Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

Espaço para enquetes e pesquisas de opinião.

Com quanto tempo sem alterações um mapa deve ser automaticamente disponibilizado?

Dois meses
16
12%
Três meses
44
33%
Seis meses
53
40%
Um ano (mantida período atual)
19
14%
 
Total de votos: 132

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
fenix
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:55

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#21 Mensagem por fenix »

ta, fui na regiao dos lagos ve se compro umas casa por la e acho que fui multado hahaha umas 4 vezes to na melda.
so deu para ver o friso no asfalto do sensor quando ja estava em cima
como eu estava dirigindo um pouquito rapido tbm nao deu tempo para marcar os radares
porem boa parte dos radares estava la mas alguns so tocaram bem em cima
nao nao estava correndo muito
estava a 60 por hora, e, eu sei, o limite e 50
estou errado.
mas o que quero dizer e que tem muita coisa que podemos melhorar nao so radares como rota
exemplo foi uma estrada posta como a mais rapida e nem e rapida assim entao o gps fez rota por aquela estrada achei estranho pq sem o gps usava a rio manilha e tudo ia bem afff a tal estrada tinha pedagio morri em 14,90x2
:mrgreen: ja na minha regiao tava uma vergonha compilei 3 ruas para teste pois era meinha 1a vez e agora vo da trabalho e muito pro casaretto pois vai tomar chuva de ruas
gostaria muito de ver tbm novos desenvolvedores aliviando a carga dos que c encontram sobrecarregados
exemplo: peguei 1 mapa na regiao dos lagos para atualizar enquanto eu procuro imoveis por la, mas tbm deixei disponivel para outros desenvolvedores
pois a meta nao e ser dono de varios mapas e sim de sair por este brasil com um mapa seguro 100 atualizado e sem levar multa de transito nem que para isso eu tenha q por a mao na massa. pois e o minimo. se cada um contribuir nem que um pouquinho ja que recebeu tanto dos outros e de graca



Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#22 Mensagem por casaretto »

fenix escreveu: gostaria muito de ver tbm novos desenvolvedores aliviando a carga dos que c encontram sobrecarregados
exemplo: peguei 1 mapa na regiao dos lagos para atualizar enquanto eu procuro imoveis por la, mas tbm deixei disponivel para outros desenvolvedores
pois a meta nao e ser dono de varios mapas e sim de sair por este brasil com um mapa seguro 100 atualizado e sem levar multa de transito nem que para isso eu tenha q por a mao na massa. pois e o minimo. se cada um contribuir nem que um pouquinho ja que recebeu tanto dos outros e de graca
Beleza esse seu comentário. Essa é a minha idéia de desenvolvimento, mas nem coloquei como opção pois a novidade nem seria entendida. Para mim, é simples:
Tem colaboração nova para um mapa ? -> Então pega o mapa, inclui, manda para compilação, verifica e disponibiliza.

De resto, ficar com um mapa anos sem fazer nada, ninguém ganha com isso.


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Silvio Boeira
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Nov 2008, 15:48

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#23 Mensagem por Silvio Boeira »

Sem querer complicar a enquete, acho que em uma cidade com mais de 100 mil habitantes sempre se tem algo a ser acrescentado ou alterado, mas numa cidade com 12 mil habitantes como a Barra do Ribeiro/RS que eu desenvolvo, vai chegar a hora que qualquer alteração será apenas para enfeitar e deixar o mapa mais pesado. Acredito que cidades pequenas não necessitam de alterações todos os meses.


Silvio D. S. Boeira
Porto Alegre/RS
DM - Barra do Ribeiro/RS
Praia da Costa Doce - Rio Guaiba e Lagoa dos Patos

Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#24 Mensagem por Simmonds »

Posso estar complente errado e desde já me perdoe...

Mas a pergunta é...
Porque um desenvolvedor chama para si a responsabilidade de desenvolver tantos Mapas, 4, 6, 10, 15, 20, 30, 40, 50, 100, etc ?

Resposta ... Ele tem tempo para isso e NINGUEM quis solicitar antes.

Lembro-me quando iniciei minhas atividades no Projeto Tracksource.

A Bahia possuía apenas 1(um) município no TRC-BA que era Vitória da Conquista e dezenas de Municípios no TM inclusive Salvador.

Contava-se nos dedos a quantidade de pessoas que contribuía na Bahia.

Em conversas freqüentes com o Helcio Assis pela internete e telefone, ele me convenceu a assumir o desenvolvimento de Salvador e com muita dificuldade consegui a transferência do Mapa de Salvador para minha responsabilidade.

A partir daí, e depois de publicado Salvador no TRU-BA, somando a minha atividade na Empresa que eu trabalhava, comecei a solicitar outros Mapas e hoje estou com 50 municipios sob minha responsabilidade.

A partir do momento em que Salvador foi colocado no TRU, começou a surgir pessoas que queriam ajudar e hoje eu conto com a colaboração de 16 (dezesseis) pessoas residentes em Salvador e mais as pessoas que passam por salvador e enviam as contribuições.

Em cada Municipio que visitei e assumi a responsabilidade, eu deixei alguém contaminado pelo virusTrack e com a promessa de quando ele estivesse em condições de dar continuidade, eu transferiria para ele o Mapa.

Ainda não aconteceu isso, mas em breve acontecerá.

Eu fiz tudo isso porque eu desejava e desejo ver a Bahia toda pelo menos no TRU.

Tambem a partir daí, em outras localidades sugiram outras pessoas que começaram a desenvolver tais como: Iranildo em Paulo Afonso e Mauricio em Santo Antonio de Jesus que por sua vez assumiram municípios vizinhos.

Muitas vezes o simples fato de colocar um mapa no TRU já é o suficiente para aparecer alguém, seja para contribuir, seja para mais tarde assumir um desenvolvimento.

Talvez essas pessoas que hoje estão com a responsabilidade do desenvolvimento de muitos mapas desejem a mesma coisa que eu, por isso, assumiram essa responsabilidade.

Por fim, meu pensamento sobre esse assunto de duração só teria sentido se houvesse candidatos a desenvolvimento de uma localidade e neste caso não precisaria tempo, e sim uma determinação da Administração do Projeto em transferir o Mapa para quem mora na localidade e deseja dar continuidade, ou seja, dar preferência a quem mora no Município.

E como fiz a sugestão, desde já coloco meus 49 mapas a disposição para transferir para um candidato que more na localidade.
Salvador não está incluso porque resido na Localidade.

Abraços a Todos


Imagem
Imagem

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#25 Mensagem por casaretto »

Simmonds

Atitudes como a sua, do Wallace e de outros são MUITO elogiáveis.
Como voce deve ter visto nos tópicos anteriores, não é o número de mapas em desenvolvimento por uma única pessoa, que atrasa o projeto. Basta um único mapa importante. Se ele passar um ano parado, é um prejuizo enorme ao projeto.

Nossa grande vantagem em relação aos outros mapa comerciais, é a agilidade. Se congelarmos os mapas, um ano ou seis meses, permitindo que fiquem parados, então é melhor comprar um conjunto da Garmin ou outro.

Esse assunto de duração ainda tem sentido, infelizmente, porque muitos encaram um mapa desenvolvido como produto de sua propriedade. Não aceitam a idéia de passar para alguém e que este dê continuidade. Concordo e atuo como você e outros. Quando disponho de um track de qualidade e imagens boas, desenvolvo municipios e coloco no TRU e até no TRC. Fica disponível para que apareça alguém do local para dar a "aderência" que só um morador local pode dar.
Isso deveria ser feito por todos, mas não é feito.
E é porisso que estamos discutindo prazos aqui. É preciso mudar essa cultura.
A idéia é forçar a barra, disponibilizando mapas parados, para que o projeto avance.

Bom trabalho.
Contamos com voce. Espero que além de desenvolvedores, voce crie professores.
Um grande abraço


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

odir_r
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Ago 2008, 00:07

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#26 Mensagem por odir_r »

Concordo com um colega que mencionou que quanto menor for a cidade mais difícil será ela ter atualizações a partir do momento que o mapa dela estiver praticamente pronto mas, tenho visto várias cidades de pequeno e médio porte que continuam sempre com a mapa base e o desenvolvedor não acrescenta uma rua sequer. Acredito que essas situações é que devem ser priorizadas para disponibilizar o mapa para outros.
Quando pego um mapa para fazer, vou a fundo e rapidamente procuro fazer a cidade inteira, pegar um mapa para não fazer nada aí sim é querer ser dono do mapa e em vez de colaborar, atrapalhar o Projeto.
Penso que não precisariamos colocar os mapas que desenvolvemos como disponíveis, todos os mapas estariam disponíveis, e no caso de alguém solicitar um mapa que tenha desenvolvedor, o desenvolvedor informaria se cederia o mapa ou não.
Outra sugestão, quanto mais usuarios tivermos mais colaboradores aparecerão mas, muitas pessoas têm dificuldades de usar os mapas por causa dessa divisão de TRU e TRC, é chato e muitas pessoas não sabem ficar trocando os mapas no GPS e por isso acham que os mapas do projeto não funcionam bem, eu acho que deveria ser disponibilizado o máximo de cidades no TRC, o estado de São Paulo que tem as maiores cidades do país tem pouquissimas cidades no TRC.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#27 Mensagem por Danniel »

Isso que o simmonds falou é verdade, as chances de receber contribuições de mapas que estão mais avançados, já no TRU são bem maiores.

Por isso mesmo na época peguei todos os mapas do GO que estavam no TM. Hoje todos estão disponíveis, exceto aqueles que peguei pra começar do zero e estou tentando conseguir o mapa.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#28 Mensagem por Danniel »

eu acho que deveria ser disponibilizado o máximo de cidades no TRC, o estado de São Paulo que tem as maiores cidades do país tem pouquissimas cidades no TRC.
A idéia é essa, mas isso já foi discutido por aqui sobre a limitação técnica e de disponibilidade dos desenvolvedores deste estado.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

roneypascoal
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Fev 2006, 13:17
Localização: Santo André - SP

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#29 Mensagem por roneypascoal »

Concordo com a opinião do Regis, no meu caso por exemplo, dos 16 municípios que desenvolvo, a maioria são de cidades pequenas que estão completos, também não recebo contribuições, e minhas atualizações se dão quando viajo pra região, por isso votei em 1 ano.



Avatar do usuário
fenix
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:55

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#30 Mensagem por fenix »

ja que a questao e ego
entao fica minha sugestao
coloca um historico com % de ruas e % de kilometros e % de pois importantes
tanto regional como estadual e brasil
mostrando o que cada desenvolvedor contribui
:mrgreen:



Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#31 Mensagem por Luzemario »

odir_r escreveu:quanto mais usuarios tivermos mais colaboradores aparecerão mas, muitas pessoas têm dificuldades de usar os mapas por causa dessa divisão de TRU e TRC, é chato e muitas pessoas não sabem ficar trocando os mapas no GPS e por isso acham que os mapas do projeto não funcionam bem, eu acho que deveria ser disponibilizado o máximo de cidades no TRC, o estado de São Paulo que tem as maiores cidades do país tem pouquissimas cidades no TRC.
Até mesmo eu acho um saco ter de ficar garimpando TRUs para poder achar os mapas que preciso em viagem. Fui ao Recife para descobrir ao desembarcar no aeroporto de lá que os dados que precisava não estavam no TRC. Dane-se o fato de que os mapas do TRU são mapas em teste, eu preciso é de um mapa que tenha alguma coisa.

Tenho certeza que qualquer um aqui preferiria um mapa com erros do que nenhum. Porque não criamos um "mapão de TRU" para aqueles bandeirantes que sabem que "é isso ou nada"?

Eu não pensaria duas vezes em baixar um "TRU Brasil" ao invés de um "TRC Brasil". Eu não quero é ficar sem mapa.

O que todo mundo quer quando vem ao tracksource é baixar um único arquivo com o máximo de informação que tiver e jogar no cartão de memória. Ponto final.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Avatar do usuário
fenix
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:55

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#32 Mensagem por fenix »

este meteu o pe na jaca rs rs
eu ainda acho que os desenvolvedores deveriam ser reconhecidos pelo percentual de contribuicao e nao pela quantidade de mapa que ele administra
ainda poderia ter estrelinhas para outro grupo verificar a exatidao e detalhes que ele adcionou



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#33 Mensagem por Wallace »

Luzemario escreveu: Até mesmo eu acho um saco ter de ficar garimpando TRUs para poder achar os mapas que preciso em viagem. Fui ao Recife para descobrir ao desembarcar no aeroporto de lá que os dados que precisava não estavam no TRC. Dane-se o fato de que os mapas do TRU são mapas em teste, eu preciso é de um mapa que tenha alguma coisa.

Tenho certeza que qualquer um aqui preferiria um mapa com erros do que nenhum. Porque não criamos um "mapão de TRU" para aqueles bandeirantes que sabem que "é isso ou nada"?

Eu não pensaria duas vezes em baixar um "TRU Brasil" ao invés de um "TRC Brasil". Eu não quero é ficar sem mapa.

O que todo mundo quer quando vem ao tracksource é baixar um único arquivo com o máximo de informação que tiver e jogar no cartão de memória. Ponto final.
Eu só uso o TRU e tenho batalhado e trabalhado para só termos dois conjuntos o TRU e o TRR (pois quem tem aparelho com baixa capacidade pode precisar deste).


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#34 Mensagem por Luzemario »

Wallace escreveu: Eu só uso o TRU e tenho batalhado e trabalhado para só termos dois conjuntos o TRU e o TRR (pois quem tem aparelho com baixa capacidade pode precisar deste).
Também só uso o TRU, mas é trabalhoso (e chato) ficar baixando vários TRUs... porquê não colocar a opção de baixar todos os TRUs de uma vez só (o botão pode até ficar escondidinho lá na página de mapas em teste)? isso, só para quem realmente quiser, entender os riscos e tiver bastante espaço no cartão de memória, é claro... :)


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#35 Mensagem por Simmonds »

Não entendi, instalar o TRU é tão facil quanto instalar o TRC ou qualquer um TRC.

Basta reduzir a visão geral dos mapas, clickar com o Botão esquerdo do Mouse na ferramenta Map Tool ou Ferramenta de Mapas clickar com o mesmo botão no canto superior esquerdo (acima dos Mapas) e arrastar em diagonal até o canto inverso inferior e soltar o botão. pronto , estão todos instalados

Basta apenas enviar para o GPS.


Imagem
Imagem

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#36 Mensagem por Danniel »

Acho que ele quis dizer um único instalador com todos os TRU, uma espécie de TRU-Brasil.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#37 Mensagem por Simmonds »

Mas este só é atualizado 1 vez por mes, e os TRUs Estaduais atualiza varias vezes no mes ou na semana


Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#38 Mensagem por Luzemario »

Simmonds escreveu:Mas este só é atualizado 1 vez por mes

Bom, eu falei "baixar"... baixar todos os TRUs de uma vez só... pode ser uma forma de baixar todos em sequência. Desde que não seja necessário sair clicando em vários botões, um por um...

Todos os meus amigos que baixam o TRC reclamam que falta informação nos mapas, ou até mesmo a falta de mapas. Eu explico que os mapas só vão para o TRC quando há versões roteáveis, e eles reclamam que há mapas que vivem permanentemente em teste (ou seja, nunca vão para o TRC).

Afinal, algum dia haverá um mapa que não esteja mais em teste? até os mapas que estão no TRCs são incompletos (e sempre vão ser). Mesmo os mapas comerciais são desatualizados.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Avatar do usuário
Schmidt
Mensagens: 144
Registrado em: 27 Out 2008, 08:15
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#39 Mensagem por Schmidt »

Voltando a questão do tempo máximo de inatividade de desenvolvimento do mapa, acho que 3 meses está muito bom.
No meu ponto de vista um mapa só vai ficar mais de 3 meses sem desenvolvimento se já é um mapa muito maduro e completo ou se não está recebendo atenção adequada por parte do desenvolvedor. Nos dois casos acho que o mapa poderia ficar disponível no site do projeto, no caso do desenvolvedor não estar dando atenção adequada poderia dar chance a outro voluntário, e no caso do mapa completo outro desenvolvedor poderia ter mais dados sobre detalhes do mapa para desenvolver.

No novo sistema de tickets do projeto já é divulgado todo mês a relação dos mapas atualizados, o primeiro passo para tornar o mapa disponível seria o sistema de tickets a cada mês enviar uma mensagem automática aos desenvolvedores de mapas que não foram atualizados, se após 3 meses seguidos não houver atualização então o sistema poderia automaticamente passar este mapa para disponível, e disponibilizar último mapa que foi enviado para compilação para outro voluntário.


nüvi 780 - Oregon 450

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#40 Mensagem por casaretto »

Luzemario escreveu:
Eu explico que os mapas só vão para o TRC quando há versões roteáveis, e eles reclamam que há mapas que vivem permanentemente em teste (ou seja, nunca vão para o TRC).

Afinal, algum dia haverá um mapa que não esteja mais em teste? até os mapas que estão no TRCs são incompletos (e sempre vão ser). Mesmo os mapas comerciais são desatualizados.
Existem duas razões para o mapa não ser promovido para o TRC:
1-Estar pior ou igual ao mapa estadual. Estaremos trocando seis por meia duzia, na melhor das hipóteses.
2-Os bounds não estarem funcionais. Mesmo que internamente o mapa esteja completíssimo, maravilhoso, se os bounds não estiverem corretos, a promoção irá prejudicar o roteamento de longa distância no estado, e isso não pode acontecer.

Se as duas condições acima estiverem atendidas, o mapa deve ser promovido imediatamente e isso deve ser cobrado do DE (Desenvolvedor Estadual). É função e obrigação dele fazer a incorporação.


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Enquetes e Pesquisas de opinão”