DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

Mensagem
Autor
grazielatm
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Set 2010, 11:28

DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#1 Mensagem por grazielatm »

Boa tarde,
me chamou Graziela e possuo um TOMTOM XL há alguns anos.
Sou cadastrada nesse fórum há alguns meses (mais de um ano na verdade) e tenho buscado informações para entender exatamente como é o funcionamento da atualização dos gps (mais especificamente do TOMTOM XL, que me interessa).
Vi alguns tutoriais bastante desatualizados, infelizmente.

Das leituras que fiz compreendi que:
- existe uma tabela para os mapas e a compatibilidade deles (entretanto, não entendi a tabela)
- devo baixar o mapa
- devo ter um arquivo com um código específico que salvo em um txt se chama meta
- preciso ter um programa chamado BBS tools que desbloqueie o mapa para mim

Tenho visto muitos novos usuários postando mensagens pedindo auxílio. A maioria dos posts não possui resposta ou se possui os usuários apenas dizem para ler os posts antigos.

Não sei se sou uma usuária perdida, mas tenho muita dificuldade em encontrar informações (especialmente novas) aqui.
Eu honestamente gostaria de saber qual é o número do mapa que abrange a região que eu gostaria de ter coberta pelo gps (pq imagino que cada mapa tem um número e cada número é responsável por uma cobertura, ex: mapa 1 - brasil, mapa 2 - brasil e argentina...
Isso não ficou claro para mim e não achei informações condizentes.

Também gostaria de saber como descobrir se um mapa é atualizado ou antigo. Existe algum código para definir isso?

Por fim, gostaria de te acesso a links atualizados para baixar os mapas e o bendito BBS tools.

Entendo que muitos usuários não queiram pesquisar e sejam de certa forma preguiçosos, mas tenho perdido muitas horas no fírun e não tenho entendido muito a respeito. Assim, espero que alguém realmente disposto possa me ajudar e não apenas isso, mas também deixar o fórum mais organizado para que as informações primordiais sejam encontradas!
Caso seja um erro meu, por não saber utilizar o fórum adequadamente, antecipadamente me desculpo. Mas ainda assim espero poder ter algum contato, alguma resposta, para poder aprender a acessar o fórum e ser uma usuária ativa, e não apenas 'chupim'.



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#2 Mensagem por Robin Hood »

1º) A tabela de compatibilidade serve p/ vc saber se a *versão do mapa que pretende usar, vai funcionar com o **navcore que está no seu GPS e quais os recursos que cada mapa possui:

*Existem duas versões de mapas:
a) P/ aparelhos com navcore acima de 9.00x c/ recursos como ALG (mostra a faixa de direção) e IQ Routes (traça o percurso mais rápido p/ determinado momento).

b) P/ aparelhos com navcore abaixo de 9.00x (nesses aparelhos, o mapa não possui os recursos citados no item anterior).

Ou seja, vc precisa verificar no seu GPS qual navcore possui, tendo em mãos a versão do mesmo, vc usa a tabela e vai saber que, p/ o navcore que vc tem, vc irá usar o mapa X ou Y.

**O que é navcore: É o sistema operacional do GPS. P/ saber qual a versão no seu GPS, siga as instruções:

Código: Selecionar todos

http://pt.support.tomtom.com/app/answers/detail/a_id/12268
2) Após identificar qual navcore tem no GPS e qual a versão de mapa compatível p/ o mesmo, vc baixa o mapa. Ex: Mapas atuais:

-920.5241 (p/ aparelhos com navcore acima de 9.00x, possui ALG e IQ Routes)
-920.5243 ( p/ aparelhos com navcore abaixo de 9.00x)

Pergunta: meu GPS roda com navcore abaixo de 9.00x porém, EU QUERO instalar o mapa com ALG e IQ Routes, o que fazer?
R: Terá que instalar um navcore específico p/ esse tipo de mapa. É possível, mas, só faça isso se tiver experiência, pois, trocar de navcore por um incompatível, poderá acarretar danos ao seu GPS, tipo: travamento, reinicialização a todo instante, lentidão e etc...

3) Agora que já sabe qual mapa é o ideal, qual versão de navcore possui, baixe o mapa e baixe um desbloqueador, o mais utilizado é o FastActivate (simples e bem prático). Existem vários desbloqueadores: BBS Tools, Easy Activator e etc....

FastActivate:

Código: Selecionar todos

https://anonfiles.com/file/3c8a78e36b20d2ae31fbe5d9f8695f6c
Após baixar o mapa ideal e o desbloqueador, precisa:
-Descompactar os arquivos do mapa;
- Entrar na memória do GPS, e na pasta do mapa BRAZIL (ou o país que deseja usar), deletar todos os arquivos que estão lá (certifique de ter um backup antes de deletar).
-Após deletar, cole os arquivos descompactados do mapa que deseja usar, dentro dessa pasta BRAZIL;
- Descompacte o desbloqueador e cole-o na memória do GPS (não precisa ser na mesma pasta do mapa, de preferência, fora dela)
- Clica p/ rodar o desbloqueador e siga os passos, clicando nos passos: 1 e 2 e Quit.
Nota: Se comprou o GPS no exterior e quer usá-lo no Brasil, é mais complicado, terá que formatar o GPS, reinstalar via Tomtom Home todo os aplicativos (navcore) do mesmo e usar o passo 3 do desbloqueador p/ desbloquear o navcore novo instalado. (Se não é produto importado, então ignore essa NOTA).

-Feito o desbloqueio, é só desconectar o GPS do Tomtom Home e ir ao ar livre p/ testá-lo. Radares e correções serão disponibilizados qdo conectar novamente o GPS ao TTHome.

Mapas:

920.5241

Código: Selecionar todos

http://www.solidfiles.com/d/d10415731f/
920.5243

Código: Selecionar todos

http://www.solidfiles.com/d/4e146c1c65/


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#3 Mensagem por Robin Hood »

Ah, após desbloqueado com sucesso, entra na memória do GPS e deleta o desbloqueador.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

grazielatm
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Set 2010, 11:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#4 Mensagem por grazielatm »

Robin Hood, muitissimo obrigada pela sua explicação!
Vou reler seu texto e tentar aplicar o que me ensinou aqui.
Agora sim posso entender muito mais a respeito do funcionamento e instalação dos mapas em gps, já estava começando a me sentir desmotivada!
Obrigada!!! :) :) :) :)



katsumoto
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jan 2010, 09:09

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#5 Mensagem por katsumoto »

Gostaria de abradecer imensamente pela ajuda. Um conteudo completo e bastante simplificado. Parabéns!


GPS TomTom XL - Canada 310
navcore atual: 9.151
bootloader: 5.5274
mapa: Brasil 890.4268

william.t3l3s
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Jun 2010, 15:44

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#6 Mensagem por william.t3l3s »

Robin Hood Muito obrigado pelo texto, esta bem explicativo e simples. Como disse nossa amiga grazielatm, o pessoal tem preguiça de pesquisar pelos topicos do forum e simplesmente 'pedem' pra enviar a resposta por email rsrs... A pergunta da graziela tambem é valida, pois, a galera cria um post para cada 'pelo amor de deus me ajudem', ou 'urgente, atualizar gps X ou Y', dai fica complicado pra encontrar alguma resposta ou soluçao para nossas duvidas.

Mais uma vez obrigado pela valiosa ajuda que nos deu!



Gabriel8909
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:53

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#7 Mensagem por Gabriel8909 »

Parabéns pelas informações aqui, o tópico muito útil. Só uma pergunta, existe alguma versão do FASTACTIVATE para MAC ? Ou programa similar que funcione com MAC.
Valeu !!



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#8 Mensagem por Robin Hood »

Gabriel8909

Que eu saiba não!.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Gabriel8909
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:53

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#9 Mensagem por Gabriel8909 »

Valeu ! Vou procurar um PC !!! rssss
Abraço



Gabriel8909
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:53

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#10 Mensagem por Gabriel8909 »

Consegui senhores, deu tudo certo. Valeu gente !!!



dudutnt
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Jan 2014, 14:39

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#11 Mensagem por dudutnt »

Eu fiz todo passo a passo...ainda tive que procurar uma versão mais atual do FastActivate...quando terminei, liguei o GPS e nada...travado! Não sai da imagem de inicialização!
:(


TomTom ONE



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#12 Mensagem por Robin Hood »

dudutnt

Reseta o aparelho. Se ainda não der certo, deleta tudo o que está no GPS, sai do TTHome, desliga e liga o GPS e volte a conectar ao TTHome instalando todos os aplicativos, após isso, instale o mapa e desbloqueia ambos (navcore e mapa).


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

dudutnt
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Jan 2014, 14:39

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#13 Mensagem por dudutnt »

Robin Hood,

Tem alguma forma de resetar ele travado? Desde a hora que eu postei ele tá ligado aqui na mesa do computador, na mesma imagem de inicialização! To esperando a bateria acabar pra ver se consigo ligar ele com o cabo USB conectado!

Com relação a baixar o FastActivate mais recente, fiz correto?





Tomtom ONE



dudutnt
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Jan 2014, 14:39

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#14 Mensagem por dudutnt »

Consegui restaurar pelo próprio TTHome depois que a bateria acabou, consegui ligar com o cabo USB conectado! Já que restaurou legal, vou tentar mais algumas vezes atualizar esse bendito mapa!

Sugestão é formatar o GPS e seguir o processo que você indicou pra aparelhos importados?



femenezes
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Dez 2009, 19:00

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#15 Mensagem por femenezes »

Olá Amigos,

Primeiro quero agradecer pelo post que é bem explicado e ajuda bastante a entender mais sobre esse equipamento que é um pouco chato para atualizar...
Segui os passos, identifiquei qual o mapa adequado instalei o fast active rodei e mostra que todos os itens ficaram ok, porém ao iniciar o gps ele dá que não é possível utilizar o mapa. O interessante é que nem mesmo o mapa que veio com ele (brazil23) funciona depois desse erro.
Tirei o Brazil 23 e mesmo assim não é possível usar o mapa. Voltei as pastas e depois disso ele voltou ao normal.
Porém preciso mesmo atualizar e não estou conseguindo.

Vi nas respostas anteriores que o único jeito seria apagar tudo e reinstalar... Tem algum outro jeito menos radical ou só assim mesmo?

Parabéns pelo post Hobin Hood e pela paciência com os leigos como eu :?: ...rsrsrs

Valeu por qq ajuda...

Abs, Fernando



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#16 Mensagem por Robin Hood »

femenezes

Seu GPS foi comprado no exterior?, se sim, então, terá que formatá-lo (ou, deletar tudo que tem na memória do GPS) e reinstalar via TTHome todo os aplicativos do aparelho. Caso seu GPS "não é do exterior", então, deverá usar o passo 3 do FastActivate p/ desbloquear o navcore (Essa mensagem que lhe aparece é pq o TTHome instalou um novo aplicativo, o que chamamos de "navcore", porém, ele vem bloqueado).

Use sempre o FastActivate mais recente:

Código: Selecionar todos

http://www.multiupload.nl/830WWD288Z


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

femenezes
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Dez 2009, 19:00

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#17 Mensagem por femenezes »

Muito Obrigado Hobin Hood... com a sua dica deu tudo certo...

Abs



skiper
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Dez 2008, 18:36

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#18 Mensagem por skiper »

Robin Hood,

Tenho um TOMTOM XL, com 1 Gb de memoria interna, 32 Mb de RAM, Navcore 8.083. preciso de um mapa western europe e outro dos EUA, mas nao acho algum q tenha menos q 1 GB, o que vc me indica? tem algum q vc saiba q daria nele? obrigado irmao.



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#19 Mensagem por Robin Hood »

Não dá p/ instalar ambos mapa (Western Europe e USA) no GPS. Terá que ser um só, e qdo for usar um, retira o outro. Se tem o mapa nacional nele, terá que retirá-lo tb.

Verifique nos sites abaixo os mapas:

Código: Selecionar todos

http://www.my-navia.pl/viewtopic.php?t=39533
http://www.mobilescommunity.com/tomtom-maps/221322-tomtom-v920-maps-collections.html
http://www.noeman.org/gsm/tomtom-maps/310374-tomtom-v-920-xxxx-maps-map-chart-just-links-here.html
*Lembre-se de ver na tabela se a versão de mapa é compatível com o seu navcore.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

dudutnt
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Jan 2014, 14:39

Re: DIFICULDADE EM ADQUIRIR INFORMAÇÕES PARA GPS TOMTOM XL

#20 Mensagem por dudutnt »

Robin Hood,

Na sua explicação você diz que caso o GPS tenha sido comprado no exterior é necessário formatá-lo e fazer a instalação do Navcore via Tomtom HOME, eu já fiz isso uma vez pois troquei o mapa para a versão 920..., agora estou pensando em trocar pela 925..., será necessário formatá-lo novamente ou por eu já ter feito isso uma vez não preciso fazer de novo?



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ONE XL”