zumo com macintosh

Mensagem
Autor
rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

zumo com macintosh

#1 Mensagem por rickmartins »

senhores,
sou um neófito neste assunto, recebi meu zumo há 2 dias. trabalho com um MacBookPro, e baixei do site da Garmin os softwares MapInstall, MapManager e RoadTrip. pelo que entendi, o MapSource não existe para Mac, e aí fiquei enrolado: como trabalhar com com a TrackSource? viajo de moto direto, estou sempre conhecendo caminhos novos offroad, creio que poderia usufruir e contribuir bastante, mas no momento não estou entendendo nada........help!



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: zumo com macintosh

#2 Mensagem por nqnnospam »

Não sei responder com exatidão, porque não tenho um Macbook Pro (nem um Zumo).

Mas um amigo tem um MacBook Pro, e roda Windows também, usando "dual boot" com o "boot manager" da Apple (como não uso, não lembro o nome).

Outra possibilidade é enviar o .gpx gerado pelo Zumo diretamente para o desenvolvedor. O .gpx fica gravado no Zumo. Não sei como acessar a memória do Zumo no Mac, mas imagino que seja tão (ou mais) simples quanto no Windows. Para você, que tem tudo em mãos, deve ser simples descobrir. Imagino que seja só plugar o Zumo no Mac, e acessar como dispositivo de armazenamento de memória.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

Re: zumo com macintosh

#3 Mensagem por rickmartins »

havia pensado na possibilidade - mexer com o Windows por dentro do Mac. para isso há uma coisa chamada Parallels. vou tentar.
quanto à sua outra sugestão, de mandar o .gpx do zumo, me explica melhor? o que é este arquivo, e como é que mandá-lo ao desenvolvedor poderá me ajudar?
obrigado pela ajuda!



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: zumo com macintosh

#4 Mensagem por Danniel »

Eu mando todos os mapas pro meu GPS com o Parallels. Não dá pra ficar convertendo todas as versões com o map converter pra usar no mapinstall.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: zumo com macintosh

#5 Mensagem por nqnnospam »

rickmartins escreveu: quanto à sua outra sugestão, de mandar o .gpx do zumo, me explica melhor? o que é este arquivo, e como é que mandá-lo ao desenvolvedor poderá me ajudar?
Vai ajudar o Projeto, pois o(s) desenvolvedor(es) pode(m) usar os tracks e waypoints que você coletar para melhorar os mapas do Projeto


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

Re: zumo com macintosh

#6 Mensagem por rickmartins »

Justamente, meu trabalho é viajar de moto por aí, trazendo texto e imagens e, a partir do momento em que eu me entenda com o zumo, roteiros precisos. Consegui configurar o Parallels, mas quando fui instalar o MapSource vi que o que baixei foi algum upgrade, que exigia versão prévia...agora o assunto é conseguir uma versão recente/decente deste software.
Curiosidade: o projeto TrackSource não troca figurinhas com a Garmin? Li que os mapas deles para América do Sul são fracos demais, eles não seriam clientes suculentos para a patota daqui?



Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: zumo com macintosh

#7 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia rickmartins, dá uma olhada nos tópicos abaixo que acho que poderão te ajudar.

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... +mapsource

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=17&t=3025


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

Re: zumo com macintosh

#8 Mensagem por rickmartins »

Bem, eis o que ocorreu por aqui hoje:
Através do CD que acompanha o zumo, de mapas dos EUA, consegui instalar o MapSource no meu Mac.
Só que a cada vez que o Windows XP (correndo por dentro do Parallels) tentava capturar o volume do GPS, este era desligado. Era surreal, eu ligava o zumo, ele montava no desktop do Mac, e quando eu ligava o Parallels/XP ele desligava! isso ocorreu em dois MacBooks diferentes. Cheguei a achar que fosse algo semelhante ao tópico que li sobre o zumo sofrer "desmaios" volta e meia.
A solução foi abandonar o Parallels e adotar o Crossover, que tem a vantagem de não precisar instalar o Windows. Tudo passou a funcionar redondinho, baixei o TCM Brasil com sucesso e editei umas regiões para o zumo. Agora creio que devo instalar o TRR, não?
Portanto tudo parece bem no momento, e recomendo este caminho a quem tiver problemas semelhantes.
Grato Hélcio, Sérgio e todos, espero poder contribuir data para vcs logo.

PS: pelo que entendi da explicação do Luzemário, o que fiz foi exatamente isso, utilizei o CD com o mapa dos EUA da Garmin, que continha o MS. Só que eles podiam ser um pouco mais claros, foi complicado entender o que se passava...



Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: zumo com macintosh

#9 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde rickmartins, como é novo por aqui fique atento a não deixar mais de 2 conjuntos de mapas habilitados em seu GPS no momento em que for usar o roteamento, pois isto pode causar problemas.

Não sei em qual região esta, mais se pesquisar aqui poderá encontrar qual a melhor combinação de mapas para o seu uso.
Tente se possível instalar no seu GPS somente o estritamente necessário, isto vai evitar algumas dores de cabeça!


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: zumo com macintosh

#10 Mensagem por nqnnospam »



[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: zumo com macintosh

#11 Mensagem por Danniel »

Não sei como é no Zumo, mas no 76Cx ele reconhece como um dispositivo qualquer (Garmin international) e como mass storage, tanto no Mac quanto no windows rodando no Parallels.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

Re: zumo com macintosh

#12 Mensagem por rickmartins »

Bem, tudo deu certo até agora, e instalei o TRC Brasil com sucesso, fazendo alguns conjuntos de mapas que irão me servir bem.
Agradeço a todos os que ajudaram.
Baixei ainda o TRR, pensando que talvez me servisse em alguma situação, mas ele não aparece na dropdown list do MapSource, nem consigo atinar como vê-lo. Ao dar dois cliks no aplicativo eu executei alguma instalação (e o Parallels/windows apareceram automaticamente), mas até agora nada, não consigo sequer encontrá-lo...
Admito que possa estar sofrendo de preguiça mental, mas creio que este software é meio obscuro...



rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

Re: zumo com macintosh

#13 Mensagem por rickmartins »

Aliás, vou precisar muito breve de América do Sul, especificamente Peru, Bolívia, Chile Uruguay e Argentina; quem faz este trabalho por lá?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: zumo com macintosh

#14 Mensagem por nqnnospam »

http://www.portalgps.com.br/search.php por "Mapas América do Sul Argentina Uruguai Paraguai Chile" :wink:


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

rickmartins
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2008, 08:52

Re: zumo com macintosh

#15 Mensagem por rickmartins »

Ok, ok, Sérgio, vou correr atrás :mrgreen: Fiz a pesquisa e já veio um desenvolvedor Argentino...valeu!
Com relação ao TRR que eu não achava: utilizando o Crossover (que eu recomendo a quem usa Mac/Parallels/Windows), é preciso instalar o conjunto por dentro dele; isto se faz (com o Crossover ligado mas o MapSource não) indo em Configurações, instalar software, instalar unsupported software, escolher other existing bottle, e daí é preciso escolher a "bottle" que contém o MapSource (bottle é uma localidade lógica interna do Crossover, meio como uma pasta mas não muito; informática é uma coisa muuuuito complicada); ao clicar instalar, começa o procedimento padrão do conjunto. Quando vc abrir o MapSource, voilá! ele apresentará o novo conjunto na dropdown list.
A partir daí é como o pessoal me ensinou: bom senso na escolha dos mapas para não dar conflito ou vc ficar na estrada ativando/desativando mapas.
Então, Sérgio, estou ficando bom nisso ou não? 8)
Agora a pergunta que não quer calar: São Paulo! o que eu preciso fazer para rodar por lá?
Abraços a todos.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: zumo com macintosh

#16 Mensagem por nqnnospam »



[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

jmtcosta
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Fev 2008, 11:03

Re: zumo com macintosh

#17 Mensagem por jmtcosta »

Dá para usar os mapas do Tracksource no Roadtrip sim, só que dá um certo trabalho:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=17&t=5669

Abs



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”