Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#201 Mensagem por Batedor »

augustomaciel,

Certamente o seu MapSource não lhe oferece outras opções de salvar os mapas selecionados a não ser diretamente no GPS, né?
Vamos resolver isso. Baixe o arquivo.rar do link abaixo, descompacte e vais encontrar o arquivo "MapSource.exe". Simplesmente coloque-o no lugar daquele que está lá na pasta onde instalastes originalmente o "seu" MapSource.

Só isso. A partir de agora, quando fores transferir qualquer coisa do MapSource, abrirão outras opções de onde você quer salvar.

http://www.4shared.com/rar/3AlkwBWH/Map ... ituir.html?

Abs.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#202 Mensagem por jpgon »

eserapicos,
boa noite.
complementando as informações de Batedor,
veja neste link da Garmin que seu modelo de GPS já está cadastrado como descontinuado, mas as caracteristicas dele estão disponíveis:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=164&pID=13426
Ele não aceita transferência de rotas como no modelo 1490 e outros.
Mas mesmo assim, siga a orientação de Batedor para instalar o Mapsource
[]'s


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Hercules Jr
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2012, 00:15

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#203 Mensagem por Hercules Jr »

Desculpem o off topic, não conheço pessoalmente o pessoal que administra este portal, mas o projeto deles tem sido extremamente útil pra mim que viajo muito, por isso contribuo mensalmente com uma pequena quantia. Entrei nos dados de contribuição que recebem e acho muito pouco diante dos benefícios que nós usuários temos. Não quero marcar a consciência de ninguém, mas quem se utiliza de um meio tão útil e eficiente não poderia ajudar com uma quantia que coubesse no seu orçamento mensalmente?



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#204 Mensagem por jasgrafica »

... um pouco de muitos seria uma excelente ajuda para minimizar a despesa com a manutenção do projeto. Seria tão bom que muitos pensassem e agissem como vc.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#205 Mensagem por jasgrafica »

Quanto ao tópico, a nova versão do BaseCamp está muito boa - acho até que um dia irá substituir o MapSource.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

augustomaciel
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mar 2012, 09:11

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#206 Mensagem por augustomaciel »

O Basecamp transfere normalmente para o GPS como o Mapsource? Ou tem alguma artimanha? Baixei ele aqui mas não deu tempo de mexer a fundo ainda.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#207 Mensagem por jasgrafica »

Augusto,
Assim como vc ainda não fucei muito o BCamp.
A impressão inicial foi de ser mais 'enxuto', com mais configurações que o MSource - inclusive espessura das vias.
Não precisei ainda transferir rotas para o GPS. Se alguém precisou e fez, vamos aguardar a informação.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

klebergontijo
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Abr 2011, 10:47

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#208 Mensagem por klebergontijo »

Olá Boa tarde a todos...
Tenho um GPS Garmin Etrex e fiz o mapeamento de algumas estradas de meu municipio, fazendas etc...
Gerei o arquivo .gpx no MapSource com todas as rotas arrumadinhas, e exportei para o meu outro GPS Garmin nüvi 205, como li no tópico, as tracks não foram para o GPS nuvi 205, somente os Waypoints que foram marcados em cada uma das fazendas ...
Até aí tudo bem ...
Agora a pergunta !
Estou a comprar um outro GPS automotivo Nüvi 750
Gostaria de saber, se ao exportar as rotas do Mapsource para o Nüvi 750 elas ficarão navegáveis ?
Um abraço a todos ...



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#209 Mensagem por Batedor »

kleber, sim, o 750 admite até 10 (dez) rotas. E só 500 pontos...

Para quem "se mexe" como você, porque não partir logo para um Nuvi da série 2xxx ou maior, em que a maioria dos modelos admite 1000 pontos favoritos e 100 (cem) rotas navegáveis??

Abs.



Merks
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jul 2012, 16:55

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#210 Mensagem por Merks »

Olá
Sou totalmente novato no fórum, no mundo gps... e no mundo 4X4!
Comprei um Garmin 3460 para baixar os tais dos tracklogs disponiveis no Wikiloc.
Entendi que tenho que baixar um programa da garmin, mas não achei o Mapsource... baixei o Basecamp.
Baixei um tracklog e ele apareceu direitinho no Basecamp...
Mas não consigo fazer a trilha aparecer no GPS...
Alguém aí sabe o que tem que ser feito??
Abraços a todos!!!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#211 Mensagem por Angelone »

Merks, até se consegue enviar as trilhas para os nuvis pelo Basecamp, eles vao para o arquivo temp.gpx da pasta GPX da memória interna, mas o gps nao consegue lê-lo, seguramente por questões de estratégia da Garmin, que nunca oferece todos os recursos em um unico modelo. Os hand helds (de mão), montanas e alguns poucos suportam oficialmente o recurso. Felizmente há uma saída para isso, sem muito trabalho (só um pouco, rs..). O tracklog (trilha) deverá ser transformado em rota, editado para diminuir drasticamente seus pontos e enviado para o GPS (modelos q suportam rotas).
O procedimento é o seguinte: com o gps conectado no micro e o Basecamp acionado, importar a trilha (tracklog) que interessa, que deverá aparecer na coluna da esquerda em Library. Clicando sobre ela, informaçoes vao aparecer na parte inferior da coluna, como waypoints, "trechos" q compõem a trilha, etc.. Com 2 cliques em cima do nome do tracklog na coluna de baixo ela aparece na tela da direita (no mapa, caso haja) e abre uma janela de informaçoes com todos os pontos da trilha, opçoes para alterar a cor, nome e, principalmente, a opçao “Create Route..”. Basta clicar nessa opçao e a rota estara criada, mas aqui há um passo importante: a trilha normalmente tem muiiitos pontos, de dezenas a milhares, dependendo da extensao, e os gps rodoviários qdo muito suportam rotas de 500 a 1000 (mais recentes como os 34xx). Entao há a necessidade de eliminar a quase totalidade desses pontos, mantendo somente os pontos chave que permitirão que o gps nao recalcule a rota/trilha de forma aleatória e altere nosso planejamento. Quando se clica em Create Route aparecerá uma janela perguntando o numero maximo de pontos da via (automático ou determinado pelo usuário) e em seguida as opçoes para se alterar os pontos da rota, nome, cor e, principalmente, o tipo de rota (o padrão é Direta, i.e., fora das vias, escolha Automotiva!). Os pontos de rota ainda podem ser apagados ou editados, basta ir selecionando os pontos na janela aberta (q vao aparecendo na trilha mostrada no mapa) e ir apagando, um por vez ou um conjunto deles. Findo essa etapa o processo estará pronto. Agora é só enviar para o GPS. Com o botao direito em cima do arquivo selecionado na coluna da direita, parte inferior, clicar novamente com o botao direito do mouse e escolher "Send To" e selecionar em "Device" o seu gps (Nuvi xxxx). As rotas aqui aparecem com um icone verde ao lado e as trilhas com duas pegadas, escolha a correta!
Para abrir as rotas/trilhas no gps, nos modelos Convencionais: 14xx, 7xx, 8xx, 295W, 465... a rota vai para a pasta “Meus Dados” (menu Ferramentas) e deve ser “importada” para aparecer na pasta “Rotas”. Em seguida, selecione a rota importada e a opçao “Exibir mapa”. Confira no mapa se esta correta e clique em “Ir” para navegar por ela.
Nos modelos com novo sistema operacional: 24x5, 25x5, 34xx, 35xx, a rota é enviada para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada.
Confira outras possibilidades de envio de rotas no meu tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=53021
Bom proveito!!

OBS.: o mapa do projeto Tracksource possui inumeras trilhas, off-road e para caminhar, incorporadas. Confira antes se as q procura já nao faz parte do mapa para evitar um trabalho desnecessário.
Editado pela última vez por Angelone em 25 Jul 2012, 18:31, em um total de 3 vezes.



Merks
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jul 2012, 16:55

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#212 Mensagem por Merks »

Vaaaaleuuuu!!!! :D

Vou tentar assim que chegar em casa!

Abração!



RnM
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Jan 2011, 20:30

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#213 Mensagem por RnM »

Pessoal

Trabalho na rua, e diariamente recebo uns 15 endereços a serem percorridos.

Existe uma maneira de colocar todos esses endereços no GPS (ou via MapSource) e o próprio GPS traçar a melhor rota entre aqueles pontos ? Tenho um Garmin Nuvi 265W e um Nuvi 1200.

Obrigado,
rnm_entertainment@yahoo.com.br



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#214 Mensagem por Batedor »

Tchê, infelizmente nenhum dos modelos citados aceita a importação de rotas feitas no MapSource. Todavia isso não significa que não seja possível uma alternativa satisfatória, embora um pouco mais "trabalhosa".

Localize no MapSource os pontos correspondentes aos endereços fornecidos, crie o "waypoint" (ponto), e edite o nome deles de forma a obedecerem uma sequencia numérica lógica, para facilitar a ordem de deslocamento. Tipo assim: "01-Beltrano" (o 1º pela ordem), "02-Sicrano", "03-Padaria Estrêla", "04-Seu Antonio" e assim por diante.... Estando todos os pontos devidamente personalizados, basta transferí-los para o GPS e lá, nos Favoritos ir seguindo-os cfe. a sequencia numérica. Escolha o "01" e siga-o até a "chegada ao destino"; aí você aperta o "02" e segue até o destino; aciona o "03" e assim por diante. Você pega o jeito logo, não se assuste.

Abs.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#215 Mensagem por Angelone »

Complementando a dica do Batedor, uma maneira muita prática de enviar waypoints para o gps é pelo Google Mapsm nas a opçao de envio (send) para gps nao aparece em muitos países, incluindo o Brasil, mas aparece qdo se usa o gloogle dos Estados Unidos. Para tanto use sempre o link http://maps.google.com/maps?hl=US&tab=wl. Pesquise o nome da nome da rua no espaço superior da pagina, confirme o resultado e clique no icone de corrente (link) ao lado do da impressora (canto superior esquerdo). Aparecera uma janela, clique em Send, GPS e pronto, é um processo de segundos, muito mais fácil que usar o Mapsource ou Basecamp. Obedeça a lógica q o Batedor indicou e ficará tudo muito prático. Outra ferramenta on line que voce pode usar para enviar waypoints (ou rotas, para os gps que suportam) é a do MapQuest (leia sobre no tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=53021)



RnM
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Jan 2011, 20:30

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#216 Mensagem por RnM »


Muito grato pelas respostas !

Mas pelo o que entendi, eu tenho que determinar a ordem que irei ?

O que queria era jogar uns 15 endereços da cidade no GPS, dar um ponto de inicio e que ele montasse um roteiro....a ordem não me interessa, apenas queria "rodar" o mínimo possivel....

Obrigado



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#217 Mensagem por Angelone »

Rnm, o que voce quer, em poucas palavras, é enviar uma rota para o gps. Normalmente a rota é usualmente calculada a partir de apenas 2 pontos do caminho (inicio e destino) ou a partir de um conjunto de pontos de interesse (waypoints) escolhidos pelo usuário, que "forçará" o gps a seguir determinado trajeto. Para tal se usam as técnicas, sites e programas anteriormente mencionados. Entretanto é condição "sine qua non" ter um gps que suporte rotas, e os modelos 265W e 1200 q voce mencionou nao suportam. Dos gps Garmin que estão ainda em linha, o mais em conta é o Nuvi 1490 (5").



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#218 Mensagem por jpgon »

RnM,
boa noite.
Já li comentários sobre esta logistica, mas empregada em transporte de mercadorias, onde o motorista precisará entregar em diversos endereços e cidades.
Para isso, como Angelone comentou, é necessário ter programa próprio para isso, no qual se pode colocar os endereços, e o software calcula a melhor rota lógica, percorrendo o caminho mais rápido, evitando fquando possível estradas de terra, etc...
Algumas transportadoras possuem estes programas.
Não pesquisei quais são usados e quem os produz, mas sei que existem.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

RnM
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Jan 2011, 20:30

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#219 Mensagem por RnM »

Agradeço muitissimo aos colegas pelas informações !
por enquanto sigo inserindo como favoritos na véspera, insiro os pontos no google maps e tenho uma ideia de onde está cado ponto e vou fazendo a rota manual. Até que está funcionando bem !

abraços



RnM
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Jan 2011, 20:30

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#220 Mensagem por RnM »

Achei o que eu queria, mas o GPS tem que aceitar rotas, que não é meu caso.

http://www.trackroad.com/Service/Routing.aspx



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”