Map Source sem áudio

Mensagem
Autor
Pulldown
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mai 2013, 12:40

Map Source sem áudio

#1 Mensagem por Pulldown »

Estava utilizando uma versão do ano passado, com funcionamento perfeito no meu Garmin nüLink!1695. Como havia enviado algumas correções aqui da zona sul de Porto Alegre, resolvi atualizar a versão. Instalei a 1405 e, para minha surpresa (e tristeza!) embora os mapas funcionem perfeitos, não existe áudio. Pergunto: isso está normal, ou seja, as versões atuais estão sem áudio? Abraço à todos.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Map Source sem áudio

#2 Mensagem por Angelone »

A que audio você se refere, seria os sons de alerta de radar, policia.. q vem embutida no mapa? Se for o caso é fácil resolver, basta instalar POIs de terceiros, mais completos como os do forum g p s i n f o, q tewm como base o maparadar mais base própria de colaboradores.



Pulldown
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mai 2013, 12:40

Re: Map Source sem áudio

#3 Mensagem por Pulldown »

Angeloni, me refiro a voz feminina que acompanha os mapas. Na versão anterior ela estava presente e na nova versão que instalei não existe esse áudio, por isso a dúvida se os mapas atuais estão mudos ou é problema no meu equipamento. Ainda não instalei o arquivo POI.
Esclareço que o áudio do aparelho está ok.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Map Source sem áudio

#4 Mensagem por Angelone »

O seu problema é com o arquivo de voz Raquel TTS, que fala o nome das ruas: ou ele nao esta presente, foi danificado ou nao esta configurado corretamente. Confira em idiomas e voz no menu configuraçao. O arquivo raquel.vpm deve estar na pasta voice da memória interna do gps. Caso nao tenha ele tera que ser baixado. Tente fazer isso pelo Webupdater da Garmin..



Pulldown
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mai 2013, 12:40

Re: Map Source sem áudio

#5 Mensagem por Pulldown »

Obrigado pelas respostas Angeloni. Vou verificar isso. Abraço.



Pulldown
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mai 2013, 12:40

Re: Map Source sem áudio

#6 Mensagem por Pulldown »

Angeloni, vc acertou na mosca, apesar de ter atualizado recentemente o software no site da Garmin, o arquivo de voz (Português do Brasil) não estava instalado, o que fiz agora, com a voz da Beatriz.
No entanto, apareceu um novo problema ao tentar instalar o Track Source Brasil 1406 no cartão de memória do GPS. Quanto ligo o GPS ao computador com o SD card inserido, visualizo a memória interna do GPS e o ícone do cartão esmaecido e "trêmulo" e, em seguida, ele pede para inserir o cartão SD (que já está colocado!). Já coloquei um cartão novo e não adiantou nada. Ao retirar o SD card, a indicação da memória interna fica estável.
Estou inclinado a instalar o mapa na memória interna, onde já estão os mapas da Europa, o que vc acha?
Desculpe por eu estar abusando da sua boa vontade. Abraço.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Map Source sem áudio

#7 Mensagem por Angelone »

Se nao for problema do cartão parece ser do leitor: tente outros, coloque arquivos variados e tente copiar e gravar para dentro dele, dessa forma voce poderá conferir se é problema de hardware. Também pode ser virus ou congenere que bloqueia leitura e gravaçao, tudo é possível.
De qq forma, voce pode instalar o mapa na memória interna sem problema. Se nao tiver espaço basta fazer um backup do Europeu (arquivo gde com terminaçao .img mais os .unl e .gma, arquivos de validaçao, caso seja original).



Pulldown
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mai 2013, 12:40

Re: Map Source sem áudio

#8 Mensagem por Pulldown »

Tá danado! Criei a pasta Map na memória interna e copiei nela o arquivo do TRC. Depois de terminada a transferência confirmei no "Meus Mapas" do GPS que o arquivo estava instalado, selecionei o mesmo mas ele não apareceu na tela. Consigo visualizar o ícone do carro e a rota escolhida, porém não entra o mapa. Algum diagnóstico/alternativa?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Map Source sem áudio

#9 Mensagem por Angelone »

Você tem absoluta certeza de q somente um mapa esta selecionado? Isso e básico. Já li sobre problemas como o seu, pode ser compatibilidade do TRC com o seu modelo de gps, conflito entre mapas.. Você já tentou instalar na memoria interna?



Pulldown
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mai 2013, 12:40

Re: Map Source sem áudio

#10 Mensagem por Pulldown »

Angeloni, por partes:
1. Apenas o TRC está selecionado (Quando seleciono o mapa da Europa o mesmo aparece)
2. Eu instalei em junho do ano passado o TRC neste mesmo GPS e funcionou até agora, ou seja, não é incompatibilidade.
3. Conflito entre mapas? Aí pode até ser...
4. Está instalado na memória interna.

Estou inclinado a achar que pode ser vírus no GPS, pois quando estava baixando o TRC do site, tive que atualizar o WinZip do meu computador, e aí o meu anti-vírus falhou e tive vários (28) arquivos infectados. Foi preciso formatar o PC. Depois disso surgiu o problema que eu relatei antes, de o GPS não "enxergar" o SD card.
De qualquer forma obrigado pela ajuda. Vou tentar com o pessoal do suporte técnico no site da Garmin. Depois dou um retorno por aqui pois sempre pode ser útil para alguém do fórum.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Map Source sem áudio

#11 Mensagem por Angelone »

A probabilidade de ser virus é enorme, rsrs.. Ja aconteceu comigo, varios arquivos do cartao do meu gps de mão ficaram ocultos, apenas para leitura, etc.. Mesmo depois de removidas as pragas os arquivos ficaram com esses atributos, tive q mudar manualmente. No seu caso, depois de limpo é melhor baixar e instalar novamente o mapa.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”