IGO 8 X GOOGLE EARTH

Mensagem
Autor
Betchu
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jun 2009, 12:20

IGO 8 X GOOGLE EARTH

#1 Mensagem por Betchu »

Olá Galera avançada do IGO 8, preciso de um HELP.
Gostaria de traçar uma rota no google earth, depois salvar e visualizar essa rota, para que um dia eu possa segui-la pelo GPS (de bike).
Como desenho no google, salvo e reconheço ela no IGO 8?

Valeu.



Terra Boa
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Ago 2009, 18:06

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#2 Mensagem por Terra Boa »

E aí Betchu? Consegui fazer o que queria? Pergunto porque tenho a mesma dúvida...
Caso tenha encontrado a solução, por favor compartilhe com os demais.
Sds.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#3 Mensagem por Danniel »

Isso é um recurso chamado trackback e até onde sei só existe em GPS de verdade (não os navegadores)

Ou coloque os pontos iniciais e finais e deixe seu programa calcular a rota com as informações do mapa


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Paulo2501
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Fev 2009, 16:07

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#4 Mensagem por Paulo2501 »

Pessoal, quando é criado um caminho no GE, o arquivo gerado pode ser salvo como .kml ou .kmz (é opcional); no iGO, as trilhas são salvas na pasta "Tracks" como .gpx; vejam bem, as trilhas e não as rotas que são no formato .dat e parece que são meio "intocáveis". Existem bons programas que fazem conversão de formato de arquivos. Um deles é o GPSBabel (indicação do amigo J.R. deste forum); tem bastante recurso, mas ainda estou tentando aprender; penso que o caminho seja salvar a trilha no GE, jogar o arquivo no GPSBabel, converter para formato .gpx, mandar pro GPS e ver o que acontece; o contrário eu já consegui, ou seja, jogar a trilha do GPS para o GE (sem converter, ou seja, no próprio formato .gpx) e este gerou o trajeto bonitinho; joguei o arquivo de volta mas o GPS não reconheceu mais.
Estou apenas sugerindo um caminho e tambem tentando pois não sou nenhum "avançado" rssss ...vamos ver se tem algum resultado.



Paulo2501
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Fev 2009, 16:07

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#5 Mensagem por Paulo2501 »

Pessoal, dei umas cabeçadas aqui e consegui; o iGO reproduziu a trilha que gerei no GE; acontece que no GE existe um erro entre o trajeto traçado e o mapa (sempre tive esse problema) e essa diferença tambem foi para a trilha salva no GPS; bom, vamos ao que interessa:

1- gerar o caminho no GE, ir em "Arquivo", "Salvar lugar como" e salvar no formato .kml
2 - converter formato de .kml para .trk usando o GPSBabel:
- no menu input selecinar formato Google Earth Keyhole Markup Language (.kml)
- no menu ouput selecionar formato iGO8.trk.
Aí é só jogar o arquivo .trk na pasta "tracks", que está dentro da pasta "save" no iGO.
A trilha vai estar em <menu> <controle> <reg. de rota>; selecione uma cor e veja a trilha no mapa. Como é uma "track" e não "route", serve apenas como referência para navegação, não tem os recursos de voz, etc.
Agradeço ao J.R. e vamos ainda tentar avançar mais um pouco.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#6 Mensagem por Danniel »

acontece que no GE existe um erro entre o trajeto traçado e o mapa
isto e normal e.esperado, a maioria das imagens do Ge não são bem referenciadas


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Paulo2501
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Fev 2009, 16:07

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#7 Mensagem por Paulo2501 »

Boa tarde, moçada!
E aí, ninguem comenta? O Betchu abriu este tópico em 30/6, em 2 meses não houve nenhuma resposta, indicando, ao que parece, que era um assunto desconhecido para a maioria; well...amigos, fiz mais alguns testes e os resultados foram muito bons, recomendo para quem faz trilhas (infelizmente não é o meu caso) e não sabe nada de tracksource, etc (infelizmente é o meu caso).
Betchu, fazer o GE determinar a rota, jogando os pontos de início e fim não é legal pois o GE apresenta uma defasagem entre o traçado e o mapa; o bom é vc mesmo traçar o caminho usando o recurso "adicionar caminho", no menu do GE, lá em cima. Aí, o arquivo .kml gerado e convertido para .trk fica perfeito no GPS; isso se vc nunca trilhou (vc não conhece o caminho); agora, se vc quiser gravar a trilha em tempo real durante o percurso e salvar no GPS para refazer depois ou até modificar no GE, super fácil, cara: "menu rápido" do GPS e seleciona a gravação da rota (o símbolo é uma claquete) esse é "cool".
Abraço!



Terra Boa
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Ago 2009, 18:06

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#8 Mensagem por Terra Boa »

Paulo 2501.
Fazia uma semana que eu estava quebrando a cabeça, sem sucesso.
Fiz o que você falou, tracei o caminho no GE e exportei para o Igo 8. Eu não faço trilhas, mas gosto muito de pescar e preciso traçar os caminhos para chegar nos locais de pesca.
Aliás, ontem mesmo testei este recurso e ficou perfeito. Ao contrário do que dizem, o caminho traçado ficou mais correto que as rodovias, pois nestas há uma diferença entre o mapa e a real localização do GPS. Já no caminho traçado do GE não houve esta diferença.



Paulo2501
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Fev 2009, 16:07

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#9 Mensagem por Paulo2501 »

Blz, Terra Boa!
Abraço!



celiojf10
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Jul 2009, 19:59

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#10 Mensagem por celiojf10 »

e so voce colocar o navegador garmin o ideal é comprar um celular que comporta o Garmin ex. n95, 5800, n 97 etc ., Pois o igo não tem esta opção.



leozettel
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Nov 2009, 14:50

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#11 Mensagem por leozettel »

Pessoal,

Segui as oriantações do Paulo2501 e consegui importar meus tracks antigos para meu novo GPS com iGo.

Meus arquivos foram gravados com meu antigo GPS Gamin III Plus (da época que eles ainda não sabiam falar).
Então foi só converter do TrakMaker (.gtm) para iGo (.trk) usando o GPSbabel e salvar os arquivos no cartão de memória em SD: iGo / save / tracks.
Aí renomear o arquivo em Controles / Reg. de Rota, pois eles perdem o nome na conversão.

Para facilitar um pouco a questão de "como chegar ao início da trilha" inseri um POI na última intersecção entre uma estrada do mapa do GPS e meu track. Aí vc chega ao início da trilha com navegação falada.

* Quanto à questão levantada pelo celiojf10 sobre o N95, tenho um com o Garmin Mobile XT instalado. É um perfeito quebra-galho, pois pode te levar (pelo menos próximo) ao lugar que vc deseja. Mas além de lento, não muito intuitivo.

Espero ter contribuido.


Leonardo Zettel
Curitiba / PR
http://www.zettel.com.br
http://www.octanas.com

Avatar do usuário
Eriferagus
Mensagens: 178
Registrado em: 13 Ago 2009, 08:49

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#12 Mensagem por Eriferagus »

Olá pessoal, boa tarde.

Desculpem pegar carona no tópico, mas é que vou fazer uma viagem por estrada de terra e queria orientar-me com o GPS da maneira como está ensinado aqui.
Fiz o que foi pedido até ir em Controle>Reg. Rota e não consigo visualizar nada (Não há diários de rotas salvas).
Já salvei como kml e converti em gpx, iGO8.trk e mesmo assim o aparelho não consegue enxergar a trilha gravada. Meu GPS é um NavCity NC 350 e uso o iGO 8.3. Se alguém puder ajudar, agradeceria muito.

Obrigado,

Fernando



leozettel
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Nov 2009, 14:50

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#13 Mensagem por leozettel »

Fernando,

Certifique-se que está copiando o arquivo .trk para a pasta SD:iGo8/save/tracks e não SD:tracks (esta é onde ficam o tracks exportados em .gpx).

No meu é necessário sair do programa, desligar o aparelho e ligar novamente. Aì aparece a trilha em Controles / Reg. Rotas com o nome title.

Para aparecer no mapa é necessário atribuir uma cor.

Abraço,


Leonardo Zettel
Curitiba / PR
http://www.zettel.com.br
http://www.octanas.com

Avatar do usuário
Eriferagus
Mensagens: 178
Registrado em: 13 Ago 2009, 08:49

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#14 Mensagem por Eriferagus »

Oi leozettel, no meu aparelho não uso o cartão SD, muito embora ele tenha como usá-lo. Salvei os arquivos na pasta iGo8/Save/traks.
Ligar e desligar já fiz isso trucentas vezes, inclusive resetei o aparelho. Quanto a aparecer no mapa e para que apareça devo atribuir uma cor, acho pouco provável, já que não consigo carregar o arquivo, como descrito na mensagem anterior, visto que não há rotas salvas.
Acho que sou mais burro que os outros.



Paulo2501
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Fev 2009, 16:07

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#15 Mensagem por Paulo2501 »

Olá, Fernando!
Desculpem a ausência... (trabalho, problemas...);não estou tendo muito tempo para postar. Acho que para sua viagem, agora já não dá mais tempo de ajudar, mas mesmo assim, aqui vai:

- não tem que converter para .gpx (esta conversão ocorre automaticamente com a função "exportar" ao selecionar a trilha no GPS);

1- gerar a trilha no GE e salvar como .kml (de todo o procedimento, acho que isto é o que dá mais trabalho);
2- com o GPSBabel converter o formato Google Earth.kml para formato iGO8.trk;
3- colocar este arquivo .trk na pasta iGO8/save/tracks. Para ver a trilha no GPS eu não preciso reiniciar, resetar etc.
Como observou o Leozettel, ao selecionar <Controle> <Reg. de rotas> vai aparecer com o nome "Title" e é bom renomear e "exportar" para que fique salvo definitivamente. Se não der certo, tente com um cartão SD instalado (no meu, todo o iGO com suas pastas está no SD); talvez seja este o problema (talvez o .trk tenha que ter um SD p/ ser salvo); pelo menos ao exportar, criando .gpx, aparece "salvo gpx em SDMMC".
Espero ter ajudado. Boas festas a todos!



prhenrique12
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Jul 2010, 10:59

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#16 Mensagem por prhenrique12 »

Olá pessoal sou novo no uso do Navegador GPS, adquiri um POSITRON NP4310 e estou querendo carregar tracks do Google Earth. Fiz o que o Paulo 2501 orientou, mas quando converti o "klm" no gpsBabel (versão 1.4.1) não converteu!!! Não surgiu nenhum arquivo novo! Ele envia para alguma pasta específica? Me ajudem aí!



KRIX
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jul 2010, 17:49

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#17 Mensagem por KRIX »

Pessoal,

Ainda não testei o arquivo gerado, mas encontrei um conversor online de .KML para .GPX (entre outros formatos e vice-versa):

http://www.poieditor.com/poi_convert/kml-to-gpx/


Testem e vejam se atende as necessidades de vocês.

Abs.,



acasarin
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Nov 2010, 23:14

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#18 Mensagem por acasarin »

prhenrique12 escreveu:Olá pessoal sou novo no uso do Navegador GPS, adquiri um POSITRON NP4310 e estou querendo carregar tracks do Google Earth. Fiz o que o Paulo 2501 orientou, mas quando converti o "klm" no gpsBabel (versão 1.4.1) não converteu!!! Não surgiu nenhum arquivo novo! Ele envia para alguma pasta específica? Me ajudem aí!
Henrique,
nao sei se ainda procuras por isso
mas no menu output deves clicar em "file name", vai abrir a pasta onde vai salvar o arquivo (geralmente c:/arquivos de programas/gpsbabel), entao nessa mesma janela onde diz "nome de arquivo" escreva o nome do arquivo com ".trk" no final.
O arquivo será salvo na pasta com este nome, pronto para ser exportado para o GPS.

espero ter ajudado, abraços



Rosedson
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Nov 2010, 21:33

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#19 Mensagem por Rosedson »

Tudo bem!!!
Pessoal ja testaram converter o mapa do projeto tracksources com este babel pra usar no igo?
será que da certo?



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: IGO 8 X GOOGLE EARTH

#20 Mensagem por Danniel »

Não.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”