Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#161 Mensagem por jpgon »

Schmidt, Wallace, Niveiro, boa tarde.
Tenho um Garmin Nuvi 1300.
Seguindo estes passos que Niveiro projetou, é possivel traçar uma rota no Mapsource de Umuarama a Goiania, nomeá-la, salvar a mesma no PC, e depois transferí-la para o gps.
Qual o destino correto onde inserir a mesma?
Como vou identificar o arquivo onde são salvos os "favoritos", quando somente estou usando o GPS, e indico ao mesmo um endereço de destino.
Aguardo retorno de meus caros colegas.

Julio-Umuarama-PR
Garmin Nuvi 1300


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#162 Mensagem por niveiro »

Júlio, boa noite.
Permitá-me uma correção para não confundir os colegas. Aonde você diz mapsouce é tracksource ou TRC. O mapsource é um programa pra rodar os mapas do TRC. Na verdade eu fui fazendo meio sem saber qual seria o resultado. Dai eu parti do ponto 1...fui na ferramenta rota e puxei para o ponto 2. Dei um ESC para desabilitar o cursor. Inseri nesta rota de 1 pra 2 e inseri alertas tipo vire a direita...e coloquei um sinalizador(usando a ferramenta ponto de rota). Dai habilitei de novo a ferramenta rota e fiz de 2 pra 3. Desabilitei. De novo habilitei a ferramenta ponto de rota...alertas...comentários...sinalizador. Desabilitei. Habilitei rota cliquei em 3 arrastei pra 4.....(mesmo processo acima) Fiz isto até chegar ao ponto final. Dai salvei um mapa a parte do meu tracksource. Conectei o Nuvi e cliquei no conjunto de mapas do TRC e mandei pro cartão sd pasta mapas. Terminado desconectei o gps e fui conferir o que tinha acontecido. Dai encontrei as diveras rotas na minha pasta de Favoritos. Como eu fiz as rotas em partes, ou seja, 1-2; 2-3;3-4..... ao invés de clicar no 1 e puxar até o 10, as mesma ficaram partidas no gps. Acho que seria melhor se tivesse ficado uma única rota 1 a 10. Mas é quebrando a cabeça que a gente aprende rsrsrs. Vide mapa anexo pra dar uma ajuda. Qualquer dúvida tentamos ajudar novamente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#163 Mensagem por jpgon »

Niveiro, boa noite ou bom dia.
Tenho o Mapsource 6.16.3 instalado em meu pc.
E tenho tambem alguns mapas que baixei do portal Tracksource. (TRC Brasil; TRC Parana; TRC Goias) roteável.
Mas, usando o programa Mapsource e os mapas do TRC Brasil, procurei traçar uma rota de Umuarama a Goiania. Escolhi o caminho mais curto, pois conheço alguns atalhos já percorridos anteriormente, diferente do resultado projetado entre ligar os dois extremos (endereço de partida e endereço de destino na cidade de Goiania).
Feito isso, salvei no PC com o nome "Umuarama-Goiania" o arquivo de banco de dados com tamanho de 94 KB.
Pelo que vi na demonstração no portal: cursosdegps.com.br, precisaria de mais alguns passos, como selecionar os mapas por onde vou passar (mapas de municipios que se encontram na trilha). Esta é a minha dúvida (se devo fazer este procedimento ou ele é feito automaticamente enquanto vou definindo os pontos e o caminho a ser percorrido).
Gostei de ver sua postura e em fazer o teste de traçar a mesma rota. Vou entrar no link que vc deixou e baixar para o meu PC. Em seguida, verificar sua ideia e se a mesma é plausivel.
Agora necessito estudar mais um pouco os proximos passos, para não cometer erros.
Grato e abraços
Até o proximo post.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#164 Mensagem por niveiro »

Júlio bom dia,
Isso ai, você tá indo pelo caminho certo. Na verdade existe várias formas de você traçar uma rota. Para alguns basta ter uma estrada pintada em cor diferente pra ele ver no gps que está bom. Tem gente que prefere incrementar mais o trajeto. Isto são recursos que a gente vai aprendendo com o tempo. Ontem coloquei fui testar os alertas de lombada do TRC que mandei ante ontem pro meu gps. Não gostei muito porque tá avisando exatamente em cima da lombada. Já o do garmin (esqueci no nome do mapa, Navitec?) o aviso vem antes. Quanto a sua pergunta, é mais garantido você selecionar os mapas em torno. Esse tutorial abaixo, vai te esclarecer muitas dúvidas. O mesmo é o mais básico de como se traçar uma rota. É a partir dele que você começa a usufruir das outras ferramentas do projeto. Depois me diga se deu certo.
http://www.cursosdegps.com.br/cursos/gp ... lando.html



Artur Bitarello
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2011, 20:22

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#165 Mensagem por Artur Bitarello »

Qual pasta no meu nüvi devo colocar a rota q tracei no trackmaker ??? o meu nüvi tem a opção de importar rotas, eu já cheguei a colocar a rota em todas as pastas quando conecto ele no computador como se fosse um pen drive, mas não importa, ele da uma mensagem q não há rotas !!! Tracei a rota e salvei em .GPX !!!!



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#166 Mensagem por niveiro »

Pois, estamos fazendo a mesma coisa com resultados diferentes. Conforme relatei acima, no meu, as rotas já estão indo automáticamente para os meus favoritos.
Veja se este tópico te ajuda:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=5985


Flávio
Juiz de Fora



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#167 Mensagem por Batedor »

Quando preciso colocar rotas, ao invés de utilizar o Mapsource para traçar a rota e depois tentar exportar para o GPS (tenho um Nuvi 1490T) e enfrentar todas as dificuldades acima apontadas, eu tenho feito diretamente no GPS, usando os pontos marcados (coordenadas) como subsídio para digitar no GPS.

Faço assim:
No GPS: >Ferramentas > Rotas > Nova > Adicionar Novo ponto inicial > Coordenadas=insiro aí as coordenadas do 1º ponto marcado lá no Mapsource (está nas Propriedades) > Próximo > Selecionar > Adicionar novo ponto FINAL > Coordenadas (aqui coloco as coordenadas do 2º ponto da rota) > Próximo > Selecionar > Adicionar > Adicionar novo ponto FINAL > Coordenadas (...o 3º ponto da rota) e assim por diante, até o último ponto, o de Destino final. Aí é só clicar "em próximo" que o GPS calcula a rota. Aí é só salvar e partir para o abraço!

Atentem para o fato de que coloco diretamente as Coordenadas só se eu já não tiver colocado, antecipadamente, nos Favoritos, todos os pontos (devidamente identificados, c/endereço e tudo) que farão parte dela. Nessa hipótese, o passo a passo é o mesmo, sendo que, ao invés de navegar para as Coordenadas, navegue para os favoritos e selecione lá o ponto da vez....

E, para não acontecer de ir tudo para o beleléu numa atualização de software via WebUpdater (em alguns modelos acontece...), depois de tudo pronto, abro o MapSource, importo Pontos e Rotas, salvando no PC (numa pasta de livre escolha) como arquivo.gdb. Ele pode ser reenviado, posteriormente, ao GPS, no caso de apagamento.

Acho que todos os Nuvi da série 1xxx aceitam o procedimento.

Abs.

É trabalhoso? É. Mas funciona sem stress...



bruno_nomelini
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2010, 16:57

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#168 Mensagem por bruno_nomelini »

niveiro escreveu: Dai eu parti do ponto 1...fui na ferramenta rota e puxei para o ponto 2. Dei um ESC para desabilitar o cursor. Inseri nesta rota de 1 pra 2 e inseri alertas tipo vire a direita...e coloquei um sinalizador(usando a ferramenta ponto de rota). Dai habilitei de novo a ferramenta rota e fiz de 2 pra 3. Terminado desconectei o gps e fui conferir o que tinha acontecido. Dai encontrei as diveras rotas na minha pasta de Favoritos. Como eu fiz as rotas em partes, ou seja, 1-2; 2-3;3-4..... ao invés de clicar no 1 e puxar até o 10, as mesma ficaram partidas no gps. Acho que seria melhor se tivesse ficado uma única rota 1 a 10.
Bom dia Niveiro,

Sou mais um dono de 1350 apanhando!!!kkk mas, ao inves de Niveiro sou JPX-zeiro!!!!!

Cara percebi que vc é quem chegou mais perto de uma rota com o 1350. Na foto do MapSource que vc enviou, aparecem na aba lateral as rotas, as minhas duvidas:

- Estas rotas aparecem no favoritos com a coloração que vc colocou e o trajeto exato?
- Este era um caso de trilha em que o caminho inicialmente não existia (como rua no MapS)?

Estou tentando algo para que eu, em trilhas que não existem nos mapas consiga traçar uma rota mesmo que seja apenas de uma cor diferente, que eu consiga entrar e saber o caminho da saída.

Muito obrigado



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#169 Mensagem por niveiro »

Na verdade já nem sou Niveiro mais. Atualmente tenho uma Pajero IO. Mas eu fiz essas rotas no computador no TRC em trilhas já existentes. Quando abro o meu favoritos no 1350 elas estão lá pelos nomes. Se escolho uma delas para navegar, ai elas aparecem na cor rosa. Era essa mesmo sua pergunta? Vamos ai trocando uma idéia porque também apanhei muito.
abs



bruno_nomelini
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2010, 16:57

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#170 Mensagem por bruno_nomelini »

niveiro escreveu:Na verdade já nem sou Niveiro mais. Atualmente tenho uma Pajero IO. Mas eu fiz essas rotas no computador no TRC em trilhas já existentes. Quando abro o meu favoritos no 1350 elas estão lá pelos nomes. Se escolho uma delas para navegar, ai elas aparecem na cor rosa. Era essa mesmo sua pergunta? Vamos ai trocando uma idéia porque também apanhei muito.
abs
Oi niveiro (agora PajeroIo-zeiro),

Era isto mesmo que eu queria saber, então como vc descreveu eu marcarei as sequencias e irei de uma pra outra por não poder gravar rota, entendi!!! Achei que o caminho iria aparecer como na rota.
Mas desta forma já dá pra ter uma otima base de sequencia de trajetos, melhor que isso só se eu desenbolsar uns 2.000,00 num 276c usado, não vale a pena, o 1350 com os favoritos ja está otimo!!

Valeu abs.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#171 Mensagem por niveiro »

As rotas foram para os meus favoritos e ficaram disponiveis pela categoria que dei a elas no TRC ou também pelos nomes dados também no TRC. Será que não tem como criar uma pasta rotas no gps nos favoritos? E mandar todas elas para lá? Embora para mim esteja ótimo ali nos favoritos.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#172 Mensagem por jpgon »

Pessoal,
notícias sobre o Mapsource:

Notícia de hj nos fóruns internacionais sobre Garmin...

Mapsource descontinuado???

Segundo o fórum da Garmin sim, está fora de linha:

https://forums.Garmin.com/showpost.php? ... ostcount=6

Ou seja, use o BaseCamp.

http://www.noeman.org/gsm/Garmin-gps-sy ... inued.html

Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#173 Mensagem por mhfernandes »

Isso significa que o Mapsource não vai mais ser atualizado e não virá mais acompanhando alguns aparelhos Garmin como o Map 60 CSx e Etrex?



renatoque20
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jul 2011, 16:09

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#174 Mensagem por renatoque20 »

Bom topico, tirei varias duvidas, alguem pode me ajudar com a principal duvida?
tem como importar uma rota pro GPS pelo mapsource, ela foi feita no GE, o modelo da rota esta em anexo em .kml zipada, se alguem quiser dar uma olhada.
outra duvida é se a rota vai ficar igual ou vai sofrer alguma alteração no gps?

ainda não possuo gps, estou pensando no nuvi 750 para fazer essa tarefa, preciso rotear e ao mesmo tempo que ele grave o percurso feito.

alguem ai sabe se eh possivel?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#175 Mensagem por jpgon »

Renatoque20,
Tem muitos experts tentando e achando caminhos para resolver, mas existe sempre alguns entraves, como a Raquel comunicando a todo o momento pontos de rota.
veja alguma coisa por aqui:
Como estamos pesquisando soluções, veja este vídeo do youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=h-HC5RVTMzw

O Cheva conseguiu executando estes passos.

Outra idéia tambem surgiu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=g2r1-lKc ... ded#at=248

Voce pode tentar estas opções e ver os resultados..
Outra opção, é para você que estão fazendo alguns testes, experimente este site:
http://www.gpsies.com/convert.do
Escolha antes de mandar converter, o formato Percurso - GPX Route
Pelo teste ele já salva em GPX sem ter que editar nada. Isso porque ele cria cada ponto com um número e não coloca aqueles textos de "vire a direita, vire a esquerda e etc" no arquivo GPX criado.
É mais uma opção...

PS: antes, salvem a rota como um 'novo mapa' no Google Maps e exportem de lá em formato KML (créditos para Alexandre C. Leite).
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

renatoque20
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jul 2011, 16:09

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#176 Mensagem por renatoque20 »

O metodo do primeiro e segundo video eu ja tentei com um GPS com navegador IGO8 e não deu certo,
claro que eu não usava o mapsource para trasnferir a rota, so salvava em KML ou KMZ,
tentei varios formatos, GPX, IGO8.trk etc, nada funcionou, ate visualizava a trilha
no GPS mas não conssegui umjeito de torna-la roteavel.

Estou pesquisando qual o melhor modelo de GPS Garmin para começar a achar uma solução,
a proposito voce sabe me dizer qual eh uma linha da garmin que aceite rota externa que tenha
um custo baixo, estava pensando no 1350, ou 1490T, tenho que achar um modelo barato, pois preciso
adiquirir 9 gps...

abraço



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#177 Mensagem por jpgon »

Renatoque20
Bopa Noite,
Se a pergunta for quanto a importar rotas feitas no Mapsource (ou outro programa) para o GPS, o Nuvi 1350 NÃO aceita.
Esta função só alguns modelos é que tem: (por exemplo o 465T ou Nuvi1490T/1490LMT entre outros)
Quanto a pergunta de como definir uma rota adicionando a opção waypoints:
Há a possibilidade de definir rota adicionando waypoints, e pode seguir a receita do Thundercell:
"...prefiro programar minha rota pelo MapSource e em cada ponto que desejo passar crio um waypoint (POI). Denomino os pontos de passagem de forma sequencial (numerais) e os transfiro para o GPS. Eles vão ser visíveis no GPS na função Favoritos. Ao iniciar uma viagem executo o "Para Onde" / Favoritos / ponto 1. Chegando ao ponto 1 troco para Ponto 2 e assim sucessivamente."

[]'s


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#178 Mensagem por jasgrafica »

Olá Jpgon e demais amigos,
Bom dia,
A 'receita' do thundercell é tiro e queda.
Tinha feito algo parecido para uma viagem próxima que vou realizar, passando em várias cidades que gravei nos favoritos. Funciona assim: saio de casa e marco
como 'para onde' a primeira cidade. Desta, ao chegar, marco a próxima como destino e assim sucessivamente. Posso até mudar o intinerário, pois fica tudo
independente. Por exemplo: se preciso pernoitar numa das outras cidades é só mandar seguir para lá. Mas, diferente do Thundercell, não fiz pelo MapSource, e
sim direto no GPS. Dá mais trabalho porque precisamos escolher cada cidade na opção 'cidades' do aparelho, mas por ficar tudo independente achei que valeu
a pena. Ah, e todas elas estão agrupadas como 'passeio' nos favoritos. [Pode ter qq nome]. Fica mais rápido acha-las.

É mais uma alternativa nesse tópico complicado de 'transferir rotas'...

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

ritalopeza
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Out 2011, 19:33

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#179 Mensagem por ritalopeza »

Tenho um Nuvi 1300....não deu pra comprar nada melhor.....
Sou Brasileiro e não desisto nunca.
Boa dica, trabalhoso, mas fiz e deu certo.
Parabéns pela disposição e por compartilhar o conhecimento com todos.
É pra isto que serve este tipo de Forum.



Avatar do usuário
elemenohpee
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Set 2010, 11:14

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#180 Mensagem por elemenohpee »

Tópico interessante depois irei me aventurar em inserir as rotas, se bem que eu descobri que nenhum dos meus nuvi's tem essa função pelo menos nativamente. :(


nuvi 255W
nuvi 1350
FS-707DC

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”