GPSMAP 62 stc Formatado

Mensagem
Autor
icronio
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Out 2012, 09:00

GPSMAP 62 stc Formatado

#1 Mensagem por icronio »

galera, tenho um garmin 62stc q foi completamente formatado, perdendo toda estrutura de topicos, mapas e linguagem, sera q alguem teria uma aparelho da serie 62 para me passar os arquivos base originais?



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#2 Mensagem por jpgon »

icronio,
Boa tarde.

É preciso pesquisar com os colegas de forum se tem alguem que tenha um equipamento igual ao seu, com o mesmo firmware, e tenha feito o backup de todas as pastas e arquivos da memoria interna antes de ter feito atualizações.
Ao mesmo tempo, possa disponibilizar estes arquivos.
Existe muita informação neste forum, e nestas estão disponibilizados procedimentos de não mexer na memória interna do GPS sem conhecimento profundo.
Uma delas é nao formatar um GPS, sem antes ter um backup completo do equipamento.
Outra é, quando o fizer, nao desligue de forma alguma do computador até reimplantar os arquivos originais.
O risco de procedimentos errados é o usuário ter um peso de papel caro sobre a sua mesa.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#3 Mensagem por mhfernandes »

icronio, eu tenho um aparelho igual ao seu, se precisar de qualquer coisa é so me enviar um MP com seu e-mail que te envio os arquivos necessários.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#4 Mensagem por Angelone »

Fernandes, ótimo vc se dispor a enviar todos os arquivos necessários. Recomendo só não enviar o garmindevice.xml que contém dados específicos da sua unidade de gps (hardware ID, etc..). Esse arquivo é gerado automaticamente qdo ausente, ou seja, não fará falta. Os mapas também são arquivos pesados que não precisam integrar necessariamente o "pacote" ..



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#5 Mensagem por mhfernandes »

Entendi Angelone, obrigado! Assim que o icronio entrar em contado eu envio os arquivos para ele, eu tenho também os arquivos do Map 62 ST, esse 62 STC eu tenho 3 aparelhos que usava para levantamentos internos de propriedades rurais, agora trabalho com 2 aparelhos geodésicos com RTK agregado, a precisão é impressionante, cerca de 2 milímetros.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#6 Mensagem por jpgon »

icronio,
Bom dia.

Com a disponibilidade ofertada pelo mhfernandes, agora é saber se voce consegue uma conexão entre o GPS e o computador, para reimplantar os arquivos que serão disponibilizados.
E após ter feito o procedimento e obtiver resultado positivo, fazer o backup completo, guardando com carinho todos os arquivos e pastas do SO do GPS.
O procedimento de formatar é extremo, e deve ser feito por alguem com conhecimento profundo do SO do GPS, pois pode-se perder para sempre o equipamento, sem recuperaçao.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#7 Mensagem por Angelone »

mhfernandes escreveu:..Entendi Angelone, obrigado! Assim que o icronio entrar em contado eu envio os arquivos para ele, eu tenho também os arquivos do Map 62 ST, esse 62 STC eu tenho 3 aparelhos que usava para levantamentos internos de propriedades rurais, agora trabalho com 2 aparelhos geodésicos com RTK agregado, a precisão é impressionante, cerca de 2 milímetros.
Fernandes, "só" 2mm de precisão? rs.. realmente inacreditável! Um dia qdo voce tiver tempo seria interessante se pudesse fazer um breve artigo sobre esses aparelhos. É uma forma de termos noçao dos limites dos populares gps que usamos.. Carecemos de artigos por aqui, que se fixa muito no modelo de perguntas e respostas.. Abç



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#8 Mensagem por mhfernandes »

É realmente impressionante, na verdade essa precisão não se da ao fato do GPS utilizar o sistema de rádio RTK, e sim de serem aparelhos Geodésicos L1/L2 e com duas constelações, e para tal precisão é necessário 2 equipamentos trabalhando em conjunto, um como Base ou Apoio e outro móvel, um outro fator é a utilização de 2 constelações ao mesmo tempo, a GPS e o Glonas, o RTK simplifica muito o trabalho porque não preciso trazer os dados coletados no campo para o escritório afim de processar os pontos em um software, ele ja jaz isso pra mim no campo, fixando os pontos e resolvendo a ambiguidade nas coordenadas reais e ajustadas.

Além disso com o sistema de rádio (RTK) acoplado aos GPSs geodésicos eu posso fazer locações de pontos, linhas, círculos, etc com precisão milimétrica, hoje eu não uso mais o teodolito digital, (Estação Total) para esse tipo de trabalho, são inúmeras aplicações, inclusive levantamentos altimétricos, locação de loteamentos, encontrar marcos perdidos em matas, etc.

So pra vc ter uma ideia, logo que compramos esse aparelho fizemos alguns testes, um deles foi esconder uma moeda no meio do gramado de um campo de futebol, pegamos o ponto nela, depois pedimos a um funcionário que encontrasse, em menos de 5 minutos o cara achou no meio da grama, outro teste foi, juntamos varias tampas de garrafa em um raio de uns 50 centímetros, umas 10 tampas, pegamos o ponto em uma delas, depois pedimos o funcionário que descobrisse qual delas foi, e ele achou com precisão.


Veja o que fiz esse fórum de topografia, (Leonilson Liandro da Silva): http://www.topografia.com.br/forum.asp? ... mero=56727
Editado pela última vez por mhfernandes em 27 Dez 2012, 16:46, em um total de 2 vezes.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#9 Mensagem por jpgon »

mhfernandes,
Boa tarde.

Isso impressiona, e muito.
Sou do tempo do teodolito e caderneta de campo.
Coletar todos os dados (angulos, cotas, norte magnético e norte verdadeiro), trazer pr o escritorio, montar a planilha e calcular no dente todos os dados até fechar.
Se ocorresse algum erro, era necessário voltar a campo e refazer o percurso.
Picadas feitas a foice, puchar corrente ou trena de aço, estadia, mira, balisas, piquetes.
Uma equipe para abrir caminho e outra para carregar balizas de ré e vante, mais todo o resto.
E os altimétricos eram mais trabalhosos, pois era necessário acompanhar e cotar o perímetro e depois atravessar as propriedades com picadas, ligando um piquete de um lado ao outro do perímetro.
Em 1976 já existiam os Teodolitos a Laser (Kern), mas o custo era proibitivo para pequenas empresas.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#10 Mensagem por mhfernandes »

jpgon, também ja passei por isso, carregar mira, teodolito convencional, caderneta, desenhar na prancheta usando o normógrafo, tecnígrafo, etc, depois mudamos para o Estação Total e por fim GPSs geodésicos L1 e L1/L2 e agora com duas constelações e o RTK, fico imaginando o que virá depois.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#11 Mensagem por Angelone »

mhfernandes, obrigado pelos esclarecimentos! O link q vc sugeriu é muito bom!!
Muito interessante o sistema RTK com gps geodésicos l1/l2 de duas constelações. Digo isso, porque já li criticas sobre o Glonass que mencionavam a sua imprecisão, algo como 100 metros e, pelo jeito, completamente furadas. Essas críticas estavam relacionadas com o Etrex 30 da Garmin que suporta as duas constelações de satélites. Dizia q o glonass somente facilitaria a sintonia, principalmente em matas fechadas, mas aumentaria a imprecisão. Claro que seria perfeito fazer um comparativo com aparelhos como o seu para dirimir qualquer dúvida. Pela que vc esta lonnnge, pois se estivesse em São Paulo já iria te incomodar, rs...
Como vc tem alguns 62 disponíveis, imagino que já deva ter feito testes comparativos de precisão mais de uma vez. O que você pode nos dizer a respeito? Comparativo mais confiável, acho que nem na sede da Garmin, rss..
Por sinal, isso pode render um belo artigo, você não acha? Você estaria prestando um gigantesco favor a comunidade se um dia pudesse publicar um material desses, mas já me dou por satisfeito em saber qual a precisão real dos 62, apesar de ter um Etrex 30 e um Oregon 550.. Abraço.

obs.: quem quiser saber um pouco sobre o sistema RTK pode conferir também nesse link
http://mundogeo.com/blog/2000/01/01/pos ... m-gps-rtk/



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#12 Mensagem por mhfernandes »

Caro Angelone, caso haja uma baixa precisão do Glonass eu acredito que seja so em relação a GPSs de navegação, pois para ter direto a usar essa constelação nos aparelhos L1/L2 tivemos que pagar uma nota $$$, então acredito que no caso de GPSs geodésicos não tenha esse problema, inclusive o proposito maior de ter acesso ao sinal Glonass é justamente aumentar a precisão dos levantamentos dentro de matas e a versatilidade de não precisar pos-processar os dados, diminuindo o erro para quase 0 e ate mesmo na locação de linhas e pontos, uma das grandes vantagens é justamente não precisar abrir picadas para cortar uma linha de cerca em lugares encapoeirados, simplesmente locamos os pontos e a cortada é feita depois pelos peões para implantação da cerca, minimizando nosso tempo, trabalho e quantidade de pessoal.

Quanto a utilizar o Glonass no GPS Map 62stc eu nunca fiz, nem sabia que isso era possível, entrando agora nas configs do aparelho observei que ele me da 3 opções, Modo Demo, Normal e WAAS, mas não achei onde ativar a opção para receber sinais do Glonass, se o Sr puder me ajudar eu ficaria grato, na verdade a precisão do 62stc, Map 60Csx e de outros aparelhos de navegação que ja utilizei são bem similares, isso usando o sistema GPS e não vi diferença significativa, inclusive utilizo antena externa em ambos, Map62 e Map60, aumentando o ganho de sinal mas mesmo assim o erro fica em torno de 2 metros, ja comparei ate alguns pontos levantados com aparelhos geodésicos e os de navegação, constatei que é muito variável, alguns pontos com 50 centímetros outros 2 metros e por ai vai.

So pra constar, ja enviei os arquivos do Map62stc para o amigo que formatou o seu.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#13 Mensagem por jpgon »

mhfernandes / angelone,
bom dia.

Nosso colega icronio nao acessou a página até o momento para nos dar algum retorno.
Vamos aguardar.
Gostei de suas explicações mhfernandes e dos links postados sobre Topografia (mhfernandes e angelone)
Quando fiz engenharia civil, foi uma das matérias que tirei de letra, pois trabalhava na época em uma empresa de engenharia agronomica, projetos, implantações, e executava tambem serviços de topografia (levantamentos plani altimétricos).
Quanto ao comentário do mhfernandes relativo a custos de acesso a satélites para uso de precisão, realmente são muito caros.
Os satélites que registram e gravam fotos estão diariamente sobrevoando as mais diversas regiões do planeta.
Algumas empresas tem os softwares para tratarem estas imagens por camadas, e cobram muito pelo serviço.
Em alguns projetos, onde voce pretenda usar imagens de alta precisao e atualizadas, tambem teem valores siguinificativos.
Já deixei gravado em meu navegador os links para leituras futuras.
abs
Editado pela última vez por jpgon em 28 Dez 2012, 11:45, em um total de 1 vez.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#14 Mensagem por mhfernandes »

So para constar...Hoje as faculdades de engenharia não tem mais a disciplina geodésia, para o profissional dá área assinar os trabalhos de georreferenciamento terão de fazer o curso.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#15 Mensagem por Angelone »

mhfernandes escreveu:Caro Angelone, caso haja uma baixa precisão do Glonass eu acredito que seja so em relação a GPSs de navegação, pois para ter direto a usar essa constelação nos aparelhos L1/L2 tivemos que pagar uma nota $$$, então acredito que no caso de GPSs geodésicos não tenha esse problema, inclusive o proposito maior de ter acesso ao sinal Glonass é justamente aumentar a precisão dos levantamentos dentro de matas e a versatilidade de não precisar pos-processar os dados, diminuindo o erro para quase 0 e ate mesmo na locação de linhas e pontos, uma das grandes vantagens é justamente não precisar abrir picadas para cortar uma linha de cerca em lugares encapoeirados, simplesmente locamos os pontos e a cortada é feita depois pelos peões para implantação da cerca, minimizando nosso tempo, trabalho e quantidade de pessoal.
Quanto a utilizar o Glonass no GPS Map 62stc eu nunca fiz, nem sabia que isso era possível, entrando agora nas configs do aparelho observei que ele me da 3 opções, Modo Demo, Normal e WAAS, mas não achei onde ativar a opção para receber sinais do Glonass, se o Sr puder me ajudar eu ficaria grato, na verdade a precisão do 62stc, Map 60Csx e de outros aparelhos de navegação que ja utilizei são bem similares, isso usando o sistema GPS e não vi diferença significativa, inclusive utilizo antena externa em ambos, Map62 e Map60, aumentando o ganho de sinal mas mesmo assim o erro fica em torno de 2 metros, ja comparei ate alguns pontos levantados com aparelhos geodésicos e os de navegação, constatei que é muito variável, alguns pontos com 50 centímetros outros 2 metros e por ai vai.
Fernandes, dei uma pesquisada mais detalhada e constatei um dado que nao conhecia: a constelaçao Glonass transmite em duas bandas a L1, de precisão básica e a L2 de alta precisão para uso militar e comercial (seu caso). A L1 oferece precisão de 5 a 10 metros para uso civil, e nao aquele absurdo de imprecisao que mencionei anteriormente (100m). Mesmo assim, parece algo um pouco inferior a constelaçao Navstar GPS americana (até 3 metros em gps comuns?).
Quando me referi a possibilidade de voce comparar seu sofisticado equipamento para aferir a precisão dos nossos gps de mão, nao me expressei bem: o Glonass somente esta disponível na série Etrex da Garmin (20 e 30) que usa chipsets especificos e compatíveis com essa constelaçao. Além disso, o chipset desses Etrex também são compativeis com a constelaçao européia Galileu e com a japonesa QZSS, apesar da Garmin nao te-las implementado no firmware ainda.. Em suma, todos os outros modelos, apesar de algo mais sofisticados e caros, como o seu 62stc, nao tem chipset especifico para essa sintonia. Hoje, fiz mais uns testes de sintonia com o Etrex 30 para conferir a "precisão" com e sem glonass. Mesmo com tempo bem nublado, mas com céu livre de obstáculos, obtive uma precisão de 3 metros tanto com a constelaçao Navstar GPS quanto com a GPS+Glonass (infelizmente nao tem a opçao somente Glonass). Ou seja, a Glonass junto com a Navstar nao alterou a precisão, pelo menos nao piorou, o q já é uma grande coisa, mas pelo que li a precisão do glonass utilizando somente a banda L1 é suavemente inferior ao Navstar, com com a L2 habilitada é muiiito precisa, como vc já comprovou. No seu equipamento tem como fazer sintonia somente com a constelaçao Navstar e Glonass separadamente? Pelo que parece a glonass é mais precisa para uso comercial do que a GPS Navstar, talvez por questões de estratégia militar dos amercianos. Tem também a questão da influencia da latitude em que a precisão do Glonass vai ficando maior em latitudes elevadas.. No meu singelo teste sintonizei 11 satélites Navstar e 12 Glonass (certamente a banda L1). Pelo site da Garmin esses modelos podem sintonizar até 24 satélites e a Glonass aumenta em até 20% a velocidade de captura da localizaçao. Li em algum lugar que equipamentos profissionais podem sintonizar até 50 satélites, é verdade? (só a Glonass tem 24 operacionais)
Agora fiquei curioso com a precisão do seu Map62: os 2 metros em média era com antena externa? Sem essa antena caia para quanto? Na prática do uso desses aparelhos o que interessa muito, pelo menos para a grande maioria dos usuários, é a precisão em movimento, por isso pergunto: o seu equipamento profissinal possibilita esse tipo de mediçao ou somente estática?
Claro que se um dia voce tiver algum Etrex 20 ou 30 para conferir com seu equipo, seria muito bom conhecer essa aferiçao..
Abç



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#16 Mensagem por mhfernandes »

Angelone, nós temos um par de GPSs geodésicos L1, eles funcionam bem e a precisão não é ruim, foram os primeiros que compramos, o problema de precisão não é o fato do aparelho trabalhar com uma ou duas fases da portadora, L1 ou L1/L2, logico que utilizando os dois canais a precisão é melhor e o tempo de coleta de dados é menor, esses dados coletados em campo com aparelhos geodésicos é feito por cerca de 10 a 15 minutos em cada vértice e tem de ser pos-processados em um software no escritório, a não ser que tenha o RTK, ai eles ja vem pronto do campo, caso contrario a precisão é semelhante a de um GPS comum, trocando em miúdos, cada ponto é levantado por cerca de 10 minutos, o aparelho fica estático gravando as informações dos satélites no mesmo local por esse tempo e depois processados no sortware para ter uma precisão satisfatória.

Não fiz o teste com o Map 62Stc em relação a precisão com e sem antena, so constatei que o nível do sinal aumenta muito com o uso da antena externa, para ter uma segurança eu teria que levantar um ponto com um aparelho Geodésico, depois levantar um ponto com e um sem antena com o map62 e comparar os 3 pontos no AutoCad.

O ponto levantado com o Map62 pode bater em cima ou com a diferença de alguns metros do ponto levantado com o Geodésico, mas em média tem uma diferença de uns 2 a 3 metros.

O GPS geodésico faz levantamentos de linhas com o aparelho em movimento, a precisão depende de se o arquivo é processado ou bruto, se o arquivo for processado o erro é muito pouco, inclusive se tiver o RTK que faz a correção em tempo real.



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#17 Mensagem por mhfernandes »

Caro Icronio, ja que não conseguiu receber por e-mail o arquivo, baixe nesse site que hospedei: https://rapidshare.com/files/2549240994 ... p62stc.rar



icronio
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Out 2012, 09:00

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#18 Mensagem por icronio »

Caro mhfernandes, me desculpe a demora para responder, estava em trabalho de campo...
eu baixei os dados e copiei para o gps com sucesso, porem nao foi reconhecido o mapa base (nao sei se este foi enviado) e as opcoes de linguagem tambem nao foram reconhecidas, acho q no mais esta tudo ok..
se alguem tiver alguma sugestao para o reconhecimento do mapa base e linguagem, ficaria mui agradecido.
obrigado.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#19 Mensagem por Angelone »

O mapa base vc pode baixar aqui http://depositfiles.com/files/yvn7tohnr. Os idiomas vc consegue fazendo uma atualização pelo webupdater..



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: GPSMAP 62 stc Formatado

#20 Mensagem por mhfernandes »

Eu dei uma enxugada no arquivo para tentar enviar por email, mas como hospedei esqueci de voltar com o mapa base, o mais impostante é que ele voltou a vida, agora é so atualizar.

OBS: Quando estiver tudo ok não esqueça de fazer um Back-Up.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “60/76”