AJUDA - DÚVIDAS INICIANTE etrex20x

Mensagem
Autor
maurobrandao
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Nov 2015, 13:48
Localização: S 23º 15.541' W 051º09.233

AJUDA - DÚVIDAS INICIANTE etrex20x

#1 Mensagem por maurobrandao »

Fala Pessoal, comprei o GPS Etrex20x nessa última promo do WalMart !!

Mas seguinte, é o meu primeiro GPS, to meio perdido ainda.
Inseri as rotas em GPX já, baixando do Wikiloc, mas não tem mapa nem nada de relevo, essas coisas.
Queria saber se alguém pode me indicar aqui no fórum se tem um guia, passo a passo, como começar a usar o básico do GPS e tal, pois to completamente perdido. Responder perguntas como:

Como insiro mapa que não seja pago ? Pra ver os relevos e tal?
Depois que inserir o trajeto, no formato gpx, existe um modo navegação ou é só acessar o mapa, aproximar, que ele vai acompanhar sozinho o seu movimento ?
Como utilizar o Basecamp com o Garmin ? Qual a real funcionalidade dele ?

Sei que são dúvidas bem básicas, peço a paciência em ajuda dos mais experiêntes. :D

Meu objetivo principal com o gps é fazer trilhas de bike e a pé que não conheço aqui na região e outras montanhas. Por isso, preciso saber como inserir um mapa que não seja pago (pois custaU$ 49,90 e é rodoviário) e como sigo as rotas que inserir, como marco as minhas(acho que essa já sei, pq consegui um manual aqui em PT de portugal) e usar o basecamp e tal.

Alguém pode me ajudar ? Ou dar dicas de links ou onde possa buscar essas infos ?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: AJUDA - DÚVIDAS INICIANTE etrex20x

#2 Mensagem por Angelone »

Primeiro passo é baixar o manual completo do site da Garmin, pois o impresso é hiper resumido. Estude minuciosamente o manual, tente entender os conceitos (diferenças entre trilha e rota, coordenadas geográficas, azimute, visada, etc..). Dessa forma vc aprende a conhecer e manipular o equipamento. Apareceu dúvida, google!
Mapas: instale o Tracksource, mapa rodoviário gratuito, coloque na pasta Garmin da memória interna ou do cartao mSD, caso nao tenha essa pasta crie uma. O Tracksource tem a vantagem de já incorporar muitas trilhas, principalmente as mais conhecidas de parques e montanhas tradicionais, logo ele é basico (baixe a versão para cartão SD). Outro mapa gratuito q também tem trilhas (nunca conferi) é o Cocar, versao brasileira do projeto Open Street Map. Se quiser um mapa topografico, também gratuito, baixe do Mogeo, q nao é um mapa completo pois só tem curvas de nível (sem rios e outras referencias geográficas), mas é bem melhor q nada.
Em etapa posterior voce pode aprender a colocar mapas raster personalizados no gps, isto é, mapas escaneados e devidamente georeferenciados. Isso é ótimo, pois vc poderá navegar com cartas do ibge, por exemplo, que tem curvas de nível e muitas outras informaçoes (rios, vias, toponimia, etc..). Existe também a possibilidade de usar fotografias de satélite para navegar. As imagens oficiais da Garmin (birdseye) dependem de assinatura anual paga (acho q uns 30 dólares), mas tem como burlar isso utilizando um firmware craqueado e programas que capturam imagens do google earth (mais tudo isso é algo trabalhoso). Esse padrão de imagens raster (oposto de vetorial), específico da garmin, chama-se jnx. Futuramente procure tutoriais com essa palavra chave.
Basecamp também tem uma imensidão de tutoriais na internet. Pesquise aqui mesmo no forum que voce vai encontrar otimas dicas sobre o Base e sobre o padrão jnx.
Nao tenha pressa, esse aprendizado vai requerer bastante tempo. Se vc se empenhar, apenas algumas semanas, se não, alguns meses..
Editado pela última vez por Angelone em 18 Nov 2015, 09:15, em um total de 1 vez.



maurobrandao
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Nov 2015, 13:48
Localização: S 23º 15.541' W 051º09.233

Re: AJUDA - DÚVIDAS INICIANTE etrex20x

#3 Mensagem por maurobrandao »

Fala Angeloni, beleza ?

Cara, obrigado por responder.
Eu baixei o mapa TrackSource e ja instalei no SD. Ta funcionando legal.
Vou seguir as suas dicas sim.

O manual já havia baixado, porém não ajudou muito em algumas coisas que precisei !!! Mas agora vou procurar mais, como tu disse e sentar a bota em trilhas conhecidas, pra verificar como ele se comporta nesses trajetos. "sentir" O GPS. !

:lol: :D



Hedison
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jan 2019, 09:40

Re: AJUDA - DÚVIDAS INICIANTE etrex20x

#4 Mensagem por Hedison »

gps versão brasileira 9.ao versão 1.1.0 2
alguem tem uma atualikzaçao pra me enviar
não acho em lugar nen um



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”