Novo etrex 30.

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#61 Mensagem por Angelone »

brunobiazotti escreveu: ..Comprei um oregon 550, semi-novo, bem barato, mas não esta com firmware patcheado, ele tem a versão 6.0
Estudei para como fazer o patcheamento: neste link <http://whiter.brinkster.net/en/JNX.shtml> te leva a baixar um FIRMWARE PATCHER que é compatível com o oregon 6.0, inclusive fala que já foi testado, porém, não consigo baixar o firmware original para poder patchea-lo, o site garminoregonWIKI me leva ao webuodater da garmin online, mas, para patchear eu preciso ter o arquivo de update avulso certo? aonde eu consigo fazer o download da versão 6.1 ou 6.2 originais? se não é possivel isso, peço por gentileza que me oriente para como utilizar JNX free no meu oregon 550.
Em relaçao ao Oregon 550, sem dúvida é um ótimo equipamento além de ter uma camerazinha de 3 megapixel, pouco para nossos dias, mas q pode ser util na falta de outra. O unico probleminha dos Oregons é q muitas séries (as mais velhas) tem um visor LCD muito dificil de enxergar sob o Sol, péssimo para bikes ou uso em ambientes abertos (já tive um desses). As versões mais novas do 450 e 550 tem um ótima tela, muito bem visível ao sol brilhante. Confira a visibilidade do seu que vc vai saber em qual categoria ele se enquadra.
O fw 6.2 original vc pode baixar daqui: http://www.garmin.com/software/Oregonx5 ... r__620.gcd
gregprospares escreveu: pesquisei sobre o assunto sobre a mudança da unidade de área depois que eu salvo o trajeto mas não consegui encontrar muita coisa. A respeito da bússola, acho que vou trocar o aparelho, devo pegar o eTrex 30. Vc sabe me informar se ele apresenta o mesmo "problema"?
1 - Quando eu faço um cálculo de uma determinada área, quando eu clico em calcular, eu já seleciono as unidades em hectares. Porém, quando acesso o menu "Gestor de trajecto", seleciono o trajecto que calculei e seleciono "Rever trajecto", as informações de área aparece em Km². Como faço para que, na opção "Rever trajecto" apareça a área em hectare?
Gegori, como já disse em post anterior, realmente eu nao tenho soluçao para esse problema e recomendo voce entrar em contato com o suporte da Garmin, sendo esse o primeiro passo.
Ótimo q vc queira migrar para um gps com bussola, de fato utilissima. O Etrex 30 é uma boa saída. Tenho um desses para vender, caso interesse entre em contado



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Novo etrex 30.

#62 Mensagem por brunobiazotti »

Firmware Patched Vertion 6.21 - TESTADO E OPERANDO EM OREGON 550

Acabo de voltar de uma pedalada para testar a navegação em fotos de satélite no oregon550. Fántastico! Um sonho realizado!
Angelone, segui suas dicas e os tutoriais que este ótimo portal me apresentou, tb graças as pessoas que colaboram, um especial obrigado a vc Angelone, é nobre da sua parte compartilhar seu conhecimento. O processo é meio trabalhoso mesmo, mas basta estudar que qualquer pessoa chaga lá. Agora só me falta estudar as outras funcionalidades deste belo equipamento e também instalar o suporte de guidão, dae é só alegria.

Sobre o download do fw original - Eu estava tentando baixar ele no google chrome, mas só dá certo no IE.

Sobre o MOBAC - da versão 1.8 até a vesão 1.9 beta1 funcionam, porém quando fui criar o atlas utilizando o mapsource google hybrid, deu muito erro de tiles, 64 para ser exato. Mas no mapsource microsoft earth hybrid foi tudo certo.

Sobre a tela, a versão do meu oregon 550 é com visor TFT colorido transflectivo, a navegação é ótima, mais ainda sim tem-se um pouco de reflexo que creio ser incorrigível para praticas a céu aberto. Recomendo aqui para não instalar películas de proteção na tela, este excesso de zelo vai resultar na anulação da tecnologia antirreflexiva que o aparelho tem, e acarretará no aumento do índice de reflexão da tela, o equipamento é robusto e preparado para aguentar os desafios off road.

Sobre taxa de processamento: Excelente! fui uma beleza conforme informado por Angelone.

CONTRAS: duração da bateria 16 horas, porém existe o desligamento da imagem automaticamente e ajuste de brilho, não abusar das fotos também fará a carga da bateria ir mais longe.

Atenciosamente.



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Novo etrex 30.

#63 Mensagem por brunobiazotti »

REVISÃO DO COMENTÁRIO ACIMA

Sobre a tela - A versão do meu OREGON 550 é com visor TFT colorido transflectivo, a navegação é ótima, mais ainda sim tem-se um pouco de reflexo que creio ser corrigido somente com o aparelho MONTANA para cima, qual vem com especificação "sunlight readable", porém o MONTANA é o dobro do preço de um OREGON. Recomendo aqui para não instalar películas de proteção na tela, este excesso de zelo vai resultar na anulação da tecnologia antirreflexiva que o aparelho tem, e acarretará no aumento do índice de reflexão da tela, o equipamento é robusto e preparado para aguentar os desafios off road, dispensando assim a proteção extra.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#64 Mensagem por Angelone »

Bruno, todos os Oregons tem tela TFT por padrão, a diferença é que as mais recentes são bem superiores aos das primeiras séries. Nao sei a partir de qual numero de série houve a mudança, mas se pode observar na prática, pois os modernos são perfeitamente visíveis. Particularmente nao notei o problema do reflexo q voce menciona. Realmente a tela do Montana é superior, maior, mas pesado, 3 pilhas (duraçao de 20 hrs) e bem mais caro. No aspecto visualizaçao da tela com luz solar direta o Etrex 20 e 30 são excelentes, perfeitos nesse aspecto, além das baterias (2) durarem até 25 horas, o que pode ser um fator fundamental em algumas situaçoes o u t d o o r, apesar da tela pequena e de outras desvantagens (nenhum modelo tem todas as qualidades juntas). Os da série Map 62 também tem tela com visibilidade superior, mas como os Etrex, nao sao touchscreen..



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#65 Mensagem por edugaloalmeida »

Angelone, li agora pouco na pag 3 sobre a incompatibilidade do Etrex 30 com mapas customizados, adquiri o meu hoje e já estou baixando os mapas, estou baixando o topografico do mogeo para o sudeste 20m e minas gerais norte e sul 5m, trabalho com topografia e estes mapas são o que me interessam, minha duvida é se o etrex irá apresentar lentidão ou erros usando este mapa como relatado sobre os customizados, pois acho que este mapa tb não deixa de ser customizado? E onde encontro mapas que tenha cursos de rios, mais detalhes, sem que apresente problemas pra rodar no etrex 30, os mapas pagos tem estes detalhes topograficos?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#66 Mensagem por Angelone »

Os mapas do mogeo são mapas vetoriais e vão funcionar normal no etrex. Customizados se diz de mapas escaneados, imagens raster georeferenciadas, essas sim inviáveis de utilizar no etrex. Mapas topo vetoriais com rios etc, tipo IBGE, você nao vai achar, só se fizer um, mas pouquíssimos fazem isso no Brasil e eu sou um deles. Os únicos q conheço q tambem fazem são o pessoal do mogeo, mas obviamente e' trabalho remunerado..
Editado pela última vez por Angelone em 08 Ago 2013, 22:21, em um total de 1 vez.



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#67 Mensagem por edugaloalmeida »

Angelone e vc dispoe destes mapas para Minas Gerais, tipo os do IBGE?



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#68 Mensagem por edugaloalmeida »

Angelone tive o msm problema relatado por colegas anteriormente, copiei os arquivos de mapa mogeo para uma pasta "Map" dentro da pasta "Garmin" criada no cartao de memoria, mas o etrex ao entrar em selecionar o mapa, não aparece os mapas, renomeie os arquivos como disse e a terminação foi img msm, o que pode estar acontecendo?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#69 Mensagem por Angelone »

Edu, vc deve copiar os mapas para a pasta GARMIN diretamente, nada a ver com pasta Map.
Posso confeccionar mapas vetoriais tipo IBGE de todo o Brasil, e' questão de combinar valores. Se tiver interesse me mande uma MP (mensagem privada).



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#70 Mensagem por edugaloalmeida »

Ok, vamos combinar sim, consegui agora que tirei da pasta map, atrapalha usar o com curva de nível em conjunto com o que vem original nele? O mapa de cidade eu tenho que baixar separado tb?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#71 Mensagem por Angelone »

Creio q o original que vem com ele e' o mapa base apenas, que não trara problemas, pode usar junto com o do mogeo. O mapa da cidade a q vc se refere deve ser o rodoviário. Sugiro o Tracksource, mapa gratuito de qualidade q abrange todo o Brasil. Use o google para localizar de onde baixar.



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#72 Mensagem por edugaloalmeida »

Angelone, valeu pela ajuda amigo, to usando o mogeo minas gerais 5mt e o tracksource em conjunto com o que vem no etrex, ta ajudando muito



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#73 Mensagem por edugaloalmeida »

Como sou novato aconteceu uma coisa hoje que não entendi, peguei o gps e fui pegar os pontos em torno de uma lagoa aqui em minha cidade, peguei em torno de 72 pontos, isto foi a tarde, agora a noite ao ligar o gps me surpreendi ao acessar o gestor de pontos que os msm não se encontravam la, liguei o gps no trackmaker e consegui os dados de hoje e os pontos apareceram, pergunta, os pontos não deveriam aparecer tb na tela do gps???? Me ajude ai Angelone.



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#74 Mensagem por edugaloalmeida »

Atualizei o gps e os pontos apareceram, erro de software da garmin?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#75 Mensagem por Angelone »

Aproveite eqto o suporte é de graça, rs... O Gestor de Pontos tem uma interface q confunde. Qdo entramos nele aparece um teclado para digitar o nome do waypoint para facil localizaçao, mas se voce quer ver todos, simplesmente pressione o botão Back (o q muda de tela). Apertando o botão do Menu aparecem as opções Find in list (encontrar na lista), Sort (classificaçao alfabética ou por proximidade) e Apagar Todos (os waypoints). Basicamente é por ai..

ps.: vc provavelmente estava com um fw com bug.. por isso é importante sempre manter atualizado o firmware do gps (use o Webupdater).



edugaloalmeida
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Dez 2009, 08:48

Re: Novo etrex 30.

#76 Mensagem por edugaloalmeida »

Obrigado Angelone, e vou aproveitar sim enquanto o suporte é gratuito, hahahaha



@ntonio Carlos
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Set 2008, 18:49
Localização: ILHABELA - SP

Re: Novo etrex 30.

#77 Mensagem por @ntonio Carlos »

Olá amigos

Tenho o Etrex 30 e com os mapas rodoviários está funcionando blz. Baixei uma imagem da carta náutica da Costa Brasileira o VSA002R, consegui desbloquear e instalar no SD na pasta Garmin, na seleção de mapas aparece ele como ativado, mas o mapa não aparece na tela o que está errado ? este mapa é incompatível com o Etrex 30 ?

Antônio Carlos



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#78 Mensagem por Angelone »

Para aparecer na tela o cursor ("usuário") tem q estar na área abrangida pelo mapa.. Basta navegar com o cursor até o litoral. Fora isso, q e algo óbvio, pode estar havendo algum conflito com outros mapas. Desabilite todos deixando apenas o náutico. Esteja seguro também q ele tenha sido instalado ma pasta garmin do cartão e com a terminação correta, img...



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Novo etrex 30.

#79 Mensagem por Angelone »

O seu problema é outro: vc baixou a carta errada, west coast, costa oeste da america. Tem q ser a VSA001, east coast, costa leste..



ecossauro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Out 2012, 20:15

Re: Novo etrex 30.

#80 Mensagem por ecossauro »

Bom dia, tenho um etrex30 e preciso usar mapas da França, Espanha, Londres e Irlanda.
Em outro post lí que era só mudar o nome dos IMG, Londres.img por exemplo e colocar dentro da pasta garmin.

Procede?

Obs: Fiz essa msm pergunta e outro post mas decidi fazer nesse tbm pois esta mais atualizado.


Obrigado



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”