Retirado do GPSPassion.
Bom, todos já sabem que muitos modelos da linha Nuvi possuem uma função que permite registrar o caminho percorrido (triplog ou registro de viagem). Essa função é afetada pelo "Lock On Road" no modo de navegação, fazendo com que o registro fique sempre sobre a via do mapa mais próxima da posição atual. Também não como mudar a frequência com que pontos são adicionados ao registro. Tudo isso faz com que o triplog desses modelos Nuvi não se adequem à confecção de mapas.
Contudo isso agora mudou, porque um usuário do fórum GPSPassion (veja a mensagem original no link do começo da mensagem) descobriu uma função escondida em vários modelos da linha Nuvi. Nessa nova função descoberta, a frequência de registro é de um ponto por segundo, e o Lock On Road não afeta o registro, permitindo o uso do mesmo com o modo de navegação ativado.
O mais interessante é que não se faz necessária nenhuma modificação de firmware para acessar a função.
Ela é acessada através da página da função "Where I am" (acho que em Português se chama "Onde estou"), logo só funciona nos modelos que têm essa função (nuvi 2x5, 2x5w, 550, 760, 755).
1- Procedimento nuvis 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 765T:
Com o GPS em Inglês
Entrar no "Where I am" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):
1- Na palavra "Nearest" em "Nearest Intersection"
2- Na palavra "Nearest" em "Nearest Address"
3- Na palavra "Address" em "Nearest Address"
4- Na palavra "Intersection" em "Nearest Intersection"
Com o GPS em Português
Entrar na "Onde Estou" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):
1- Na palavra "Cruz." em "Cruz. mais próximo"
2- Na palavra "End." em "End. mais próximo"
3- Na palavra "próximo" em "End. mais próximo"
4- Na palavra "próximo" em "Cruz. mais próximo"
2- Procedimento para o Nuvi 1490
3- ScreenshotsLJeronymo escreveu:No Nuvi 1490 para acessar o tracklog:
1- No mapa, tecle em "velocidade"
2- Na nova tela, aperte e mantenha por alguns segundos o centro do velocimetro.
3- Aparecerá a tela "Diagnostics Page" (em inglês)
4- Selecione "Diagnostic Logging"
5- Na tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6- Em "Select Data to Log", selecione a caixa "GPX" e tecle "Start".
7- Retornará automaticamente para o mapa, com um botão "Stop" no topo da tela, com um cronômetro ao seu lado direito.
8- Clicando em "Stop" volta-se a tela "Engineering Mode: Logging Control". A função "Start Recording" inicia nova gravação de log.
9- Os logs são armazenados em Garmin Nuvi/.system/logs/GPX com o nome do arquivo iniciando com a data e a extensão GPX.
Screenshot do Nuvi 205 (agradecimentos ao Peppo):
Se a sequência funcionar, aparece tela de controle do tracklog (Nuvi 205, tks Peppo):
Se não funcionar, é necessário sair do Where I am/Onde Estou e começar novamente. Um efeito colateral sem consequências graves é que a função de screenshot é ativada.
4- Observações:
a- Com a função ativada, o Nuvi irá gravar um arquivo por dia, na memória interna, numa pasta "logs" dentro da pasta "Garmin". Os arquivos .bin terão que ser copiados para o computador e convertidos com o programa gratuito Nutrack.
b- Parece que o Start Recording só estará disponível se o Navegador já tiver se "localizado".
c- Para desativar, em alguns modelos é preciso sair da função, seguir o procedimento para acessá-la novamente (lembrar que é preciso sair da tela Onde Estou). Aí vai aparecer "Stop Recording" onde antes aparecia "Start Recording". Em outros modelos, como o Nuvi 750, aparece um botão STOP na página de mapas.
d- Em alguns modelos o ícone da função screenshot aparece na tela (ver mensagem do Peppo) para indicar que a função está ativa. Em outros aparece um botão STOP na página de mapas.
Agora alguns comentários a respeito da questão Inglês x Português.
A mensagem original está em Inglês, e a linguagem "mãe" dos modelos Nuvi's é o Inglês. Por isso, eu sugiro que, para ativar a função, o Nuvi seja passado para Inglês. Depois que a função for ativada, aí pode-se voltar o idioma para o Português.
Isso porque as instruções dizem para clicar nas palavras que aparecem na tela da função Where I am/Onde Estou, numa certa sequência. Por exemplo, a primeira instrução manda clicar no Nearest em Nearest Intersection. Em Inglês Nearest é a primeira palavra em Nearest Intersection, mas em Português a primeira palavra é Interseção porque a tradução de Nearest Intersection é Intersecção mais Próxima.
Como o que importa é a posição na tela (confirmado pelo Peppo), então é melhor mesmo passar para Inglês, porque no modo Português até a posição do texto na tela muda.
Por fim, volto a repetir: Só tenho um Nuvi 360, sem essa função Where I am, logo não tenho como colocar screenshots, não tenho como testar, nem passar as traduções exatas para Português, nem dizer se o navegador precisa mesmo estar em Inglês ou não.
Se algum caridoso usuário de algum modelo das séries 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, quiser fazer a caridade de testar e colocar screenshots das telas, todos ficarão muito agradecidos.