Tutorial para instalação de Navitel no Android

Mensagem
Autor
iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#41 Mensagem por iwersen »

Oi, Guastucci,

Qual pacote de vozes você usou? O gerado pelo Giovani (gkeppler), que foi citado no post www.portalgps.com.br/viewtopic.php?p=173954#p173954, ou algum dos anunciados no Mercado Livre?

Meu Navitel com Tracksource está OK, mas ele só "fala" com as vozes da Claire (Inglês - SPX), da Silvia (Espanhol - SPX) e do Hugo (Espanhol - WAV). Já tentei criar uma pasta com as vozes geradas pelo Giovani, mas o Navitel ficou mudo.

Estou com o Android 3.2.1, Navitel 5.0.2.703 e Tracksource 1109 no formato NM2.

Obrigado,
Eduardo



Guastucci
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mar 2009, 16:07

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#42 Mensagem por Guastucci »

De uma conferida na  , no subforum de android, que por lá tem um tópico com o pacote de voz em português (Luciana) e o pacote de texto em pt-br.. Por aqui tudo funcionando 100%..



Guastucci
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mar 2009, 16:07

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#43 Mensagem por Guastucci »

O link para o arquivo de voz em PT-BR, revisado, é o seguinte:

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/file/m0Q3WgIF/1046Luciana.html
O link para o arquivo de tradução da interface do aplicativo e do mapa para PT-BR, revisado, é o seguinte:

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/file/ku-TQRpU/pt_PT.html

Este arquivo tem que ser copiado para a pasta de Dados do aplicativo. Isso só é possível com o aparelho que tenha acesso ao root. Basta copiar o arquivo para a pasta /data/data/com.navitel
Créditos para "rfabh"



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#44 Mensagem por iwersen »

Oi, Guastucci,

Obrigado pelos links. Pouco antes de você postá-lo, tinha encontrado este pacote, que aparentemente funcionou com as versões que tenho. Pelo menos, já ouvi a mensagem de "GPS Conectado" mas ainda quero ver as mensagens de roteamento.

Também quero saber qual é o problema na busca de ruas. De cara, chuto que o Navitel está pesquisando somente nas informações adicionais dos POI. É isso mesmo?

Abraço,
Eduardo



RenatoBS
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Ago 2009, 16:22

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#45 Mensagem por RenatoBS »

Olá pessoal, apenas para dar um retorno. Instalei o Navitel 3.5.0... num PDA com Win5. Usei o mapa de Florianópolis descarregado direto do site de Tracksource. Funcionou bem, com os problemas já mencionados pelos colegas de busca por endereço e zoom. Mas algo muito interessante que o Navitel tem é a importação de rotas em formato gpx, criadas no Trackmacker. Até aí nada de mais, só que vc pode fazer rotas que não existem no mapa... ou seja criar trajetos (no Google Earth) por exemplo, e importa-las no Navitel. Achei isso muito interessante! Abraços. Renato



galonet
Mensagens: 8
Registrado em: 31 Mar 2010, 01:24

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#46 Mensagem por galonet »

Ola gpsbrasil2011,
Por favor, poderia informar qual software pode ser utilizado para converter do tracksource original para o formato navitel com opção de busca de endereços de 30 em 30 metros, por exemplo?

Obrigado.



l_neckel
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Dez 2011, 16:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#47 Mensagem por l_neckel »

Olá, pessoal!

Sou novo no mundo do GPS. Acabei de instalar o Navitel em um Samsung Galaxy 5, utilizando os auxílios, as vozes e os skins postados aqui, e os POI e mapas (11.11) do Tracksource. Aproveito pra agradecer aos amigos pelo baita trabalho que tem feito!

Instalei 2 mapas ao mesmo tempo (florianópolis e porto alegre), e até agora está funcionando certinho, apesar da limitação de não encontrar o número da rua.

O que mais tem me incomodado é o problema do zoom, pois acima de 120m, se não me engano, o mapa desaparece, ficando apenas a rota planejada. Tentei configurar o controle do zoom pelas configuração do Navitel, mas ele sempre acaba voltando pro zoom maior quando aumenta a velocidade, e estraga tudo.

Alguém tem alguma idéia de como evitar isso? Vi que um colega postou um link de mapas que diziam nao ter esse problema, mas o link está quebrado...

Obrigado. Abraços!



poleposition
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mar 2010, 10:50

Não conecta ao satélite

#48 Mensagem por poleposition »

o meu não consegue conectar ao satélite... é preciso mecher em algum tipo de configuração?



luisotaviocl
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Jan 2009, 17:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#49 Mensagem por luisotaviocl »

Olá,

Estou com o mesmo problema do l_neckel. Instalo os mapas de Porto Alegre e Florianópolis mas a partir de um nível de zoom (acho que é 120m mesmo) tudo desaparece.

Alguma ajuda?



Guastucci
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mar 2009, 16:07

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#50 Mensagem por Guastucci »

Bom dia a todos... Há algum tempo havia baixado os mapas Tracksource disponíveis em um pacote, mas não me lembro onde achei, tipo, não precisava baixar 1 por 1 do site, alguém disponibilizou o pacote com todos os mapas. Alguém teria esse link? Obrigado.



l_neckel
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Dez 2011, 16:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#51 Mensagem por l_neckel »

Olá, Pessoal.

Retomando a história do problema do zoom, garimpando respostas aqui e ali, consegui resolver (ou ao menos amenizar) o problema para o Navitel com mapas do Tracksource.

O que eu fiz foi:
1) Baixar o mapa completo do Tracksource (no caso, o 12.01), na versão para colocar no SD;
2) Baixar e instalar o GPSMapEdit;
3) Abrir o mapa no GPSMapEdit (só a parte que me interessa, no caso, Florianópolis);
4) Exportar como .nm2.

Simples, não? O arquivo .nm2 ficou um pouco menor (coisa de 10%) que o disponibilizado pelo Tracksource particionado para Navitel. Funcionou perfeitamente tanto no Navitel 5.0.0.1069 quanto no Navitel 5.0.2.703. Antes, o zoom mínimo (área mais ampla) que conseguia era 120m. Agora consigo chegar a 8km. Não é o ideal, mas dá pra ver toda a ilha de Floripa na tela do Galaxy 5, por exemplo.

Agora temos a questão da dificuldade em encontrar os endereços pelo número... alguém tem alguma luz?

Outra coisa, alguém conseguiu atualizar o Navitel pra versão nova (5.0.4.0)? Tentei atualizar e dá erro, e se eu desinstalo e instalo a nova, ele não reconhece a Activation Key (e diz que meu período de teste acabou). Alguma idéia?

Valeu. Abraços!!



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#52 Mensagem por iwersen »

Olá,

Agora temos um pacote de vozes em português do Brasil com mensagens específicas para os alertas de proximidade do Projeto Tracksource. Na página de download dos alertas tem um botão com instruções e download:
http://www.tracksource.org.br/desenv/po ... er_new.php

Quanto aos mapas, pelo jeito temos 2 opções:

- se o GPSMapedit converter o GMAPSUPP.IMG em NM2, temos mapas com um zoom melhor, mas a busca por numeração não funciona. Não testei esse procedimento;

- se o GPSMapedit converter os arquivos MP gerados pelo TSuite em NM2, temos a busca por numeração. O problema é que assim temos zoom somente até 120m. Os mapas NM2 disponíveis no site do projeto são feitos assim.

Se alguém tiver novidade, por favor, avise.

Abraço,
Eduardo



l_neckel
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Dez 2011, 16:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#53 Mensagem por l_neckel »

Iwersen, tens como explicar melhor esse item, para ter mapas com numeração funcionando? Vou tentar fazer. Obrigado!



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#54 Mensagem por iwersen »

Oi, L_Neckel,

Revisando o processo: os mapas do Projeto Tracksource são editados usando o programa Trackmaker, que salva arquivos no formato GTM. A partir destes GTM, são gerados arquivos MP, que são lidos pelo compilador que gera os IMG. Estes IMG são lidos pelo MapSource e aí podemos selecionar alguns ou todos eles e gerar o arquivo GMAPSUPP.IMG que vai pro GPS.

Os arquivos que estão no site do projeto foram gerados a partir dos arquivos MP. Nestes arquivos, deu pra ver que a numeração funciona, mas os dados somem da tela se usarmos um zoom de 120m.

Pelo que entendi, você gerou arquivos partindo do GMAPSUPP.IMG, certo? Pelo visto, neste processo a numeração fica ruim, mas o zoom fica OK.

Abraço,
Eduardo



l_neckel
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Dez 2011, 16:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#55 Mensagem por l_neckel »

Oi, Eduardo.

Entendi. Sim, o que eu fiz foi exatamente isso, e o zoom melhorou.

O que achei estranho foi que eu não consigo fazer busca pela numeração das ruas utilizando os mapas nm2 disponibilizados particionados pelo tracksource (nem no mapa que eu transformei, conforme descrevi). Estou fazendo algo errado? Tem algum segredo de configuração?

Obrigado!
Abraços!



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#56 Mensagem por iwersen »

Oi,

Algumas cidades do Tracksource não têm numeração!

Nos meus testes, escolhi 2 ruas com numeração e sem POI algum, pois atrapalharia se houvesse informação no POI. No mapa Florianópolis, escolhi a Rua dos Astecas, em Blumenau. No mapa Pelotas, escolhi a Rua Nicarágua, em Chuí. Estas teriam que funcionar no teu mapa. Nos mapas que estão no site, funciona!

Abraço,
Eduardo



l_neckel
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Dez 2011, 16:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#57 Mensagem por l_neckel »

Olá, Eduardo!

Obrigado pelas informações. Descobri que Floripa (ou pelo menos as ruas de Floripa que procurei até hoje) NÃO tem números. Usando o mapa do Tracksource de Floripa, consegui achar a Rua dos Astecas, em Blumenau, por número (tem apenas uns 6 números na rua, certo?). Depois, usando o meu mapa, não consegui achar número nenhum, sequer a Rua dos Astecas. Ou seja, só encontro ruas e números onde tem POI.

Mas aí, resolvi indexar os 2 mapas juntos... e agora consigo o zoom até 80km E localizar as ruas com números (onde elas existem).

Tenta aí e vê se funciona também.

Abraços e obrigado!



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#58 Mensagem por iwersen »

Oi,

Que mapas você usou neste teste? O de Florianópolis que você gerou, JUNTAMENTE com o de Florianópolis que está no site?

Abraço,
Eduardo



l_neckel
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Dez 2011, 16:37

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#59 Mensagem por l_neckel »

Olá, Eduardo.

Isso. Achei loucura no começo, mas funcionou bem. Quem sabe seja por aí o caminho pra conseguir as 2 coisas pro Navitel? Juntar as informações dos dois métodos.

Tentou fazer aí?

Abraços!



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#60 Mensagem por iwersen »

Oi,

Vou gerar um GMAPSUPP.IMG com um dos mapas do projeto e fazer o GPSMapEdit salvá-lo no formato MP. Aí vai dar pra comparar os MP e o "segredo" deve aparecer.

Abraço,
Eduardo



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Navitel”