POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

Mensagem
Autor
madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#1 Mensagem por madrigal »

Prezado Fidelis.

Saberia me informar se tem como transformar POI's Extras do Garmin em GPI para o formato Speedcam (Txt) para instalar no 7Ways?

Obrigado: Montini



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#2 Mensagem por Fidelis Assis »

Madrigal,

Não uso Garmin, pouca experiência com ele. Mas POIs, Pontos de Interesse, são locais de interesse genérico, tipo um museu, restaurante, estação de metrô, igreja, um ponto turístico, etc, que não geram alertas no GPS. Seu uso é mais para buscas e localização de um desses lugares. Já os arquivos na pasta speedcam são PAs - Pontos de Alerta - ou seja, aqueles que a gente normalmente quer ser alertado (visualmente e também por áudio - bip, voz) ao se aproximar de um deles. São tipicamente lombadas, radares, semáforos com câmera, polícia rodoviária, etc.

Dito isto, não entendi seu objetivo de cadastrar POIs do Garmin como PAs no 7ways, talvez sua intenção seja outra e eu que não tenha entendido mesmo. De qualquer forma, nesse endereço, http://garmin.gps-data-team.com/poi_manager.php, você pode converter GPI para GPX, que é o formato usado pelo 7ways para POIs do usuário - arquivo waypoints.gpx. Os usuários de Garmin aqui do tópico podem indicar formas melhores de conversão.

Você vai precisar fazer pequenos ajustes no GPX gerado e aproveitar apenas as partes entre <wpt ... </wpt>, inserindo-as dentro do seu waypoints.gpx. Se não tiver um waypoints.gpx no seu 7ways, crie um incluindo um POI qualquer pela skin. Se usar a nitro diMka, basta clicar no ícone com a sigla POI e um sinal de + ao lado, na tela da skin. Posteriormente você pode caracterizar melhor o POI informando o tipo correto, seguindo o padrão 7ways.

Complementando: você pode usar também o gpsbabel para converter.

Abraços,
-- Fidelis



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#3 Mensagem por madrigal »

Prezado Fidelis.

Eu tenho instalado no Garmin POI's Extras; Exemplo: Localização de transformadores de energia elétrica em área rural e chaves de ramais de linhas de distribuição elétrica, etc; O arquivo conta com 34.000 POI's e eu pretendia instalar no 7Ways para que os demais colegas da empresa (que não tem garmin) usassem.
Obrigado: Madrigal



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#4 Mensagem por Fidelis Assis »

Madrigal,

Entendi. Nesse caso, grande quantidade de POIs, aquele site que indiquei não vai ajudar, mas com o gpsbabel você consegue:

Instale o gpsbabel, se não tiver: http://www.gpsbabel.org/ e faça a conversão de GPI para GPX com o comando abaixo, imaginando que "meus_trafos.gpi" seja o nome do seu arquivo de transformadores:

$> gpsbabel -i garmin_gpi -f meus_trafos.gpi -o gpx -F meus_trafos.gpx

Depois copie o arquivo meus_trafos.gpx para a pasta tracks do 7ways, com nome waypoints.gpx. Os pontos aparecerão na tela e ficarão disponíveis para busca em "Meus Locais". Salve seu waypoints.gpx anterior, se tiver algum, e depois pode fazer um "merge" dos dois. Basta olhar com um editor de textos que entenderá as partes dos pontos que podem ser copiadas de um para o outro.

Abraços,
-- Fidelis



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#5 Mensagem por madrigal »

Fidelis.

Onde devo digitar o argumento:
$> gpsbabel -i garmin_gpi -f meus_trafos.gpi -o gpx -F meus_trafos.gpx

Pois não consegui em várias tentativas no GPS Babel.

O nome do arquivo está com letra maiúsculas tipo AAA 11 BBBBBBBB.

Grato: Madrigal



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#6 Mensagem por Fidelis Assis »

Madrigal,

Na linha de comando. Esse exemplo foi em Linux, mas creio que você pode abrir uma janela DOS no Windows e executar da mesma forma. Não conheço a versão do gpsbabel para Windows mas deve ter também outra forma via interface gráfica.

Abraços,
-- Fidelis



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#7 Mensagem por madrigal »

Prezado Fidelis.

No windows usando o GPSBabel no campo Input selecionei garmin points of interest(.gpi) e em File Name selecionei o arquivo GPI do meu interresse, no Output

selecionei GPX XML e selecionei o mesmo nome com extensão GPX pressionei o botão aplicar e aleluia deu certo!!!. testei no TrackMaker.

Depois colei o arquivo na pasta track do 7Ways, porém o ícone meus locais no GPS não ativada, o que pode ter dado errado?

Grato: Madrigal



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#8 Mensagem por Fidelis Assis »

madrigal escreveu:Depois colei o arquivo na pasta track do 7Ways, porém o ícone meus locais no GPS não ativada, o que pode ter dado errado?
Confere aí se copiou com o nome certo.
-- Fidelis



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#9 Mensagem por madrigal »

Fidelis.

O arquivo AAA 11 BBBBBBB.gpx renomei para waypoints.gpx e colei na pasta track do 7Ways, foi o que entendi da sua explicação.

Grato: Madrigal



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#10 Mensagem por madrigal »

Fidelis.

Agora deu certo renomei apenas para waypoints a extensão gpx é automática, na pasta track já havia waypoints.gpx que você deve ter deixado como exemplo, pois não continha nenhum ponto na mesma e então a exclui e colei a nova.
Ficou show de bola! valeu muito suas dicas, obrigado.

Madrigal



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#11 Mensagem por Fidelis Assis »

Muito bom! Depois você pode até escolher um código não usado na tabela cGPSMapper POI Types (http://cgpsmapper.com/download/cGPSmapp ... -v02.5.pdf) e personalizar sua skin com ícones para trafo. Eles vão aparecer na tela nos locais mapeados.

Abraços,
-- Fidelis



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#12 Mensagem por Fidelis Assis »

madrigal escreveu:Agora deu certo renomei apenas para waypoints a extensão gpx é automática
É, essa é uma daquelas coisas que o Windows faz para "facilitar" sua vida: esconde a extensão para simplificar a visualização e você pensa que ela não está lá, causando confusão, como no seu caso, ou gerando um problema de segurança. Exemplo, alguns malwares são distribuídos com um nome tipo foto.jpg.exe e como o Windows esconde a extensão, só fica visível a parte foto.jpg, com uma aparência inofensiva. Ao clicar para "ver" a foto, na verdade é instalado um virus, um cavalo de tróia, etc.

Mas isso tem conserto, pesquise por "exibir extensão windows" que vai encontrar o procedimento.

Abraços,
-- Fidelis



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#13 Mensagem por madrigal »

Fidelis.

Não tenho instalado o cGPSmapper, é necessário a instalação?, como faço o download?

Por favor de um exemplo de como fazer a personalização dos ícones.

Grato: Madrigal



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#14 Mensagem por Fidelis Assis »

Madrigal,

A referência que citei do cGPSMapper é um documento PDF. Ele contém uma tabela dos códigos usados para os diferentes tipos de POI. A ideia é usar algum vago para sua personalização da skin de modo a não conflitar com os já em uso.

As skins do 7ways possuem ícones para cada tipo de POI (ex: restaurante, hotel, banco, estação de metrô, ponto de ônibus, etc) que são apresentados na tela. E o nome do ícone é justamente o código do ponto, no formato hexadecimal. Por exemplo, o ícone de estacionamento tem o código 0x2f0b e você vai encontrar as imagens 0x2f0b_1.png, 0x2f0b_2.png e 0x2f0b_3.png na pasta map_day/192ppi/poi, para representá-lo. São 3, em tamanhos diferentes, para fazer o efeito profundidade/aproximação. Você vai encontrar também nas pastas map_night e em outras resoluções. Para fazer um ícone novo, tome um dos já existentes na pasta map_day/192ppi/poi como base, para seguir tamanho e proporção. Depois ajuste para cada resolução e repita o processo para map_night. Na nitro diMka mantenho duas resoluções, 96 e 192,. Considerando dia e noite, você precisa de 12 ícones para cada ponto.

Olhando na tabela, o código 0x64c0 não está em uso. Assim, você pode usá-lo em uma personalização sua para representar o transformador. Depois que tiver os ícones prontos, você vai precisar editar os arquivos map.xml (day e night) para acrescentar a linha abaixo com o código do novo ícone:

<poi type="0x64c0" picture="0x64c0" verbal="$0x64c0"/>

E no waypoints.gpx você vai precisar inserir o código do ponto, para cada um, no formato decimal (25792). É uma linha assim: <type>25792</type>. Isso vai definir o tipo do ponto, associando o ícone correspondente. Para ver como se faz isso editando o gpx, inclua um ponto qualquer dos tipos já existentes, pela interface do navegador, e veja a alteração feita no waypoint.gpx.

Para abrir a skin e ter acesso aos arquivos, use o 7zip. Renomeie de .7ws para .zip para trabalhar e, ao final, remonte o zip sem usar compressão, e renomeie de volta ara .7ws.

Isso em linhas gerais, certamente vão surgir detalhes ao longo do caminho. Simples não ;)

Abraços,
-- Fidelis



madrigal
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Ago 2011, 17:32

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#15 Mensagem por madrigal »

Fidelis.

Acho muito complexo.

Pensei que fosse como no google earth que se escolhe um ícone e modifica sua escala e comentário e pronto.

Não vai dar para encarar lidar com arquivo zipado, nunca fiz isso.

Grato pelas dicas: Madrigal



mks332005
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Mar 2013, 13:25

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#16 Mensagem por mks332005 »

madrigal escreveu:Fidelis.

Agora deu certo renomei apenas para waypoints a extensão gpx é automática, na pasta track já havia waypoints.gpx que você deve ter deixado como exemplo, pois não continha nenhum ponto na mesma e então a exclui e colei a nova.
Ficou show de bola! valeu muito suas dicas, obrigado.

Madrigal
O assunto é antigo mas pesquisando nao consegui fazer o (7ways android) ler o arquivo convertido de gpi para gpx.
Tenho o Sygic instalado e consegui converter o arquivo para upi e o sygic (android) leu normalmente ficou muito bom.
Só digito o numero do transformador e ele me da o local. Mas no 7 ways não consegui. Gostaria de saber como vc conseguiu, queria fazer achei interessante os mapas do 7ways que tem trilhas rurais que o sygic não tem.



aguirct
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Abr 2013, 21:15

Re: POI's GPI Extras do Garmin no 7Ways

#17 Mensagem por aguirct »

boa tarde,aproveitando esta questao de colocar POIs de Trafos e chaves de energia,no sevem ways,eu ja estou usando na empresa onde trabalho,ha um bom tempo,mas tenho um problema que nao consigo resolver,por isso peço-lhe favor me ajudar,quando coloco um numero de transformador de energia para fazer uma rota,na tela fica legal,so que quando esta proximo de chega do trafo a uns 500mts a seta do gps nao mostra onde e qual posiçao esta o transformador,ai o gps volta la no inicio da rota,o que podemos fazer para isso nao acontecer?



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “7Ways”