Impressões sobre o Garmin Montana 650

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zatlima
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Impressões sobre o Garmin Montana 650

#1 Mensagem por zatlima »

Gostaria de dividir com vocês a minha impressão quanto ao Garmin Montana 650 que comprei a algumas semanas:
Quando estava analisando qual aparelho comprar, considerei que gostaria de um aparelho que me atendesse para o uso no carro, na motocicleta e à pé, levando em consideração que desenvolvo alguns municípios para o Tracksource e o usaria também para coleta de dados.
Já tive um Nuvi 760, excelente GPS para uso no carro, mas não atendia para o uso em motocicleta e é muito frágil para uso em uma trilha de caminhada.
Também já tive um Oregon 300, um aparelho excepcional com uma sensibilidade e precisão fantástica, sem falar que funciona com pilhas comuns AA (ou recarregáveis) e é a prova d´água, coisas muito importantes para uma trilha onde você pode levar um jogo extra de pilhas. Ele ainda oferecia recursos interessantes que a linha Nuvi não oferece para navegação onde não exista mapas rodoviários como numa mata, por exemplo. Porém ele tinha dois graves defeitos: Não dava instruções por voz e tinha a tela muito pequena, o que dificultava no trânsito.
Encontrei no Montana a fusão dos dois aparelhos. Ele tem as mesmas características de robustez (resistência a água e quedas), recursos de GPS aventureiro, precisão e sensibilidade do Oregon e a interatividade, tamanho de tela e indicação por voz do Nuvi.
Cito as principais características que me agradaram no Montana 650:
Ele é robusto e à prova d´água, permitindo seu uso em trilhas sob chuva e na moto;
Tem uma sensibilidade e precisão incríveis. Você liga o aparelho e dá um clique para visualizar o mapa e ele já localizou sua posição;
Você pode configurar vários perfis de uso. Por exemplo: Para automóvel eu deixo que o acelerômetro escolha a posição de tela automaticamente para uso vertical ou horizontal. Na moto deixo essa função bloqueada devido a trepidação que deixa o acelerômetro meio doido. Você pode criar vários perfis escolhendo para cada perfil o modo como o mapa é mostrado, se vai ou não exibir e/ou gravar o trajeto percorrido, gravar o trajeto por tempo ou distância, intensidade da iluminação, etc;
Como ele é a prova d´água, o alto-falante interno dele é baixo e só dá beeps, mas quando você coloca ele no suporte veicular, ele dá as instruções de voz pelo alto-falante do suporte como se fosse um Nuvi;
Ele tem um único botão físico que pode ter seu uso programado. Mantendo-o apertado você liga ou desliga o GPS, mas você pode escolher a função que será executada quando der um click ou um duplo click no botão. Configurei o duplo click para marcar um ponto, isso corrige uma grande falha da linha Oregon que só permitia gravar pontos pelos menus da tela de toque;
Ele possui uma câmera de 5MP que registra automaticamente a coordenada de onde foi tirada a foto. Como ele é a prova d´água, você tem de lambuja uma câmera resistente que pode ser usada até como câmera subaquática (até 1 metro de profundidade). Essa semana descobri um uso fantástico para essa câmera: o levantamento de dados para o Projeto TrackSource. Como o GPS fica fixado no parabrisa e a câmera apontada para a frente, quando vejo um ponto de interesse (posto, quebra-molas, radar, etc) basta tirar uma foto. Não tenho que ficar anotando o que é aquele ponto para depois colocar no mapa. A foto já é referenciada e mostra o que tenho que colocar no mapa, afinal, uma imagem vale por mil palavras.
O aparelho pode funcionar com uma bateria removível (como as de celular) ou com pilhas. Ou seja, carregou o bichinho e vai usando, se acabar a bateria é só colocar pilhas (qualquer boteco vende);
Bom, como nada é perfeito, ele também tem os seus defeitos:
É bastante grande e pesado se comparado com aparelhos da linha Nuvi;
Ele não fala para os alertas de proximidade, dá apenas beeps. Observem que ele dá indicações de direção, inclusive com o nome das ruas, mas não sei por que cargas d´água ele não fala para alertas de proximidade.
É caro: perto de R$2.000,00
Bom, desculpem ter me empolgado e falado tanto, mas já vi muitas discussões de qual GPS comprar para uso nisso ou naquilo. Para quem vai usar somente no carro, ainda sugiro um Nuvi. Para quem vai usar somente na moto, sugiro um Zumo. Para quem vai usar em bike ou trilha, sugiro um Garmin 60, Oregon ou Dakota. Mas para aqueles que querem um GPS realmente polivalente que possa atender em várias circunstâncias sem ter que comprar vários aparelhos, considerem seriamente um Montana.
Grande abraço


Mozart Fernandes Moreira Lima
S19 55.886 W43 58.845
Garmin Montana 650
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velhotulio
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#2 Mensagem por velhotulio »

Olá amigo, concordo com as suas opiniões. Outro Garmin excelente para trilhas é o Colorado. Agora a única coisa que eu achei que deveria ter como fazer no aparelho, (se tiver me desculpem, pois não conseguir fazer e até agradeço uma orientação), e você montar uma rota e o aparelho mostrar distância entre os pontos, azimute entre eles, etc.. Como assim? no 12 XL, antigueira, você montava uma rota com 3 pontos por exemplo P1,P2 e P3 digamos, quando você entrava na tela de rota ativa, aparecia algo mais ou menos assim:

Rota 01
P1 - P2 30º 500m
P2 - P3 186º 1380m
P3 - P1 02º 80m

Nesses novos eu só consigo algo dessa natureza, indo no Mapsource ou no Trackmaker, pois no aparelho aparece apenas a distância e azimute para o próximo e/ou a distância total da rota..a não ser que eu coloque o GPS no modo simulado, daí eu consigo obter essas informações indo de ponto a ponto, por exemplo medidno de P1 a P2, depois simula P2, mede P2 a P3, depois simula P3, mede P3 a P1, é um trabalho absurdo.

Se eu estiver falando algo errado, me resgatem da escuridão da ignorância..pois já tentei de várias maneiras, no Colorado, no Montana, Dakota, Oregon e não consegui.

Abraço à todos.



maury sade
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Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#3 Mensagem por maury sade »

Agora a única coisa que eu achei que deveria ter como fazer no aparelho, e você montar uma rota e o aparelho mostrar distância entre os pontos, azimute entre eles, etc..
Voce pode montar rotas no Montana usando a função PLANIFICADOR DE ROTAS. Basta adicionar os pontos na sequencia que quiser e ativar a rota no icone PARA ONDE - ROTAS.

Para obter as orientações com rumo e distancia, configure o roteamento da seguinte forma:
CONFIGURAÇÕES - ENCAMINHAMENTO - na janela Atividade, selecione Encaminhamento direto


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

velhotulio
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#4 Mensagem por velhotulio »

Olá Maury, é como falei, feito os procedimentos que vc mencionou, ao colocar em rota ativa, aparece apenas os pontos.



ArielU
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#5 Mensagem por ArielU »

Boa tarde Zatlima

Comprei o mesmo gps em fevereiro, fiquei uma semana com ele e já deu pau. Parece que queimou o sistema operacional dele e segundo a assistência não tem concerto. Depois de muita insistência convenci eles a me darem um novo, como não tinham no estoque estou aguardando este novo aparelho ainda. Afinal, tenho um pé atrás com este aparelho. Você acha mesmo que vale a pena este aparelho? Quanto tempo você está usando ele? para botar os mapas e avisos de radar não ocorreu nenhum erro? Qual mapa você está utilizando? Obrigado



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zatlima
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#6 Mensagem por zatlima »

Olá Ariel

Acho que vale muito a pena sim. Uso o Montana no carro, na moto e mesmo quando estou apé (onde eu estiver lá estará o Montana também).
Eu uso os mapas do Projeto TrackSource (www.tracksource.org.br), sem dúvida o melhor mapa roteável do Brasil. Mensalmente eu atualizo os mapas e a base de alertas de radar, polícia, lombadas e pontos de perigo.
O meu primeiro Montana também deu problema, comprei um logo do primeiro lote que chegou ao Brasil em agosto de 2011. Ele veio com um defeito de fabricação e estava entrando água na tela. O meu fornecedor trocou o aparelho para mim e o segundo nunca apresentou nenhum tipo de problema.
Muito pelo contrário, ele chegou a se soltar do suporte do guidão da moto (a culpa foi minha que não o encaixou direito), ele caiu no meio de uma avenida das mais movimentadas, consegui parar a moto uns 50 metros adiante (eu estava na pista da esquerda) e voltei a tempo de ver um ônibus dar um "totó" nele. Peguei o aparelhinho do chão e, salvo uns arranhões na carcaça, continuou funcionando perfeitamente.
Sem dúvida que é um aparelho bem mais caros que outros, mas acho que valeu a pena demais.


Mozart Fernandes Moreira Lima
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ArielU
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#7 Mensagem por ArielU »

Bom saber disso Zatlima, já me deixa mais empolgado. Pois não tive tempo de saber se é um bom aparelho ou não, fiquei apenas uma semana com ele. Agora é torcer para chegar um novo em minhas mãos e poder desfrutar das varias utilidades deste aparelho. Assim que receber o aparelho e utiliza-lo postarei minhas opiniões aqui no forum sobre o mesmo. vlw pelas informações



Dyeimes.j
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Registrado em: 26 Jul 2012, 17:34

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#8 Mensagem por Dyeimes.j »

Bom Dia a Todos, estou precisando da ajuda de vcs.

Tenho um GPS Montana 650 e preciso pegar alguns pontos, ate aki tudo bem, eu consigo pegar os pontos que preciso mais na hr de extrair os pontos utilizando o mapsource, os pontos não aparece, já mudei as configurações e não consigo extrair esses pontos. Há unica coisa que aparece é a rota que eu fiz.
Tem alguma configuração que precisa ser feita?

Os pontos do Montana 650 aparecem assim, como Pista.

Imagem

E eu preciso dos pontos assim, igual essa imagem.

Imagem

Tem Alguma coisa ha ser feita??
Obrigado.



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zatlima
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Registrado em: 17 Jun 2007, 11:46
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#9 Mensagem por zatlima »

Dyeimes

Não sei porque, mas o MapSource não consegue ler os pontos marcados no Montana, isso acontece comigo também.
Os pontos são armazenados em arquivos .GPX no Montana no seguinte diretório: \Garmin\GPX.
Lá você encontrará os arquivos com nomes como "Pontos de passagem_21-JUL-12.gpx". Você pode abrir os arquivos .GPX usando o MapSource ou o TrackMaker.
Att


Mozart Fernandes Moreira Lima
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Dyeimes.j
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Registrado em: 26 Jul 2012, 17:34

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#10 Mensagem por Dyeimes.j »

Zatlima,

Consegui abrir o arquivo que vc me disse, os pontos de passagem ficam armazenados nesses arquivos. Já consigo salvar os pontos que peguei.

Obrigado pela ajuda.



caremir
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#11 Mensagem por caremir »

Olá Senhores... 1 respondendo sobre o mapsource, na própria pagina do mapsource eles dizem q o mesmo não dá suporte a alguns aparelhos incluindo o Montana no que diz respeito a pontos... utilize o programa Basemap (tb da garmin) para substituir o mapsource e aparecerá os seus pontos, fotos, trajetos... etc.. inclusive dá para "jogar" tudo para o google earth.

Agora uma pergunta para o Zatlima ou qualquer outra pessoa que possa me ajudar... eu baixei o mapa do tracksource no computador e atravez do mapsource passei ele para o meu Montana 650... desabilitei os outros mapas e deixei apenas o mapa do TrackSource ativado até ai tudo bem.. o mapa ficou ótimo... mas, ele não localiza nenhum endereço ou nome de cidade (somente através da função q mostra os endereços mais próximos) e nem calcula as rotas pela estrada.. e sim calcula as rotas em linha reta... lembro que ao transferir os mapas deixei clicado na opção de calcular rotas..
alguma dica?
fico no aguardo e desde já agradeço a cooperação de todos.



caremir
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jul 2012, 00:44

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#12 Mensagem por caremir »

ok 1 problema a menos... fuçando um pouco fui nas configurações --> encaminhamento --> atividade e mudei a opção "encaminhamento direto" para "condução automovel" e já resolveu o "problema" do roteamento... mas ainda não está localizando as cidades... :^(
exemplo de uma cidade "Cascavel" localizado no estado do Paraná



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zatlima
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#13 Mensagem por zatlima »

Carmir

O meu Montana faz roteamento curva a curva normalmente, tanto com os mapas do Tracksource quanto com os mapas City Navigator da Garmin. Verifique como está a configuração de roteamento do seu Montana, talvez ela esteja configurada para Rota Direta.
Att

Mozart Lima


Mozart Fernandes Moreira Lima
S19 55.886 W43 58.845
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caremir
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#14 Mensagem por caremir »

sim eu já havia respondido no link acima.. estava rota direta e já mostrei como alterar caso mais alguém tenha este problema...
sobre localizar as cidades eu deixei o nome da cidade em branco... e ele mostrou todas as cidades... então utilizei a função de "filtrar" e localizei a cidade de "Cascavel" no paraná sem problemas...

no caso de localizar endereços primeiro localizei o estado do Paraná... depois a cidade ex: "Santa Tereza do Oeste" e depois a rua "Gonçalvez Dias" e deu certinho tb.



ciclofrios
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#15 Mensagem por ciclofrios »

comprei um Montana 650 e o suporte veicular mais o volume é muito baixo e não consegui aumentar, alguém sabe como fazer isto?



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zatlima
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#16 Mensagem por zatlima »

ciclofrios

Coloque o Montana na base ligada à fonte (se a base estiver desligada não funcionará), aperte o botão físico duas vezes e aparecerá um menu onde você pode regular a altura do volume e intensidade do brilho da tela.
Att

Mozart


Mozart Fernandes Moreira Lima
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Andre8883
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Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#17 Mensagem por Andre8883 »

Meus amigos, quando li sobre o Montana, fiquei fascinado! Comprei um e aí comprovei que nada é perfeito mesmo, porém ele é o melhor Garmin que já tive. O meu está com o firmwear (Montana_4.04Beta) o qual atualizou-se automaticamente pelo Garmin webUpdater. Depois de muitas tentativas consegui que ele reconhecesse os mapas do MapSourse, renomeando e gravando na memória interna somente. Os outros mapas funcionaram no cartão, inclusive os topográficos. Criei uma pasta Poi na raiz da memória interna e os Poi's eu baixei os arquivos sem som do http://radaresgarmin.heliohost.org/ que é bem completo, sem som porque o Montana só bipa e dá mensagens na tela, mas não fala os alertas, porém funciona 100%.
Agora, tem inúmeros bug's e pelo que vi a Garmin está trabalhando intensamente para corrigí-los.
Ele trava de vez em quando, apaga no meio de uma configuração ou planificação de rota, hora ou outra ele altera sozinho do modo "automóvel" para "trajeto para cima", quanto tu alteras a posição das teclas de comando de esquerda para direita, a tela de mensagens de alertas aparece desencontrada com o fundo branco...
Já rodei mais de 10.000Km com ele e estou muitíssimo satsfeito, nunca me deixou na mão. Travar ou apagar aconteceu muito raramente e só depois de muito fuçar no coitado. O Montana é muito bom!



pareta
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Registrado em: 21 Jan 2013, 08:03

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#18 Mensagem por pareta »

Estou prestes a comprar o montana 650, porém não tenho esperiência com gps, li bastante por aqui (Garmin Montana) e sigo com 2 dúvidas básicas:
_ É padrão o montana vir com city navigator Brazil, pois alguns sites anunciam ele incluso outros não mencionam nada...???
_ Ele consegue ler aquele recurso que funciona nos NUVI em algumas metrópoles com a foto do percurso do lado (aquela tela dividida a esquerda?

Obrigado



Angelone
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Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#19 Mensagem por Angelone »

..Estou prestes a comprar o montana 650, porém não tenho esperiência com gps, li bastante por aqui (Garmin Montana) e sigo com 2 dúvidas básicas:
_ É padrão o montana vir com city navigator Brazil, pois alguns sites anunciam ele incluso outros não mencionam nada...???
_ Ele consegue ler aquele recurso que funciona nos NUVI em algumas metrópoles com a foto do percurso do lado (aquela tela dividida a esquerda?
Não é padrão Montana vir o City Navigator Brazil. Talvez comprando em alguma loja ou representante oficial da Garmin (Mare Nautica, Teodonivel). Outros vendedores simplesmente colocam mapas nao oficiais (piratas). O normal é esse modelo vir com o City Navigator North America.
O recurso que voce menciona é o JCV (Juncion View), a visualizaçao de junçoes rodoviárias que aparece qdo navegamos por rotas. O Montanha NÃO tem o recurso. O Montana é um gps de uso misto, montanha, mar e rodoviário. Não tem alguns recursos dos Nuvis (JCV, detecçao de transito, etc..), mas tem outras vantagens, suporta trilhas, todos os tipos de mapas (topograficos, nauticos, rodoviários), navegaçao por foto de satélites (birdseye da garmin) e mapas personalizados (escaneados e georefenciados).



Yarruda
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Registrado em: 11 Dez 2008, 19:46

Re: Impressões sobre o Garmin Montana 650

#20 Mensagem por Yarruda »

Pessoal, tenho uma duvida...

Se acabar a bateria do Montana 650 ou do Oregon 550, em algum deles posso troca-las e seguir gravando o mesmo percurso em um unico arquivo ou preciso comecar um novo?

Tenho um Forerunner de pulso que uso em algumas trilhas e provas de corrida, no qual isso nao eh possivel, e dura no maximo umas 5hs a bateria... Agora preciso de um que troque as pilhas pra fazer algumas expedicoes de caiaque de 2 ou 3 dias pela lagia dos patos e queria um que mesmo trocando as pilhas nao dividisse a rota que estra sendo gravada.

Aguardo alguem que tenha um desses modelos para me tirar essa duvida.

Aceito opinioes sobre qualdos dois eh o melhor pra usar no barco e eventualmente na bike!

PS: estou usando um pc sem teclado para a lingua portuguesa, por isso a ausencia dos acentos... nao me xinguem, por favor!



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