Firmware Patched p/ Oregon x50

Mensagem
Autor
nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#21 Mensagem por nonick2005 »

Gostaria de confirmar (já que formatei o pc e reinstalei o mobac 1.8 e o mobat2jnx) com os amigos: é só comigo ou os níveis de zoom mais detalhados do Mobac (usando o G.Earth) sumiram? No mês de dezembro/2012 visando um cicloturismo em MG baixei sem problemas e montei um mapa JNX até o nível 16 (como sempre fiz). Agora o máximo que consigo é nível de zoom 13 (baixa resolução de detalhes). Acima disso aparecem os mapas pretos e a quantidade de erros no download é enorme. Já tentei trocar as versões do Mobac mas dá na mesma.
Li comentários de que seria mais um ataque da Garmin visando a venda do BirdsEye. Primeiro alterou o firmware dos aparelhos, depois nas versões mais novas do Mobac vetou o G.Earth e similares, e agora essa limitação nos Mobac mais antigos. Se for isso, viva os cartéis e vamos comprar o BirdsEye. Se estiver enganado, por favor me avisem.



pedrogjr
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mar 2008, 15:12

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#22 Mensagem por pedrogjr »

Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas gostaria que me ajudassem.
Não consigo o Oregon Firmware 4.50 Patched, todos os links estão quebrados, alguém poderia me ajudar enviando o link atualizado ou o arquivo para pedrogjr2000@yahoo.com.br?
Fico agradecido.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#23 Mensagem por Angelone »

Esqueça essa versao antiga de firmware. Atualize para a versao atual com o webpdater da garmin. Depois de baixado, antes de reiniciar o gps, mova o arquivo gupdate.gcd (firmware baixado) q fica na pasta Garmin da memória interna ou do cartão de memória (se tiver), para outra pasta do pc para aplicar o patcher (veja link abaixo).
Se por acaso o firmware já foi instalado no gps, em geral o gupdate.gcd permanece na pasta Garmin (pelo menos era assim até algumas versoes anteriores). Nesse caso o procedimento para patchear é praticamente o mesmo, mas tem q alterar a versao do firmware para pelo menos 1 unidade acima do original presente no gps para poder ser instalado, o q se pode fazer pelo proprio patcher. A ultima versao do patcher é a 2.14, no proprio link tem a explicaçao de como instalar. É livre de erros e 100% confiável, só habilita o reconhecimento de arquivos jnx no geral, além dos birdselye da Garmin.
Em relaçao ao Mobac realmente ficou super limitado, como indicou um colega no post anterior. Existe alternativa, nao tao boa como o mobac, nao tenhp o nome no momento, mas se interessar perguntem q consigo (tenho instalado em outra maquina).

http://www.noeman.org/gsm/garmin-receiv ... print.html



pedrogjr
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mar 2008, 15:12

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#24 Mensagem por pedrogjr »

Deu tudo certo, consegui instalar. Vou começar a baixar as imagens, serão muitas...
Angeloni, muito obrigado pelas instruções, me foram muito úteis, espero logo também estar ajudando mais pessoas.
Me coloco a disposição.
Abraço.



marcio.pacheco
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2013, 13:26
Localização: São Gabriel - RS

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#25 Mensagem por marcio.pacheco »

Pessoal fiz todo o procedimento num Oregon 550 e ta funcionando beleza, agora tenho um Etrex 30 com a ultima versão e não ta dando...Pelo que vi tenho que voltar uma versão do firmware e depois atualizar com a versão com patcher.. Como volto a uma versão anterior?



pedrogjr
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mar 2008, 15:12

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#26 Mensagem por pedrogjr »

Marcio, quando você for alterar o firmware com o patcher, altere também a versão do firmware que vc está instalando através do patcher, ele dá essa opção em uma das caixas de seleção. Por exemplo, se seu firmware for versão 6.20, altere para 6.21.



marcio.pacheco
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2013, 13:26
Localização: São Gabriel - RS

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#27 Mensagem por marcio.pacheco »

Beleza Pedro..era isso mesmo, testado e funcionando 100%. Valeu e Abraços



@ntonio Carlos
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Set 2008, 18:49
Localização: ILHABELA - SP

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#28 Mensagem por @ntonio Carlos »

Também obrigado pela dica, vou também atualizar meu Etrex 30

Antônio Carlos



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#29 Mensagem por nonick2005 »

"Em relaçao ao Mobac realmente ficou super limitado, como indicou um colega no post anterior. Existe alternativa, nao tao boa como o mobac, nao tenhp o nome no momento, mas se interessar perguntem q consigo (tenho instalado em outra maquina)."

Amigo, se puder conseguir o nome do programa alternativo, agradeço. Quero pelo menos dar uma olhada antes de assinar o BirdsEye. Fiz tentativas de busca no google como "programa semelhante ao mobac", mas nada encontrei.
Obrigado



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#30 Mensagem por Angelone »

Chama-se SAS.Planet, é russo mas tem traduçao em ingles. Parece muito bom, acabei de instalar a versao mais recente, mas nao conferi como gravar imagens, etc.. Realmente com o MOBAC esta totalmente inviável.. Dei uma rápida pesquisada esses dias e nao encontrei soluçao para o problema do bloqueio de produtos da Google, talvez haja alguma saída, vale a pena insistir na procura. Como nao estou necessitando no momento deixei de lado. Se vc encontrar alguma coisa poste aqui..
Download do Sas.planet, programa freeware: http://cdn.bitbucket.org/sas_team/sas.p ... 131111.zip



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#31 Mensagem por nonick2005 »

Muito bom o programa. Além de não ter as limitações atuais do Mobac, já entrega os arquivos jnx prontos. Apanhei um pouco no começo que, por ser um programa menos conhecido, tem poucos tutoriais na net. Fui aprendendo na base da tentativa e erro. Tenho muito ainda a explorar nele, mas o básico, isto é, gravar e baixar os arquivos jnx em "camadas" de zoom para o gps, já aprendi.
Obrigado pela dica.
Rafael Menin



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#32 Mensagem por Angelone »

Maravilha Rafael.. Se vc puder passar o Passo-a-passo (genericamente) para gravar jnx em camadas no Sas, vai ajudar bastante o pessoal interessado..
abs



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#33 Mensagem por nonick2005 »

Como consegui fazer: (talvez haja uma forma mais prática, mas ainda não descobri)

1-Após definido o mapa, determinar a área escolhida com a segunda ferramenta abaixo de Operations.
2-Aparecerá uma janela. Clicar em Download, apagar a marcação inf. esq. Close this window after start.
3-Selecionar o zoom pretendido (sugiro de 15 a 19 - boa definição em arquivos de tamanho razoável) e Start. Fazer zoom a zoom separadamente, sem se importar com a página de destino.
4-Clicar em Generate, janela From Zoom deixar em 20. Janela To Zooms selecionar 15, 16, 17, 18 e 19. Start.
5-Selecionar Export, na janela Export Selection to Format escolher JNX raster maps for Garmin, selecionar as 5 caixas de Satellite, determinado os zooms de 15 a 19. Selecionar também as caixas Compressions.
6-Determinar na janela Save to a pasta de destino e dar um nome ao arquivo (pode ser no PC ou mesmo direto no GPS - se neste, sugiro o cartão de memória). Start
7-O arquivo JNX está pronto.

Abraço
Rafael



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#34 Mensagem por Angelone »

Rafael, muito bom o mini-tutorial. Fiz aqui e deu certo, aparentemente esse é o unico caminho, por sinal bem tranquilo. Tenho algumas dúvidas se tem que se fazer o download para cada nível de zoom, creio que esses níveis seriam definidos no Generate. Fiz uns testes, bem rápidos, com um e mais níveis no download e o arquivo final gerado (em export) sempre tem o mesmo tamanho do zoom do primeiro download, só muda a data, mas ainda não tive tempo de passar e conferir no gps..
Tem um outro programa do mesmo genero que também grava jnx em níveis de zoom, bem fácil de usar, chama-se Terra Incognita, freeware tambem:
http://www.zubak.sk/TerraIncognita/



bulldozzer
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Dez 2013, 19:57

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#35 Mensagem por bulldozzer »

Ola , gostaria de saber se esse processo de firmware tambem serve para etrex 30, e qual o risco disso da errado e ferrar com sistema do gps?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#36 Mensagem por Angelone »

Em posts anteriores vc encontra a resposta, basta ler.. Ninguém garante risco zero, nao é procedimento oficial do fabricante, q por sinal é contra. Se você quiser risco zero contrate o serviço BirdsEye da Garmin, nao é caro, e baixe imagens de satélites diretamente do site deles..



Siouxgps
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Dez 2013, 11:55

SAS.Planet

#37 Mensagem por Siouxgps »

Alguém tem um tutorial mais detalhado sobre o Software, SAS.Planet?



Siouxgps
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Dez 2013, 11:55

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#38 Mensagem por Siouxgps »

Pessoal! Quero colocar o patcher que permite colocar mapa google no meu e trex 20. 1º- Qual é e onde consigo esse patcher? 2º- Tenho que trocar o firmware do GPS? 3º- Como fico sabendo qual é a versão do firmware do GPS?

Obrigado.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#39 Mensagem por Angelone »

Leia o tópico inteiro, por favor. É o mínimo esforço que vc deverá fazer. Suas dúvidas já foram devidamente respondidas.. Leia com atençao as instruçoes dos links indicados, se nao tiver familiariadade com o idioma utilize o google translate.



Siouxgps
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Dez 2013, 11:55

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#40 Mensagem por Siouxgps »

Desculpe mas não vejo neste tópico, cujo nome é: "Firmware Patched p/ Oregon x50", onde se diz que esse patcher é genérico, servindo para todos os GPS Garmin, por isso pergunto onde consigo o patcher para o meu e trex 20. Quanto ao tutorial mais detalhado, é por uma questão prática, pois vou viajar nesse final de semana de moto, vou atravessar um parque estadual enorme sem nenhuma trilha marcada em qualquer mapa. O único jeito de eu poder me orientar dentro dele seria pelas fotos de satélite do google earth, por isso queria ter tais fotos como mapa de fundo. Como estou sem tempo, não poderei estudar o software para poder produzir um mapa em jnx para colocar no meu GPS. O mini tutorial que o companheiro nonick2005 disponibilizou aqui, não ficou claro para mim a ponto de eu poder por ele, alaborar o mapa pretendido. Não procuro o menor esforço, é só falta de tempo mesmo. Andei pesquisando no you tube, onde encontrei uns 5 tutoriais mas todos eles ensinavam coisas diferentes entre si, confundindo mais que elucidando.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”