Firmware Patched p/ Oregon x50

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Firmware Patched p/ Oregon x50

#1 Mensagem por Angelone »

Oregon Firmware 4.50 Patched, testado e ok, (Identico ao original, mas habilita o uso de arquivos JNX (BirdsEye) personalizados)

aqui: http://www.multiupload.com/YVY4VL1WLK

1. Certifique-se de q as baterias estejam recarregadas e que voce tem uma versão diferente da original 4.50 (se já tiver atualizado pelo webupdate, terá q fazer um downgrade p/ versoes anteriores) 2. Renomeie o arquivo gupdate.exe q fica na pasta Garmin do cartao de memoria 3. copie o gupdate.exe patched para a mesma pasta e reinicialize o gps 4. Aguarde a atualizaçao, reconfigure os parametros do gps (lingua, medidas..) e sintonize novamente os satélites (pois ele volta aos parametros de fábrica). Se a atualizaçao estiver ok, em Configuraçao/Sobre (Setup / About) devera aparecer "Patched Version 4.50" e os arquivos personalizados JNX vão trabalhar. Riscos por conta do usuário...



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#2 Mensagem por Angelone »

Ninguém comentou nada sobre esse tópico, provavelmente porque poucos devem saber do que se trata. O firmware patched é um firmware (o sistema operacional do aparelho) ligeiramente modificado, nesse caso apenas para permitir o uso de mapas e imagens personalizadas georeferenciados. O formato JNX é um formato de imagens da Garmin até então exclusivo para utilizaçao das imagens de satélite baixados do site deles, serviço pago chamado de BirdsEye. O firmware modificado em questão, permite a utilizaçao de imagens de satélite complexas com vários niveis de zoom para navegaçao no gps, como se estivéssemos navegando no google earth, de maneira gratuita. O formato JNX permite tambem a utilizaçao de mapas jpg grandes e complexos tambem sem as limitaçoes do formato de mapas personalizados padrão Kmz aceitos pelo Oregons, mas com inumeras limitaçoes. As imagens de satélites do BirdEye disponiveis para o Brasil sao de baixa resoluçao e pouco uteis,
por isso imagens personalizadas de fontes distintas poderão ser muito uteis para nós. Existem vários tutoriais na net que explicam o procedimento para construir arquivos JNX de imagens de satélite (google earth ou outras fontes) e/ou intercalando-as com mapas em diferentes niveis de zoom. Essa uma das grandes vantagens dos nossos GPSs, nao usa-las é um desperdicio de potencial enorme...



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#3 Mensagem por nonick2005 »

Voltando ao assunto...comprei recentemente um oregon 450 (Software Version 5.20), e é do meu maior interesse baixar imagens do G.Earth para, com as trilhas GPX, fazer cicloturismo em estradas secundárias desconhecidas de outros municípios. Antes das dúvidas, gostaria de dizer como atualmente baixo tais imagens:
a-A partir do Mobile Atlas Creator: os problemas são que os arquivos do gradeamento são pequenos- 100,150Kb do Grid Zoom 15 (para o processador do GPS abri-los com mais rapidez) e, principalmente, áreas que o MobAc não disponibiliza (X).
b-G.Earth pela sobreposição da imagem: o trabalho que dá para sobrepor exatamente.

Agora vamos às dúvidas:
1-Não consegui baixar a versão Firmware 4.50, o máximo que consegui foi a versão 4.49 Beta diretamente da página da Garmin, direcionado pelo site Topolusitânia. Inclusive quando abro esse arquivo baixado,ele pede para conectar o GPS e abre uma janela semelhante a de transferência do MapSource, dando a entender que vai fazer todo o procedimento sozinho junto ao GPS (até porque não localizei o arquivo gupdate.exe nem no diretório do GPS e nem no cartão de memória). Há problema nisso?
Bem, caso não haja problemas, após baixado o novo firmware tenho que providenciar os mapas JNX.
2-Que programa uso para converter os arquivos em JNX?
3-É possivel converter diretamente do G.Earth, evitando as falhas de determinadas àreas do MobAC.
4-Se sim, tenho que partir de que arquivos salvos do G.Earth? É possível converter diretamente da imagem salva Jpeg. Sim, pois não gostaria de ter que "acertar" a imagem na sobreposição para depois converter o arquivo resultante KMZ.
5-Pelo que entendi, a grande vantagem dos arquivos JNX é poder mandar um arquivo grande (mais rápido de se fazer) de uma vez para o GPS. Pergunto: esse arquivo não se tornará de abertura lenta, quando, por exemplo se quiser ver uma área distante de onde se está?
6-Voltando-se para um firmware mais antigo ganha-se com essa possibilidade de usar os"JNX não pagos", mas perde-se o que das atualizações mais recentes?

Agradeço desde já pela ajuda.
Rafael Menin



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#4 Mensagem por nonick2005 »

Após algumas horas de pesquisa e várias tentativas consegui alterar o firmware e converter arquivos para o jnx. Realmente a possibilidade de inserir arquivos maiores e a rapidez que o gps os abre valem a pena o trabalho. Encontrei um bom tutorial no youtube, somado a dicas de outros sites, e posso dizer que é trabalhoso mas não difícil. A maior dificuldade foi encontrar e baixar os arquivos e programas na net para fazer as devidas alterações.
Resolvi minhas dúvidas, apenas não quanto ao fato de usar outros programas que não o MobAC para baixar o mapa (o MobAC é muito bom, apenas apresenta aquele defeito de ter algumas áreas em determinados zoons não disponíveis).
Caso alguém queira tentar e tiver alguma dúvida que estiver a meu alcance, posso ajudar.



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#5 Mensagem por Alex Rodrigues »

Interessante este firmware.. Pena que já vendi meu Oregon, senão podia testar.
Qual é a vantagem de usar este firmware ao invés do normal com o birds eye?
Usava o Birds e gostava muito...

Abs,



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#6 Mensagem por nonick2005 »

Não entendi direito a pergunta, portanto não sei se vou ajudar com a resposta... ( "vantagem de usar este firmware ao invés do normal com o birds eye" ). O que eu fiz foi basicamente baixar o firmware 4.50, modificá-lo com o programa FirmwarePatcher, renomear o arquivo e colocá-lo no GPS. Após baixo os mapas do MobAC (áreas grandes), os converto em jnx e vão para o gps.
Na sua pergunta não entendi o que quer dizer com usar o "normal com o BirdsEye". Se for o que estou pensando a vantagem é não pagar pelo BirdsEye. (Achei estranho, pois no seu primeiro tópico já falava nesse software modificado, que entendo não ser o normal). Enfim, acho que não entendi a pergunta. Caso eu possa ajudar em algo, estou a disposição.
Abraços.



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#7 Mensagem por nonick2005 »

Ah, acabei de ler meu tópico anterior onde eu falava em uma versão 4.49 beta a partir de outro site, que instaláva-se "automaticamente". Deve ser isso. A verdade é que estava trabalhando com esse firmware pois o 4.50 da site da Garmin não estava baixando. No dia seguinte localizei outra página (http://www.gawisp.com/perry/oregon/) de onde baixei o 4.50, e automaticamente deixei de trabalhar com o anterior, portanto não sei se funciona. Acho que era isso.
Abraços



pedrogjr
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mar 2008, 15:12

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#8 Mensagem por pedrogjr »

Uma pergunta amigo, meu Oregon 550 veio com software 4.52, vale a pena trotar o firmware? Se positivo, tenho que instalar um firmware mais antigo para depois instalar o 4.5? E as imagens, você tem alguma fonte gratuita delas?
Obrigado



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#9 Mensagem por nonick2005 »

Olá amigo,
Para saber se sua versão 4.52 aceita os mapas "gratuitos" jnx, só testando, já que não tenho essa versão instalada. Sugiro fazer um mapa jnx de alguma área (essa já é a imagem gratuita) e testar no gps. Segue um tutorial que eu fiz para isso. Após baixar o mapa jnx para o gps, ligue-o e se as imagens estilo G.Earth estiverem lá, seu firmware serve, não precisa trocar. Se aparecer uma mensagem do tipo "mapas jnx não disponíveis" só alterando o firmware (ver após o tutorial).

TUTORIAL - CRIAR MAPAS JNX

Programas necessários:
1-Mobile Atlas Creator
2-Mobat2jnx

1-MobAC (Mobile Atlas Creator):
Deixar configurado como:
Map Source: Google Hybrid
Zoom Levels: 12,13,14,15,16 (a partir do zoom 17 meu GPS trava)
Atlas Settings: OSM Tracker Tiles Storage .

2-Após criar o atlas, clicar em OpenAtlasFolders (atlases)
3-Renomear o atlas para facilitar na digitação posterior.(nome mais curto)
4-Abrir pastas: – GoogleHybrid – pastas 12 a 16.
5-Copiar pastas 12 a 16.
6-Retornar para GoogleHybrid e colar pastas 12 a 16.
7-Excluir GoogleHybrid
8-Abrir Prompt de Comando (DOS) nos Acessórios.
8-Remover itens da linha de comando com cd.. até ficar só C:
9-Acrescentar clicando cd GPS (enter) e cd mobat2jnx (enter)
10-Digitar mobat2jnx.exe c:\gps\mobac\atlases\xxxx (arquivo que foi renomeado no item 3)
11-Enter para transformá-lo em JNX.
Há o programa JnxCustomizer para customizar o arquivo jnx criado, isto é, se escolhe em que altura do mapa do gps os determinados níveis baixados vão abrir. Como não consegui baixar o programa e os níveis se adequam ao GPS, achei dispensável esse passo.
12-Abrir a pasta atlases, renomear a pasta jnx.jnx em nomequequiser.jxn
13-Abrir cartão de memória GPS - Garmin - BirdsEye e colar arquivo xxxxx.jnx.

Se não apareceu, só trocando o firmware para a versão 4.50. Instala automaticamente (sem precisar instalar nada mais antigo antes) no gps. Ele substitui a versão anterior. Fiz isso, é trabalhoso mas não difícil (tive dificuldades mesmo em baixar os programas necessário da net.) Sugiro os tutoriais do You Tube que segui:

http://www.youtube.com/watch?v=gR1e243Fnyg (primeira parte. Também ensina o tutorial acima)
http://www.youtube.com/watch?v=2DcIiNNbErA (parte 2)

Abraço.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#10 Mensagem por Angelone »

PedroGjr escreveu:Uma pergunta amigo, meu Oregon 550 veio com software 4.52, vale a pena trotar o firmware? Se positivo, tenho que instalar um firmware mais antigo para depois instalar o 4.5? E as imagens, você tem alguma fonte gratuita delas?
Pedro, vale muitíssimo a pena atualizar pelo firmware mais recente, nao tenha duvidas. A versão atual já esta na 5.50, ou seja, a sua esta bem desatualizada. As versões sempre incorporam muitas correçoes feitas pela Garmin. No caso do firmware patched (remendado), nao se preocupe, pois somente é acrescida a a funçao de desbloqueio do JNX oficial. Use o programa FirmwarePatcher29.exe para pathear o seu firmware (pesquise no google ou tópicos anteriores). Depois basta seguir as indicaçoes do post anterior. Dá um pouco de trabalho no inicio, mas compensa amplamente. abs



nonick2005
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Out 2011, 23:21

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#11 Mensagem por nonick2005 »

Agora fiquei com uma dúvida. Venho usando a versão 4.50 patched por achar que as versões acima desta, mesmo patcheadas, não aceitariam os jnx "free". Quer dizer que se modificar uma versão recente, como a 5.50, com o FirmwarePatcher29.exe poderei continuar com os jnx? Porque caso contrário entre usar um firmware atualizado como o 5.50 e não ter acesso aos jnx e usar um desatualizado (que as correções nem considero tão significativas assim) com acesso aos jnx. certamente fico com a segunda opção. Agora, claro, se puder ter as duas coisas (firmware mais atual com os jnx free) muito melhor.
Obrigado



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#12 Mensagem por Angelone »

A 5.50 funciona perfeitamente com os jnx "free". Normalmente é facil saber se uma nova versão de firmware patcheada será ou nao compativel com jnx free: basta antes de instalar a versao renomear o gupdate.gcd que fica na pasta garmin e depois instalar o novo fw já patcheado. Se funcionar com os jnx, perfeito, se nao, basta renomear o arquivo original para gupdate.gcd novamente e reinicializar o aparelho que o firmware anterior será reinstalado. Quem quiser baixar as versões originais e conferir as melhorias de cada versão poderá conferir em http://garminoregon.wikispaces.com/Versions+x50 . O fw pathcher pode tambem ser baixado do site do autor, mas esse site nem sempre esta acessível: http://whiter.brinkster.net/en/JNX.shtml



jcnow444
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Jan 2011, 12:55

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#13 Mensagem por jcnow444 »

Amigos,
segui todo o processo acima inclusive criei um arquivo JNX com o MOBAC 1.8.9 e este esta totalmente funcional no Oregon 550.
Porem após isso tentei fazer novamente o procedimento com o MOBAC 1.9.8, copiei normalmente para a pasta BirdsEye só que agora toda vez que ligo o GPS ele trava na tela Loading Photos... e fica lá parado até desligar.

Alguém sabe me dizer onde estou errando???

Precisava carregar um trecho para realizar uma trilha noturna e não estou conseguindo.

Agradeço a ajuda.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#14 Mensagem por Angelone »

Tomara que voce tenha instalado os seus arquivos jnx no cartão de memória, pois para resolver o travamento basta retira-lo do gps e apagar os arquivos jnx recem instalados. Outra forma é simplesmente plugando o gps no cabo usb do computador e torce para ele apresentar a tela de opçao de modo de armazemento ou entrar diretamente no modo usb. Em seguida é só apagar os jnx da pasta birdseye, esteja ela no cartão ou no aparelho. É dificil saber o que aconteceu no processo de elaboraçao dos jnx, mas o fato é que devem estar danificados e devem ser substituidos. Melhor usar as versões 1.90 que tem mais mapas do que as mais recentes (impedimento dos sites de mapas).



jcnow444
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Jan 2011, 12:55

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#15 Mensagem por jcnow444 »

Angelone, estou quebrando a cabeça aqui pra botar pra funcionar os mapas com as conversões mas não consigo.

Você poderia disponibilizar para download o Mobac que esta usando e que esta funcionando normalmente?

Forte abraço.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#16 Mensagem por Angelone »

Nao sei qual exatamente é qual a sua dificuldade, mas em termos de MOBAC tem que ser até a versão 1.9 beta1, pois acima podaram o acesso a maioria da fonte de mapas e imagens do google earth. Procure no google pela versao q indiquei, mas caso queira a versao mais nova, a 1.98, copie o conteudo das duas pastas internas da versao velha para as mesmas da versao nova para ter todas as fontes de mapas. Neste link tem a beta1: http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_mobac/releases/ Clique na pasta Mobile Atlas Creator e MOBAC 1.9 e escolha a versao (tem da 1.9 até a 1.98).



@ntonio Carlos
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Set 2008, 18:49
Localização: ILHABELA - SP

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#17 Mensagem por @ntonio Carlos »

Olá amigos

Estes procedimentos para troca do firmwere, tambem se aplicam ao Etrex 30 ?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#18 Mensagem por Angelone »

Sim, o patcher é compativel com o etrex30 e vc terá a possibilidade de navegar com mapas personalizados e imagens de satelite no gps. Pesquise com calma nesse e em outros tópicos do fórum q vc encontrara o caminho das pedras...



yaradias
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Abr 2013, 17:07

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#19 Mensagem por yaradias »

E para a versão de software 6.2 ???



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Firmware Patched p/ Oregon x50

#20 Mensagem por Angelone »

Funciona normalmente. Baixe e aplique o patcher no firmware (6.2) conforme indicado em posts anteriores..



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”