Porta USP não reconhece Oregon 550

Mensagem
Autor
Ramon Alencar
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Set 2008, 00:10

Porta USP não reconhece Oregon 550

#1 Mensagem por Ramon Alencar »

Uso um windows vista Map source, Trackmaker, e Base Camp, atualizados, e do nada, o Windows n está mais reconhecendo o Oregon quando conecto ele na usb, dá aquela famosa mensagem: usb não reconhece dispositivo conectado...malfuncionamento...
Então, o display do Gps muda( daquela imagem que indica conecção com um pc) e acende a tela de menu normalmente, mostrando apenas o símbolo ( de uma tomada) no mostrador da bateria, indicando carga.( ou seja, isso me dá um indicativo seguro que a saída usb do gps não está queimada, certo?)

o que já foi tentado:
Já reinstalei os Drivers USB da Garmin ( 2 vezes)
Já desabilitei o Antivirus e o Windows defender
Já atualizei o Map source ( já estava na versão atual)
Troquei de porta USB
Troquei de cabo USB
Li outros tópicos sobre problemas semelhantes, mas com outros modelos de GPS.

Uma ajuda, por favor...



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Porta USP não reconhece Oregon 550

#2 Mensagem por Angelone »

Ramon, uma coisa q pode ter acontecido é vc ter alterado inadivertidamente a opçao de conexao USB no gps. Confira isso em "configuraçoes", "Sistema" e em "Interface" deixe na opçao Garmin Spanner. Dessa forma qdo vc conecta ao computador deverá aparecer na tela do aparelho o aviso: "Cabo USB detectado. Gostaria de ir para os Dados Acumulados? Sim - Não". Além dela tem 4 outras opçoes. Se nao funcionar em nenhuma delas no seu computador ou em outro pc, seguramente é problema de hardware e o jeito será levar para manutençao. Boa sorte..



Ramon Alencar
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Set 2008, 00:10

Re: Porta USP não reconhece Oregon 550

#3 Mensagem por Ramon Alencar »

Obrigado pela resposta.
E ah, já tentei mudar as configurações também. Tentei Spaner e todas as outras.
Tentei fazer uma conecção forçada (Ligar o gps, por o cabo USB e deixar pressionado o botão power)
Tentei dar um master reset.

Até agora nada funcionou.
Falta só tentar em outro computador. Mas estou tentado a acreditar que é problema de hard mesmo( porta usb queimada) ou sei lá, um bug no soft interno do GPS.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Porta USP não reconhece Oregon 550

#4 Mensagem por Angelone »

Ramon, que droga, heim! Se for um defeito em algum arquivo do sistema operacional do aparelho, uma possivel soluçao seria instalar a versão mais recente do firmware (no caso, a 4.50), mas aqui vc tem o problema da conexão usb. Felizmente dá pra sobrepassar isso. Primeiro, tenha em mãos o arquivo da atualizaçao (gupdate.exe). Retire o cartão do gps e atraves de um leitor externo copie o gpudate.exe para a pasta Garmin do cartão. Voce pode baixar a ultima versao do firmaware, a 4.50, do link indicado, sem medo, pois estou usando exatamente esse arquivo há 2 meses, além do que vc terá o desbloqueio de arquivos jnx do tipo BirdEye. http://www.multiupload.com/YVY4VL1WLK . Feito isso, recoloque o cartao no gps e siga as instruçoes abaixo:

1. Certifique-se de q as baterias estejam recarregadas e que voce tem uma versão diferente da original 4.50 (se já tiver atualizado pelo webupdate, terá q fazer um downgrade p/ versoes anteriores) 2. Renomeie o arquivo gupdate.exe q fica na pasta Garmin do cartao de memoria 3. copie o gupdate.exe patched para a mesma pasta e reinicialize o gps 4. Aguarde a atualizaçao, reconfigure os parametros do gps (lingua, medidas..) e sintonize novamente os satélites (pois ele volta aos parametros de fábrica). Se a atualizaçao estiver ok, em Configuraçao/Sobre (Setup / About) devera aparecer "Patched Version 4.50" (se nao foi marcada a opçao "mostrar patched" na tela inicial da atualizaçao).
Por fim, se nao der certo, uma ultima tentativa seria passar todo o sistema operacional de outro Oregon 550 para o seu, também pode dar certo. Nesse caso eu posso postar os do meu oregon na net para vc baixar..



krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Porta USP não reconhece Oregon 550

#5 Mensagem por krodrigo »

O simbolo de tomada no lugar do mostrador do nível de bateria é indício de que o GPS está em modo de alimentação direta, semelhante à alimentação por cabo veicular, e não pela bateria.

Poderia dizer se o GPS funciona normalmente quanto aparece o símbolo de tomada?

Comigo aconteceu isso também, e aqui o problema me pareceu relacionado à porta USB do computador. No computador de casa, quando conecto o GPS na porta USB frontal, ele ou trava ou vai pro modo de alimentação direta. Não abre o modo de gerenciamento do dispositivo. Quando coloco nas portas traseiras ou então no notebook, ele abre o modo de gerenciamento normalmente, aparecendo os diretórios do aparelho no windows explorer.

Me parece que o problema é a mensagem de que a porta não reconhece o dispositivo. Comigo não lembro dessa mensagem. Ou travava ou ia pro modo de alimentação direta.

Se testou utilizando outra porta usb, as traseiras de preferência, e não deu certo, pode ser o computador. Se testou em outro micro e o problema não resolveu, então a falha está no GPS mesmo. Se o problema for realmente o aparelho, talvez a atualização do firmware ajude.

Rodrigo.



Ramon Alencar
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Set 2008, 00:10

Re: Porta USP não reconhece Oregon 550

#6 Mensagem por Ramon Alencar »

testei hoje em 3 computadores diferentes, em todas as portas usb, repetindo todos os outros procedimentos já feitos, e NADA!
Acho que ou é software mesmo, ou a desgraça da porta usb queimada.

E mais estranho: quando fui colocar o cartao micro sd para ser lido no comp, este apareceu em BRANCO! , sem nenhuma pasta, NADA (mesmo selecionando a opção de mostrar arquivos ocultos) . Mas eu nunca formatei ele. nem mudei nada nele, nem tinha o acessado antes...( muito estranho)

Angelone, seria muito útil você postar o sistema operacional do oregon e as infos de como upar para o gps.
Muito obrigado pela iniciativa.

Krodrigo, valeu pela resposta.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Porta USP não reconhece Oregon 550

#7 Mensagem por Angelone »

Ramon, ao que tudo indica o problema pode estar no cartão de memória e se for isso fica tudo bem fácil. Voce já experimentou a conexão usb sem o cartao instalado no gps? Esse é o primeiro passo agora. Experimentou outro cabo usb também? Isso é fundamental.. Caso vc continue com o problema, primeiramente tente atualizar o firmware, e para isso vc vai precisar formatar o seu cartao ou conseguir outro emprestado. Siga as instruçoes acima. Feito isso e nada resolvido, ai posso upar os arquivos do Oregon pra voce, mas antes tente os procedimentos sugeridos. Ocorreu-me mais uma coisa: existe a possibilidade também de ser o conector usb. Hoje ao ligar meu nuvi no carro nao encaixei até o fundo o cabo, e então o gps entrou no modo USB-computador, isto é, as conexoes que energizariam o aparelho para liga-lo normalmente nao foram alcançadas, significando que em casos semelhantes pode ser problema no conector, nos contatos ou no cabo. O fato do cartão de memória estar apagado também pode significar alguma anomalia (curto, por ex.) que danificou os dados. Assim se vc tiver outro cabo a mão é a maneira mais fácil de checar, tente ver os contatos com um lupa e lanterninha, além de movimentar o contato caso nada aconteça...
Se tiver algum dado importante no cartão existe ferramentas de recuperaçao de dados q devem resolver...



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”