Garmin GPSMAP 60Cx e GPSMAP 60CSx

Espaço para fazermos avaliações técnicas sobre modelos de GPS.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Garmin GPSMAP 60Cx e GPSMAP 60CSx

#1 Mensagem por nqnnospam »

Primeiro, acho importante dizer que já tive os seguintes modelos, na ordem: GPSMAP 76S, GPSMAP 60CS e, agora um GPSMAP 60CSx. Também já vi um GPSMAP 276C funcionando (muito bom, mesmo!).

Os modelos 60Cx e 60CSx são os mais indicados para usos múltiplos não específicos:

- veicular terrestre (carro, motos, bicicletas, etc.), pois suportam mapas, têm tela colorida, aceitam antena externa e a interface gráfica é rápida.
- não veicular terrestre (caminhadas, escaladas, etc.), pois são portáteis, a prova d'água, possuem boa autonomia, e funcionam com pilhas comuns.

Não são recomendados para outros aplicações específicas (náutico, aviação).

O modelo CSx possui a bússola eletrônica e o altímetro barométrico. A bússola do CSx funciona mesmo que o GPS esteja parado ou não esteja captando satélites (obviamente a do Cx não funciona nestas condições). O altímetro barométrico melhora a precisão e a exatidão na medida de altitude do GPS.

Características:

1) Recepção

Começando pela recepção, o ponto mais forte dos novos modelos da linha GPSMap X-treme (que utilizam o moderno chipset SirfStarIII). Falar que o 60CSx tem uma recepção boa é pouco. O 60CSx tem uma recepção "x-tremamente" melhor que os modelos anteriores da linha GPSMAP. Tão melhor que chega a ser covardia comparar a nova linha GPSMAP x-treme com os modelos anteriores da linha GPSMAP ou eTrex.

Pode-se avaliar a melhora na qualidade da recepção, sabendo que é possível usar com facilidade o 60CSx dentro de um ônibus por exemplo. Fiz vários testes com ele. No primeiro, estava num ônibus intermunicipal na Argentina. Ele pegava uma dezena de satélites, inclusive através do teto do ônibus. Com o 60CS ou 76S isto era impossível. É impressionante:

Imagem

Vão dizer "estava próxima à janela". De fato, os satélites vistos através da janela (2,4, 24, 28 e 17) são os que têm sinal mais forte. Mas e os outros, principalmente o 9, 26 e 29? Pegando através do teto metálico do ônibus? Só SirfStarIII mesmo ...

Ainda no aspecto da recepção, fiz uma viagem Campinas - Rio de Janeiro de Cometão. Levei o 60CSx ligado, dentro duma "pochete" na cintura. Ele não perdeu o sinal em nenhum momento, nem na parte de serra, onde tem aqueles paredões. Vou ver se consigo postar o tracklog aqui, para quem quiser comparar com o TE. Também levei ele ligado, dentro da mochila, na linha 2011 aqui no Rio de Janeiro (Term. Rod. Novo Rio até o Leme). A qualidade da recepção cai bastante em relação ao experimento no Cometão, mas ainda é bem melhor do que o antigo GPSMAP 60CS.

Também testei com antena externa dentro do carro. Novamente, é covardia:

Imagem

Nem esperei ele pegar todos os satélites para tirar a foto...

2) Novo recurso de alerta de velocidade e proximadade

Os novos modelos da linha GPSMap x-treme tem um recurso muito interessante. Além dos alertas de proximidade para POIs/Waypoints já disponíveis nos modelos anteriores, há um novo tipo de alerta de proximidade de POIs/Waypoints. Além de suportar um número muito maior de pontos (1000 pelo menos, já testei), ele permite avisar quando nos aproximamos do POI/Waypoint com uma velocidade maior que um limite, definido na criação do alerta. Recurso muito interessante para alertar sobre sensores de velocidade ...

Para utilizar estes novos alertas de proximidades disponíveis nos modelos GPSMap só na linha X, é necessário utlizar o programa "GARMIN POI Loader":

http://www.garmin.com/products/poiloader/

3) Velocidade de processamento

Apesar de parecer igual ao seu irmão mais velho, o 60CSx é muito mais rápido no processamento dos mapas. É possível mover o mapa na tela com muito mais facilidade, o mapa é atualizado mais rapidamente. Inclusive, o ponteiro que indica a posição continua se movendo enquanto o mapa é atualizado, ou se está no modo "panning"! As informações sobre a entidade sobre o cursor também surgem na tela mais rapidamente.

4) Cartão de memória:

Os modelos da linha x-treme agora vêm com cartão de memória micro-SD (antes chamado de "transflash"). É um cartão bem pequeno, quase do tamanho de um selo (menor até!). O cartão fica num slot parecido com o usado para os chips de telefone celular (em vermelho na foto abaixo), no compartimento de pilhas, sob as mesmas. Notar que o compartimento de pilhas é selado com dois anéis de borracha (amarelo), para evitar entrada de água:

Imagem

Desculpem pela foto. Foi tirada com o celular.

O mais interessante é que, desde a atualização do firmware 2.62 Beta, é possível gravar o tracklog simultaneamente no cartão de memória, como arquivos GPX (o GPS grava um arquivo por dia). Gravando deste jeito, o tracklog não é truncado, é o número máximo de pontos passa a ser limitado somente pelo tamanho do cartão. Mesmo com o tracklog cheio, o GPS continua gravando os pontos no cartão. Naturalmente, é preciso ativar o registro em cartão no menu apropriado (Datacard Setup):

Imagem

Na imagem acima o registro em cartão está ativado ("Log Track Data do datacard").

Conforme mostrado na figura acima, o GPS grava um arquivo GPX por dia.

Para ler os arquivo basta passar o GPS para o modo "Dispositivo de armazenamento USB" (disponível a partir da atualização de firmware 2.71), na tela de "Interface Setup".


5) Considerações finais:

A única desvantagem do 60CSx é o fato dele não ter o despertador (despertador mesmo, que você programa para tocar numa hora qualquer), que eu usava muito no 60CS. Contudo, é uma desvantagem muito pequena, se comparada com as vantagens desse modelo em relação aos outros.

Estou muito contente com a minha aquisição ... :D

Se você precisa de um GPS portátil, que possa ser usado em veículos ou na mão, então recomendo fortemente o GPSMap 60CSx, ou seu irmão mais simples, o GPSMAP 60Cx .

Por fim, vale lembrar, que os novos eTrex da linha x-treme NÃO TÊM o SirfStarIII, o que é realmente uma pena. Para mim, o ponto mais forte da nova linha GPSMAP x-treme é justamente o fato de ter o SirfStarIII.
Editado pela última vez por nqnnospam em 16 Dez 2006, 11:40, em um total de 16 vezes.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#2 Mensagem por Igor »

E onde se coloca o cartão de memória?

Dá prá postar uma fotinho???

Me agradou bastante o que li, já pensei, até em adquirir um, em função da sensibilidade, mas uma grande preocupação é quanto ao cartão de memória.
Me parece um item bastante frágil.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
LF
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Jan 2006, 19:59
Localização: Jundiaí­ - SP

#3 Mensagem por LF »

Estou muito satisfeito com o GPSMap 60CSx.
Sua recepção é algo de espetacular! Após encontrar os satélites, você pode entrar em edifícios com 2 ou 3 lajes de concreto sobre a cabeça, com outros prédios ao lado, e mesmo assim ele achará satélites desde a linha do horizonte até o topo de sua cabeça. Em movimento é muito fácil ele chegar à precisão de +/- 3 metros.
Só numa coisa eu achei que ele é pior que meu outro GPS - um eTrex Vista: quando você está traçando trilhas. No Vista, quando você "desliga" e "liga" novamente a gravação de trilhas, elas ficam registradas com cores distintas, facilitando bastante o reconhecimento de, por exemplo, quando uma trilha muda do asfalto para terra e vice-versa.
já no 60CSx, mesmo que você troque a cor da trilha, ela ficará só com a última cor, e emendará com uma linha reta o final de um trecho com o início do trecho seguinte - mesmo que você tenha esteja em outro dia e em outra cidade.
No resto, ele tem muito mais recurso que o Vista e é Também muito mais rápido na atualização das telas. você pode usá-lo em velocidade que o mapa acompanha.
Abraços,
Luís Fernando Peira Ruffino[/u]


Atenciosamente,
Luí­s Fernando P. Ruffino - Jundiaí­ - SP

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#4 Mensagem por nqnnospam »

Igor escreveu:E onde se coloca o cartão de memória?

Dá prá postar uma fotinho???

Me agradou bastante o que li, já pensei, até em adquirir um, em função da sensibilidade, mas uma grande preocupação é quanto ao cartão de memória.
Me parece um item bastante frágil.
O cartão de memória fica no compartimento das pilhas, sob as pilhas. É minúsculo. você já viu chip de celular GSM? É mais ou menos do mesmo tamanho, e usa o mesmo sistema de encaixe.

O compartimento das pilhas Também a prova d'água.

Vou por umas fotos mais tarde.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#5 Mensagem por nqnnospam »

Igor escreveu:E onde se coloca o cartão de memória?

Dá prá postar uma fotinho???

Me agradou bastante o que li, já pensei, até em adquirir um, em função da sensibilidade, mas uma grande preocupação é quanto ao cartão de memória.
Me parece um item bastante frágil.
Coloquei a foto, apesar de não estar muito boa. Estou sem minha máquina digital, por isso tirei a foto com o celular :( .


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#6 Mensagem por Valadao »

Talvez seja uma pergunta meio boba, mas quais São as diferenças entre o GPSMAP 60CSx e o GPSMAP 60Cx


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#7 Mensagem por nqnnospam »

Talvez seja uma resposta meio boba, as mesmas entre o 60CS e o 60C:

- Bússola eletrônica
- Áltimetro barométrico

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#8 Mensagem por Igor »

Sérgio, obrigado pelas fotos e informações extra sobre o cartão de memória!


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#9 Mensagem por OMEGAred »

mais alguma informação sobre as trilhas, rotas e pontos salvos no cartão? queria saber se ele salva todas as informações ou faz alguma alteração antes, limite de pontos por trilha, etc


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#10 Mensagem por nqnnospam »

Nada ainda. Estou esperando chegar meu leitor de cartão microSD para descobrir.

A única informação certa é que é possível salvar o tracklog no cartão, mas além disso as informações São contraditórias.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#11 Mensagem por nqnnospam »

Atualizei o review com mais informações sobre o uso do cartão de memória.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

jbosco
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mai 2006, 16:28
Localização: Campinas SP

#12 Mensagem por jbosco »

Sérgio,
Eu sou Também um feliz proprietário do 60CSx, não tão feliz com a capacidade de memória de tracklogs. graças ao seu review percebi que nem tudo está perdido :D
Tenho o leitor de miniSD e segundo a informação que você postou, basta um pequeno adaptador do microSD para a leitura no slot do miniSD. você tem idéia de como eu consigo isso aqui no Brasil, já que não temos Radio Shack(s)?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#13 Mensagem por nqnnospam »

Um amigo meu está nos EUA agora. já procurou muito o adaptador e não encontrou. Ele só é vendido junto com um cartão microSD (ou transflash). Outra opção é comprar um leitor de microSD.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

jbosco
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mai 2006, 16:28
Localização: Campinas SP

Leitura de tracklogs armazenados no cartão

#14 Mensagem por jbosco »

Bom eu acabo de instalar a atualização beta versao 2.71 do software para o 60CSx, disponível desde 12 de maio, e ela agora trás a opção do modo "USB mass storage" como interface. Isso significa que podemos ver o conteúdo da memória microSD como veríamos os arquivos de um pendrive normal, lendo, gravando e apagando arquivos na memória do 60CSx, sem precisar remover o cartão de memória e ter que usar adaptadores ou outro tipo de suporte.
A dúvida que pairava no review muito bem feito pelo Sérgio era qual é a capacidade disponível para guardar tracklogs no cartão. não sei responder exatamente essa dúvida, mas tenho alguns números para lançar alguma luz nesta questão.
Primeira coisa, esta área é proporcional ao tamanho da mémoria livre. Isso porque recarreguei meus mapas mantendo dois tracklogs gravados no cartão, e como carreguei um número menor de mapas a indicação de uso da área de tracklogs baixou. Os números São os seguintes: com 2 tracklogs totalizando 1,52 Mb a indicação da barra de uso de área no cartão é de 27%. Os mapas que tenho ocupam 14,6 Mb e tenho o cartão de 64Mb original que na verdade correspondem a 59,4Mb de capacidade total. Supondo a indicação da barra de ocupação confiável, eu disponho de 5,6Mb de capacidade total para tracklogs. A área livre no cartão é 59,4-14,6Mb = 44,8Mb o que significa que posso ocupar somente 12,5% do espaço livre. Porque será que a Garmin reserva tão pouco da memória para os tracklogs? será que o resto é usado para os cálculos e dados de navegação? será que se eu passar a ter um cartão de 128Mb eu terei 5,6Mb que tenho agora + 64Mb extras? Perguntas que não tenho respostas, será que alguém tem?



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

Quantos pontos tem estes seus tracks, cada um separadamente?
E quantos tracks salvos o GPS permite normalmente?


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Leitura de tracklogs armazenados no cartão

#16 Mensagem por nqnnospam »

jbosco escreveu:Bom eu acabo de instalar a atualização beta versao 2.71 do software para o 60CSx, disponível desde 12 de maio, e ela agora trás a opção do modo "USB mass storage" como interface. Isso significa que podemos ver o conteúdo da memória microSD como veríamos os arquivos de um pendrive normal, lendo, gravando e apagando arquivos na memória do 60CSx, sem precisar remover o cartão de memória e ter que usar adaptadores ou outro tipo de suporte.
A dúvida que pairava no review muito bem feito pelo Sérgio era qual é a capacidade disponível para guardar tracklogs no cartão. não sei responder exatamente essa dúvida, mas tenho alguns números para lançar alguma luz nesta questão.
Primeira coisa, esta área é proporcional ao tamanho da mémoria livre. Isso porque recarreguei meus mapas mantendo dois tracklogs gravados no cartão, e como carreguei um número menor de mapas a indicação de uso da área de tracklogs baixou. Os números São os seguintes: com 2 tracklogs totalizando 1,52 Mb a indicação da barra de uso de área no cartão é de 27%. Os mapas que tenho ocupam 14,6 Mb e tenho o cartão de 64Mb original que na verdade correspondem a 59,4Mb de capacidade total. Supondo a indicação da barra de ocupação confiável, eu disponho de 5,6Mb de capacidade total para tracklogs. A área livre no cartão é 59,4-14,6Mb = 44,8Mb o que significa que posso ocupar somente 12,5% do espaço livre. Porque será que a Garmin reserva tão pouco da memória para os tracklogs? será que o resto é usado para os cálculos e dados de navegação? será que se eu passar a ter um cartão de 128Mb eu terei 5,6Mb que tenho agora + 64Mb extras? Perguntas que não tenho respostas, será que alguém tem?
Acho que na verdade é

% usada = 100 * (memória usada pelos mapas + memória usada pelos tracks) / memória total


% usada = 100 * (14.6 + 1.52) / 59.4 = 100 * 16.12 / 59.4 = 27.1% ~ 27%

que bate com os 27% indicados pelo GPS no seu caso.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#17 Mensagem por nqnnospam »

Wallace escreveu: E quantos tracks salvos o GPS permite normalmente?
Na tela de Tracks normal (igual a do 60CS):

Imagem

Aparecem as 20 posições normais. Mas se você for no Setup:

Imagem

Aparece a opção "Data Card Setup", e entrando nela:

Imagem

Aparece a lista de "Data Card Tracks" (no meu está vazia) e a indicação de memória utilizada que o jbosco citou. (Estas opções não estão indicadas na versão do manual que eu recebi, pois foram criadas depois da impressão do manual. Talvez as versões mais novas do manual documente isso tudo.)

Quando "Log Track To Data Card" está marcada, o GPS, ao mesmo tempo em que registra o tracklog na memória, vai copiando-o no cartão, e continua copiando mesmo que a memória de tracklog fique cheia. A opção "Wrap When Full" não influencia o registro no cartão. Notar também que não é feita nenhuma modificação nos pontos, ao contrário do que ocorre quando se grava o tracklog numa das 20 memórias de trilhas. Ou seja, registrando no cartão, não se perde nenhum detalhe do tracklog.

No registro em cartão, não existe limite para o número de pontos. O único limite é o tamanho do cartão. O GPS vai gravando os pontos em arquivos .gpx, um arquivo por dia (os arquivos tem a data no nome, ver a imagem postada mais abaixo pelo zebio_cwb), que depois devem ser acessados usando o modo USB Storage do 60CSx.

A única limitação do registro em cartão, é a impossibilidade de visualizá-lo na tela do GPS imediatamente. Para isso é necessário passar os arquivos .gpx para o PC primeiro, para então enviar os dados para o GPS novamente, como trilhas, tracklog, rotas ou um mapa criado pelo usuário.
Editado pela última vez por nqnnospam em 23 Jul 2006, 13:30, em um total de 1 vez.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

zebio_cwb
Mensagens: 55
Registrado em: 19 Out 2005, 10:04
Localização: Curitiba - PR

número de tracks...

#18 Mensagem por zebio_cwb »

Olá a todos...

No meu 60CSx, o GPS grava na memória interna igual meu antigo 60CS, e Também grava no cartão (grava em ambos ao mesmo tempo), sendo um track para cada dia de uso... Hoje por exemplo, nesta tela que o Sérgio postou (a última) tem seguinte lista:
20060513.gpx
20060515.gpx
20060516.gpx
20060518.gpx
20060520.gpx
20060521.gpx
20060524.gpx
Aqui vai uma imagem de um "review" que mostra os tracks salvos pelo GPS de quem escreveu o review (o link está abaixo):
Imagem

quem quiser ler dois reviews bem interessantes sobre este GPS:
http://gpsinformation.org/penrod/g60csx/60csx.html e
http://patrick-roeder.de/reviews/garmin ... _60CSx.htm

Agora, com esta nova Versão beta 2.71, para "recuperar" no computador os tracks do cartão, basta ativar o "USB Mass Storage" e baixar os arquivos xxxxxxxx.gpx ... que o GTM e o Mapsource abrem sem problemas...

Comparando o track ativo da memoria do GPS com o track salvo no cartão, eles São "quase" iguais... As diferenças:

*Na memória do GPS, os tracks tem nomes: ACTIVE LOG, ACTIVE LOG 001, ACTIVE LOG 002, etc, e podem ter mais de "um dia" de comprimento...
*No track salvo no cartão: cada arquivo .gpx corresponde à um dia, sendo a nomenclatura: AAAAMMDD.gpx , devido a isto, se o track ativo na memoria do GPS passar da meia noite, ele "corta" e joga no gpx do dia seguinte... Cada arquivo .gpx, tem os tracks ACTIVE LOG163945, ACTIVE LOG182535, etc... Sendo a nomenclatura: HHMMSS (ex: nos dois exemplos anteriores: 16h 39m 45s e 18h 25m 35s) que começa o registro do track.

Quanto a limites: tudo que achei até agora diz que o registro dos tracks no cartão só dependem do espaço disponível no cartão... mas ainda não cheguei nem perto dos 100% pra poder afirmar... Isso mesmo o gps gerando uns arquivos .gpx relativamente grandes, como 500 ou 600 kb em alguns dias (dias que viajei uns 600km+-)....

te+

Henri



jbosco
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mai 2006, 16:28
Localização: Campinas SP

Re: Leitura de tracklogs armazenados no cartão

#19 Mensagem por jbosco »

nqnnospam escreveu: Acho que na verdade é

% usada = 100 * (memória usada pelos mapas + memória usada pelos tracks) / memória total


% usada = 100 * (14.6 + 1.52) / 59.4 = 100 * 16.12 / 59.4 = 27.1% ~ 27%

que bate com os 27% indicados pelo GPS no seu caso.
Perfeito essa conta faz mais sentido. Significa que toda a área não utilizada pelos mapas é útil para salvar tracklogs, e o método parece ser diário "sem limites" como diz o Henri. Parece bom!



Avatar do usuário
stanleyid
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Jun 2006, 16:16
Localização: Brasília

Re: GPSMAP 60CSx

#20 Mensagem por stanleyid »

2) Novo recurso de alerta de velocidade e proximadade

Os novos modelos da linha GPSMap x-treme tem um recurso muito interessante. Além dos alertas de proximidade para POIs/Waypoints já disponíveis nos modelos anteriores, há um novo tipo de alerta de proximidade de POIs/Waypoints. Além de suportar um número muito maior de pontos (1000 pelo menos, já testei), ele permite avisar quando nos aproximamos do POI/Waypoint com uma velocidade maior que um limite, definido na criação do alerta. Recurso muito interessante para alertar sobre sensores de velocidade ...


Depois que eu li esse REVIEW. Fiquei mais motivado a comprar o 60csx. Estava testando esse recurso de aproximação com alerta dos waypoints e ele só permitiu alertar 10. Sabe como eu poço conseguir um alerta maior para esses Waypoints?


60scx

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Reviews”