GPS evitando multas de trânsito

Assuntos relacionados com o Código Nacional de Trânsito e suas implicações ao uso do GPS em automóveis.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#41 Mensagem por paulocarvalho »

Mandou muito bem, Sérgio. :D



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#42 Mensagem por paulocarvalho »

rodrigosv escreveu:- Vamos lembrar que estamos no Brasil. Aqui, quem legisla, executa e julga as leis, muitas e muitas vezes, São os primeiros a não cumprí-las. Aí fica difícil né ?! Um país de trouxas pagando multas para subsidiar cartão corporativo ?
Eu amo meu país, é por isso que anulo todos os meus votos. Se todo mundo fizesse o mesmo, os políticos teriam que repensar suas aspirações.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS evitando multas de trânsito

#43 Mensagem por nqnnospam »

E o "pior" de tudo é que, nos três casos que mencionei acima, como não identifiquei o motorista no formulário apropriado (ao contrário, aleguei que não meu o veículo, portanto não era eu que estava dirigindo), não levei os "pontos na carteira". Mas a multa eu tive que pagar. Fica evidente que o objetivo é arrecadatório, pois se tivessem a intenção de tirar os maus motoristas da rua, teriam vindo atrás de mim, ou lançado os pontos na carteira.

O fato é que ir atrás do mau motorista é algo que não dá para fazer eletronicamente, por isso deixam para lá. Se a fiscalização parasse os infratores no ato, não haveria clonagem de placas, motoristas laranjas, etc., e, mais importante de tudo, os maus motoristas sairiam das ruas e os acidentes diminuiriam. Afinal, diminuir a violência no trânsito deveria ser o objetivo principal das autoridades.

Por fim, eu gostaria de deixar bem claro que não sou contra fiscalização rigorosa e ostensiva, nem contra multar quem está errado. Mas acho que o sistema atual não faz nada disso, e por isso gera distorções, beneficiando somente os espertos, que recorrem a subterfúgios (motoristas laranjas, placas clonadas, suborno, etc.) para se livrar das multas.

"Se eu serei multado de qualquer jeito, porque andar na linha? Vou é clonar a placa de algum otário e ele que se dane." É este tipo de comportamento que o sistema atual de fiscalização incentiva. É absurdo.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#44 Mensagem por elderluis »

Posso detonar agora?

Para quem não sabe, a segunda maior arrecadação da prefeitura de SP é exatamente das multas. A arrecadação proveniente de autuações perde em valor apenas para arrecadação do IPTU! É uma receita líquida e certa sem qualquer tipo de justificativa plausível da origem sem que o Estado em si tenha muito esforço para receber. argh.... :|


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

paial
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Abr 2007, 20:46

Re: GPS evitando multas de trânsito

#45 Mensagem por paial »

Olá pessoal,

Depois de levar duas multas indevidas (não havia nem nunca existiu/existe placa de radar) eu nem quero entrar no merito da discução.

Só tenho uma duvida, com que frenquecia vem sendo atualizado o POI de radares?

http://www.tracksource.org.br/desenv/pois_loader.php

PS: Pra quem estiver curioso minha intenção é saber onde o estado está gastando meu dinheiro com esse brinquedinhos caros e extremamente lucrativos..



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#46 Mensagem por Wallace »

Como já informado no forum (estes dias alias) a atualização é dinamica ou instantanea.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

paial
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Abr 2007, 20:46

Re: GPS evitando multas de trânsito

#47 Mensagem por paial »

Wallace,

Obrigado. Fazia bastante tempo que eu não entrava no forum.

A todos,

Pra quem, como eu, ve a policia (ou autoridades competentes) desrespeitando a lei todo dia com radares sem a sinalização devida em locais onde a unica explicação possivel é estorquir o cidadão. Existem na net uma porção de programas pra celular que são dão avisos de proximidade a POIs, basta um gps bluetooth (R$ 200,00 no ML, ou melhor 1,5 multas até 20% acima do limite... ) e um celular que rode java ou preferencialmente symbian.

To usando um pra symbian chamado SpeedCam. Excelente.. basta formatar os POIs do tracksource no formatinho dele (bem simples usando excel) e pronto.



Avatar do usuário
Bichi
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Dez 2005, 10:03

Re: GPS evitando multas de trânsito

#48 Mensagem por Bichi »

Aproveitando, qual a legislação que obriga a colocar placas antes dos radares, eu fiquei procurando e não consegui encontrar até hoje.

Agradeço a ajuda.
paial escreveu:Wallace,

Obrigado. Fazia bastante tempo que eu não entrava no forum.

A todos,

Pra quem, como eu, ve a policia (ou autoridades competentes) desrespeitando a lei todo dia com radares sem a sinalização devida em locais onde a unica explicação possivel é estorquir o cidadão. Existem na net uma porção de programas pra celular que são dão avisos de proximidade a POIs, basta um gps bluetooth (R$ 200,00 no ML, ou melhor 1,5 multas até 20% acima do limite... ) e um celular que rode java ou preferencialmente symbian.

To usando um pra symbian chamado SpeedCam. Excelente.. basta formatar os POIs do tracksource no formatinho dele (bem simples usando excel) e pronto.



paial
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Abr 2007, 20:46

Re: GPS evitando multas de trânsito

#49 Mensagem por paial »

Resolução CONTRAN no. 214

Partes relevantes:

"Art. 5º A. É obrigatória a utilização, ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade, de sinalização vertical, informando a existência de fiscalização, bem como a associação dessa informação à placa de regulamentação de velocidade máxima permitida, observando o cumprimento das distâncias estabelecidas na tabela do Anexo III desta Resolução.

ANEXO III (Resolução 146/03)

Velocidade Regulamentada >= 80 (km/h)
Intervalo de Distância
(metros)

Via Urbana 400 a 500

Via Rural 1000 a 2000

Velocidade Regulamentada < 80 (km/h)
Intervalo de Distância
(metros)

Via Urbana 100 a 300

Via Rural 300 a 1000


PS: Alem de recorrer da multa, pretendo entrar com uma ação na justiça, por danos morais ( e o que mais for cabivel), contra o governo federal (era uma BR) por descumprir a lei e me multar indevidamente.

"... se foi colhida em desacordo com a lei, qualquer prova, pois mais contundente que seja, não tem valor legal."



Avatar do usuário
Bichi
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Dez 2005, 10:03

Re: GPS evitando multas de trânsito

#50 Mensagem por Bichi »

Muito obrigado, muito esclarecedor e parece que vc não tem como perder no seu processo.



Francisco Brito
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Abr 2009, 20:09

Re: GPS evitando multas de trânsito

#51 Mensagem por Francisco Brito »

:twisted: No meu modesto entendimento, o que é, e deve ser proibido, é burlar a fiscalização como, por exemplo: cobrir de alguma forma as placas dos veículos ou usar de artifícios para mascarar uma situação de fato que a Lei proíbe. Querer proibir os aparelhos que simplesmente avisa da existência de uma barreira eletrônica, seria o mesmo caso de proibir as placas que alertam da existência das referidas barreiras. Enfim, proibir o GPS seria o cúmulo da desinteligência, para não usar um adjetivo mais agressivo.



alexandresd
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Out 2009, 06:40

Re: GPS evitando multas de trânsito

#52 Mensagem por alexandresd »

Olá, Concordo com Wallace!

Os anti-radares emitem sinais para atrapalhar a leitura do radar, já li em vários forus, já vi anuncios de venda deixando claro que é anti-radar. Não sei se é verdade, mas soube que a PRF tem equipamentos para detectar se um veículos estar usando um anti-radar, do tipo de atrapalha a leitura dos radares. O GPS só informa o que já está disponível nos sites do DER. basta pesquisar!

Uma multa para ser emitida precisa que o radar móvel ou fixo seja cadastrado, inclusive publicado em diario oficial para conhecimento de todos, inclusive aparece na notificação o posicionamento do radar se movel ou fixo, sendo assim, por exemplo: qual a diferença de eu anotar numa folha de papel todos os radares moveis e fixos da Via Anhanguera (SP330) ou cadastró-los no meu GPS? A principal diferença e que terei que ficar lendo o papel e desviando minha atenção a cada km. O que é pior?

No site http://www.der.sp.gov.br/malha/localizacao_radares.aspx encontram-se todos os radares fixos e estáticos (moveis) autorizados legalmente que operam na Via Anhanguera (SP330), tem também de todas a rodovias do estado de SP (para quem não é de SP procurem no site do DER do seu estado que estão lá). Os radares moveis podem estar ou não operando em um determinado horário, neste caso acredito que vai depender da vontade do policial trabalhar,sua hora de sono, almoço, etc.

Se o intuito pricipal é diminuir os acidentes, então por que os radares, principalmente os "Padais" não detectam as motos? Por que não estão nos principais cruzamentos das avenidas.

Não viajo acima das velocidades permitidas, mas é quase impossível descer uma ladeira sem que o veículo ultrapasse o limite da velocidade permitida. Num descuido, ex: de 110 atinja 120, e o tal radar tá lá escondido para te pegar! Isto para mim é indústria da multa, normalmente só estão em descidas e nunca em subidas e sempre bem escondidos!

Acho que a melhor sugestão para os próximo GPS é virem com piloto automático, viajar longas distâncias 900km por ex. não tem perna e pé que aguentem sem que fiquem dormentes e doloridos! Seria só programar a velocidade e danem-se os radares!hehehe.

Alexandre Studart



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Legislação”