GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

Mensagem
Autor
rochafranco
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Out 2011, 13:24

GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#1 Mensagem por rochafranco »

Depois de atualizar meu GPS Garmin Etrex 20, um dia depois apareceu SYSTEM SOFTWARE MISSING
Ele perdeu o System Software !! e não liga mais !!
Que droga de atualização a Garmin fez.
Procurei na internet e já aconteceu com outros usuários



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#2 Mensagem por Angelone »

Solução no g p s i n fo sem espaços. http://w w w.g p s info.com.br/viewtopic.php?f=210&t=7074&sid=eb9b625f43ce45dc1c82cf4150fc2f7a



JAOZERA
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2014, 18:49

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#3 Mensagem por JAOZERA »

E aí rocha. Blza?
Depois de tanto tempo, acredito que vc já tenha resolvido.
Tive esse mesmo problema nessa semana e consegui resolvê-lo.
De todas as dicas em outros fóruns brasileiros para dar o preboot no GPS, nenhuma serviu.
E a Garmin disse que me cobraria 180 reais pra resolver.
Enfim, se ainda tiver o problema eu me dedico mais a te ajudar.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#4 Mensagem por Angelone »

Seria muito útil para outros usuários se você postasse aqui os procedimentos, tipo se utilizou um cure, de onde baixou, quais as fontes de informação q vc usou, enfim, tudo o q posa ajudar outras pessoas..



JAOZERA
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2014, 18:49

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#5 Mensagem por JAOZERA »

ok então. BAixe e descompacte esse arquivo em uma pasta do seu pc (tire os espaços do link)
h tt ps://docs . google . com/file/d/0B8SoIuKX9p5SczhYa1l5dmFGUVk/edit

Dentro tem um arquivo .txt que são informações de como fazer.
Em resumo, deve-se primeiro arrastar um dos arquivos rgn para cima do update.exe. Como não explicou porque tinha 3 arquivos rgn, e o meu gps é o etrex 20, deduzi que o meu é o do meio. (existem os etrex 10, 20 e 30).
Siga os passos no pc conforme as instruções.
Agora o preboot no meu GPS foi diferente do da instrução em espanhol.
Tive que apertar e segurar juntos os botões menu e light, mantendo o joystick para cima (como se estivesse subindo). Se vc acertar a sincronia, no pc, no programinha ao lado de USB device vai aparecer o seu GPS. No GPS não vai mais ter aquela mensagem de system missing..., e sim uma da garmin com letrinhas pequenas... Daí pode soltar os botões do gps e seguir as instruçoes do arquivo texto.
Depois o GPS vai começar a trabalhar e vc vai ver a atividade no visor do seu GPS. Detalhe: teve um momento que ele apagou e eu pensei que tinha terminado, mas não: depois ligou denovo e continuou atualizando. Por isso deixe uns 10 minutos para garantir.
Obs.: como só fiz uma vez após dezenas de tentativas, não tenho absoluta certeza se tirei as baterias do gps durante o processo, como recomenda as instruções em espanhol. Eu acho que mantive as baterias dentro. Outra coisa que não tenho absoluta certeza é se usei o joystick para cima ou apertado. Eu acho que segurei o joystick para cima..

De qualquer forma, vc tem no máximo 4 combinações para tentar. Boa sorte. Mancada da Garmin isso aí. Podia ter um backup de segurança...



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#6 Mensagem por jpgon »

JAOZERA,
Bom dia..
Poderia nos informar qual o Forum Internacional onde conseguiu as informações???
Tentei acessar o link, somente removendo os espaços e não funcionou.
Se puder colocar o link da página do Forum onde tem a discussão sobre o assunto, será de grande valia para muitos usuários de Etrex, e deste Forum.
Nosso antecipado agradecimento.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

JAOZERA
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2014, 18:49

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#7 Mensagem por JAOZERA »

eu testei novamente o link que postei, removendo todos os espaços, e ele está funcionando normalmente. Vc não deve ter eliminado todos os espaços corretamente. Vou tentar postar o link sem os espaços:
https://docs.google.com/file/d/0B8SoIuK ... FGUVk/edit

Quanto ao fórum internacional, não é de muita utilidade, pois as instruções estão no arquivo que vc baixa. Mas o artigo está no link:
http://www.foromtb.com/threads/solucion ... c.1035284/

Em último caso, posso passar os arquivos por email se preciso.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#8 Mensagem por jpgon »

JAOZERA,
Bom dia.

Funcionou.
Foi possível acessar os dois links.
Grato
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#9 Mensagem por Angelone »

JAOZERA escreveu:ok então. BAixe e descompacte esse arquivo em uma pasta do seu pc (tire os espaços do link)
h tt ps://docs . google . com/file/d/0B8SoIuKX9p5SczhYa1l5dmFGUVk/edit

Dentro tem um arquivo .txt que são informações de como fazer.
Em resumo, deve-se primeiro arrastar um dos arquivos rgn para cima do update.exe. Como não explicou porque tinha 3 arquivos rgn, e o meu gps é o etrex 20, deduzi que o meu é o do meio. (existem os etrex 10, 20 e 30).
Siga os passos no pc conforme as instruções.
Agora o preboot no meu GPS foi diferente do da instrução em espanhol.
Tive que apertar e segurar juntos os botões menu e light, mantendo o joystick para cima (como se estivesse subindo). Se vc acertar a sincronia, no pc, no programinha ao lado de USB device vai aparecer o seu GPS. No GPS não vai mais ter aquela mensagem de system missing..., e sim uma da garmin com letrinhas pequenas... Daí pode soltar os botões do gps e seguir as instruçoes do arquivo texto.
Depois o GPS vai começar a trabalhar e vc vai ver a atividade no visor do seu GPS. Detalhe: teve um momento que ele apagou e eu pensei que tinha terminado, mas não: depois ligou denovo e continuou atualizando. Por isso deixe uns 10 minutos para garantir.
Obs.: como só fiz uma vez após dezenas de tentativas, não tenho absoluta certeza se tirei as baterias do gps durante o processo, como recomenda as instruções em espanhol. Eu acho que mantive as baterias dentro. Outra coisa que não tenho absoluta certeza é se usei o joystick para cima ou apertado. Eu acho que segurei o joystick para cima..

De qualquer forma, vc tem no máximo 4 combinações para tentar. Boa sorte. Mancada da Garmin isso aí. Podia ter um backup de segurança...
Obrigado pelo retorno. O objetivo era conhecer a fonte e divulgar, para eventualmente ajudar outros usuários desse fórum. Tenho o Etrex30 e conheço bem os procedimentos de recuperação, que estão detalhados no link que indiquei em posts anteriores.
O seu problema foi um travamento durante a atualização que deve ter corrompido o firmware. Por sorte nao foi necessário "cure", ie, um firmware provisório que permite acesso a memória do gps para eventualmente apagar arquivos que travam o gps no boot, ou mesmo para corrigir, pela formataçao, problemas lógicos na memória interna do gps. Se formatado (com uma ferramenta própria) todos os arquivos de sistema terão que ser reinstalados no aparelho, por isso é fundamental sempre ter um backup de todos os arquivos do gps. Como seu problema foi fw corrompido, bastou instalar outro pelo pre-boot.
Os arquivos do link que voce indicou sao firmwares no formato .rgn para serem instalados atraves do chamado pré-boot com a ferramenta Updater.exe da Garmin. Os 3 arquivos correspondem a versao 2.80 do firmware, bem antiga (a atual é a 3.90) e sao patcheados para desbloqueio de arquivos .jnx, nada tem a ver com resolver problemas de travamento de gps, mas que pelo menos nao atrapalham, tanto que funcionou. O fw original foi provavelmente corrompido durante a atualizaçao, infelizmente um problema mais ou menos comum no Etrex 20 e 30. Por sinal, ambos gps usam exatamente o mesmo firmware, somente o do Etrex10 é diferente. Os 3 arquivos sao internamente praticamente idênticos, qualquer um deles pode ser utilizado para reinstalar um firmware da garmin. Importante notar que o Updater.exe só reconhece firmwares no padrão .rgn (o normal é no formato gcd, ou melhor, sempre tem o nome gupdate.gcd (fica na pasta garmin do gps, mesmo depois de instalado). O ideal, entretanto, é que o firmware de re ou instalaçao, seja o mais recente. Para tanto basta passar o fw original (ou patcheado) para o formato .gcd (no gps tem o nome de gupdate.gcd) e passar para rgn com uma ferramenta chamada RGNTools, mas o importante é que funcionou no seu caso (mas nao será o mesmo em situaçoes mais complicadas). É importante também atualizar o firmware para a versão atual, preferencialmente utilizando a ferramenta Webupdater, pois o Garmin Express tem bugs e pode gerar problemas, como ocorreu com o seu. Particularmente achei as instruçoes do site espanhol fracas... Curiosa a sugestão para entrar em pré-boot tirando a bateria, um enorme risco, pois durante a instalaçao, se em algum momento faltar energia/ou o pc travar, o dano no aparelho poderá ser irreversível. Quem mexe com fw conhece o problema e a própria Garmin recomenda sempre estar com as baterias completamente carregadas quando for atualizar/instalar um firmware..



pablopzb
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Set 2014, 08:50

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#10 Mensagem por pablopzb »

Depois de atualizado tive problemas e essa dica foi super importante, funcionou, só fico preocupado agora em atualizar o meu Garmin e der um problema mais grave, de uma outra vez deu bastante trabalho para atualizar.



JAOZERA
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2014, 18:49

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#11 Mensagem por JAOZERA »

Pablo: Que bom que minha ajuda foi útil. Angelone: eu realmente não tenho muita noção dessa área. Eu só uso o meu GPS para marcar pontos em engenharia de trânsito; o que eu testei massivamente no inicio dessa semana e funcionou tudo corretamente. Será que se atualizar pelo garmin express já não resolve tudo isso que você falou?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#12 Mensagem por Angelone »

JAOZERA escreveu:..Eu só uso o meu GPS para marcar pontos em engenharia de trânsito; o que eu testei massivamente no inicio dessa semana e funcionou tudo corretamente. Será que se atualizar pelo garmin express já não resolve tudo isso que você falou?"
Como o firmware que voce instalou é antigo ainda permanecem vários bugs, resolvidos somente nos posteriores. Portanto é recomendável a atualização para a v3.90. Particularmente nao gosto do Garmin Express, que já apresentou inumeros bugs, nao sei se está estavel atualmente, mas prefiro infinitamente fazer minhas atualizaçoes pelo Webupdader, programa gratuito da Garmin, que é muito mais seguro. Antes de atualizar tenha certeza de as pilhas estejam 100% carregadas. O Webupdader baixa o firmware e grava o arquivo na pasta Garmin com o nome de Gupdate.gcd. Quando voce desconectar o cabo usb e ligar o gps o arquivo é lido comparando com a versao do gps e fará a instalaçao, que pode demorar vários minutos. Aguarde até o final, quando o gps reinicializa automaticamente, indicando que esta tudo ok. O arquivo gupdate.gcd vai permanecer na pasta garmin, e sempre é lido na inicializaçao, mas nao instalado, pois corresponde a mesma versao da que esta no gps. Depois de instalado o arquivo pode ser apagado ou salvo no computador, para eventualidade de ter de ser instalado de novo.



jansley16
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Nov 2011, 13:35

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#13 Mensagem por jansley16 »

POis é gente,
VOU ESCREVER O PROCEDIMENTO após o passo 7B...todo mundo tem problemas apartir daki!! pois nao ta bem explicado!

daki pra frente vou ser bem claro...
existem dois softwares envolvidos: o GPS UPDATER e o WEBUPDATER.

Eu havia conseguido até o passo 7-B. e no meu caso e no da maioria creio que nao vai diretamente pro modo USB como o ANGELONE falou.
O que acontece Depois do passo 7B é q o GPS entra na tela com a LOGO garmin sem brilho. e não funcionará nada até o momento...


O proximo passo é :

1) baixar a atualização de software... o chamado WEB-UPDATE:
daí eu entrei nesse link w w w 8. g a r m i n .c o m/support/download_details.jsp?id=931
Instale o WEB-UPDATE...

2) Em seguida, voce vai ligar o GPS com o joystick empurrado para CIMA e nao APERTADO para o CENTRO.
Vai manter o joystick empurrado para cima e perceba que a LOGO GARMIN fica brilhante, e ele será reconhecido no windows pela sua porta usb!

3) após reconhecido pelo windos pode soltar o joystick que ele se manterá aceso!

Mas o que interessa é q a tela do software WEB-UPDATE já aberta, irá identificar seu ETREX 20 automaticamente....
4) aperte avançar REPETIDAS VEZES e espere ele atualizar....
- -

5)Após atualizado.. entre na memoria usb do seu GPS e apague UM ARQUIVO, o GPSUPDATE.gcx ( que veio junto com a atualização)...
só agora voce será capaz de acessar o GPS-UPDATER....

6) tire o GPS do PC.. desligue-o.

7) Agora arraste o arquivo 130501000280.rgn para o GPSUPDATE
o GPS-Update irá abrir...

8)selecione o modo USB.

9) Ligue o GPS e mantenha o joystick empurrado pra cima.

10) coloque o USB, e agora sim ele será RAPIDAMENTE RECONHECIDO...

11) e voce deverá dar OK!!!
O processo de recuperação irá ser realizado...

depois de instalado, tire o GPS e bom proveito!



arimsx1
Mensagens: 11
Registrado em: 30 Jul 2009, 17:37

Re: GPS Garmin Etrex 20 SYSTEM SOFTWARE MISSING

#14 Mensagem por arimsx1 »

Muito bom divulgar como se faz a recuperacao. Agora a garmin e q deixa a desejar. E uma pena.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”