Airis, Delphi, Nuvi, TomTom, 4Rodas, etc: (Não) Comprar?

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Airis, Delphi, Nuvi, TomTom, 4Rodas, etc: (Não) Comprar?

#1 Mensagem por nqnnospam »

Todos estes modelos enquadram-se na categoria chamada de "Assistentes ou Dispositivos de Navegação Pessoal" (PNA ou PND), ou simplesmente "Navegadores".

Não são chamados de GPS, porque a eles faltam muitos recursos que estãoo presentes em aparelhos GPS "auto-suficentes", e como esta falta de recursos impede o uso do PND em várias aplicações, eles não são chamados de GPS.

Enfim, PND's possuem uma série de recursos muito úteis para uso automotivo, contudo eles também possuem limitações que impedem seu uso em outras aplicações. São elas:

a) Não aceitam rotas manuais

b) Em geral não suportam tracks (há exceções).

c) Em geral não gravam tracklog (exceção há alguns modelos mais caros, que gravam tracklogs, mas de forma muito limitada).

e) Não fazem "tracback"

f) Não são a prova d'água

g) Só funcionam onde há mapa disponível. Sem mapas, as funções de navegação deixam de funcionar completamente. Antes de comprar, o usuário deve verificar junto ao fabricante a área de cobertura e a política de atualização.

h) Com exceção dos modelos Garmin (StreetPilot, Quest, Zumo, Nuvi), não é possível inserir no PND mapas criados pelo usuário.

Resumidamente:

o "problema" com estes modelos é que, apesar de seus recursos serem extremamente úteis para uso automotivo, estes (recursos) só funcionam se houver mapa da região. Sem mapa, todos os recursos de navegação param de funcionar, e o dispositivo vai servir basicamente só para ver as coordenadas da posiçãoo atual.


Muito se pergunta também se é possí­vel usar os mapas de um modelo no outro, ou de um fabricante no outro. A resposta é depende.

Pelo o que me consta as plataformas são todas incompatíveis no quesito mapas. As vezes o que se pode fazer é remover o programa do PND e instalar outro, e assim usar os mapas desse novo programa. Isto, contudo não é tarefa simples, não tem resultado garantido, não funciona na maioria dos modelos, viola a garantia do produto, e para ter mais detalhes só mesmo testando modelo por modelo. Como não tenho todos os modelos em mão para testar, não posso afirmar categoricamente o que funciona ou deixa de funcionar.

__________________________________________________________
Por isso, apesar de apresentarem recursos interessantes e apropriados para uso automotivo, só se recomenda a compra desses modelos, se for para usá-los em cidades cobertas pelos mapas do fabricante, e exclusivamente dentro do carro

Antes de comprar, o usuário deve verificar junto ao fabricante a área de cobertura e certificar-se de que há mapas detalhados para as cidades onde o aparelho será usado.

__________________________________________________________


Keywords: StreetPilot Street Pilot Nuvi Nüvi Airis Quatro Rodas 4Rodas Delphi


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”