GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

Mensagem
Autor
Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#1 Mensagem por Googoo »

Olá galera,

Mexendo hj no meu gpsmap 62sc, sem querer formatei a memória interna do aparelho, então lá vai as perguntas:

1- Existe alguma maneira de colocar os arquivos de volta ? Imagino que SIM !!!
2- Infelizmente não tenho backup do meu aparelho alguém pode me disponibilizar um BACKUP por favor para que eu possa tentar SALVAR meu APARELHO???

Não relacionado ao assunto, porém já que estou cheio de problemas vai mais 1 pergunta.

1- Baixei várias imagens do Birdseye e coloquei em um ((((cartão microsdHC (FAT32) classe 4 de 32G)))) e ficou perfeito, porém comprei um (((cartão microsdXC (exFAT32) classe 10 de 64G))), para que coubessem o dobro das imagens colocadas no cartão de 32g, então salvei 276 imagens no cartão de 64 e a primeira vez que liguei o gps ele LEU os arquivos tudo certo apareceu as imagens tudo certo, porém faltou algumas imagens e então eu o formatei, depois de formatado eu baixei de novo as 276 imagens e coloquei dentro do cartão tudo de novo, porém dessa vez o GPS não conseguiu ler mais esse cartão. Oque será que estou fazendo de errado? Quando eu coloco o gps no basecamp ele consegue identificar tudo, mapas, imagens tudo certinho.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#2 Mensagem por jpgon »

Googoo,
Boa noite.

Não tenho os arquivos de backup do navegador GPS Garmin 62SC, mas vou pesquisar nos forums que participo e saber se algum dos usuários tenha e possa disponibilizar.

Quanto ao cartão de memória, voce utilizou a formatação em FAT32 ????

Motivo: os navegadores GPS Garmin nüvi utilizam somente este tipo de formatação.
Já o seu computador poderá ler arquivos em FAT32 e em NTSF.
Editado pela última vez por jpgon em 05 Mai 2014, 02:00, em um total de 1 vez.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#3 Mensagem por Googoo »

jpgon, agradeço desde já sua gentileza em tentar resolver meu problema, muitíssimo obrigado :wink:

Quanto aos cartões SIM eu formatei os 2 em FAT32, porém o microSDXC é modelo novo quando eu formato aparece exFAT32 e o microSDHC modelo antigo aparece FAT32, não sei se o meu gpsmap suporta cartões acima de 32gigas classe 4 :roll:

Mas acho que vou tentar resolver primeiro o problema do firmware (claro com sua ajuda deverá ser mais fácil :wink: ) para depois tentarmos resolver o problema das imagens no cartão novo ok? pode ser? até porque não vai ter como saber sem OS =/ neh? :P

Mais uma vez agradeço de coração sua atenção amigão, tomara que consiga para mim esses arquivos pois já estou quase louco aki :(

Forte Abraço



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#4 Mensagem por Angelone »

Googoo, segue um link com dicas utilíssimas para recuperaçao de casos semelhantes ao seu. Tente todas cuidadosamente, caso nenhuma resolva tentaremos outra alternativa. É importante saber se voce ainda consegue acesso a memória interna do gps via USB, o que facilita muito a recuperaçao. Além das dicas que se seguem, se voce formatou e nao gravou nada em cima, existem programas que recuperam discos formatados (desde q as tabelas de partiçao nao tenham sido destruidas). Voce pode encontra-las no pacote do Hiren's boot (veja google).
http://garmingpsmap.wikispaces.com/Miscellaneous



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#5 Mensagem por Googoo »

Angelone, obrigado por juntar-se a nós :wink:

Eu já tentei esses procedimentos e não funciona, porém eu gostaria de saber oque eu apaguei afinal?? digo isso porque eu ligo o aparelho e aparece tudo la menos map, mas os menus o símbolo da garmin quanto ligo o aparelho aparece tbm, so não aparece os arquivos que tinha na memoria interna do aparelho tipo aquelas pastas como: GPX, BirdsEye, Custom Maps, etc...

To desde ontem desesperadamente tentando achar esses arquivos com alguém mas ninguém tem, entrei em contato com a garmin via tel e via ticket, via telefone ninguém atente e o ticket to esperando alguma resposta deles.

Ta difícil :?

Tomada que alguém acesse aqui, veja meu problema, sensibilize e disponibilize um backup para nós :(

Abraços



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#6 Mensagem por Angelone »

Bom, dentro dessas pastas teriam somente arquivos personalizados, ex: na Birdseye seus arquivos de imagens de satélite, na GPX, tracks, waypoints, na Custom Maps mapas escaneanos personalizados.. Se isso era importante para voce a unica forma de recuperar é com ferramentas de recuperaçao de arquivos deletados. Na realidade voce nao formatou, pois se tivesse feito isso teria apagado todos os arquivos de sistema: eles foram apagados. Voce diz que já utilizou tudo que indiquei, desculpe, mas nao parece. No Hirens tem uma grande quantidade de ferramentas de recuperaçao, algumas bem complexas de usar. Esqueça se voce nao conseguir recuperar com elas. Ninguém poderá repor os arquivos ou pastas que voce menciona, simplesmente porque o seu conteúdo é pessoal, cada usuário terá um conteúdo diferente. Se o seu gps esta funcionando normalmente, ótimo, o seu problema é pequeno, a nao ser que os seus mapas e tracks fossem absolutamente importantes. Se o gps funciona ok, significa que os arquivos de sistema estao lá, isso é o mais importante. As pastas que sumiram podem ser criadas novamente. Procure no wiki ou na net a estrutura dessas pastas. No geral, se voce fizer uma atualizaçao pelo Webupdater muitas dessas pastas serão criadas (mas vazias)...



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#7 Mensagem por Googoo »

Então Angelone, eu formatei a pasta G: que é a pasta do interna do meu garmin, e não formatei a firmware pelo oque eu entendi, então vou ser sincero contigo eu não tentei somente os programas de recuperação de dados porque eu já gravei coisas na memoria depois de formatada :( , então os arquivos do sistema estão aqui porém não consigo instalar nada através do garmin express ou webupdater eles não reconhecem meu aparelho, quanto a sugestão de verificar no wiki de tentar criar e renomear pastas do sistema irei fazer isso agora obrigado :wink:



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#8 Mensagem por Angelone »

Para o webupdater/garmin express reconhecer o seu gps tem que ter um arquivo chamado garmindevice.xml na pasta Garmin. Tal arquivo é criado sempre quando o gps é ligado. Talvez seja o caso porque nao tem uma pasta Garmin. Nesse caso crie uma. Reinicie e confira se aparece o garmindevice.xml. Se sim, conecte ao PC e acione o Webupdater para fazer as atualizaçoes disponíveis...
Editado pela última vez por Angelone em 05 Mai 2014, 19:27, em um total de 1 vez.



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#9 Mensagem por Googoo »

Nada Angelone eu criei a pasta Garmin na memo interna e depois liguei o aparelho mas não apareceu nada, to usado o Hirens ainda para ver se consigo algo, mas ate agora so consegui os arquivos que coloquei depois da formatação, talvez se eu tivesse usado assim que fosse formatado eu conseguiria recuperar as pastas =/



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#10 Mensagem por Googoo »

Acho que se alguém disponibilizar esse arquivo garmindevice.xml para o gpsmap 62sc e eu coloca-lo na memo interna do aparelho e depois ir no webupdater ele consiguirá atualizar tudo.

Mas ta osso achar esse arquivo garmindevice.xml :( ainda mais pro meu aparelho.

Tentei hirens e não teve jeito, ele não conseguiu achar os antigos arquivos pois eu salvei outros por cima, que azar viu.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#11 Mensagem por Angelone »

Uma coisa que voce poderia fazer é tentar reinstalar o firmware via pre-boot. Para tanto tem q baixar o mesmo, transformar em rgn e instalar com um programinha chamado Updater.exe da Garmin. Voce provavelmente nao sabe como fazer, mais tarde (estou de saida agora) preparo um rgn ou um tutorial de como proceder. Seu caso nao é perdido, fique tranquilo!



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#12 Mensagem por Googoo »

TOP Angelone :mrgreen: :mrgreen: , leve o tempo que precisar ok :wink: , irei ficar no aguardo do tutorial, confesso que ansiosamente kakaka, mas irei dar uma pesquisada na net a respeito até para que eu possa estar tentando familiarizar com o tal programa.

Muitíssimo obrigado denovo :D

Forte abraço amigão :!: :!:



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#13 Mensagem por Angelone »

Resumindo, o procedimento é baixar o firmware a ser instalado, descompacta-lo, abri-lo com o RGN Tool e salvar o firmware no formato rgn. Na sequencia arraste o arquivo rgn para cima do updater.exe e abrirá uma janela com o arquivo carregado. Selecione a opçao USB Device na janela do Updater e deixe o cabo de conexão USB preparado para conectar o gps no computador. Tenha certeza que as pilhas do gps estao totalmente carregadas (o procedimento nao pode ser interrompido sob risco de dano permamente ao gps). Nesse momento ligue o gps para entrar em pré-boot, seguindo os procedimentos indicados no site do wiki que mencionei em post anterior. O grande segredo nessa etapa é a sincronia entre o pre-boot e o momento que aparece o modelo indicado no campo USB Device do Updater. Quando aparece a indicaçao do modelo (aparece e some rapidamente) pressione OK e o firmware será instalado. Aguarde pacientemente, pode demorar dezenas de minutos (ou nao). Quando terminar, se tudo estiver ok, o gps entrará no modo usb, já que ele esta conectado ao PC. Desconecte pelas vias normais, vá para um local com ampla visao do ceu, reinicie o aparelho e aguarde a sintonia dos satélites. Estando tudo ok, conecte novamente o gps ao computador e faça todas as atualizaçoes disponíveis pelo webupdater. Tudo deverá funcionar normalmente.


Firmware do 62sc para ser baixado
http://download.garmin.com/software/GPS ... r__430.gcd

Updater:
http://download.garmin.com/support/firm ... pdater.exe

Rgn Tool:
http://turboccc.wikispaces.com/RGN_Tool



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#14 Mensagem por Googoo »

Mestre Angelone, fiz todo o procedimento 3X e não adiantou nada, na tela do aparelho aparece software loading e ocorre tudo normal, vou la na sacada ligo o gps ele capta uns 08 satélites e quando conecto ele no PC ligo o webupdater e ele não reconhece meu aparelho. Eagora? alguma sugestão? será que fiz algo errado?

:? :?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#15 Mensagem por Angelone »

Se aparece software loading, permanece um tempo, mais umas imagens de progressao, aparentemente esta tudo correto. Voce conferiu em Configuraçao/Sobre (ou Acerca de) qual a versao do firmware instalada? É importante anotar.
Para o gps ser reconhecido pelo Webupdater precisa ter o garmindevice.xml, que normalmente fica na pasta Garmin, esteja essa pasta no cartão SD ou na memória interna do gps. Voce tem certeza absoluta que esse arquivo nao esta em nenhum desses locais ou em outra sub-pasta? Nao tenho certeza que tal arquivo de outro 62sc possa servir, pois normalmente ele guarda caracteristicas exclusivas da unidade, mas é uma possibilidade a se considerar na falta de outra.
Quais pastas apareceram na memória interna do gps depois da instalaçao do novo firmware?
Outra coisa, por enquanto deixe seu gps sem o cartão de memória, ok?
Podemos tentar a instalaçao de um firmware um pouco mais antigo. Tente com o do link abaixo:

http://www.garmin.com/software/GPSMAP62 ... r__400.gcd



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#16 Mensagem por Googoo »

A versão que está instalada aqui é a 4.30, estou fazendo esses procedimentos sem cartão SD, na memo interna do aparelho só aparece a pasta Garmin, isso por que eu a criei.

Vou tentar esse velho firmware agora, quem sabe um downgrade e posterior upgrade não resolva né?

Jaja eu lhe digo o resultado

Valew mesmo Angelone :)



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#17 Mensagem por Angelone »

Tente instalar esse firmware sem ser pelo pre-boot. Renomeie o arquivo baixado para gupdate.gcd e coloque-o na pasta Garmin. Reinicie o aparelho e veja se instala. Se nao, recorra ao pré-boot.



Googoo
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Abr 2012, 12:54

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#18 Mensagem por Googoo »

Nadaaaa da certo, bora apagar a firmware desse trem pra ver se da certo? já que faltando só arquivos ele não funciona mesmo, vamos deletar tudo logo. Oque acha? dae a gente faz o procedimento de recuperar a firmware mesmo.

Tenso esse troço aff maria.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#19 Mensagem por Angelone »

Se apagar o firmware pode jogar no lixo o gps. O que é possível fazer é reinstalar outro original ou um cure (provisório), esse somente quando nao se consegue acessar a memória interna do gps, o que nao é o seu caso. Parece que somente recolocando os arquivos para voltar a funcionar, mas acho muito estranho voce acessar a memória, o gps inicializar normal e mesmo assim nao criar o garmindevice.xml. O jeito é aguardar alguém que possa passar o backup de arquivos do 62sc...



scheibel
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Ago 2006, 08:52

Re: GPSMAP 62sc - Memória Interna Formatada

#20 Mensagem por scheibel »

Bom dia, conseugui os aqruivos de backup do 62 sc?? tenho um que adquiri recentemente, se precisar de algum arquivo específico do 62 sc posso tentar ajudar.
Abraços...
Luciano



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Modelos”