Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido ! ! !

Assuntos relacionados com o Código Nacional de Trânsito e suas implicações ao uso do GPS em automóveis.
Mensagem
Autor
GEBLOOD
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Jan 2010, 17:41

Re: Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido !

#41 Mensagem por GEBLOOD »

Pois é Galera... Transito no Brasil e uma palhaçada.
Meu grande amigo Alan (Que deus o tenha )
O Alan saia de uma lanchonete e ia entrar no seu carro quando.
Foi atropelado por uma Moto e faleceu pouco depois.
O Motoqueiro não tinha habilitação estava embriagado e em alta velocidade.
com o choque da batida jogou meu amigo mas de 100 metros adiante.
o motoqueiro também se machucou mas nada grave.
A policia não fez laudo de teor alcoólico, a pericia foi falha e no fim....
O motoqueiro assassino saiu do hospital direto pra sua casa e não pra cadeia.
Mas a policia tem coisa mais importante pra fazer como
olhar carros rebaixados
pneus acima do aro 15
Gps nos veículos
Insulfilme etc....

Ou seja mais vale uma multa... do que educar motoristas



JNCampos
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Abr 2011, 13:14

Re: Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido !

#42 Mensagem por JNCampos »

Só há uma explicação. As multas dos fotossenssores são instrumentos meramente arrecadatórios e quem usar o GPS está cometendo uma infração de sonegação de multas.



Papa Lima
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Jan 2011, 03:38

Re: Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido !

#43 Mensagem por Papa Lima »

mrpareto escreveu:O GPS não interfere com o sinal do radar, apenas avisa ao motorista, da existencia de armadilha de velocidade (speed trap) no trajeto, por meio de audio. Assim como poderia estar informando da existência de um bom restaurante, ou outro POI qualquer.Com raras excessões, todos os "radares" que temos no Rio de Janeiro, vulgos "pardais", utilizam sensores no alfalto para aferir a velocidade dos carros. Somente os sistemas móveis são radares, e como tal poderiam ser detectados, mas não por aparelhos de GPS.
A capacidade dos GPS de informarem da proximidade de pardais no trajeto, depende da qualidade das informações inseridas nos bancos de dados, das empresas que fornecem atualização para os mapas. Se o governo determinar que estas empresas parem de fornecer estes dados em suas atualizações, toda esta discussão paralela, acerca da capacidade dos guardas de transito conhecerem as funções dos GPS será inútil. Assim como a dos aparelhos para informar da proximidade dos pardais.
Entretanto, se os usuários forem capazes de se organizar, e elaborar um banco de dados com a localização dos pardais, que possa ser distribuido e atualizado pelos usuários, inúteis serão as resoluções do governo.
Sobre a intenção de se proibir os alertas de radares em aparelhos GPS, penso, vai ensejar uma boa discussão judicial. Primeiro, porque querem proibir "alertas" que não são detectores de radar; segundo, isto favorece a indústria da multa (que está sendo desmascarada pela mídia); terceiro, explicitará que a preocupação é com a arrecadação em detrimento da segurança contra acidentes. Explico: esses "alertas" informam "possível radar (móvel ou fixo) à frente". Todo o lugar onde é possível um radar móvel, o motorista diminui, e quase sempre não há Radar. Então, o GPS é um fator de maior segurança nas estradas porque o condutor do veículo sempre estará sendo avisado para manter a velocidade permitida. Se esta proibição prevalecer, creio, o lobby da indústria da multa está atuando pela sua sobrevivência.



maxcdr
Mensagens: 19
Registrado em: 02 Out 2009, 22:20

Re: Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido !

#44 Mensagem por maxcdr »

turma a Verdade!!! = as arrecadaçôes estão caindo demais
aqui na minha cidade a equipe de transito falow que de 300 a 400 multas por dia cairam
para 20 a 30 e sabem que todos compraram gps.. entenderam..
eles precisam de dinheiro para financiar as farras dos safados..
e não vão querer a fonte de didnheiro facill.. pois o gps com aviso . faz diminuir a velocidade da area e os acidentes .. mas as arrecadações... estão caindo mais..
alguem tem que pagar este preço...



cajufranco
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Jan 2011, 11:29

Re: Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido !

#45 Mensagem por cajufranco »

Pessoal, basta atentar para a resolução 242 do CONTRAN http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_242.pdf, que está vigente. Ela permite a utilização de GPS para orientação do motorista e não fala nada sobre AVISO de radar, então se a resolução está vigente, por enquanto tudo ok, pode usar. O que não é permitido é a utilização de equipamento ANTI-RADAR, que interfere no FUNCIONAMENTO DOS RADARES. A lei que estabelece essa proibição é a Lei Nº 9.503, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. que diz assim:

Art. 230. Conduzir o veículo:
...
III - com dispositivo anti-radar;

O CONTRAN, caso decida punir o pessoal por uso de GPS com aviso de radar, vai fazer papel de burro, pois a legislação já exige a necessidade de aviso aos motoristas, através das placas, ou seja, cada radar tem de ser devidamente informado e sinalizado. A diferença é que uma informação é dada via digital (GPS) e a outra é dada visualmente. Além disso, existem diversos radares instalados cuja localização ainda não consta da base de dados que alimentam nossos GPS, ou seja, se você pisar fundo e não prestar atenção nas placas acaba sendo multado da mesma forma, tendo ou não GPS. Será que os caras não sabem que vai chover ações na justiça mostrando a incoerência do fato?



Gerson.luis
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Dez 2011, 11:17

Re: Após virar moda, GPS "alerta-radar" deve ser proibido !

#46 Mensagem por Gerson.luis »

Até hoje CTB e Órgãos de Fiscalização não entraram em consenso do que realmente é um anti-radar e um sinalizador de radar em GPS.
Acredito que seja interessante ver estes dois links de juristas e promotor de justiça de São Paulo diferenciando os dois dispositivos.

Promotor de justiça São Paulo:
http://jus.com.br/revista/texto/13469/p ... o-transito

Jurista:
http://www.faragone.com.br/Dados/detalh ... oArtigo=12



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Legislação”