Como instalar o MapSource (previous Mapsource not found)

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Como instalar o MapSource (previous Mapsource not found)

#1 Mensagem por Luzemario »

Olá, amigos!

O procedimento a seguir foi pensado para auxiliar os colegas que adquiriram de forma genuí­na o MapSource original, mas que por perda, descuido ou esquecimento, não disponham do CD de instalação do programa.

Apesar da Garmin amarrar a instalação do programa aos CDs de instalação, existem situações onde usuários legí­timos precisam instalar o programa em emergências, sem o uso do CD de instalação, seja porque o usuário perdeu o CD ou foi roubado, teve o CD danificado ou arranhado por qualquer motivo, ou precisa instalar o programa em seu notebook no meio da rua, ou em outro lugar, onde o CD de instalação não esteja disponí­vel, ou tenha sido esquecido em casa. Este procedimento exige conexão com a internet, antes ou no momento da instalação, para baixar o programa no site da Garmin.

Antes de mais nada, vale obeservar alguns conceitos adotados pela Garmin em termos de licenciamento:

A Garmin controla o licenciamento de seus "produtos" através de uma chave que é gerada durante a compra. Essa chave pode ser salva em um arquivo, para recuperação posterior. Esses "produtos" na verdade são conjuntos de mapas, cada um com sua chave.

Muitos GPS coloridos vem com um CD entitulado "Trip & Waypoint Manager". Esse CD inclui uma cópia do MapSource. Muito embora alguns pensem que essa cópia do MapSource seja diferente das outras vendidas no mercado, ela é idêntica. Na verdade, o "produto" que contém a licença é um mapa chamado "Trip & Waypoint Manager", que é um mapa não-detalhado que é instalado por padrão nessa versão. Ao comprar outros mapas, o programa é o mesmo, apenas sendo adicionado o mapa correspondente na lista de "produtos instalados".

Portanto, para ter o MapSource registrado e original, basta usar um dos mapas que foram comprados na Garmin e instalar no programa. Os mapas contém informação de licenciamento, que podem permitir ou restringir funções nos programas da Garmin. Por exemplo, o mapa que vem no CD "Trip & WAypoint Manager" permite o uso do programa nRoute, que serve para acompanhar deslocamento em tempo real, contudo não permite o uso do recurso "turn-by-directions" existente no nRoute.

Observados os pontos acima, vamos ao procedimento:

1. Vá ao site da Garmin, na seção de Downloads do MapSource, e pegue a versão mais recente do programa. Esse procedimento foi testado com a versão mais recente, que no momento em que escrevi esse texto era a 6.13.7, que pode ser baixada no endereço http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=209. Apesar da versão de atualização exigir a presença de uma versão anterior, ela contém informações para uma nova instalação, como veremos a seguir;

2. Ao invés de clicar no executável para instalar a atualização, use um programa de extração de arquivos compactados que reconheça arquivos ZIP dentro de executáveis, tal como o WINRAR, e descompacte o executável em uma pasta qualquer. Lembre o caminho da descompactação ou abra a pasta assim que finalizar o WINRAR;

3. Dentro da pasta recém-criada, clique em MAIN.msi, que é um pacote do Windows Installer que acompanha todas as versões, e serve para atualizar os arquivos básicos do MapSource. Após a finalização, que não deve exibir mensagem alguma se tudo estiver OK, Clique no programa Setup.exe, que também está nessa mesma pasta. Siga os passos necessários clicando em "Next" até o término do programa;

4. O MapSource foi instalado. Para ter sua cópia registrada e original, basta instalar um dos mapas da Garmin que você comprou, usando o arquivo de licença gerado após a compra, pelo UnlockWizard.

Para a instalação em campo, recomendo que o arquivo seja baixado antes e guardado na máquina para instalação posterior, ou que seja usada uma conexão banda larga 3G ou Wifi, dependendo de onde você esteja. Também é necessário dispor de um mapa da Garmin para instalar após a execução do procedimento. Não me pergunte onde conseguir um, recomendo que você compre, afinal vale lembrar que o software NÃO É GRÁTIS.

Assim, os colegas que porventura tenham perdido seu CD do MapSource não precisam entrar em pânico. O mapa e a licença comprados constituem direito legal concedido pela Garmin para uso do programa MapSource.

Outro ponto importante a ser lembrado é que o MapSource também vem nos mapas que são comprados em CD. Assim se você perdeu o CD original, e comprou um CD de mapas, provavelmente terá uma cópia do MapSource nele.

Simples, não? :wink:
Editado pela última vez por Luzemario em 12 Jun 2008, 12:53, em um total de 2 vezes.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#2 Mensagem por Luzemario »

[Update]

Olá, amigos!

Após a publicação deste tutorial, um monte de gente me contatou perguntando se este procedimento possibilita a instalação do MapSource de graça, para quem não comprou nenhum mapa. A resposta é sim, você pode usar este procedimento para instalar o MapSource sem nunca ter comprado o programa ou os mapas, mas é preciso configuração adicional que não vou mostrar, em respeito ao fabricante, à legislação vigente e as disposições contidas nas regras do forum, que podem ser lidas no link existente no topo desta página, ou em http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... ?f=14&t=56. Volto a lembrar que o que define a licença é o "produto" instalado. Entenda-se como produto um mapa instalado no MapSource, assim é só comprar e instalar um. Tem que ser um mapa para PC, não um mapa pré-instalado no cartão do GPS.

Peço encarecidamente aos colegas que não me mandem e-mails pedindo para ensinar como burlar a proteção contra cópia do programa. Tal proteção na verdade não existe. Apesar de muita gente achar que o software é algo associado ao equipamento, e que comprar o equipamento dá direito ao uso de todos os recursos possíveis, imagináveis e futuros para ele, a coisa não é bem assim. Como exemplo, cito a licença OEM do Windows. Atualmente, a Microsoft define uma cópia OEM de seu sistema como sendo aquela que acompanha o hardware, especificamente a placa mãe, de forma que se a placa mãe for vendida, os CDs do sistema devem acompanhá-la, assim como acontece com notebooks. Se der defeito na placa mãe de um sistema OEM, e você jogá-la fora, os CDs devem ser destruí­dos, pois não podem ser utilizados com outra placa mãe.

Se você copiou o MapSource do seu amigo que usa GPS, e no GPS dele veio o CD do programa, mas não no seu, e está preocupado por possivelmente estar violando a política de licenciamento da Garmin (são realmente poucos com esse tipo de preocupação, infelizmente), basta instalar um novo mapa da Garmin e você estará registrado. Não vale utilizar o Mapa que vem no CD da Garmin do seu amigo, pois aquela cópia acompanha o GPS dele. Compre um mapa da Garmin que seja só seu. Normalmente os mapas que vem nos CDs que acompanham os GPS são bem resumidos e de má qualidade em nosso paí­s, assim sugiro que você realmente adquira um.

Se você realmente acha que vale a pena piratear o programa, faça-o por sua conta e risco. Se você botar a cabeça pra funcionar, eventualmente descobrirá como fazê-lo. Isso vale para qualquer programa, não só os de GPS. Lembre-se, além de violar a lei, poderá estar tirando o emprego de alguém que participa da cadeia produtiva do software. Isso inclui os brasileiros que trabalham com a venda do software também. Conheço muito bem a Garmin, discordo de algumas de suas polí­ticas, sei que existem motivos e motivos, mas infelizmente não posso ajudá-lo.

Se você precisar de ajuda em alguma outra configuração, instalação ou até mesmo uma forcinha para aprender a usar o programa, pode contar comigo. Não hesitarei em ajudá-lo.

(A propósito, leia o tópico até o fim!!!)
Editado pela última vez por Luzemario em 19 Nov 2009, 17:47, em um total de 2 vezes.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

crisppereira
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Set 2008, 00:56

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#3 Mensagem por crisppereira »

O que me informaram quando eu comprei o GPS é que o 1° mapa era gratuito e que, as proximas atualizações eu teria que pagar.

Alguém sabe se é isso mesmo ou se preciso comprar desde o 1° mapa?

Att,



Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#4 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Crisppereira, porque você não utiliza os mapas do Projeto Tracksource?


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

crisppereira
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Set 2008, 00:56

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#5 Mensagem por crisppereira »

Eles são gratuitos? dessa maneira não preciso pagar mais nada?

Att,



Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#6 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Crisppereira, os mapas são totalmentes gratuitos, os melhores mapas para GPS no Brasil e com o detalhe que vários são atualizados quase que diariamente!

http://www.tracksource.org.br/


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
pilu
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Set 2008, 18:56
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#7 Mensagem por pilu »

Estou com um nuvi 200 de um amigo e ele me pediu pra tentar instalar os mapas de São Paulo pra ele. Tentei instalar os mapas do projeto Tracksource. Baixei todos eles com opçao executar diretamente e salvar no pc pra executar depois e nao funcionou de nenhum jeito.
Se souber o que pode estar acontecendo ficarei agradecido.


Pilu
GPS nüvi200

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#8 Mensagem por nqnnospam »

Por obsequio, pode dar mais detalhes sobre "o não funcionou de jeito nenhum"?

O Windows retorna algum erro? O programa de instalação não funciona? Retorna alguma mensagem?

Por favor, forneça descrição minuciosa e detalhada do que você fez. É muito difícil saber o que você está deixando de fazer, se você não diz o que fez. :roll:


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#9 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia a todos, vi aqui no Portal e no Fórum em algumas postagens que os executáveis das novas versões estavam apresentando problemas e parece que estavam corrigindo o erro!

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=17&t=5199


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#10 Mensagem por Wallace »

E não envie TODOS os mapas.
Só o que for precisar.
E é bom se informar direito antes quais são os mapas adequados.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#11 Mensagem por Wallace »

Vivone, já cotou a resposta a sua questão na sua resposta. :oops:
Nunca vi nada tão louco ou sem sentido aqui no forum. :shock:


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

zeca1203
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jul 2008, 18:06

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#12 Mensagem por zeca1203 »

Olá. Quando tento instalar dá erro dizendo que tenho que instalar o fakily 200. Pode me ajudar? Obrigado



Vivone
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Ago 2008, 02:11

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#13 Mensagem por Vivone »

E eu ainda não tinha visto uma resposta tão grosseira como a sua.
A minha dúvida foi exatamente em como fazer para não gastar dinheiro em excesso, tentando soluções desnecessárias.
Pelo que vi, você não entendeu a minha dúvida.
Obrigado.


Wallace escreveu:Vivone, já cotou a resposta a sua questão na sua resposta. :oops:
Nunca vi nada tão louco ou sem sentido aqui no forum. :shock:



Dilson Collaneri
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Set 2008, 12:31

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#14 Mensagem por Dilson Collaneri »

Obrigado pela dica Luzemário,
Estou numa situação parecida com a que você escreveu no início deste tópico. Meu sobrinho comprou um novo aparelho e deu o velho para mim com o CD de instalação original e a caixinha com o CD do mapa que ele comprou. Só que ele perdeu o CD 1 de 2 do MapSource North America V6. Então, instalo tudo como você explicou, mas na hora de validar tenho o problema de faltar o promeiro CD do mapa. Tem alguma solução para o meu problema ou você acha que terei que comprar o mapa novamente?
Tenho tudo comigo, código de unlock, nota fiscal de compra do aparelho, etc. Só me falta o CD 2/2 do mapa acima mencionado.
Alguém pode me ajudar?
Dilson Collaneri
Santana de Parnaíba, SP



fabricio.favaro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Out 2008, 01:03

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#15 Mensagem por fabricio.favaro »

Pessoal,
Segui o procedimento de instalação, mas o aplicativo instalado está abortando com a seguinte mensagem de erro:
MapSource could not find any installed MapSource map products. Please install one or more MapSource map products and start MapSource again.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#16 Mensagem por nqnnospam »

Instale um Mapsource Product (mapa) :!: :roll:

http://www.tracksource.org.br


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
pilu
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Set 2008, 18:56
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#17 Mensagem por pilu »

Opa, desculpe nao ter respondido antes, acho q ando trabalhando demais XD
Quanto ao problema jah resolvi, obrigado pela atençao de qualquer forma.
Quanto ao nuvi200 do meu amigo, agora ele eh meu. Ele comprou um Aquarius e me vendeu o nuvi. Sou meio novo no pedaço mas to ai pra tentar ajudar da melhor forma possivel.
Abraço!


Pilu
GPS nüvi200

interpa
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Out 2008, 12:12

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#18 Mensagem por interpa »

Comprei um Garmin Nuvi 205 nos EUA gora em setembro. Ele veio com os mapas dos EUA intalados. Gostaria de saber como posso fazer para conseguir instalar o MapSource. Fiz download no site da Garmin, mas ele está me pedindo para instalar o Navigator Brazil V3. Ele não teria que reconhecer o mapa do aparelho ?

Obrigado



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#19 Mensagem por Wallace »

Não.
Tem o que deseja já respondido no forum, basta pesquisar, mesmo porque vai encontrar informações importantes que nem pensaria em perguntar.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

rboschetti
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Out 2008, 02:35

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#20 Mensagem por rboschetti »

Olá, boa noite, acabei de comprar um gps Garmin nuvi, mas nao estou conseguindo abrir o mapsource, instalei o programa, parece q instalou sem ocorrer nenhum problema, mas quando vou abrir o programa aparece esse msg de erro:

---------------------------
MapSource
---------------------------
MapSource não encontrou um produto MapSource instalado.

Instale um produto de mapa MapSource e reinicie MapSource.
---------------------------
OK
---------------------------

Ja tentei reinstalar mas continuou a mesma coisa, alguma dica? oq posso estar fazendo de errado?
Obrigado
Rafael



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”