Oregon 300 Pirou o cabeção !

Mensagem
Autor
ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Oregon 300 Pirou o cabeção !

#1 Mensagem por ARTEMARIO »

Boa noite a todos!

Por várias vezes tracei manualmente trilhas no Google Earth e as enviei ao meu Oregon 300 ( salvando no formato *.kml , abrindo com o Tracmaker e salvando como *.gpx e finalmente usando o Mapsource para completar o processo )

Porém de certa feita , percebi :o que de várias trilhas que enviei , ele só mostrava e disponibilizava para eu usar como rota apenas duas trilhas .

E para piorar ; :o fiquei com a impressão de que o sujeito "tava misturando as bolas" pois ao visualizar em sua tela uma das 2 trilhas que ele aceitou ; desconfiei que o traçado da trilha não condizia com o respectivo nome.

Para ter certeza de que o aparelho estava mesmo fazendo esta confusão :? fiz o seguinte :

Criei ( usando o Mapsource ) 5 trilhas ; intituladas : Trilha A , Trilha B ; ....... Trilha E ; e não por acaso dei-lhes o formato das letras que as nomeavam.

Em seguida usei novamente o Mapsource para enviá-la ao meu Oregon 300 .

Vejam nas imagems anexadas ; a torre de Babel que ele fez ??? !!! ................. :evil:

Já resetei , já atualizei ; mais de uma vez inclusive mas ele continua doidão !

Alguma sugestão ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#2 Mensagem por Angelone »

Testei aqui e funciona ok. Realmente seu gps esta com problemas lógicos..
Voce fez o Master Reset (ligar mantendo pressionado o canto superior esquerdo da tela)?
Se sim e nao resolveu, sugiro transferir (e depois apagar) todos os arquivos .gpx do gps para o computador, resetar e fazer os testes novamente. Pode ser algum conflito entre esses arquivos ou algum arquivo de sistema corrompido. Nesse caso, o ideal seria apagar todos os arquivos e instalar novos a partir de algum backup. Se voce nao conseguir com os outros procedimentos avise que te passo os arquivos de sistema do Oregon..



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#3 Mensagem por ARTEMARIO »

É meu camarada , ele pirou mesmo !

Já fiz este resete e também já retirei todos os arquivos *gpx e inclusive colei diretamente na respectiva pasta as 5 pistas , já verifiquei algum possível virus ( com o Kaspersky ) ; mas ainda não deu certo .

Eu penso em apagar tudo , zerar , formatar , sei lá , alguma coisa assim , bem radical ; mas e depois ???..............

Eu poderia / conseguiria restaurar todo o sistema ? Não tenho nenhum backup do saudoso tempo em que o pestinha funcionava 100% .

Obrigado !



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#4 Mensagem por Angelone »

Colar nas respectivas pastas arquivos gpx nao funciona, tem que transferir pelo Basecamp (de preferencia) ou Mapsource, nao recomendo o Trackmaker para transferencias, pois nao é 100% compativel, dá alguns bugs.
Formatar só em ultimo caso e tomando muito cuidado: por exemplo, nao reiniciar depois de formatado sem copiar os arquivos de backup para a memória interna, ou seja, sequer deve-se desconectar o cabo usb depois de formatado. Se tentar reiniciar com a memória interna limpa, além de nao conseguir nao vai mais ter a conexao usb com o PC, um grande problema.
O primeiro passo é ter esse backup (qualquer Oregon serve) pronto para ser copiado para o seu gps. Antes copie para o PC e delete os arquivos do gps, colocando no lugar os do backup. Ao final, desplugue e reinicie. Depois reinstale os mapas (cuidado, pois eles podem estar corrompidos também, ie, ser a causa do problema). Se tudo isso nao funcionar, repita o processo, mas formate a memoria interna do gps no lugar de simplesmente copiar e deletar todos os arquivos (formatando voce deleta tudo, mas também corrige problemas de armazenamento lógico)
Vou tentar providenciar esse backup do meu até o final de amanhã (o que demora é o upload)..



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#5 Mensagem por Angelone »

Link para download dos arquivos do Oregon: descompacte e copie a pasta Garmin para a memória interna do seu gps. Tem todos os arquivos de sistema necessários, mais o mapa base.
Preste atençao nas recomendaçoes q dei anteriormente.. boa sorte!

https://mega.co.nz/#!BxsHEaLD!ju1ZC1qLD ... 7DTgbew1kE



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#6 Mensagem por ARTEMARIO »

Valeu mesmo !

Hoje a noite , vou baixar o backup e tentar consertar o bichão , e como disse você ; com extrema cautela .

Muitissímo obrigado ! :D



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#7 Mensagem por Angelone »

Por via das dúvidas, nao deixe de fazer um backup do seu antes de qualquer procedimento..



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#8 Mensagem por ARTEMARIO »

Olá Angelone !

Infelizmente , nada deu certo .
Primeiramente , conforme sua dica ; fiz um backup do meu ao mesmo tempo em que deletava todos os arquivos , pois usei a opção RECORTAR ( do GPS ) e colar ( no computador) .

Em seguida copiei todos os seus arquivos do computador para o GPS .

Ejetei o GPS e liguei para verificar o funcionamento e fiz ajustes no sistema de unidades .

Conectei ao computador e baixei o idioma português de Portugal usando o Garmin Express ( somente o idioma , não baixei o mapa ) .

Ejetei e liguei para teste e aparentemente estava Ok.

Conectei novamente e instalei o mapa completo roteável do Brasil , do projeto tracksource ; usando o MapSource .

Ejetei e liguei para teste , aparentemente continuava Ok.

Aí fiz o teste novamente ; executei o MapSource e enviei as 5 pistas em sequência sem ejetar o GPS .

Ejetei e verifiquei o gestor de trajetos e infelizmente só estavam lá as pistas "A" & "E" ; a primeira estava correta , mas a segunda era impossível de verificar ; qualquer tentativa de se fazer qualquer coisa com ela travava o GPS , não conseguia nem eliminá-la. Fiz o reset que apagou apenas a pista E , a pista A continuou intacta.

Aí então ; resolvi formatar o sujeito ; executei todos os passos como da primeira vez , a diferença foi que agora enviei uma trilha de cada vez ; ejetando , ligando e verificando o gestor de trajeto a cada pista enviada , para só depois conectar e enviar a próxima pista.

O resultado :

Estavam lá as pistas "A" & "B" porém no traçado não era nem "A" nem "B" e sim a pista "E" ????????????............

Me veio a memória um fato ocorrido já a bastante tempo ; acho que a uns 4 anos passados : a presença de um arquivo estranho em uma das pastas , e era estranho porque primeiramente eu sabia que ele não estava lá antes , não sabia quando tinha aparecido , mas tinha certeza que não era original de quando comprei o aparelho . Em segundo lugar era estranho porque eu não conseguia nem copiar nem recortar e nem apagar o tal arquivo. Em terceiro lugar : era estranho pois o arquivo era um mutante , pois me lembro que a cada tentativa de alterá-lo de qualquer forma que fosse ; ele mudava de nome . Tinha um nome longo e parecia estar escrito em algum idioma alienígena ( cheio de caracteres especiais ) . Pesquisei e acabei por achar em um fórum holandês uma situação parecida com a minha , a diferença ( não tenho certeza se era a única ) era justamente o nome da coisa. Informei à Garmin internacional que deu uma resposta tola , querendo saber porque eu queria apagar o tal arquivo. Desisti da Garmin e passei a tentar conseguir uma forma de isolar , de capturar a criatura ; para a enviar a algum fabricante de anti-virus . Foi aí que um amigo sugeriu usar o LINUX ao invés do Windows , e de fato com o LINUX eu consegui retirar o delinquente , porém , por uma barbeiragem nossa acabamos perdendo o tal elemento. ( O LINUX estava sendo executado sem ter sido instalado no disco rígido do PC e ao se reiniciar para voltar ao Windows perdemos o mesmo ; acho que usamos recortar ao invés de copiar )

Procurei pela mensagem que enviei a Garmin mas não achei e não achei também a reclamação do tal holandês. Portanto não sei agora o nome (mutante) do carcamano. Na época não percebi nada de errado com o funcionamento do aparelho.

Outro ponto que tenho a citar é que toda vez que uso a opção de "Ejetar Midia com Segurança" o Windows retorna sempre uma mensagem de erro.

Por fim ainda tenho que citar também o fato de que a borracha envoltória já está bem danificada sobre o botão de Liga / desliga.

Será que vale a pena em termos de grana tentar consertar , ou melhor já comprar um aparelho novo ; um modelo mais moderno ?

Desculpas pela mensagem longa ; mas se ainda puder ajudar ; ser-lhe-ei muito grato.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#9 Mensagem por Angelone »

As causas podem ser várias, talvez combinadas, mas eu começaria não utilizando o Mapsource para nada, nem para enviar mapa e muito menos tracks para o gps. O fato de voce já utiliza-lo a muito tempo nao implica que nao traz ou trará problemas. Os mapas novos vao incorporando mais recursos que ele pode nao "entender", já que é um programa descontinuado há anos.
Baixe a versão pronta para cartão SD do Tracksource e instale com qq nome (qqnome.img) na pasta Garmin, muito mais simples e rápido. O mesmo com suas trilhas, mas antes apague todos mapas (provavelmente com o nome gmapsupp.img etc) e os gpx instalados no gps. Digo isso porque o Mapsource tem uma série de incompatibilidades com os gps mais modernos. O seu não é tão recente, mas usa o mesmo sistema operacional dos Oregons 450/550 que tem algumas incompatibilidades com o Mapsource. O Basecamp é diferente, um pouco mais enrolado de manusear no inicio, mas depois voce verá que tem muitas vantagens. Tem tutoriais espalhados por ai..

Se o passo anterior não resolveu, diria que pode ser problema com vírus ou assemelhados. Assim seria interessante voce utilizar várias ferramentas para tentar identificar e eliminar o problema. Apesar de voce ter apagado e reinstalado arquivos, a praga pode estar oculta na memória interna do gps ou na memória RAM do seu PC, uma possibilidade. Procure escanear com ferramentas diferentes, sugiro escanear também pelo https://www.virustotal.com/.

Outra possibilidade seria algum problema no “disco” (memória interna de armazenamento do gps) não resolvido pela formatação lógica superficial que o Windows faz. Seria o caso de procurar ferramentas de detecção de erros mais eficientes. Cheque inicialmente com o checkdisk (ferramenta do windos) e outras.. Uma indicada para formatação de Flash Memory, como a do gps, é a RMPrepUSB.
Em relação ao aviso de erro ao “ejetar” o dispositivo USB do PC, acontece exatamente o mesmo com meu Oregon, mas não tem implicação negativa alguma, o meu funciona perfeito. Talvez seja falta de algum driver, não sei, mas não acarreta problema algum no meu caso.

A borracha danificada sobre o botão liga/desliga é um problema típico dos Oregons e, infelizmente, não conheço nenhuma solução caseira, a não ser trocar a parte frontal do case, da qual a borracha é parte integrante. Não é muito barato, mas se o gps estiver bom estado creio que vale a pena. Esqueça tentar conseguir comprar no Brasil, procure no eBay que voce encontrará. Caso desista do seu gps e queira transforma-lo em sucata, eu aceito se for descarta-lo, pois tenho uns gps desmontados aqui (nenhum Oregon) e eventualmente alguma peça possa servir no futuro.



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#10 Mensagem por ARTEMARIO »

Boa tarde !

Apenas por curiosidade ! Dispositvos ; como este Oregon 300 por exemplo ; também possuem algun tipo de memória similar a BIOS dos computadores ; ou somente possuem aquela memória em que eu apaguei , copiei , colei , formatei , ....... e etc ? E se possuem ; podemos acessá-la de algum jeito ?

A propósito eu já verifiquei ( algumas vezes ) esta memória do Oregon 300 ( que me é acessível ) usando a opção Verificação de erros ( Unidade tal , ou disco local tal ; clicando com o botão direito , propriedades , aba ferramentas , botão para verificar erros , inclusive usei com a opção para corrigir eventuais setores defeituosos ) , fiz esta verificação antes e depois de todas as alterações que realizei e nunca foi encontrado qualquer erro.

A formatação que usei foi aquela mais demorada , não foi a formatação rápida .

Com relação a possíveis virus , tenho instalada o Kaspersky PURE 3.0 , que a principio ; está sempre se auto-atualizando e além das verificações de rotina programadas , faço também minhas próprias verificações quando suspeito de alguma coisa . E sempre que conecto um dispositivo qualquer ao computador ( HD externo , Pen drive , GPS , celular , etc ) o Kaspersky automaticamente verifica a unidade externa que foi plugada.Mas apenas para nosso conhecimento ; vou tentar localizar a mensagem que enviei para a Garmin Internacional ; pois nesta mensagem eu cito o nome do arquivo suspeito de que lhe falei no post anterior.

Com relação ao Mapsource também tenho minhas desconfiaças , vou tratar de aprende a usar o Basecamp.

Por favor ; entenda que estou te passando detalhes de como fiz tudo , não com o intuito de rebater suas sugestões ; muito pelo contrário ; suas dicas serão sempre muito bem vindas , explico tudo , apenas para que a situação fique realmente bem clara para todos nós e inclusive para outros membros do fórum que que por ventura estão passando ou venham a passar por situação parecida.

Sendo assim ; vou tentar mais uma vez , já de posse destas novas dicas e assim que tiver o resultado coloco aqui.

[ ]'s e muito obrigado !



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#11 Mensagem por Angelone »

Nao sei como nao me lembrei de sugerir antes: reinstale o firmware. Muitos problemas acontecem por falha em alguma parte do sistema (alocada na memória ROM, que nao temos acesso). É muito simples de fazer, basta ter o Webupdater instalado no PC, provavelmente voce já conhece. Conecte o gps ao computador, abra o Webupdater e aguarde a identificaçao do aparelho. Se voce já tiver a versão mais recente do firmware instalada, observe que tem uma opçao para reinstalar, escolha essa. Aceite tambem as opçoes de atualizaçao complementares. Lembre-se de estar com as pilhas totalmente carregadas e nao interrompa o processo. Terminado o procedimento vá para local com visão do céu e aguarde a sintonia dos satélites. Desligue e conecte ao pc para conferir o resultado. Se nao resolveu, ai sim parta para outras possibilidades. Se nada resolver, infelizmente o gps esta com algum problema de hardware, processador e/ou chipset, e nao tem como trocar, a nao ser substituindo a motherboard, impossivel de achar no Brasil e bem dificil lá fora..



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#12 Mensagem por ARTEMARIO »

:D Parabéns meu camarada , você matou a charada ! O problema foi finalmente resolvido. Como você disse ; a causa era o Mapsource , pois ontem a noite , baixei , instalei e futriquei o Basecamp até aprender a importar trilhas e depois enviá-las ao GPS. Fiz o teste com as mesmas 5 trilhas e deu tudo certo , após ligar , verifiquei que as 5 trilhas estavam todas lá e cada uma delas com o conteúdo coerente com o respectivo nome . Além disso , constatei também que todas as 5 eram editáveis , eu conseguia mudar a cor , inverter o sentido do trajeto , apagar , ................ , etc. E para ter certeza , enviei 30 trilhas reais de passeios que eu tinha feito e tudo Ok . :D

Deve mesmo haver alguma incompatibilidade entre o Mapsource e os modernos mapas do projeto Tracksource ( com mais quantidade e/ou complexidade de dados ) . Eu até já havia percebido alguns "bugs" , do Mapsource , principalmente ao tentar salvar uma trilha que tivesse originalmente sido feita no Google Earth , mas por resistência / comodismo em usar o novo Basecamp continuava com o Mapsource , sobre o qual já tinha um certo domínio e sentia-me bastante seguro em usá-lo . Como se diz por aí : Um sapato velho é sempre mais confortável do que o novo , apesar do novo ser talvez mais bonito ou ter qualquer outra vantagem .

Mas aprendi a lição e inclusive acho que seria bem interessante que todos os membros deste prestigiado e mui bem frequentado fórum ficassem sabendo deste problema com o Mapsource ; pois existe a possibilidade real de alguém se dar bastante mal :!: ; é só imaginar a situação de que é necessário se deixar guiar por uma destas trilhas " bichadas " em uma situação de mata fechada , deserto ou qualquer outra paisagem isolada e erma :!: .
Porém eu não sei como fazer este aviso geral :?: , talvez ao pessoal do projeto Tracksource que já poderia incluir o aviso junto com o mapa quando disponibilizado.

Portanto : Perdeu Playboy :lol: ; não será desta vez que um Oregon 300 será adicionado à sua coleção , pretendo recuperar os danos da borracha furada no botão Power. Achei este anuncio :

http://www.ebay.com/itm/FRONT-PART-CASE ... a#shpCntId

Apesar de ser usado parece em bom estado e acho que está barato , qual a sua opinião ?

No mais ; só tenho a agradece-lo pela grande ajuda prestada ; valeu mesmo ! :D



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#13 Mensagem por Angelone »

Ótimo q tenha resolvido.. tem que ser insistente mesmo, a maioria já teria desistido.
Quanto a peça, compre logo, é raridade. Peça para enviarem como pessoa fisica, nao empresa. Se peça+frete ficar abaixo dos $50 e vindo de P.fisica, nao tem taxa de importaçao..



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#14 Mensagem por ARTEMARIO »

Olá Angeloni !

Fiz a compra , porém infelizmente ; a entrega pode demorar um pouco : " Estimated delivery Tue, Oct 21 - Mon, Nov 10 .

A propósito ; o seu Oregon também apresentou este problema da borracha sobre o botão power ? Se precisar da borracha é só me avisar , Ok ?

Você conhece algum modelo veicular ( no meu caso específico , uma pickup 4x4 ) ; de tela grande , preferencialmente de 7" e que tenha os mesmos recursos de um Oregon ? Ou ao menos que seja o mais parecido possível ?

Se não for possível responder neste tópico ( específico para Oregon / Dakota ) ; favor indicar em qual .

[ ]'s e muito obrigado !



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#15 Mensagem por Angelone »

Olá,
Nao tive problema com os Oregons, felizmente. Estou no meu terceiro e como uso pouco, espero poder ficar anos sem ter o problema.
Quanto a gps no geral, entendo somente de Garmin, para mim o resto é resto, rss... A Garmin tem vários modelos rodoviários excelentes, mas nenhum que tenha os recursos do Oregon.Eu tenho um 3597 e um 3490 (esse q colocarei a venda). Obviamente tem n outros recursos muito mais uteis para uso urbano, como detecçao de transito em 45 cidades do Brasil, verbalizaçao do nome de ruas e avisos, comando de voz, etc, etc.. Mas se voce pretender fazer trilhas off-road, gravar tracks e coisas do genero, esqueça, tem que ser um handheld como o seu.
Se nao fizer questao de um gps dedicado vale comprar um bom tablet de 7" que tem chipset com gps, por exemplo, e instalar o navegador IGO ou outros que permitem recursos off road, como o OruxMaps, um app fantástico e gratuito q aceita vários formatos de mapas, inclusive topograficos e alguns img garmin (nao originais), como o Tracksource, que nesse caso fica com aparencia tosca, nao dá para comparar com a do gps. A LG tem uns tablets bem legais de 8" na faixa de 650 reais. Eu uso um Nexus 7" (Google), excelente tambem.. É isso ai..



ARTEMARIO
Mensagens: 27
Registrado em: 09 Jul 2008, 12:12

Re: Oregon 300 Pirou o cabeção !

#16 Mensagem por ARTEMARIO »

É Angelone ; você teve sorte com o seu Oregon ; espero que continue assim .

Eu por enquanto ; acho que vou continuar mesmo com meu NuLink 1695 ( apesar de ainda não ter conseguido instalar o idioma português nem para o teclado nem para o texto , consegui apenas foi colocar a Raquel e a Beatriz para tagarelar , o que aliás ; é o que toda mulher sabe fazer muito bem ! :lol:

Como prometido anteriormente e apenas e tão somente apenas ; a titulo de informação e/ou curiosidade , segue abaixo o link do post que fiz há algum tempo :

http://mail.clinicart.com.br/viewtopic. ... 55&t=41009

e segue também a tela que capturei com o arquivo estranho em meu Oregon .

Tem alguma noção do que era isso ?

Era bem estranho mesmo , o nome era , além de estranho ; também mutante , mudava a cada vez que se tentava acessá-lo :?:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”