Novo etrex 30.

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#41 Mensagem por Angelone »

No forum, e no proprio site do tracksource, tem tutorial explicando, mas vou resumir: baixe a versao para cartão sd. Descompacte, ele aparecerá como gmapsupp.img. Renomeie para qualquernome.img e copie para a pasta Map da memória interna do gps ou Map do cartão. Se nao tiver, crie a pasta. Se quiser a versao para trabalhar com o Basecamp, baixe a versão PC. Por fim, leia todos os topicos sobre etrex30 e 20 do forum que vc vai resolver a maioria dos seus problemas..



guidamatta
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Out 2012, 17:52

Re: Novo etrex 30.

#42 Mensagem por guidamatta »

boa noite pessoal,
faço trilhas de bike aqui em Belo Horizonte e depois de ficar perdido no mato resolvi comprar meu etrex 20, kkk..
comprei pelo ebay, acho q foi boa compra, paguei 160 dollares, recebi em casa sem problemas..

bom, até aí ok,
o que fiz até agora foi somente baixar o mapa "gmapsupp.img" e copiar pra memoria interna do gps.

o mapa leu perfeitamente, porém quando mando ele navegar até um destino ele traça uma literalmente uma reta até o ponto final sem obedecer as ruas e os caminhos certos...

o que fiz de errado e o que preciso fazer?

outra duvida: gostaria de ter também o mapa das areas rurais de MG, com os rios e etc... é possível?

obrigado e abraços



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#43 Mensagem por Angelone »

Para configurar uma rota para uso rodoviário vá em Config/Encaminham. e faça as opçoes de acordo (fora estrada, carro, bloquear na estrada, etc). O melhor mapa para uso nao rodoviário é o topográfico da MOGEO, mas só tem as curvas de nível, sem rios, sem mais nada. Voce pode criar mapas personalizados, por exemplo, a partir de cartas escaneadas e geo-referenciadas. O site da GArmin indica os procedimentos. Dá para navegar também com imagens de satélite. O padrão é o Birdseye da Garmin, mas é um esquema pago. Gratuitamente, depois de alguns procedimentos (mudar o firmware) e usar alguns programas, também é possivel. Leia os posts desse e dos tópicos que tratam do etrex20/30 que voce vai entender do que eu falo..



paulomazulo
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Fev 2009, 13:50

Re: Novo etrex 30.

#44 Mensagem por paulomazulo »

Comprei um etrex-30, marquei uns pontos e trajetos, mas quando tentei passar para o mapsource não de certo. Só habilitava para exportar mapas. Antes eu usava o map 76cs e dava certo. Então eu salvava os pontos com gpx e depois os trajetos em dfx pra trabalhar no ocad10, software para confeccionar mapas p/ corrida de orientação. Posso contar com a ajuda de vcs para solucionar essa questão?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#45 Mensagem por Angelone »

Paulo, use o Basecamp, a evoluçao do Mapsource que, por sinal, foi descontinuado em meados de 2011. Baixe/importe seus pontos, tracks etc.. pelo Base e salve no formato gpx. Para passar para dfx vc pode usar o Trackmaker para posteriormente poder abrir no Autocad..



paulomazulo
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Fev 2009, 13:50

Re: Novo etrex 30.

#46 Mensagem por paulomazulo »

Angelone, agradeço por sua atenção!
Instalei o Basecamp e Trackmaker. Estou aprendendo. Vi que posso salvar em gpx, mas não vi como salvar em dxf.

Também tem algo que tem me deixado pensativo: comprei o gps e veio junto um sd. Vi as instruções aqui no fórum sobre a tranferência de mapas topograficos (mogeo) e do Brasil roteável (tracksource). Baixei tudo, extrai para SD, mudei o nome do arquivo. Mas quando ligo o gps e vou em selecionar mapa não aparecem. Aparecem três outros mapas: Wordwide DEM base,NR, CDI_Nautico club de cartas digitales gold e Digital Globe Demo.JNX. Vejo a tela de mapa e nada.
Não consigo ver ruas, bairros. Falta alguma mapa? O GPS não reconhece o sd?

Obrigado!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#47 Mensagem por Angelone »

Realmente, a versão do Trackmaker que salva em dxf é a Pro, havia me esquecido do detalhe. Eu tenho uma versao bem velhinha, a 3.8 Pro (2004), mas existem conversores gpx to dxf gratuitos por ai, dê uma pesquisada na net.
Em relaçao aos mapas, se foram descompactados corretamente, renomeados para qualquernome.img, eles devem ficar na pasta Garmin do cartão (ou da memoria interna), esse é o detalhe, um pouco diferente dos Nuvis. Depois entre em configur/mapa e selecione o que pretende usar.



betosham
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Dez 2009, 00:29

Re: Novo etrex 30.

#48 Mensagem por betosham »

Pessoal, minha duvida também e qual GPS comprar, pois na trilha o etrex 30 vai funcionar mas na água ? por exemplo em uma represa, quero marcar a rota que fiz para nao me perder e voltar pra casa. andei olhando o Colorado 400t mas e caro, o etrex 30 resulve?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#49 Mensagem por Angelone »

O Etrex 30 resolve plenamente. É infinitamente mais moderno do que o colorado 400T q já saiu de linha e tem a tela pouco visivel sob luz intensa. O Etrex30 é perfeito nesse aspecto, apesar da tela menor, a bateria dura muiiito (25 horas) entre outras qualidades..



alvaromaia
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Fev 2012, 11:38

Re: Novo etrex 30.

#50 Mensagem por alvaromaia »

Angelone ,Tudo Bom ? Na sua opniao , qual seria os melhores mapas para colocar no Etrex 30 ?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#51 Mensagem por Angelone »

Alvaro, qualquer mapa que possa lhe ser util. A vantagens dos Etrex é suportam qualquer tipo de mapa, rodoviários, nauticos, topográficos e escaneados. Dos rodoviários recomendo o Tracksource, pois além de ruas e estradas da maioria do país tem também muitas estradinhas vicinais, 4X4 e trilhas para trekking em parques naturais e locais de interesse montanhistico. Voce pode instalar inumeros mapas, a quantidade que seu cartão de memória (micro SD) suportar (na pasta Garmin), mas procure selecionar somente um por vez. Dos rodoviários para o Brasil temos também o City Navigator South America ou Br (ultima versão 2013.40) e Autoguia 4 Rodas (esta na versao 3.16).



vitor.garcia
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Fev 2013, 20:21

Re: Novo etrex 30.

#52 Mensagem por vitor.garcia »

Boa tarde a todos.

Muito bom esse tópico. Me ajudou a escolher qual GPS comprar.

Pelo que entendi, consigo colocar qualquer tipo de mapa no ETREX30, certo? É somente uma questão de saber fazer as conversões e procedimentos mostrados em outros tópicos.

Mas ainda tenho uma dúvida.

Irei utilizar o gps para bike e trekking. Eu consigo salvar informações como velocidade, altitude, temperatura, etc em cada ponto da minha trilha? E exportar essa informação para algum outro lugar.

Obrigado.



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Novo etrex 30.

#53 Mensagem por brunobiazotti »

Olá Angelone! Estudei muito sobre o assunto de GPS.
Sou praticante de MTB e costumo fazer caminhos novos, emendar rotas, tudo utilizando mapas impressos do GE em folha A3. Quero pedalar sabendo a minha posição numa foto digital de satélite. Pois bem, estudei que existem dois formatos para ortofotomapas, KMZ (custom maps) e JNX, e que o ultimo é sem duvida o melhor, porque suporta imagens maiores e propicia zoom ao operador.

Estou interessado neste ETREX 30, ele trabalha com ortofotomapas no formato JNX, porém preciso usar o PATCHER no firmware para poder trabalhar com mapas free, certo? Até aonde eu sei, esses mapas free eram criados no MOBAC, ma esta sem vinculo com GE, encontrei então o SAS, não acho uma versão antiga do mobac para baixar.

Vi no site da garmin que a linha etrex não suporta custom maps (KMZ) tb liguei na garmin brasil e me confirmaram essa informação, porém li em vários lugares que o etrex trabalha com CUSTOM MAPS, é verdade mesmo?

Consegui firmware patched atualizado, ele serve para a maioria dos aparelhos garmin e inclusive ja foram testados. Não sei se posso colocar o link aqui, por favor me falem se as regras permitem e colocarei o link a disposição. Atenciosamente.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#54 Mensagem por Angelone »

Tenho um Etrex 30 que utilizei muito pouco e por isso nem sabia da incompatibilidade com mapas customizados, achava que funcionava. Hoje fiz um teste e, lamentavelmente constatei o problema: tais mapas até sao identificados pelo aparelho, mas o processamento da imagem é tão lento que é quase impossível utiliza-los, por exemplo: mais de 1 minuto para mudar de nível de zoom e 40 segundos ou mais para mudar de tela com o cursor.. É totalmente inviável para consultar tal mapa (customizado kmz), ou seja, nao é a toa que a Garmin diz q são incompativeis. O problema é com o hardware, o processador é lento.. No caso de imagens jnx melhora, fica utilizável, mas não é rapido. Para mapas vetoriais (em que as imagens sao formadas por vetores matemáticos e nao pixels), como rodoviários, nauticos e alguns topográficos (ex., mogeo) funciona de forma decente.

Tenho também um Oregon 450 e a experiencia é outra, pois tudo flui naturalmente: o processador é rápido, o arrasto de tela é facil, consultar o mapa é perfeito, tudo sem problema algum, além de ter tela maior e ser touch screen. A desvantagem é o preço, mais alto. Por sinal, estou vendendo um dos dois, O Etrex 30, com pouco uso, por 730 reais com cartão de 4 gigas e um conjunto enorme de mapas já instalados (confira quais mapas no anuncio do Oregon) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... on-450-_JM. O meu preço do Oregon é o mais baixo do M. Livre.
Em relaçao ao Mobac realmente tem que ter a versão mais antiga, a 1.9 beta1 e inferiores. É um programa freeware e pode ser baixado do link a seguir. Tambem se pode baixar a ultima versão e copiar o conteúdo da pasta atlases (ou parecida) do anterior. As limitaçoes das novas versões são imposições dos donos dos sites de mapas, Google, etc..
http://www61.zippyshare.com/v/53833644/file.html
Editado pela última vez por Angelone em 07 Abr 2013, 00:00, em um total de 1 vez.



Mineiro do Cerrado
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:37

Re: Novo etrex 30.

#55 Mensagem por Mineiro do Cerrado »

Olá pessoal,

Sou novo aqui e esse é o primeiro post. Se eu perguntar o óbvio por favor me desculpem ok! Coisa de NewBaby :mrgreen:
Fiz apenas uma viagem com o GPS até agora (fiz toda a costa do Uruguay de bike, 11 dias). Lá era relativamente fácil, pois há uma infinidade de pequenas vilas e cidades. Criei a rota usando a busca por nomes de cidades, ou quando não achava eu usava a busca e marcação direto no mapa do GPS.
Mas agora quero usar ele para descobrir novas trilhas de bike, ou fazer rotas de bike (e a pé) em lugares que não conheço. Para isso preciso aprender de maneira mais séria como usar esse aparelinho milagroso :mrgreen:

Bem, basicamente gostaria de aprender duas coisas que ainda não consegui realizar com o etrex30. Se puderem me ensinar ou postar algum link de um tutorial agradeço :wink: . Vamos lá:

1) Transportar rotas e waypoints do Google Earth/Google Maps para o extre30. (isso parece fácil, mas queria que eles fossem com as imagens!)
2) Como criar mapas para o etrex30 usando imagens de satélite (ou arquivos topográficos)? Quais programas uso para isso? Existem bons tutoriais ou esquemas de passo-a-passo? :?:

Abraços do Cerrado



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Novo etrex 30.

#56 Mensagem por jpgon »

Mineiro do Cerrado,
Boa noite.

Veja neste link principal: viewforum.php?f=551
Existem diversos tópicos sobre o Etrex 30.
Nosso colega de forum Angelone é um expert no assunto Etrex e em trilhas, tracklogs, waypoints.
Alguns tutoriais escritos por ele são muito interessantes de serem lidos, pois elucidam muitas de nossas dúvidas sobre o uso do GPS.
Faça um exercicio de leitura e aprenderá com facilidade.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

gregorisoares
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Set 2012, 10:09

Re: Novo etrex 30.

#57 Mensagem por gregorisoares »

Angelone,

Desculpe-me incomodar mas cometi o mesmo erro. Apaguei todos os dados do sistema do meu eTrex 20. Tentei baixá-los pelo link que disponibilizou porém os arquivos não estão mais disponíveis no site. Tem um outro link onde eu possa efetuar o download?

A propósito, estou com duas dúvidas a respeito do eTrex 20 e gostaria de saber se alguém pode me ajudar:

1 - Quando eu faço um cálculo de uma determinada área, quando eu clico em calcular, eu já seleciono as unidades em hectares. Porém, quando acesso o menu "Gestor de trajecto", seleciono o trajecto que calculei e seleciono "Rever trajecto", as informações de área aparece em Km². Como faço para que, na opção "Rever trajecto" apareça a área em hectare?

2 - Antes eu trabalhava com o Garmin Summit HC, para navegação de pontos. Quando eu acesso a bússola, para que ela mude o sentido e que eu encontre os pontos, tenho que me locomover e escolher um sentido, ou seja, quando eu giro o GPS no seu próprio eixo não há alterações do sentido na bússola. Como faço para que a bússola gire no seu próprio eixo, sem necessitar que eu me locomova com o aparelho?

Muito obrigado e desculpe-me o incômodo novamente.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#58 Mensagem por Angelone »

Realmente o link expirou. Voce pode baixar desse http://mx8ju0.1fichier.com/en/. Leia o post em que comento sobre tais arquivos. Neles constam o básico do básico, mapas vc deve baixar de outros locais. As pastas vazias sao referencias das originais, em geral sao utilizadas pelo sistema ou na atualizaçao do webupdater.
Em relaçao as duvidas:
1. Já li sobre esse problema, mas nunca utilizei o recurso, nao pesquisei sobre e, portanto, nao tenho soluçao para ele. O melhor é voce entrar em contato com o suporte da garmin. Dê preferencia ao dos Estados Unidos ou Portugal, o do Brasil é muito fraco (Portugal: GARMIN - garminpt@garmin.com ou sat.maritima@garmin.com). O dos EUA nao estou achando agora, mas deve ser fácil encontrar. Caso te deem a soluçao, nao esqueça de postar aqui no fórum, pois certamente será util para outros usuários também..
2. O Etrex 20 nao tem bussola e as indicaçoes de direçao simulando bussola aparecem apenas quando se esta em movimento, é uma limitaçao de hardware que nao tem como remediar. Essa funçao é muito util em campo (e na cidade também) para o correto posicionamento do mapa no terreno quando estamos parados, localizaçao de pontos, tirar visadas de direçao a seguir, fixar rumo em calculo de rotas em mata fechada sem referencias, entre outras possibilidades. Para quem valoriza e necessita do recurso vale a pena pagar mais pelo Etrex 30 que tem esse implemento, além de várias outras vantagens como barômetro e, principalmente, o sensor wireless que permite a troca de informaçoes entre gps compatíveis (tracklog, waypoints, etc) e o uso de acessórios sem fio como sensor de temperatura, de batimentos cardiacos, computador de bike, etc.. (veja comentário em posts meus anteriores).



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Novo etrex 30.

#59 Mensagem por brunobiazotti »

Obrigado mesmo pelas dicas Angelone!
Comprei um oregon 550, semi-novo, bem barato, mas não esta com firmware patcheado, ele tem a versão 6.0
Estudei para como fazer o patcheamento: neste link <http://whiter.brinkster.net/en/JNX.shtml> te leva a baixar um FIRMWARE PATCHER que é compatível com o oregon 6.0, inclusive fala que já foi testado, porém, não consigo baixar o firmware original para poder patchea-lo, o site garminoregonWIKI me leva ao webuodater da garmin online, mas, para patchear eu preciso ter o arquivo de update avulso certo? aonde eu consigo fazer o download da versão 6.1 ou 6.2 originais? se não é possivel isso, peço por gentileza que me oriente para como utilizar JNX free no meu oregon 550.
Atenciosamente.



gregorisoares
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Set 2012, 10:09

Re: Novo etrex 30.

#60 Mensagem por gregorisoares »

Então Angelone, pesquisei sobre o assunto sobre a mudança da unidade de área depois que eu salvo o trajeto mas não consegui encontrar muita coisa. A respeito da bússola, acho que vou trocar o aparelho, devo pegar o eTrex 30. Vc sabe me informar se ele apresenta o mesmo "problema"?

1 - Quando eu faço um cálculo de uma determinada área, quando eu clico em calcular, eu já seleciono as unidades em hectares. Porém, quando acesso o menu "Gestor de trajecto", seleciono o trajecto que calculei e seleciono "Rever trajecto", as informações de área aparece em Km². Como faço para que, na opção "Rever trajecto" apareça a área em hectare?

Desde já agradeço as informações.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”