TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#1 Mensagem por Angelone »

Vários modelos de gps da linha Garmin (compatíveis listados no final) tem a habilidade de receber rotas transferidas a partir de um computador com programas como o BaseCamp, MapSource (desde que tenham mapas instalados), RoadTrip (on line, USA Continental) e MapQuest (on line, mapas mundiais). O grande problema, para muitos, que torna muitas vezes inútil tal recurso, é que o gps normalmente muda a rota a seu critério, em funçao das configurações e caracteristicas próprias, o que torna bastante desinteressante o processo. Por exemplo, podemos querer fazer uma rota turística, de negócios, mais segura.. que planejamos previamente e escolhemos criteriosamente, mas quando passamos para o gps ele calcula por conta própria o que muitas vezes não nos interessa (é possivel também planejar a rota no gps através de sequencias de waypoints, mas não é prático). Nas cidades, mesmo para quem faz o mesmo roteiro diariamente, ter uma (ou mais) rota fixa, não alterável aleatoriamente, pode ser muito útil para podemos ver previamente o transito na rota (nos aparelhos e nas cidades que tem o sistema Traffic da Garmin, no caso brasileiro, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), entre outras possibilidades. A maneira mais rápida e prática de planejar rotas não alteráveis pelo gps é usando o MapQuest, sistema da AOL americana, que tem um excelente base de mapas e que permite a transferência de endereços, POIs (Pontos de Interesse) e Rotas para GPS Garmin. Com o MapQuest ou outro programa, o principio é o mesmo: traçar a rota e inserir nela vários pontos chave (pontos de rota) que impeçam o gps de recalcula-la (ele só fará isso para nos levar de volta a rota original quando sairmos dela). O MapQuest é, de longe, o mais fácil e rápido programa disponível para nosso intento e seu funcionamento é quase idêntico ao Google Maps, que ainda não tem esse recurso* (ver observaçao no final sobre a questão), mas para que tudo funcione temos que instalar o Garmin Communicator Plug In, compatível com o os navegadores Internet Explorer, Firefox e Safari (Mac): http://www8.garmin.com/products/communicator/

Passo a Passo:

1. Ir para http://www.mapquest.com/

2. Clicar em “Get Directions”

3. Inserir endereço completo de origem (1º ponto da rota), ex: Rua tamoios, 200, sao paulo, sao paulo, brasil

4. Inserir endereço completo de destino (2º ponto da rota), ex: Rua Aurora, 150, campinas, sao paulo, Brasil

5. Clicar em Get Directions para ver a rota no mapa

6. Ajuste a rota a seu critério, apontando a seta do mouse em cima do trecho da rota que deverá ser alterada (como se faz no Google maps) e movimente-a mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse.

7. Importante: para que a rota não seja alterada (recalculada) pelo gps, aponte o mouse nos trechos chave da rota (que serão os pontos de rota) escolhidos a seu critério, e faça um ligeiro movimento do ponto branco para fixa-lo (ele torna-se vermelho).

8. Em seguida, posicione a seta do mouse em cima de cada ponto vermelho (ponto de rota) pressionando a tecla esquerda do mesmo e selecione a opção “Make a Route Stop”, sempre na sequencia do trajeto para que os pontos de origem e destino final não sejam alterados. Observe que esses pontos irão aparecendo na aba vertical esquerda da tela como pontos de rota (B, C, D..), mas atente para não alterar os pontos inicial e final, senão altera toda a rota.

9. No canto superior direito do mapa, clicar em “Send”, “Garmin GPS”, selecionar “Route” e o modelo do seu Garmin (deve aparecer em Selected Device). Colocar o nome da rota e clicar em “Send” (enviar). ** O Garmin Communicator tem que estar instalado no navegador para essa etapa funcionar corretamente.

10. Ao final aparecera um aviso que a rota foi enviada com sucesso.


No GPS:

Modelos Convencionais: 14xx, 7xx, 8xx, 295W, 465...
- a rota vai para a pasta “Meus Dados” (menu Ferramentas) e deve ser “importada” para aparecer na pasta “Rotas”. Em seguida, selecione a rota importada e a opçao “Exibir mapa”. Confira no mapa se esta correta e clique em “Ir” para navegar por ela.

Modelos com novo sistema operacional: 24x5, 25x5, 34xx, 35xx:
- A rota é enviada para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada.

(*) O Google Maps permite somente a transferência de Waypoints para os GPS Garmin. A opção Enviar para GPS aparece somente na versão não brasileira do site (apesar de estar em português), no link http://maps.google.com/. Pesquise os waypoints ou trace a sua rota (com ou sem pontos intermediários) no GMaps e clique no ícone ao lado da impressora [-], depois em Enviar e GPS. A aparente “rota” será também enviada ao aparelho, mas não aparecerá em “Meus Dados” ou “Planej. Viagem” e sim em “Favoritos” e “Salvo”, nos respectivos modelos, e somente como ponto de origem e destino, ou seja, sem os pontos de rota intermediários e o gps recalculara a rota de forma própria, em outras palavras ele não enviou o arquivo gpx no formato rota mas como simples waypoints.

Which AUTOMOTIVE Garmin devices have the ability to receive routes transferred from a computer? 06/05/2012

(obs.: quase todos os gps de mão da Garmin suportam rotas, mas nem todos suportam o driver do plug in Communicator)
http://developer.garmin.com/web-device/ ... rt-matrix/

nuvi:
o nuvi 295W
o nuvi 465
o nuvi 500 series
o nuvi 700 series
o nuvi 705 series
o nuvi 800 series
o nuvi 805 series
o nuvi 1400 series
o nuvi 1690
o nuvi 2400 series
o nuvi 2405 series (1)
o nuvi 2505 series (1)
o nuvi 3400 series (1)
o nuvi 3500 series (1)
o nuvi 3700 series (requires a software update)
o nuvi 5000

LIVE:
o LIVE 2300 series

ZUMO:
o zumo 220
o zumo 350 (1)
o zumo 400 series
o zumo 500 series
o zumo 660
o zumo 665

DEZL:
o dezl 560

STREETPILOT:
o StreetPilot III (MapSource only)
o StreetPilot 2000 series
o StreetPilot 7000 series

QUEST:
o Quest
o Quest 2

** (1) Not compatible with MapSource



Avatar do usuário
degmoura
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Mai 2008, 07:08
Localização: Belo Horizonte

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#2 Mensagem por degmoura »

Belo tutorial Angelone, eh um recurso interessante valeu pela dica.


Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#3 Mensagem por jpgon »

Angelone,
Boa Tarde.
Após longo período ausente, vejo-o retornando com bons assuntos para analisar, discutir, implementar.
Vi que voce comentou sobre o uso de dois navegarores para Windows.
O Windows Explorer e o Mozila Firefox.
Quanto ao Google Chrome, existe algum impedimentos com ele.
Outra coisa que reparei entrando no MapQuest, a falta de detalhamento de cidades pequenas.
Umarama_PR tem 110.000 habitantes, mas não consegui visualizar o mapa da mesma.
Vejo Maringá, Londrina, Curitiba, etc... Somente cidades maiores.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#4 Mensagem por Angelone »

@Moura, há muito estava devendo esse tutorial, espero q possa ser util para muitos como tem sido para mim..
@Julio: realmente a base do Mapquest deixa a desejar para o Brasil, mas isso pode, e deve, mudar. A base de dados é da OpenStreetMap, um projeto open source, que depende de colaboradores voluntários (quem quiser conhecer e/ou participar: http://developer.mapquest.com/web/produ ... ools/guide ). É uma base cartográfica mundial e em muitos países é bem completa. Infelizmente, nao é o caso do Brasil, pois faltam colaboradores. É realmente uma lástima o projeto brasileiro TrackSource nao se integrar ao OSM, pois ambos sao gratuitos, abertos e tem objetivos semelhantes.. oxalá um dia isso aconteça. Uma pena também que o Google Maps (q é mais completo) nao tenha ainda o recurso de transferencia de rotas como o MapQuest, apesar da limitaçao deste em relaçao há algumas (talvez muitas) cidades menores (mas pelo menos pode-se traçar rodas em rodovias). Pena também que o TrackSource nao tenha um site com seus mapas on line, aos moldes no OSM http://www.openstreetmap.org/, Google Maps e MapQuest. Melhor ainda se dispusesse de recursos de transferencia para gps, smartphones... como os do MapQuest. Por sinal, poderia ser uma excelente forma de divulgaçao desse fantástico trabalho e uma maneira de, eventualmente, angariar algum recurso para o projeto, via anunciantes. Por fim, quanto à compatibilidade dos navegadores em relaçao ao recurso, é limitaçao do driver do plug in da Garmin.. Abç



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#5 Mensagem por jpgon »

Angelone,
Me mande por MP seu endereço email.
Vou lhe mandar alguma coisa que talvez lhe possa interressar sobre desenvolvimento de mapas.
Sei que gosta muito disso e é um estudioso do assunto.
fico no aguardo.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#6 Mensagem por Angelone »

Mando sim, Julio.. Também vou te dar bonus para voce poder implementar os recursos desse post no seu gps..



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#7 Mensagem por jpgon »

Angelone,
Já lhe mandei os arquivos.
Me confirme se recebeu os emails.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#8 Mensagem por DrDreh »

Impossivel esse mapquest, nem os endereços do tutorial ele encontra!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#9 Mensagem por Angelone »

O site esta com problemas. O endereço é rapidamente encontrado e indicado no mapa por um icone, com cep e outras informaçoes, apesar do aviso de "endereço nao encontrado" que aparece na coluna esquerda da tela. Quando existe mais de uma ocorrencia na pesquisa o icone nao é indicado no mapa e aparece um pequeno aviso embaixo do endereço digitado com as alternativas "We found similar places. See all   Matches". Em consequencia do problema, obviamente, o sistema não esta calculando rotas. Vou reportar o buggy para os administradores do Mapquest e qdo tiver novidades publico aqui..



Avin
Mensagens: 147
Registrado em: 17 Fev 2010, 12:51
Localização: SCS

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#10 Mensagem por Avin »

Tenho uma duvida sobre planejamento de rotas com um 3xxx, mais especificamente o 3560lt.

Quando planejo uma rota com três pontos, para que o gps passe pelo caminho que eu quero, ele pergunta para qual ponto eu quero ir.

Se escolho o final ele ignora o Intermediário e pega a rota que eu não queria.

Se escolho o intermediário ele para no meio ou vai até o fim?

Preciso usar a opção de programar um horário de saída para dar certo? O sistema é pouco intuitivo se comparado a outros navegadores...


Tomtom One
Nüvi 3560LT

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#11 Mensagem por Angelone »

Avin, o processo é bem simples: primeiro voce escolhe todos os pontos de interesse ou do caminho e, de preferencia, salve em favoritos. Melhor se voce fizer isso pelo PC, pode ser no Basecamp ou mesmo no Google Maps q permite passar diretamente os waypoints para os Garmins. No Mapquest, conforme explica o tutorial desse tópico, voce passa direto rota, sem que ela seja alterada pelo gps.
Mas, voltando ao seu caso: se voce quer definir a rota pelo seu gps, utilize o Trip Planner (Planif. Viagem). Já tendo gravado o que interessa em Favoritos, entre no Trip Planner, clique no icone + (adicionar), Selecionar posiçao inicial e a fonte (Favoritos é recomendado) e escolha os pontos de interesse (para facilitar, já na ordem desejada). Caso queira alterar, otimizar, editar, eliminar pontos, mudar-los de posiçao, etc, basta clicar ao lado para move-los. É tudo muito rápido, em questao de minutos a rota é calculada e pode ser salva, vista no mapa ou navegada. Nao tem segredo..


P.S.: O site do Mapquest esta funcionando normalmente. Assim, o tutorial do tópico esta plenamente aplicável e operacional.



Avin
Mensagens: 147
Registrado em: 17 Fev 2010, 12:51
Localização: SCS

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#12 Mensagem por Avin »

Angelone, a escolha dos pontos, reordená-los, tudo isso eu fiz, mas meu problema é outro, acho que não consegui fazer-me entender.

Digo ao GPS para traçar uma rota de A para B e ele me dá um caminho que não quero usar.

Uso o planejador de viagens normalmente e crio um ponto X pelo qual quero passar, ele fica no meio do caminho, ajusto ele normalmente como você falou. Até aí tranquilo. Como você diz, não tem segredo incluir pontos, alterar ordem, escolher nome da rota, salvar. Fica criada uma rota "A > X > B".

O problema é começar o negócio...

Quando tento usar ele pergunta para quem ponto quero ir primeiro, dando as opções X e B.

Se eu escolho X ele aparentemente calcula só até ali, não até o B. Pelo menos é o que me mostrou em simulação.

Se eu escolho o B, mesmo usando o planejador de viagens, o GPS me manda para aquele caminho que eu anteriormente não queria usar.

Certo, não cheguei a começar uma viagem escolhendo primeiro o ponto X para ver se ele me leva até o B depois, não quis ter que reprogramar no meio da estrada. A pergunta mais especificamente era essa: devo começar usando o ponto X quando ele pergunta e ele me levará posteriormente ao B, que é o seguinte do planejamento? Ou pra funcionar devo iniciar aquela função de programar a viagem com data e hora, setando a hora atual?


Tomtom One
Nüvi 3560LT

Andersondj2stylus
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Abr 2013, 22:35

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#13 Mensagem por Andersondj2stylus »

Opa pessoal blz? Eu preciso de um programa igual o trackmaker para meu gps 3560lt nuvi , pra eu editar mapas, pois o basecamp, não edita mapas, eu costumo muito ir em sítio de parentes que as estradas não aparece no mapa, por tanto o gps só me leva até a cidade , o resto eu tenho que me virar. Preciso editar estas ruas e salvar no meu mapa ou gps. Alguém tem dicas? Desde já agrdeço.



Andersondj2stylus
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Abr 2013, 22:35

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

#14 Mensagem por Andersondj2stylus »

Opa pessoal blz? Eu preciso de um programa igual o trackmaker para meu gps 3560lt nuvi , pra eu editar mapas, pois o basecamp, não edita mapas, eu costumo muito ir em sítio de parentes que as estradas não aparece no mapa, por tanto o gps só me leva até a cidade , o resto eu tenho que me virar. Preciso editar estas ruas e salvar no meu mapa ou gps. Alguém tem dicas? Desde já agrdeço.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”