Dúvida sobre modelos Garmin

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Dúvida sobre modelos Garmin

#1 Mensagem por dreh »

Estou na dúvida sobre qual modelo Garmin comprar, se o 260w ou 765T ou 255, e por aí vai.
Enfim, qual a diferença entre os modelos?
No meu caso, o que importa é o mapa, os POIS, e o sinal de recepção. Existe diferença nisso entre os modelos? Os mapas são iguais em todos? E a qualidade da recepção do satélite, difere entre os modelos? São os mesmos POIS em todos os modelos? E a questão de rotas? E falar os nomes das ruas
Ou as diferenças são apenas em ter FM, MP3, cartão de memória, bluetooth, etc?
É necessário mesmo ter cartão de memória?


Garmin Nuvi 255w

maury sade
Mensagens: 257
Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#2 Mensagem por maury sade »

Enfim, qual a diferença entre os modelos?
Muitas. Depende do que voce precisa, tipo de utilização,finalidade, $$,etc...

o que importa é o mapa, os POIS, e o sinal de recepção. Existe diferença nisso entre os modelos?
Todos os garmin usam os mesmo mapas e neles estão as bases de dados que contem os POIs. Logo são iguais para todos. Todos eles tem receptor de alta sensibilidade.

E a questão de rotas?
Alguns modelos não fazem rotas, porem todos são roteaveis. Veja topico especifico sobre esta diferença.

E falar os nomes das ruas
Alguns não falam os nomes de ruas, apenas "vire a direita em X metros". Outros falam "vire a direita na rua TAL em X metros

Ou as diferenças são apenas em ter FM, MP3, cartão de memória, bluetooth, etc?
Estes são recursos adicionais que não interferem na funcionalidade do gps. Tem mais a ver com acessorios do que com funções basicas.

É necessário mesmo ter cartão de memória?
Não. Alguns gps tem memoria sufiente para colocação de varios mapas simultaneamente, porem é bastante recomendável, principalmente se voce quiser ter vários mapas disponiveis ao mesmo tempo

Para definir o gps ideal para voce, primeiro é necessario responder a algumas perguntas:

Uso automotivo ou ON the Trail?
Quero tela grande ou pequena?
Que recursos extras quero agregar e que vou efetivamente utilizar? Mp3, bluethooth, Traffic?
Quanto estou disposto a gastar?

Um bom começo é dar uma olhada no site da Garmin e fazer comparações, no proprio site, filtrando por recursos para determinar qual o mais indicado. Apartir daí, vir ao fórum para esclarecer duvidas.
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

Hélcio Assis
Mensagens: 1618
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#3 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa noite a todos, dreh te aconselho também antes de adquirir algum aparelho ler atentamente os 2 tópicos abaixo!

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=1493

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=1591


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#4 Mensagem por dreh »

Valeu pelas respostas.
Olhando no site Garmin fiquei entre o 255w e o 765t, simplesmente pelas rotas que só existem no 765t, pois de resto o que preciso está igual nos dois.

Quero para uso automotivo, em cidades grandes e viagens.
Dispenso o bluetooth, FM, mp3, vídeos, etc.
Quanto ao preço, vi no Mercado Livre de 400 a 800, porém não faz sentido comprar um de 800 se o de 400 serve pra minha necessidade.

E se todos utilizam os mesmos mapas e tem ótima recepção, já tá bom pra mim.

Vou ler os outros tópicos agora Hélcio.

Ah e o Garmin é muito superior ao Tomtom, para se usar no BR?


Garmin Nuvi 255w

vilsonvargas
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2009, 18:30

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#5 Mensagem por vilsonvargas »

Olá, sugiro que tome cuidado com a embalagem , a diferença é muito grande para o mesmo modelo.
Ouvi um comentario e comprovei que alguns comerciantes vendem garmin recondicionado e eles vem com uma embalagem quase que totalmente branca. Vale apenas verificar se é novo ou recondicionado!!!!
dreh escreveu:Valeu pelas respostas.
Olhando no site Garmin fiquei entre o 255w e o 765t, simplesmente pelas rotas que só existem no 765t, pois de resto o que preciso está igual nos dois.

Quero para uso automotivo, em cidades grandes e viagens.
Dispenso o bluetooth, FM, mp3, vídeos, etc.
Quanto ao preço, vi no Mercado Livre de 400 a 800, porém não faz sentido comprar um de 800 se o de 400 serve pra minha necessidade.

E se todos utilizam os mesmos mapas e tem ótima recepção, já tá bom pra mim.

Vou ler os outros tópicos agora Hélcio.

Ah e o Garmin é muito superior ao Tomtom, para se usar no BR?



maury sade
Mensagens: 257
Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#6 Mensagem por maury sade »

Olhando no site Garmin fiquei entre o 255w e o 765t, simplesmente pelas rotas que só existem no 765t, pois de resto o que preciso está igual nos dois.

Atenção porque a diferença entre o 255 e o 765 não é somente as rotas. Se voce dispensa bluetooth, FM, mp3, então voce não precisa do 765. O recurso de rotas não é tão importante assim.

Aproveito para extrair uma das brilhantes explicaçoes aqui do forum, feitas pelo Mestre Sergio Barroso ( usuario nqnnospam) , a respeito da diferença entre rotas e trilhas:

Diferenças

Ambas indicam um trajeto, um conjunto de pontos ligados por retas. A diferença está na forma de usar.
A trilha (track) é o registro de trajeto já percorrido, por onde você já passou.
Uma rota (route) é o registro de um trajeto a ser percorrido, isto é, por onde você vai passar. Nos modelos de GPS que suportam rotas, o GPS é capaz de fornecer informações de navegação para que você possa seguir este trajeto. O tipo de informação fornecida depende do modelo do GPS. Em geral todos os modelos que suportam rotas vão indicar a direção, tempo e distância para o próximo ponto da rota. Alguns modelos mais avançados são capazes de criar rotas automaticamente (auto-routeamento, "autoroute" ou "Follow Road"), seguindo o traçado das vias cadastradas em mapas auto-roteáveis, e modelos mais avançados ainda tem até instruções de voz.
Alguns modelos possuem um recurso (chamado de tracback nos modelos da Garmin), que permite transformar automaticamente uma trilha gravada numa rota.
A forma de usar estes recursos depende muito do modelo do GPS. Recomenda-se fortemente a leitura do manual.

Criando rotas manualmente
A melhor forma de criar rotas manualmente é no computador, para depois transferí¬-las para o GPS. Pode-se usar o Mapsource ou o TrackMaker.
O primeiro passo é definir os waypoints da rota, ou os "pontos de manobra". Numa rota manual, os waypoints da rota são sempre conectados por linha reta. O sistema não segue as vias do mapa.


Quando em modo de navegação da rota, o GPS vai indicar direção, distância, tempo etc., para o próximo waypoint da rota (dependendo da configuração do GPS). Em geral o manual do GPS explica como navegar uma rota.

Todos os modelos têm limitações no números de waypoints por rota manual, portanto é preciso usá-los com sabedoria. O ideal é marcar os pontos onde se troca de estrada, rodovia, rua, caminho, etc, o ponto inicial e o ponto final. Ajuda dar aos waypoints nomes que indiquem o nome da rua que se deve pegar, a direção a seguir, ou algum outro detalhe da manobra que será feita no ponto.

Criando rotas automáticas
Dependendo do mapa em uso e do modelo do GPS, pode-se usar rotas automáticas. Numa rota automática o usuário define os pontos iniciais e finais (e eventualmente intermidiários), e o sistema liga os pontos automaticamente, seguindo as vias disponíveis no mapa.

Rotas automáticas só podem ser criadas nos modelos de GPS que têm este recurso. Em todos os casos é preciso também ter um mapa que suporte roteamento automático.
Em linhas gerais é possível optar pelo caminho mais rápido ou mais curto, definir o tipo do veículo, definir trechos a serem evitados, dar preferência a vias mais rápidas, evitar trechos com pedágio, etc. Pode-se também usar o sistema de Busca em conjunto com a ferramenta de auto-rota.
No GPS (depende do modelo), o sistema é mais limitado. As rotas são criadas sempre começando na posição atual. É possível simular a navegação numa rota automática usando o GPS, colocando-o em modo de simulação. Pode-se usar o editor de rotas (o manual do GPS explica como fazer isso), para inserir pontos intermediários na rota. Também pode-se usar o sistema de Busca em conjunto com o editor de rotas.
Em alguns modelos as rotas automáticas são chamadas de modo "Follow Road", e as manuais de "Off Road".



De uma olhada no topico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=14&t=16568 para ver mais informações sobre aparelhos


Ah e o Garmin é muito superior ao Tomtom, para se usar no BR?
Todos os gps são bons: Garmin, Tom tom, Capeta, Generico, sem marca, etc. O problema são os mapas. Sugiro leitura aqui no forum dos topicos que tratam de atualização de mapas. Use a busca para localizar os topicos, e então tire suas conclusões.


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#7 Mensagem por dreh »

ok galera, entendi tudo até agora, e agradeço muito a ajuda de vocês na minha decisão de qual GPS comprar.

Então voltando a comparação entre o 255w e o 765t, levando em conta que dispenso o bluetooth, fm, mp3...
Reunindo o que sei até agora, me corrijam se estiver errado:

- ambos utilizam os mesmos mapas, mesmos POIS, mesmos radares.
- ambos utilizam cartão de memória
- ambos gravam tracklog, sendo possível realizar ou simular um "trackback" visual, ou seja, olhando na tela por onde passei e voltar.

Agora quanto a criar rotas no computador e passar pro aparelho, só no 765 é possível, e no 255w não?
E salvar um caminho que percorri do aparelho para o computador, e reutilizá-lo quando precisar?

Enfim, vale à pena pagar mais no 765t apenas pelas rotas? Sei que tem a mais o bluetooth, fm, mp3, e tal, mas isso eu dispenso.
Ou existem outras funções importantes no 765 que não tem no 255w?


Garmin Nuvi 255w

maury sade
Mensagens: 257
Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#8 Mensagem por maury sade »

- ambos utilizam os mesmos mapas, mesmos POIS, mesmos radares.
Correto
- ambos utilizam cartão de memória
Correto
- ambos gravam tracklog, sendo possível realizar ou simular um "trackback" visual, ou seja, olhando na tela por onde passei e voltar.
Correto

Agora quanto a criar rotas no computador e passar pro aparelho, só no 765 é possível, e no 255w não?
Correto, 765 pode e 255 não

E salvar um caminho que percorri do aparelho para o computador, e reutilizá-lo quando precisar?
Sim, é possivel nos dois modelos. Chama-se tracklog.

Enfim, vale à pena pagar mais no 765t apenas pelas rotas? Sei que tem a mais o bluetooth, fm, mp3, e tal, mas isso eu dispenso. Ou existem outras funções importantes no 765 que não tem no 255w?
Não vale a pena. Não existem outras funções.


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: Dúvida sobre modelos Garmin

#9 Mensagem por dreh »

Bom então vai ser o 255w mesmo, e vai ser meu primeiro aparelho, se eu gostar da Garmin, depois compro um mais avançado... e mais caro!
Valeu pessoal, agora me aguardem com as dúvidas de utilização! kkkkkkk
:lol:


Garmin Nuvi 255w

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”