Novo etrex 30.

Mensagem
Autor
fernandosurf
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2011, 21:41

Novo etrex 30.

#1 Mensagem por fernandosurf »

Sou novo no gps e acabei de comprar um etrex 30, é o meu primeiro ,parece ser o modelo mais atual da linha etrex, mas o manual é muito superficial, e estou com duvidas. fiz atualizações e baixei um mapa roteável,sem o mapsource e instalei, conforme mostra no tutorial do tracksouce, funcionou, mas queria instalar mapas topograficos e como fazer para ter compatibilidade com o googlemaps. Estou sempre fazendo trilhas de bike e descobrindo novos caminhos talvez poderia ajudar futuramente.
Fernando.



Gustavobh2
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Out 2011, 16:15

Re: Novo etrex 30.

#2 Mensagem por Gustavobh2 »

Olá! Também acabo de comprar um Etrex 30. Aparentemente, uma ótima compra. Mas gostaria de mais informações. Manuel bem fraco. O manual completo está no site da garmin, porém, somente disponível em inglês, em português vai demorar um pouco.
No mais vamos usando ai pra saber como fica.
Aguardo esse tópico para ver experiências de outros usuários.

Abraços.



Prysco
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Ago 2009, 21:54

Re: Novo etrex 30.

#3 Mensagem por Prysco »

Boa noite, onde vocês compraram o etrex 30?



Gustavobh2
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Out 2011, 16:15

Re: Novo etrex 30.

#4 Mensagem por Gustavobh2 »

Olá!
Comprei o meu na Eportáteis, em Belo Horizonte. O site é www.eportateis.com.br. Recomendo. É também o único lugar que eu já vi que tem esse gps.

Quanto aos manuais aí está todo o material disponível no site oficial da garmin.

http://www3.xpg.uol.com.br/Etrex30.rar

Abraços.



Gustavobh2
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Out 2011, 16:15

Re: Novo etrex 30.

#5 Mensagem por Gustavobh2 »




Aldo Cezar
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jan 2012, 17:36

Re: Novo etrex 30.

#6 Mensagem por Aldo Cezar »

Pessoal
Estou em dúvida para comprar um GPS para trilha de bike, etrex 30 ou o GPSMAP 62s, o que levou vocês a optar pelo etresx 30?



fernandosurf
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2011, 21:41

Re: Novo etrex 30.

#7 Mensagem por fernandosurf »

Caro aldo, não tenho conhecimento deste outro modelo, mas fiz uma trolha com o etrex 30 e foi muito bom , gravei o trajeto, coloquei no google, marquei todos os dados , como velocidade, altimetria , tempos etc. se vc tiver uma grana, vale comprar um cadencimetro para ele.
Agora é ir mexendo pois o manual não diz nada, vou aprendendo na marra tirando duvidas com amigos que possuem gps.
valeu.



Aldo Cezar
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jan 2012, 17:36

Re: Novo etrex 30.

#8 Mensagem por Aldo Cezar »

Valeu Fernando
Obrigado pela informação
Abraço



vitormqp
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Jul 2012, 08:30

Re: Novo etrex 30.

#9 Mensagem por vitormqp »

Bom dia pessoal, comprei um etrex 30 também; faço trilhas de moto e estou começando agora na bike também. Gostaria de saber como encontrar mapas e rotas de trilhas. Estou também disposto a ajudar com alguns trajetos, mas quanto a isso vou ter de aprender a mexer primeiro no gps!!!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#10 Mensagem por Angelone »

O mapa rodoviário do Brasil, Tracksource, tem muitas trilhas para pedestres e bikes, além de estradas secundárias e vias "normais". Um bom local para encontrar e postar trilhas é o Wikloc, entre outros. Pesquise "tracklog" no google q vc vai encontrar muitos outros sites também. Mapas topográficos vetoriais voce encontra no site da Mogeo. Mapas personalizados raster (jpg e escaneados em geral), voce mesmo pode elaborar, veja no site da Garmin como. Tem também a possibilidade de usar imagens de satélite, o padrão chama-se Birdseye, que pode ser o oficial da Garmin (com taxa anual) ou o crackeado free que usa imagens do Google Earth. Leia sobre no tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 0&p=203954 ou pesquise no google. abs



vitormqp
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Jul 2012, 08:30

Re: Novo etrex 30.

#11 Mensagem por vitormqp »

Angelone, obrigado pelas dicas, essa questão do birdseye nem fazia ideia do que era. Quanto ao wikiloc pesquisei lá e realmente muito útil pra mim, era o que eu precisava!
Ainda estou apanhando pro meu gps, mas vamos aprendendo!!!
Abraço!



ParaTroop37
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Ago 2012, 19:31

Re: Novo etrex 30.

#12 Mensagem por ParaTroop37 »

Muito obrigado pelas dicas Angelone.
Acabei de comprar um eTrex 20, que é basicamente igual ao 30, exceto pela bussola eletronica e o altimetroi
se nao estou enganado.
Estava batendo a cabeça pra colocar mapas topograficos no meu eTrex 20, faço trilhas na serra do mar de vez em qdo, moro em Santos. E Depois que descobri esse site MoGeo tudo ficou mais simples ... só coloquei o arquivo dos mapas do sudeste diretamente no cartão de memória do gps e ele já reconheceu e sobrepôs o mapa ao padrão da garmin. Só falta dar uma andada com ele por aí pra ver as curvas de nível mostradas no gps estão batendo com as cartas topográficas originais, quando tiver alguma oportunidade de testar dou um retorno por aqui.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#13 Mensagem por Angelone »

O mapa da Mogeo quebra um bom galho, mas tem limitaçoes. É um topografico puro, somente curvas de nível.. O ideal é um topo completo, como os do IBGE, com rios etc, mas isso se resolve, ou seja, é possível inserir mapas personalizados completos no gps e navegar por eles. Dá algum trabalho o processo inicial de aprendizado, mas vale a pena. No site do IBGE vc encontra as principais cartas em formato pdf, escaneadas a partir das impressas. O processo é baixar, passar para jpg e georeferenciar em algum programa especifico que faz isso. Tais programas salvam no formato kmz/Garmin, que é um jpg divido em blocos (tiles). Pesquise a respeito, depois que aprender fica ótimo. Melhor mesmo é navegar por fotos de satélite no gps, isso é fantástico, risco zero de se perder na mata. Os mapas topos serviriam para os detalhes, mostrando os desníveis mais acentuados e por ai vai. Leia o link que indiquei posts acima, pesquise com calma q daqui há algum tempo vc fara maravilhas com esse gps..



LEONARDO DADALTO
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jun 2010, 20:26

Re: Novo etrex 30.

#14 Mensagem por LEONARDO DADALTO »

BOM DIA. COMPREI UM ETREX 30, E NÃO ESTOU CONSEGUINDO USAR O MAPA TOPOGRÁFICO, COMO FAÇO. SOU LEIGO NO ASSUNTO



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#15 Mensagem por Angelone »

Leonardo, primeiro confira se o mapa q vc baixou nao esta zipado (compactado), em geral com terminaçao zip ou rar. Ele deverá estar na pasta Garmin, do cartão ou da memória interna, com qualquer nome, mas sempre com terminaçao img (já descompactado). É fundamental também que ele esteja selecionado. Na tela do mapa, aperte o botao do Menu e escolha Configurar Mapa, enter, Selecionar Mapa. Nessa tela deverao aparecer todos os mapas instalados, selecione o que interessa (no caso dos mapas rodoviários, selecione sempre um de cada vez). Os mapas topograficos normalmente referem-se a regioes limitadas, e por isso muitas vezes nao sao diretamente vistos na tela do gps. Para tanto, usando o zoom, procure uma cidade próxima de onde ele deve estar e vá mudando de posiçao a seta de navegaçao com o joystic e aumentando o zoom até encontra-lo. É simples assim... Dê uma boa lida nos posts desse tópico que tem muitas dicas uteis..



ParaTroop37
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Ago 2012, 19:31

Re: Novo etrex 30.

#16 Mensagem por ParaTroop37 »

Realmente depois que comecei a comparar os mapas topograficos da MoGeo com algumas cartas do IBGE que tenho aki vi que ela tem algumas limitações msm ... principalmente pelo fato de não mostrar cursos d'agua ... vou investigar melhor aquele link que vc recomendou.
Mas uma coisa discordo de vc Angelone ... já me orientei com mapa e bússola somente algumas vezes e msm com os etrex mais antigos (em conjunto com mapas) que possuem poucas ou até nenhuma informação, somente mostram a direção das coordenadas que vc poe e acho muito mais valido se orientar atraves da comparação das curvas de nível com o terreno, pois é só o que vc consegue observar qdo dentro de mata fechada ... se for navegar atraves mata com fotos de satélite vc só vai ver a cobertura vegetal na tela e qdo olhar a sua volta não vai ter nenhuma referencia ... pessoalmente prefiro comparar a carta (ou as curvas mostradas no gps) com as elevações que vc visualiza no terreno :)



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#17 Mensagem por Angelone »

Paratrop, nao tem discordancia, concordo com voce. No final do post disse que os topos servem para o nivel dos detalhes, isto é, onde ficam os desniveis na mata, pequenos riachos, caracterizaçao dos vales e cristas pequenas que nao se ve em fotos de satélite. Mas tais fotos sao utilissimas para se ter uma geral, saber onde estamos, para onde ir, coisas assim, por isso disse que é impossivel se perder com elas no gps. Além disso, dependendo da resoluçao dessas imagens, elas mostram muita coisa, vide google earth, como quedas d'agua em vales, cristas e desniveis acentuados e alguns detalhes q só fotos mostrariam. Pelo jeito vc ainda nao utilizou esse recurso, que fica igual ao nível de detalhes q voce vê no google earth do seu computer. Mas, concordo plenamente que as cartas topográficas completas informam muito bem a nível do detalhe. Carta no papel, bússola e gps q só davam coordenadas agora podem estar juntos dentro do gps, algo infinitamente mais prático. Depois de ralar um pouco, pesquisando e praticando, vc poderá confeccionar mapas topo com fotos do google earth que se intercalam em diferentes niveis de zoom, tipo, a 300m mapa topografico, no 200m foto de satélite e por ai vai..



vitormqp
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Jul 2012, 08:30

Re: Novo etrex 30.

#18 Mensagem por vitormqp »

Boa noite pessoal, ainda aqui apanhando para o gps e aprendendo bastante...
Surgiu uma dúvida agora que irei colocá-lo na moto, o etrex 30 é a prova d'água mesmo ou o que diz no site é só um resistente à água?
O gps é usado em trilhas de moto e bicicleta, tendo grandes chances de pegar chuva e não posso descartar a possibilidade de cair dentro d'água com o aparelho.
Alguém já fez algum teste? Já mergulhou o aprelho dentro d'água? Caso ele não suporte mergulhar irei fazer um case.
Obrigado!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#19 Mensagem por Angelone »

O Etrex30 é resistente a agua, nao prova d'agua. É bem vedado, com o'ring no compartimento de baterias e obedece ao padrão IPX7, podendo suportar submersão de até 1 metro por até 30 minutos.. Mas do que suficiente para caminhadas, bikes, motos.., mas nao serve para mergulho, rs..



vitormqp
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Jul 2012, 08:30

Re: Novo etrex 30.

#20 Mensagem por vitormqp »

Angelone, muito obrigado!!!
Já é o suficiente pra mim. O caso é que de bicicleta num dia chuvoso, um tombo já me fez dar uns mergulhos por aí... Nada além de 15 segundos! hehehehehe
Tava mesmo preocupado em colocá-lo como um painel e a chuva acabar estragando ele.
Muito obrigado mesmo, essa semana já estarei comprando o suporte original, e adaptarei algo pra prender rápido tanto na bike como na moto!
Abraço a todos!



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”