Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros mapas.

Mensagem
Autor
augustomaciel
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mar 2012, 09:11

Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros mapas.

#1 Mensagem por augustomaciel »

Pessoal, sou novato nessa área, já li várias vezes o que eu precisava aqui no forum.
O negocio é o seguinte, abrindo o mapa TRC-Brasil no mapsource, eu peço uma rota entre Lavras-MG e Santa Maria-RS e ele me retorna uma linha reta ligando os dois pontos. Já li sobre as possiveis causas disso e verifico que é algum erro e que eu poderia informar sobre. Fico na duvida a quem informar, nao sei onde esta o problema, se em Lavras ou em Santa Maria.
QUando eu vou subdividindo os trechos, exemplo, pego de Lavras a Curitiba e assim vou ate chegar em Santa Maria, o trajeto fica certo.

Outra coisa é que naquele video tutorial, quando pede pra selecionar mapas proximos a rota, aparece mais mapas, como os TU por exemplo. No meu aparece poucos mapas, somente os TRC. Entao por exemplo, essa rota que fiz, Lavras-Santa Maria só me dá os mapas TRC (Campinas, Cubatao, Curitiba, Florianopolis, Porto Alegre e Sao Paulo).

Seria importante eu baixar esses mapas e colocar junto? Eu fico pensando quando usar o GPS pra fazer esse caminho, se aparecerão as cidades pequenas pelas quais eu passaria. Eu sei que algumas não são roteáveis, mas pelo menos elas aparecerão.

Me desculpem se estou sendo muito óbvio.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#2 Mensagem por jasgrafica »

Augusto,
Pelo que sei, quando uma rota é muito longa o MapSource faz isso - linha reta - e devemos inserir algum[ns] ponto intermediário. Isso vc já descobriu.
Quanto aos TRC do percurso, eles poderiam ser instalados individualmente, mas para isso tem certos macetes - porque cada um resultaria num gmapsupp.img,
então fica mais fácil selecionar as regiões no MapSource e mandar enviar esse conjunto de regiões para o GPS - isso resultará num gmapsupp.img único.

Você não relatou qual modelo de GPS usa. Se porventura ele aceita cartão SD ou microSD é MUITO importante instalar mapas e POIs no cartão e EVITAR de
gravar/editar arquivos da memória interna do aparelho, porque se um arquivo ficar corrompido vai travar o GPS e fica difícil con$$$ertar.

O MapSource pode transferir para a pasta Garmin do cartão automaticamente. Essa pasta já deve estar criada lá no cartão. E a pasta Poi, tb no cartão, é onde
ficarão os arquivos .gpi de alertas. Estes vc baixa, descompacta e grava por sua conta.

Então é simples: depois de tudo localizado no cartão, põe no aparelho e ele vai reconhecer o mapa. Seleciona 'Para onde' ou faça um 'Planejamento de viagem'
inserindo pontos importantes por onde passar, até o destino.
Ao navegar, você verá todos os detalhes dos municípios em que for passando - se estiverem mapeados, claro - e será avisado de todos os alertas do percurso.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

augustomaciel
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mar 2012, 09:11

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#3 Mensagem por augustomaciel »

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
O GPS é um Garmin 1300.

Essa dica do cartão eu havia lido sobre, mas obrigado por salientar. Mais uma pergunta, pro mapsource enviar pro cartao, ele precisa estar dentro do GPS né? Não tem como colocar no slot de cartao do notebook?



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#4 Mensagem por Ivan »

Essa dica do cartão eu havia lido sobre, mas obrigado por salientar. Mais uma pergunta, pro mapsource enviar pro cartao, ele precisa estar dentro do GPS né? Não tem como colocar no slot de cartao do notebook?
Tem sim. Pode colocar num leitor qualquer de cartão e enviar pelo Mapsource. O Mapsource reconhece o cartão como um disco adicional.



augustomaciel
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mar 2012, 09:11

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#5 Mensagem por augustomaciel »

Pessoal, mais uma coisa. Continuo com duvida.

Abrindo o Mapa no mapsource e selecionando o Brasil todo, aparece na esquerda somente 29 mapas selecionados. Isto está correto? Estou confuso até agora, pois no video tutorial que eu vi, aparecem muito mais mapas, 978 pra ser mais exato. E ainda os nomes dos mapas são TRC-Estadual, TRC-municipal. No inicio do video foi baixado o mesmo mapa que o meu, o TRC-Brasil Mapsource.

Tá certo que o video é mais antigo, mas gostaria de saber se está correto o meu aparecer somente 29 mapas selecionados.



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#6 Mensagem por Ivan »

Tá certo que o video é mais antigo, mas gostaria de saber se está correto o meu aparecer somente 29 mapas selecionados.
Corretíssimo. Antigamente era assim, agora o mapa do Brasil está dividido em quadrículas (29), o que é melhor.
Se não precisar não coloque todo o Brasil no GPS. O GPS pode ficar mais pesado e mais difícil para achar os POIs.



augustomaciel
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mar 2012, 09:11

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#7 Mensagem por augustomaciel »

Ivan, muito obrigado pelas respostas.



augustomaciel
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mar 2012, 09:11

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#8 Mensagem por augustomaciel »

Só mais uma.. O GPS como veio da loja já veio com uma mapa gmapsupp.img na memória certo? Ao colocar o gmapsupp do tracksource no sd, dará algum conflito?



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#9 Mensagem por jasgrafica »

Augusto,
Não deverá dar conflito, mas observe que se ambos forem da mesma área de cobertura, aí sim, se deixar os dois selecionados, vai dar conflito.
Ponha o cartão no aparelho e ligue-o. Depois de ligado, vá em configurações >primeira opção esquerda>meus mapas.
Isso mostra quais mapas tem instalados no aparelho. Só deixe UM deles selecionado por vez.

Por outro lado, como nunca utilizei dois gmapsupp.img [um interno outro externo], se der algum conflito, basta renomear o que está no cartão
para por exemplo TRC_Brasil_12_02.img e transferi-lo para a pasta Map do cartão mesmo. Aí é certeza de não haver o conflito de nomes, mas
terá que selecionar UM deles para deixar ativo de cada vez. Ok?

Espero ter ajudado.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

chicobelengo
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Ago 2012, 15:22

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#10 Mensagem por chicobelengo »

Galera, será que alguém pode me ajudar? Criei uma rota no mapsource e ficou certinha, obedecendo as estradas e tudo mais. O problema é que quando eu envio a rota para o GPS (garmin etrex 20) e abro a rota no proprio GPS (Planificar rotas) abre apenas linhas retas ligando todos os pontos. Será que estou indo pelo caminho errado? Qualquer ajuda sera muito bem vinda.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#11 Mensagem por Angelone »

Chico, provavelmente o problema esta acontecendo por falta de mapa rodoviário no seu Etrex20. Tenha certeza de que tem um instalado (Tracksource, Autoguia, CityNavigator) e, se apenas 1 deles esta habilitado (selecionado). Quando vc transfere a rota ela sempre ligará os pontos ou waypoints da rota, mas seguindo ruas e demais vias do mapa. Se nao tiver mapa ela ligara os pontos por linhas retas, como em um off-road. Bom, aqui é outra possivel causa do problema: se o gps estiver configurado no método de orientaçao para Fora-de-Estrada, somente ligará pontos por linhas retas. Confira em Configuraçoes, Encaminhamento. Escolha uma opçao em Método de Orientaçao, Calcular Rotas para e Bloquear na Estrada (coloque sim!). Uma das duas alternativas propostas deve resolver a questão...



GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Linha reta no MapSource e Duvidas sobre TRC e outros map

#12 Mensagem por GILDINIZ »

Chico, provavelmente seu gps está configurado para fora da estrada. Mude para siga a estrada.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”