Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
gutobrotas
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Set 2013, 09:35

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#21 Mensagem por gutobrotas »

pelo q eu entendi isso aqui é so pro garmin né?!



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#22 Mensagem por jpgon »

gutobrotas,
boa noite.

Os mapas do projeto Tracksource são para dispositivos GPS Garmin, mas algumas das formas disponibilizadas podem atender dispositivos que operem usando mapas construidos para Garmin.
Veja nesta página, neste link: http://www.tracksource.org.br/index.php ... mapas.html

TRC-Brasil - Tracksource Roteavel Completo - Mapa completo do Brasil para uso em navegador 7Ways
TRC-Brasil - Tracksource Roteavel Completo - Mapa completo do Brasil para uso em navegador NAVITEL
Voce poderá utilizar tambem os mapas do Tracksource em smarthphone Iphone, desde que instale o StreetPilot no iPhone / iPad


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

thellsam
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:59

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#23 Mensagem por thellsam »

Eu gostaria de saber qual a diferença entre os mapas Garmin para cópia direta no cartão SD intitulados "Cartão SD" e "Cartão SD TYP"?



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#24 Mensagem por jpgon »

thellsam,
Bom dia.

O primeiro é apresentado de modo tradicional como vem sendo feito a anos, o e com o typ tem uma visualização mais moderna e definiçoes mais viziveis.
O usuário poderá escolher um dos dois, o que melhor se adapta ao seu estilo de ver os mapas no dispositivo GPS.
Atualmente uso o com o Typ. Gostei da nova visualização.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

jfct
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Ago 2008, 11:10

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#25 Mensagem por jfct »

Tentei instalar pelo mapsource e não encontra meu gps. Pede para mudar a interface para garmin ou host... Como fazer isto?

Meu gps é um garmin 3460lt



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#26 Mensagem por jpgon »

jfct,
Boa tarde.

Leia este pequeno tutorial neste link: viewtopic.php?f=438&t=48102

Ajudará voce quanto a localização de arquivos e como proceder nos downloads.
Use o arquivo do Tracksource para cartão de memória.
Baixe primeiramente para o seu computador, e depois grave o arquivo em um cartão de memoria.
O cartão de memoria para o seu GPS é um Micro SDHC. Tamanho vc escolhe, mas o ideal mínimo deverá ser de 4 GB class4.
Poderá optar por maior e mais rápido, se quiser.
A pasta no cartão de memoria deverá ter o nome de Map, criada na raiz do cartao.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

neto_dudu
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Dez 2013, 16:24

como editar o mapa de minha cidade

#27 Mensagem por neto_dudu »

tenho o mapa completo atualizado de minha cidade em auto cad. tem como eu jogar isso para o gps de alguma forma???



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#28 Mensagem por jpgon »

neto_dudu,
Boa noite

Não há uma maneira direta de se colocar um mapa editado em CAD, com extensão .awg no GPS.
Este mapa necessitaria ser convertido para um outro formato, ser reconhecido pelo programa Trackmaker e editado neste programa Trackmaker.
Posteriormente, compilado e transformado em um arquivo de imagem com extensão .img para que o GPS possa ler.
Curiosamente, qual o seu GPS e em que estado e município voce mora???
Voce poderá ser um colaborador/desenvolvedor municipal do mapa do seu município.
Pense nisso!!!
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

KRodrigoRJ
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2013, 14:26

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#29 Mensagem por KRodrigoRJ »

Prezados,

Instalando a atualização da última versão do mapa Tracksource, na última etapa da instalação veio a seguinte tela:
TYP.jpg
Instalando o visual TYP, não entendi como posso substituir por outros visuais. Instalei esse visual e não gostei da visualização dele no programa MapSource, principalmente porque as linhas das divisas de Estados ficaram difíceis de serem visualizadas, o que prejudica a minha utilização do programa. Já no GPS, ainda não testei. Seria possível alternar no MapSource entre o visual tradicional e o visual modificado? Como?

Grato,

Rodrigo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Rodrigo
Garmin Nüvi 2565LT
Garmin GPSmap 60CSx

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#30 Mensagem por jpgon »

KRodrigoRJ,
boa noite.

Voce torna a baixar o arquivo somente para cartão SD, sem o Typ.
Usei recentemente no GPS em viagem de 1200 km e gostei do resultado com o Typ, mas gosto é gosto, e não se deve meter a colher.
Abs
Feliz Ano Novo pr vc e família


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#31 Mensagem por Ivan »

Já no GPS, ainda não testei. Seria possível alternar no MapSource entre o visual tradicional e o visual modificado? Como?
Você também pode utilizar o programa "Instalador de TYPs" feito por PH, para trocar de TYP (mudar o visual) ou mesmo retirar o TYP instalado.
Aqui: https://docs.google.com/file/d/0B7WRRLu ... sp=sharing



KRodrigoRJ
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2013, 14:26

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#32 Mensagem por KRodrigoRJ »

Prezados Julio e Ivan,

Muito obrigado pelas respostas!

Testei o novo perfil em rota e o que não gostei é que a rota que antes ficava destacada em rosa, agora fica oculta, pq as cores do novo perfil sobrepoem a rota. Não sei se isso aconteceu pq o meu GPS é de trilha (GPSMAP 60Csx), apesar de aceitar roteamento.

Acabo de comprar um Garmin Nüvi 2565LT, mas ainda não foi entregue. Estou pensando em só atualizar o mapa da Garmin (atualização gratuita) quando estiver perto dos 90 dias do prazo, para ter um mapa mais atualizado da Garmin, junto com o da Tracksource. O que vcs acham?

Abraços e um excelente 2014 para todos!


Rodrigo
Garmin Nüvi 2565LT
Garmin GPSmap 60CSx

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#33 Mensagem por Ivan »

Testei o novo perfil em rota e o que não gostei é que a rota que antes ficava destacada em rosa, agora fica oculta, pq as cores do novo perfil sobrepoem a rota. Não sei se isso aconteceu pq o meu GPS é de trilha (GPSMAP 60Csx), apesar de aceitar roteamento.
Existem vários tipos de perfil. Você pode escolher entre eles ou mesmo nenhum. Nunca aconteceu isso que você falou no meu Nuvi 1490.
Acabo de comprar um Garmin Nüvi 2565LT, mas ainda não foi entregue. Estou pensando em só atualizar o mapa da Garmin (atualização gratuita) quando estiver perto dos 90 dias do prazo, para ter um mapa mais atualizado da Garmin, junto com o da Tracksource. O que vcs acham?
Eu esperaria, mas cuidado para não perder o prazo. Já aconteceu comigo uma vez. rsrsrsrs.
O do TrackSource você pode atualizar a vontade. Todo mes sai versão nova.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#34 Mensagem por jpgon »

KRodrigoRJ,
Boa tarde.

Quanto a atualização do seu novo navegador GPS Garmin nüvi 2565LT, fique atento ao prazo fornecido.
Em alguns casos são 60 a 90 dias.
Pela Garmin, está escrito que o prazo ocorrerá após primeiro contato com satélites.
Tenha a NF guardada (arquivada) para qualquer eventualidade.
Quando recebê-lo, faça primeiramente uma carga completa da bateria, e depois configure o mesmo para o MassStorage (o GPS será reconhecido pelo computador como um drive extra).
Tenha o computador tambem configurado para visualizar pastas e arquivos ocultos, e pastas e arquivos de sistema.
Tudo feito, execute um backup completo de toda a memória interna (crie uma pasta em seu computador : Backup nuvi 2565 em data ).
Assim sendo, terá segurança extra.
Faça o registro do dispositivo no site da Garmin, através do seu loguin (se já o tem devido ao equipamento atual em uso)
Use o Garmin Webupdater para atualização do software interno.
Use o Garmin Mapupdater para atualização de mapas quando for executá-la do site da Garmin.
Providencie um cartão de memória SDHC de 8GB class4 ou class superior (eu pessoalmente uso um de 16GB Class10 (Ultra) da Sandisk.
Paguei 15 US por ele em uma boa loja no Paraguay. Ele grava em 14 a 16 MB/s e lê em 30 MB/s


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

KRodrigoRJ
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2013, 14:26

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#35 Mensagem por KRodrigoRJ »

Prezados Julio e Ivan,

Meu novo GPS chegou! Muito obrigado pelas excelentes dicas!

Mais uma pergunta: é mesmo necessário um cartão de 8GB? Tenho um de 4GB no meu GPSmap 60CSx e acho que nunca consegui ocupar nem 1GB dele.

Vou proceder às suas instruções.

Grato,

Rodrigo.


Rodrigo
Garmin Nüvi 2565LT
Garmin GPSmap 60CSx

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#36 Mensagem por jpgon »

KRodrigoRJ,
Boa tarde.

Rodrigo, use este mesmo cartão de 4 GB que vc tem.
Ele deve estar funcionando bem, acredito.
Poderá usá-lo até vc ver a necessidade de outro, conforme a quantidade de mapas que queira ter nesta memória.
No meu caso, eu utilizo um de 16 GB por motivos de ter os mapas topográficos (elevações do terreno) que ocupam grande espaço de memória, mais o mapa USA que ocupa quase 2 GB (mapa atual), sem pensar no mapa DEM americano.
Só com estes mapas já tenho 7.76 GB ocupados.
Aproveite bem o novo navegador automotivo.
E continue comentando, participando, relatando sucessos e dificuldades, e as soluções encontradas.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

KRodrigoRJ
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2013, 14:26

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#37 Mensagem por KRodrigoRJ »

Boa tarde, Julio.

Eu também tinha os mapas topográficos do Sudeste (20m) instalados no meu GPSmap 60Csx, porém a navegação ficava muito lenta com eles (pesada), travando, então desinstalei e deixei apenas os mapas roteáveis. A lentidão poderia ser devido ao meu cartão de memória, ou ao modelo do GPS, ou ambos? Uso o GPSmap em trabalhos de campo e o mapa topográfico é útil para mim.

Aproveitando, agora que comprei esse novo aparelho (2565LT), seria possível eu instalar a atualização gratuita do mapa da Garmin no aparelho antigo?

Muito obrigado!

Abs


Rodrigo
Garmin Nüvi 2565LT
Garmin GPSmap 60CSx

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#38 Mensagem por jpgon »

KRodrigoRJ,
Boa noite.

A atualização gratuita só pode ser usada no novo navegador GPS.
Ela é especifica para a identificação do equipamento.
Não permite ser usada em outro, devido aos códigos de bloqueio (arquivos identificadores .unl e arquivo .gma) mais o identificador do próprio equipamento.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

RUBAO61
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Out 2014, 14:43

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#39 Mensagem por RUBAO61 »

Olá pessoal, estou com um probleminha no meu Montana 650. Instalei o mapa TS e correu tudo bem. Ocorre que tentei personalisar o menu inicial e acabei perdendo algumas configurações, daí achei uma função que retorna todas as configurações para original. Agora o aparelho não está mais lendo o mapa TS. O mapa até aparece na lista de mapas disponíveis, mas quando deixo só ele ativo não aparece nada na tela de navegação. Quando "resetei" o aparelho o cartão micro SD permaneceu no aparelho, não sei se tem a ver. Acredito que deva ser alguma configuração, mas como não entendo nada de GPS não sei onde procurar nem o que fazer.
Alguém pode me dar uma ajuda?
Abraços.



mdelucca
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Ago 2017, 15:26

Re: Tutorial - Como atualizar os mapas do seu GPS

#40 Mensagem por mdelucca »

Tenho um garmin nuv2580 e não estou achando o arquivo gmapsupp.img para substituir por este mais novo. No nuv 40 era fácil de achar. Alguém sabe qual arquivo devo substituir e ou apagar? Obrigado



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”