Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

Mensagem
Autor
japedron
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Set 2009, 12:38
Localização: Sorocaba

Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

#1 Mensagem por japedron »

Prezados, tenho uma rota no arquivo KML "via claudia augusta" que está na Europa como não tenho o mapa da europa no trackmaker e tenho apenas o "trip and way point manager V4" no Mapsource, gostaria de saber como transfiro tal rota para os GPSs 60 CSx e Dakota10.
Abraços
Pedron



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

#2 Mensagem por Angelone »

Entendo que a maneira mais fácil de passar essa rota para os seus handhelds, é transforma-la em trilha formato gpx. Isso se faz facilmente no trackmaker, salvando como, ou enviando diretamente o arquivo kml aberto para o gps. Entretanto nao recomendo o uso desse programa para tal fim, ele nao tem pleno acesso a memória interna dos gps, principalmente do 60 Csx. Muito melhor usar o Mapsource (abrindo o gpx salvo no TM) ou o Basecamp (soft. gratuito da garmin) que é mais fácil. Nele voce abre o kml ou kmz, edita, complementa e passa diretamente para o gps.
Mas se vc quiser realmente passar no formato rota, para facilitar a sua navegaçao, mesmo nao havendo voz, então voce terá que seguir alguns passos. Qdo importa a sua rota em kml ela automaticamente é convertida em gpx. Assim voce terá que converte-la para o padrão rota em "criar route" mas tomando alguns cuidados. Voce pode conferir os passos em um post meu da pag.11 do tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200.



japedron
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Set 2009, 12:38
Localização: Sorocaba

Re: Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

#3 Mensagem por japedron »

Prezado Angelone, grato pela atenção e retorno da informação!!
Tenho pouca habilidade no assunto (B.I.O.S) portanto peço desculpas antecipadamente pelas perguntas.Usei o trackmaker na função "converter arquivos" e consegui converter arquivo KML "via claudia augusta" em .gmt e também em .gtx porem, quando abro os arquivos no Trackmaker e no Mapsource, não consigo visualizar a rota/ trilha e nas "abas rota/ trilha" não indicam a existencia do arquivo convertido, lembrando que:
1) No Trackmaker somente tenho mapas da America do Sul e do Brasil baixado do projeto Tracksource, portanto não tenho mapas da Europa.
2) No Mapsource, tenho mapas do Brasil baixado do projeto Tracksource e o "trip and way point manager V4".
O estou fazendo de errado pois não consigo visualizrpara posterior transferência para o GPS??

Obs. Vou tentar baixar o "Base Camp" como recomendado.

Abraços
Pedron



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

#4 Mensagem por Angelone »

Japedron, ter ou nao mapas nao tem a ver com a visualizaçao de trilhas ou rotas. A diferença é que elas aparecem com fundo vazio quando nao há mapa. Quando voce salvar a trilha em gpx, por exemplo, preste atençao em que pasta o qual o nome da trilha gravada, anote. Quando for abri-la indique ao programa exatamente a pasta e faça a seleçao correta (Arquivo, Abrir Arquivo) que a trilha aparece imediatamente na tela. Também quando se abre um kml dá pra mandar diretamente ao gps, no formato gpx (q o gps aceita). O Basecamp tem procedimentos diferentes do Trackmaker, vc precisará de um tempo e leituras para aprender a lidar com ele, mas o resultado para manipular trilhas e rotas para Garmin é bem melhor. Mapas voce pode instalar diretamente no cartao de memória ou através do Basecamp ou Mapsource. Em um site q se chama n o e m a n tem mapas a vontade, procure no index. Procure também mapas OSM (Open Street Maps) para a Europa, é bem completo e gratuito.



japedron
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Set 2009, 12:38
Localização: Sorocaba

Re: Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

#5 Mensagem por japedron »

Angelone!
Mais uma vez, muito obrigado!! uma outra pergunta esta rota "Via Claudia Augusta" que estou tentando baixar é para ajudar um amigo que entende de GPS menos que eu, ele tem um Dakota 10 e vai fazer tal rota de bike (cicloturismo). Voce acha que consigo baixar os mapas no entorno da rota que inicia na Alemanha, passando pela Austria; Suiça e termina em Veneza na Itália?? o Dakota10 tem memória p/ tal??

Abraços
Pedron



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Transferir rota na europa em arquivo KLM p/ GPS

#6 Mensagem por Angelone »

O dakota10 aceita mapas, mas tem somente a memória interna de 850 mb e nao suporta cartão de memória externa, uma limitaçao. É possível instalar os mapas, mas selecionando as partes próximas a rota, e para tal tem que ser com o Mapsource ou Basecamp da Garmin. Primeiro voce tem que conseguir os mapas, versão Mapsource (existe as versões prontas para cartão q é só copiar e colar na pasta Garmin, mas certamente nao vao caber no Dakota10) que também serao reconhecidos pelo Basecamp. Tendo instalado esses mapas ai basta carregar a rota e ir selecionando as partes dos mapas, conferindo para que o tamanho nao ultrapasse o limite da memória.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Google Earth”