer. Notei que, imediatamente após algum aviso normal de rota, o problema desaparecia. E agora?
Toninho.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Os recepetores de GPS trabalham em duas frequencias 1575. 42 MHz, (L1) ,1227.60 (L2)com os comprimentos de onda respectivamente de 19cm e 24cm que corrigem a refração ionosferica.O que pode estar acontecendo em termos de hardware ´e as bobinas de filtro estarem com "solda fria" o ideal é testar e verificar.A antena interna do receptor tem importancia fundamental na recepção.Depende de projeto da engenharia! mas lembre-se que em lugar onde tem"barreiras"estas duas ondas não ultrapassam e interferem na recepção do sinal que pode cair.Ex. tuneis.predios altos muito sol,poluição,perto de rio, mar.Os dados proporcionados pelo seu receptor´tb. deve ser verificado.codigo CIA.CIA e portadora L1,CIA portadora L1,L2,CIA e P portadoras L1,L2,portadora L1 e portadora L1 e L2.Vou verificar e te envio mais dados.Não se espante!Tem muito mais coisas que os usuarios devem saber e nem imaginam o quanto este assunto é técnico.Abraços e até breve.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Bom, observo que o levantado por vc vai muito além do meu universo. rsrsr. Mas entendo também que talvez possa existir um conflito de instruções, que poderia ser solucionado com uma simples reconfiguração do sistema operacional. Pois li em outro tópico, se não me engano o assunto foi trazido por acleite, onde ele menciona sobre um update para o modelo 465, o qual traz na lista de correções: "Corrected voice stuttering issue". Ora, isso pra mim, já seria o bastante para acreditar que há uma solução para o nosso caso. Vc não concorda?
Toninho.
Toninho.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Concordo sim,mas se nós tivessemos,mais conhecimentos técnicos destes receptores(nem todos tem ascesso)não seriamos enganados pelo mercado consumidor.A navegação GPS é tecnologia da NASA e neste mundo quem sou eu para entender como eles.Mas se não resolver tenho certeza que são as bobinas.Depois vem es especificações tecnicas do receptor,eles não fornecem os layouts nem para as autorizadas mas como nós somos "orelhudos" corremos atrás e pimba!Matamos eles.rsrsrsrsr.Seu receptor foi substituido pelas series 12XXX,só muda os aplicativos não sei se é duplo canal ou multiplex,tipo de blindagem de antena,etc.Espero que tenha sucesso.estou as ordem para esclarecimento dentro de meu humilde conhecimento.Obrigado pela atenção e até mais ver.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Make e interessados,
Fiz outro teste hoje. Ocorre que desta vez eu removi todas as pastas gpi e fui colocando de volta, uma a uma e testando. Não sei por que razão, a pasta poi.gpi (a de 15 megas do MapaRadar) continuava lá juntamente com a de radares do Thundercel. Eu achava estranho que quando navegava, havia muitas placas de limite de velocidade no mesmo local. Por isso, a navegação hoje foi tranquila e o problema não se repetiu. Não posso afirmar ainda se isso seria a causa do nosso transtorno, mas pelo menos a Raquel não está ficando mais muda lá pelas tantas. Como ainda não estou satisfeito, vou fazer mais testes pra garantir. De qualquer maneira, verifique no gps se vc não está na mesma situação que a minha. Vá até a pasta pelo caminho: Para Onde-Extras-Pois Personal, e verifique se o arquivo 'MapaRadar' não está junto com o 'RFixos'.
Toninho.
Fiz outro teste hoje. Ocorre que desta vez eu removi todas as pastas gpi e fui colocando de volta, uma a uma e testando. Não sei por que razão, a pasta poi.gpi (a de 15 megas do MapaRadar) continuava lá juntamente com a de radares do Thundercel. Eu achava estranho que quando navegava, havia muitas placas de limite de velocidade no mesmo local. Por isso, a navegação hoje foi tranquila e o problema não se repetiu. Não posso afirmar ainda se isso seria a causa do nosso transtorno, mas pelo menos a Raquel não está ficando mais muda lá pelas tantas. Como ainda não estou satisfeito, vou fazer mais testes pra garantir. De qualquer maneira, verifique no gps se vc não está na mesma situação que a minha. Vá até a pasta pelo caminho: Para Onde-Extras-Pois Personal, e verifique se o arquivo 'MapaRadar' não está junto com o 'RFixos'.
Toninho.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
O problema no áudio continua. A conclusão que eu cheguei: duas Raquéis não podem ocupar o mesmo espaço e ponto. A do poi interfere na principal quando os avisos são disparados simultaneamente, provocando o encavalando do áudio. Isso é fato. Fiz testes pelo simulador em outras cidades onde havia muitos avisos normais de rota e alertas ao mesmo tempo. Será que a pasta poi foi desenvolvida para ter áudio mesmo? Eu confesso que não entendo o porquê desse conflito no sistema.
Toninho.
Toninho.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Veja se você colocou "virgula"com espaço ou sem espaço.Altera a voz. ( Tempo)Com o sinal de esclamação também altera fica mais longo.Não entendo muito de software mas verifique estes dois detalhes.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Tonyz
Tenho uma sugestão para melhor seus testes. Como já desenvolvi poi's de radares posso lhe afirmar que vc pode fazer com que eles disparem sempre ao atingir o alvo ou que sejam acionados quando vc ultrapassar uma determinada velocidade dentro da área de acionamento.
Em minha opinião o segundo sistema é melhor, pois só aciona o aviso quando vc estiver se deslocando em velocidade próxima da máxima permitida. Este fato evita que a Raquel fica buzinando o tempo todo e atrapalhando o áudio do sistema de navegação. Devo lhe informar que o sistema de navegação tem prioridade no sistema, mas, os avisos de radares atrapalham, principalmente se longos.
Peça ao thander a versão para velocidade e com aviso curto e sem o bip.
Coloque no GPS e faça os testes.
Depois diga o que observou.
Se vc quiser lhe explico como funciona o
sistema de avisos (poi) e porque são diferentes em outros gps.
Tenho uma sugestão para melhor seus testes. Como já desenvolvi poi's de radares posso lhe afirmar que vc pode fazer com que eles disparem sempre ao atingir o alvo ou que sejam acionados quando vc ultrapassar uma determinada velocidade dentro da área de acionamento.
Em minha opinião o segundo sistema é melhor, pois só aciona o aviso quando vc estiver se deslocando em velocidade próxima da máxima permitida. Este fato evita que a Raquel fica buzinando o tempo todo e atrapalhando o áudio do sistema de navegação. Devo lhe informar que o sistema de navegação tem prioridade no sistema, mas, os avisos de radares atrapalham, principalmente se longos.
Peça ao thander a versão para velocidade e com aviso curto e sem o bip.
Coloque no GPS e faça os testes.
Depois diga o que observou.
Se vc quiser lhe explico como funciona o
sistema de avisos (poi) e porque são diferentes em outros gps.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
seggia,
Já estou usando os arquivos de pois disponibilizados pelo Thundercel. Fiz os testes e vc está coberto de razão, esse é o que funciona melhor até agora justamente por não ficar 'buzinando' o tempo todo. Como a ação dos alertas é em uma circunferência, em cima disso, ainda temos avisos em excesso. Haja Raquel! Mas é como eu tenho dito, as duas Raquéis não se dão bem quando tem que falar juntas. Vá entender. Mas obrigado por ajudar.
Já estou usando os arquivos de pois disponibilizados pelo Thundercel. Fiz os testes e vc está coberto de razão, esse é o que funciona melhor até agora justamente por não ficar 'buzinando' o tempo todo. Como a ação dos alertas é em uma circunferência, em cima disso, ainda temos avisos em excesso. Haja Raquel! Mas é como eu tenho dito, as duas Raquéis não se dão bem quando tem que falar juntas. Vá entender. Mas obrigado por ajudar.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Segue o link abaixo para quem quiser colocar seu nome em uma lista de quem tem aparelhos com o defeito apresentado aqui. Essa lista será enviada para a Garmin, na esperança de que apontem uma solução para o nosso problema. Boa sorte a todos.
http://portalgps.com.br/t1799-lis ... to-de-udio
http://portalgps.com.br/t1799-lis ... to-de-udio
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
O link acima não está funcionando. Acho que não sei adicionar links. Vou pedir ajuda.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Tonyz,
voce SABE adicionar links. O que acontece é que neste fórum existe um filtro automático que censura certos endereços. E o endereço do outro forum está nesta lista negra.
A lista em questão pode ser acessada aqui:
http://tinyurl.com/4ufhby2
e procurem pelo tópico entitulado:
"Lista de Garmin Nuvi 255 (e outros) com Defeito de Áudio"
[ ]s
voce SABE adicionar links. O que acontece é que neste fórum existe um filtro automático que censura certos endereços. E o endereço do outro forum está nesta lista negra.
A lista em questão pode ser acessada aqui:
http://tinyurl.com/4ufhby2
e procurem pelo tópico entitulado:
"Lista de Garmin Nuvi 255 (e outros) com Defeito de Áudio"
[ ]s
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Tonyz
Na verdade não é a Raquel que fica avisando em excesso. Os radares é que são o excesso, ou seja, haja radares.
Vc. vai observar que, quando vc está se deslocando com o comando da Raquel, a indicação de direção a seguir tem prioridade sobre os avisos Poi´s. Por vezes há coincidência e, ai a coisa fica complicada. A Raquel interrompe o aviso do poi e fala o aviso de direção a seguir e depois volta a falar o poi, por vezes, de onde parou ficando difícil entender.
Como diminuir o problema? Coloque o menor numero de avisos para serem avisados, se não for absoluta mento necessário não coloque os avisos de policia rodoviária, perigos, pedágios por exemplo.
Eu faço assim: uso 3 cartões.
No 1o coloco os mapas e poi de uso na cidade (semáforos, radares e radares moveis. Uso de rotina.
No 2o acrescento policia rodoviária ao conteúdo do 1o. Uso quando vou viajar em rodovias.
No 3o o conteúdo do 2o mais os avisos de quebra-molas. Este eu só uso quando viajo à noite em estrada ou cidade que não conheço.
Com isso diminui o problema.
Na verdade não é a Raquel que fica avisando em excesso. Os radares é que são o excesso, ou seja, haja radares.
Vc. vai observar que, quando vc está se deslocando com o comando da Raquel, a indicação de direção a seguir tem prioridade sobre os avisos Poi´s. Por vezes há coincidência e, ai a coisa fica complicada. A Raquel interrompe o aviso do poi e fala o aviso de direção a seguir e depois volta a falar o poi, por vezes, de onde parou ficando difícil entender.
Como diminuir o problema? Coloque o menor numero de avisos para serem avisados, se não for absoluta mento necessário não coloque os avisos de policia rodoviária, perigos, pedágios por exemplo.
Eu faço assim: uso 3 cartões.
No 1o coloco os mapas e poi de uso na cidade (semáforos, radares e radares moveis. Uso de rotina.
No 2o acrescento policia rodoviária ao conteúdo do 1o. Uso quando vou viajar em rodovias.
No 3o o conteúdo do 2o mais os avisos de quebra-molas. Este eu só uso quando viajo à noite em estrada ou cidade que não conheço.
Com isso diminui o problema.
Re: Nuvi 255: desafio aos experts em GPS.
Seggia,
Já havia observado o que vc descreve sobre os avisos. Sobre a sua dica, sim, já tinha removido os alertas de pedágio e perigo por conta do problema. Realmente as Raquéis não estão brigando tanto. Como eu não tenho cartões adicionais e também não viajo tanto assim, vou deixar como está por enquanto. Estou usando o gps basicamente dentro da cidade mais por conta dos radares e lombadas. Sou meio distraído... ainda bem que a Raquel me entende. rsrsrs.
Toninho.
Já havia observado o que vc descreve sobre os avisos. Sobre a sua dica, sim, já tinha removido os alertas de pedágio e perigo por conta do problema. Realmente as Raquéis não estão brigando tanto. Como eu não tenho cartões adicionais e também não viajo tanto assim, vou deixar como está por enquanto. Estou usando o gps basicamente dentro da cidade mais por conta dos radares e lombadas. Sou meio distraído... ainda bem que a Raquel me entende. rsrsrs.
Toninho.