Consertando o mal contato no display da série e-Trex.

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Consertando o mal contato no display da série e-Trex.

#1 Mensagem por nqnnospam »

Alex Rodrigues escreveu:É impressionante como são simples por dentro! Ele tem só uma placa principal bem fina e um display fino...Se não fosse pelas pilhas, ele poderia ter um terço da espessura!


Por falta de prática, levei 1 hora para consertá-lo. Ele estava com mal contato no flat cable que vai da placa-mãe para o display.


1 - Tirar a borracha preta lateral que é colada;
2 - Remover uma vedação plástica que contorna a lateral;
3 - Remover um durex que também contorna a lateral, para vedação;
4 - Com uma chave pequena, pressionar as presilhas que travam as duas metades do GPS. São duas de cada lado e uma embaixo (olhando de frente para o GPS);
5 - Retirar 2 parafusos pequenos de alumínio que prendem a placa principal;
6 - Desconectar o cabo de ligação da interface de dados;
7 - Com cuidado desconectar o flat cable do display;


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Limpei os contatos com álcool isopropílico e remontei. Só isso! Pelo que percebi, este flat cable do display é muito frágil para ser um GPS que suporta vibração.

Localizei Também a bateria de backup, que é uma pilha de relógio, super pequena, presa na placa mãe. Se um dia descarregar será moleza substituir. Pena não estar com uma máquina na hora, assim poderia tirar umas fotos de todas as etapas, porém não espero ter que repetir o processo no meu :)

O meu tinha o seguinte problema: Linhas horizontais no display, como uma persiana e ao ligar a luz, elas ficavam mais fortes ou fazia que o display se apagasse totalmente.
Outra coisa que percebi, é que a cola que prende a borracha costuma derreter se o GPS for muito exposto ao calor do sol, fazendo com que essa gosma entre para dentro do GPS...
Outra idéia que tive foi de instalar um conector BNC na antena dele interna, para poder ligar uma antena externa. O único problema seria furar o GPS para instalar, pois espaço tem de sobra e os fios que saem da antena São fáceis de serem interceptados para usar em uma antena externa qualquer.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

daniloraf
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Ago 2007, 09:56

Re: Consertando o mal contato no display da série eTrex.

#2 Mensagem por daniloraf »

Olá!

poderia por favor explicar os sintomas desse mal contato do display na série Etrex? O que acontece com a unidade para que seja indicado o procedimento postado? O meu Também está mostrando sintomas similares, vejo as tais linhas horizontais como persianas quando a unidade desliga sozinha.

Tenho um Etrex Vista CX e notei que quando ligo a unidade e aumento o brilho da tela, o aparelho desliga sozinho, e daí vejo as linhas horizontais. Quando coloco pilhas novas isso não acontece, e Também não acontece quando a unidade está ligada ao PC via cabo USB. Acredito que seja pilha fraca, mas a unidade mostrava a bateria com meia carga, antes que eu aumentasse o brilho.

O seu problema diminuía com pilhas novas, por acaso, apesar de parecer que não, no seu caso?

Obrigado!



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Consertando o mal contato no display da série eTrex.

#3 Mensagem por nqnnospam »

O problema descrito acima ocorre quando o GPS é submetido à vibração. Se o aparelho desliga sozinho somente por causa das pilhas, não precisa abrir. Basta trocar as pilhas.

A indicação da carga da pilha pode estar incorreta, ou a pilha pode estar com defeito, ou ainda você escolheu no setup do aparelho um tipo de pilha diferente do que você está usando.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

oligo
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2007, 22:28

Re: Consertando o mal contato no display da série eTrex.

#4 Mensagem por oligo »

o meu e um etrex venture e apresenta o mesmo sintoma de linhas horizontais, mais nao me considero habil para execultar tal procedimento ...

existe alguma assistencia tecnica para GPS ?

muito obrigado.



pfukui
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Out 2006, 20:34
Localização: Sao Paulo

Re: Consertando o mal contato no display da série eTrex.

#5 Mensagem por pfukui »

Tenho um eTrex Vista que julgava estar condenado. Realizei os procedimentos descritos e voltou a vida, ainda tenho umas linhas apagadas no visor de LCD, mas que não causam grandes problemas. O mais importante é que ele voltou a vida e posso utiliza-lo novamente.

O único problema deste procedimento é que a resitência a água deve ficar um pouco prejudicada, pois as vedações não ficaram tão boas como as originais. Mas no meu caso que tinha uma sucada que esta operacional novamente não tem problema.

Muito bom. Obrigado



svchaves
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2005, 08:54
Localização: Belo Horizonte

Re: Consertando o mal contato no display da série eTrex.

#6 Mensagem por svchaves »

Aos amigos do grupo,

recuperei um etrex Vista seguindo o procedimento de ajuste do flat cable descrito no forum, item http://www.portalgps.com.br/forum/posti ... =10&t=1492, o mal contato no display da série eTrex."

Agora além do GPSMAP 60 CSX tenho novamente o velho etrex operacional.

No entanto encontrei um probleminha: as carcaças inferior e superior estavam coladas com algum produto muito forte. Apenas em uma pequena parte.

Na verdade, parecia que nem era emenda e sim era um plástico só. Tive que forçar um pouco e acabei quebrando um dos pinos de fixação.

Gostaria de saber se alguém passou por isto e se tem algum produto químico para ajudar.

Outro problema que existia antes e que persiste, é que o visor está muito escuro. Tenho que reduzir o contraste ao máximo para ter uma boa visualização.

Alguma dica?



Abs



sonodatdgp
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jul 2012, 11:49

Re: Consertando o mal contato no display da série e-Trex.

#7 Mensagem por sonodatdgp »

O seu problema diminuía com pilhas novas, por acaso, apesar de parecer que não, no seu caso?Imagem



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”