Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#1 Mensagem por nqnnospam »

Tutorial adaptado de MalsingMaps. Infelizmente não tenho GPS no meu PDA, logo não tenho como testar completamente as instruçíµes abaixo.

OBJETIVO: Fazer o programa Garmin Que trabalhar com qualquer GPS Bluetooth, ou GPS interno (nos PocketPCs que têm GPS interno). O Garmin QUE só funciona com receptores GPS BT que gerem sua saí­da no formato Garmin. Contudo, a maioria dos receptores GPS Bluetooth do mercado geram sua saí­da no formato NMEA (como exceção dos fabricados pela Garmin, obviamente). A função do GPSProxy é justamente ler a saí­da NMEA de um GPS Bluetooth, e converter para o formato Garmin. Se você já tem um GPS Bluetooth da Garmin, então não precisa do GPSProxy.

Este tutorial não explica como parear o GPS Bluetooth com o PocketPC, porque esta é uma operação simples, que vem explicada no manual do GPS Bluetooth. Parte-se do pressuposto que o GPS já está pareado, e que o leitor sabe qual é a porta serial criada nesse pareamento. Esta informação será necessária no passo ...

No caso de PocketPC's com GPS "embutido" (interno), este tutorial também não explica como configurar o mesmo, porque esta informação consta do manual do PocketPC, e varia de um modelo para ou outro. Parte-se do pressuposto que o usuário leu o manual do seu PocketPC e já fez toda configuração necessária para ativar este GPS. Também é importante saber em que porta serial está o GPS interno. Esta informação pode simplificar muito a configuração do GPSProxy.

___________________________________________________________
Observação importante para WM2006

Para equipamentos com WM2006 (MIO550) a configuração exige um procedimento especial por causa dum "recurso especial" (bug?) do WM6:

http://www.malsingmaps.com/wiki/index.p ... s#Mio_P550

___________________________________________________________

PARTE 1- Prepare os programas necessários

1.1 Garmin QUE

Descarregue da página Garmin de Updates para o GPS10.

Procure por "Garmin Que for Pocket PC with GPS 10 Ver. 2.90 as of May 10, 2006".

Se o link anterior não estiver funcionando, acesse a página do GPS10 e vá em "Updates and Downloads".

Rode o arquivo executável para instalar o Garmin QUE no seu PocketPC. O procedimento é o mesmo usado para instalar qualquer outro aplicativo PocketPC. O arquivo será instalado no PC, e através da sincronização do ActiveSync será transferido para o PocketPC.

1.2 GPSProxy

http://sourceforge.net/projects/gpsproxy/

No link acima selecione "Download" e descarregue a versão mais recente do GPS Proxy (2.2, arquivo GPSProxy-2.2-Setup.exe, quando este tutorial foi escrito).

Rode o arquivo executável para instalar o GPSProxy no seu PocketPC. O procedimento é o mesmo usado para instalar qualquer outro aplicativo PocketPC. O arquivo será instalado no PC, e através da sincronização do ActiveSync será transferido para o PocketPC.

1.4 Mapas Tracksource para Mapsource

Em http://www.tracksource.org.br, entre em "Downloads" e descarregue todos os mapas "para Mapsource":

Tracksource Municipal para Mapsource
Tracksource Roteavel Rodoviário para Mapsource.

Rode os executáveis para instalar os mapas no PC. Veremos depois como transferí­-los para o PocketPC

1.5 img2gps

Em http://homepage.ntlworld.com/mdipol/img2gps/, procure por Download IMG2GPS vX.YZ (Installer) (X.YZ é a versão mais recente, a qual, na data em que este tutorial foi escrito era 2.72).

퀰 importante usar versão 2.4 ou superior, mas o melhor é usar a mais recente.

Rode o executável para instalar o img2gps no seu computador.

___________________________________________________________

PARTE 2-Configuração do GPSProxy

2.1- No PocketPC, execute o GPSProxy.

2.2- A tela inicial do GPSProxy deve abrir:

Imagem

2.3- Acione o botão Menu para acessar a tela principal de configuraçíµes do GPSProxy:

Imagem

2.4- Acione Virtual COM Ports para acessar a tela de configuração das portas virtuais.

Imagem

2.5- Acione Add para criar uma porta serial virtual (que será lida em formato Garmin pelo Garmin QUE). O GPSProxy vai escolher automaticamente um níºmero de porta que esteja livre. No exemplo abaixo, o GPSProxy criou a porta serial virtual COM7:

Imagem

Observe que o GarminQUE não lê a porta COM0, logo se o GPSProxy escolher esta porta, será necessário acionar Add novamente até que ele crie uma porta virtual que não seja a COM0. Não há problema em ter várias portas virtuais.

2.6- Vamos agora configurar o GPSProxy para ler o GPS Bluetooth ou o GPS interno. Neste ponto é bom saber qual porta serial o pareamento do GPS Bluetooth com o PocketPC criou. Clique em Ok no canto superior direito até voltar a página principal de configuraçíµes do GPSProxy (2.3):

Imagem

Acione Extensions. Aparece a tela abaixo:

Imagem

Acione o primeiro botão "Configure" da tela (indicado pela seta vermelha na figura acima). Surge a tela:

Imagem

Acione o primeiro botão cinza quadrado com dois pontos dentro, abaixo de GPS COM Port. Aparece uma nova tela:

Imagem

Deixe "Port Type:" como "COM Port".

Em COM Port, selecione na lista a porta serial usada pelo seu GPS. Se você não souber a porta, vai ter que tentar todas. O ideal é ler a documentação do GPS Bluetooth ou GPS interno para saber qual é a porta correta

Em Baud Rate:

- se o seu GPS for do tipo CF, SD, conectado por cabo ou interno, selecione 4800
- se o seu GPS for do tipo Bluetooth, selecione 57600 ou o valor recomendado pelo fabricante do GPS Bluetooth (consulte o manual do GPS Bluetooth).

Acione "OK" na parte inferior da tela para voltar a tela:

Imagem

Nesta tela, deixe as opçíµes Mirror GPS Input to Output Port e Output COM Port desmarcadas, e não altere os valores em Movement Threshold e DOP to Accuracy Multiplier.

2.7- Volte í tela "Extensions":

Imagem

Selecione Garmin Protocol Output da lista na janela inferior e acione o segundo botão Configure.

Surge a janela de configuração da porta COM novamente, agora para a porta serial virtual que o GPSProxy cria para o Garmin QUE. Selecione a porta com nome GPSProxy Virtual COM Port, que vai ter o mesmo níºmero que você escolheu no item 2.5.

2.8- Acione OK para voltar a tela inicial. Ligue o seu GPS (faça o pareamento caso seja bluetooth, insira no slot CF/SD caso seja do tipo cartão, etc.). Depois que o GPS estiver funcionando, acione o botão Start na tela inicial:

Imagem

e ela deve mostrar as informaçíµes (Posição, etc.) obtidas do GPS:

Imagem

Acionando Page e depois GPS Satelite Info é possí­vel ver a tela gráfica clássica da distribuição dos satélites no céu e as barras com as intensidades de sinal de cada satélite.

퀰 importante salientar que o GPSProxy só começa a funcionar depois que é acionado Start, e que o GPSProxy deve estar funcionando para que o Garmin QUE consiga ler as informaçíµes do GPS.

Para evitar perda de conexão, quando for parar de usar o GarminQUE/GPSProxy, faça o seguinte, nesta sequência:

1- Desligue o GarminQUE
2- Pare (Stop) o GPSProxy
3- Feche o GPSProxy
4- Desligue o Bluetooth do PDA
5- Desligue o GPS


___________________________________________________________

PARTE 3- Transfira os mapas para o PocketPC

3.1- Inicie o img2gps no seu computador (Iniciar -> Todos os Programas -> img2gps -> img2gps)

Aperece a tela inicial:

Imagem

3.2- Certifique-se de a opção Create File Instead of Upload está ativada (em vermelho na figura acima) e acione "Load Folder" (em verde na figura acima).

Aparece a tí­pica janela de seleção de diretório (ou pasta) do Windows. Navegue até a pasta onde estão os mapas que você quer transferir para o GPS.

No caso dos mapas Tracksource, a instalação padrão colocas os mapas nos seguintes diretórios:

- Tracksource Municipal para Mapsource (TM): "C:\Arquivo de Programas\Tracksource\Municipal"

- Tracksource Roteável Urbano para Mapsource (TRU): "C:\Arquivo de Programas\Tracksource\TRU-??" (?? é a sigla do estado).

- Tracksource Roteável Rodoviário para Mapsource: "C:\Arquivo de Programas\Tracksource\Rodoviario"

- Tracksource Roteável Complementar: "C:\Arquivo de Programas\Tracksource\TRC-Brasil"

Para selecionar mapas em diretórios diferentes, basta acionar "Load Folder" várias vezes, uma vez para cada diretório.

3.3- Após selecionar o(s) diretório(s) onde está(ão) o(s) mapa(s) que você quer transferir para o PocketPC, o img2gps mostra a lista de mapas disponí­veis para transferência:

Imagem

Na primeira coluna (em vermelho na figura acima) é possí­vel selecionar qual(is) mapa(s) se quer transferir.

A coluna File, mostra o nome do arquivo, a Folder a pasta onde está o arquivo, a coluna Map Name mostra o nome do mapa (no caso do Tracksource o nome indica a cidade ou estado) e a íºltima coluna mostra o tamanho do mapa em Bytes.

3.4- Selecione na primeira coluna os mapas que você deseja transferir para o GPS. Os mapas na lista somente serão transferidos se estiverem selecionados na primeira coluna.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATEN퀡ÃO

:!: Selecione somente arquivos .IMG. Nunca selecione os arquivos tsrodrot.img, tsrodrot_mdr.img, tmbrasil.img e 00000001.img.

:!: Para os mapas municipais, envie também o 00000002.img, para evitar que o fundo fique "quadriculado".
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



3.5- Depois que você selecionar todos os mapas que você quer transferir, acione "Create File". O img2gps vai criar o arquivo de transferência GMAPSUPP.IMG. Para isso ele vai chamar um outro programa (Sendmap), e uma janela do DOS vai abrir para rodar o Sendmap. Espere ela fechar. Surge uma janela de seleção de arquivo. Escolha um diretório para gravar o arquivo GMAPSUPP.IMG e anote este diretório.

IMPORTANTE: Selecione todos os mapas que quer transferir ANTES de acionar Create File. Cada vez que Create File é acionado, o arquivo de transferência é apagado. Não há como adicionar mapas ao arquivo de transferência.

3.6- Finalmente, copie o arquivo GMAPSUPP.IMG criado no passo anterior para o diretório GARMIN na raiz do sistema de armazenamento do seu PocketPC, ou para um diretório GARMIN na raiz do cartão SD/CF do seu PocketPC.

Dicas:

- Para não ter que usar o Load Folder toda vez que carregar o img2gps, você pode usar os comandos "Save" e "Load" do img2gps para, respectivamente, gravar e depois carregar a lista de mapas.

___________________________________________________________

Parte 4- Configurando e usando o Garmin QUE

4.1 - Se você tem GPS

No PocketPC, inicie o Garmin QUE (o GPS e o GPSProxy devem estar configurados e o GPSProxy deve estar ativado - "Start")

Selecione Menu -> System Setup ->Interface.

- Em GPS Device, selecione "GPS 10 Bluetooth".
- Para Communications Port, selecione "GPSProxy Virtual Com Port" (a porta serial virtual que você deve ter criado no passo 2.5).

Agora, o Garmin QUE deve estar vendo seu GPS, e mostrando os mapas. Para ativar/desativar mapas, use ""Menu -> Map Setup -> Detailed Maps".

Para evitar perda de conexão, quando for parar de usar o GarminQUE/GPSProxy, faça o seguinte, nesta sequência:

1- Desligue o GarminQUE
2- Pare (Stop) o GPSProxy
3- Feche o GPSProxy
4- Desligue o Bluetooth do PDA
5- Desligue o GPS


4.1.1 - Opção Menu->System Setup->Interface não aparece? O que eu faço?

-Use o editor de registro para PocketPC PHM Registry Editor para editar o registro. Muito cuidado ao mexer no registro. Alteraçíµes indevidas não vão inutilizar o PocketPC, mas podem causar perda de dados. Recomenda-se fortemente fazer um backup completo do PocketPC ANTES de fazer as alteraçíµes.

-Procure a chave

HKLM\Software\Garmin\cfQue\Devices

e mude de zero:

HKLM\Software\Garmin\cfQue\Devices=0

para 3:

HKLM\Software\Garmin\cfQue\Devices=3

Você pode baixar o editor de registro PHM em:
http://www.freewareppc.com/utilities/ph ... itor.shtml

Feita a alteração, a opção Interface aparece e você pode escolher o tipo de GPS - CF Card ou o GPS 10 e assim pode continuar com a instalação.

4.2 - Se você NÃO tem GPS

Leia atentamente as instruçíµes, porque os passos iniciais precisam ser executados rapidamente para funcionar.

a) Inicie o GarminQUE.

b) No meu PocketPC (Axim x50v), o GarminQUE automaticamente ativa o bluetooth e abre o "Bluetooth Console". Acione "Cancelar" no "Bluetooth console" para voltar ao Garmin QUE. Observe que se você demorar muito para executar os passos seguintes, o "Bluetooth Console" surge novamente, e você vai ter que clicar em "Cancelar" novamente para fechá-lo.

c) Ao acionar cancelar, aparece a tela inicial do GarminQUE:

d) Toque com o stylus na tela. Aparece a tela principal do GarminQue. Acione "Menu->System Setup" e escolha "Disconnected" em "GPS Mode". Somente após este passo é que o bluetooth é desativado, e o "Bluetooth Console" para de aparecer.

e) Acione o "para cima" do "joystick" até obter o mí­nimo zoom (escala maior) do mapa (1200km ou 800mi).

f) Coloque o stylus (ou o dedo) no canto inferior direito do mapa, e arraste o stylus (ou o dedo) para cima í esquerda, arrastando consequentemente o mapa para baixo í direita. Com o trií¢ngulo preto no canto superior esquerdo, você vai ver uns retí¢ngulos na parte inferior direira. Acione (clique) na ferramenta de zoom (uma lupa com um sinal de mais na lente) e desenhe (com o stylus) um retí¢ngulo azul em volta dos retí¢ngulos no mapa. Ao tirar o stylus da tela, os retí¢ngulos ficarão +- centralizados.

g) Acione "para cima" do "joystick" para "aproximar" o zoom e ver os detalhes dos mapas.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO

Para visualizar os mapas municipais:

- desligue os mapas TRR para evitar confusão na tela.
- acione também 00000002.img para evitar que o fundo fique "quadriculado".

Para visualizar os mapas TRR:

- certifque-se que 00000002.img está desativado
- desligue os mapas municipais para evitar confusão na tela.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


keywords: GPSProxy Proxy GarminQUE Garmin QUE Tracksource PocketPC Windows Mobile WinCE CE
Editado pela última vez por nqnnospam em 28 Mai 2007, 13:42, em um total de 12 vezes.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#2 Mensagem por nqnnospam »

Uns screenshots da tela do GarminQUE no meu x50v.

TM-São Paulo, Av Paulista:

Imagem


TRR-SP, RJ, MG:

Imagem


TM-Campinas:

Imagem


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Vi0linha
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Mar 2007, 20:29

#3 Mensagem por Vi0linha »

É importante frisar que todos que usam o GPS proxy encontram problemas na segunda vez que vão usá-lo. Um soft reset resolve o problema e o software volta a ser funcional, não é a melhor solução, mas funciona.



g0ati
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Jan 2007, 16:57

#4 Mensagem por g0ati »

nao consigo criar uma rota nele....
e tambem nao consigo procurar destino com o nome da rua....
o q fazer????

abracos



RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

Re:

#5 Mensagem por RAEvangelista »

g0ati escreveu:nao consigo criar uma rota nele....
e tambem nao consigo procurar destino com o nome da rua....
o q fazer????

abracos
Oi, Também estou com o mesmo problema, alguém aí pode ajudar. Abraçõs. Ricardo.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#6 Mensagem por nqnnospam »

O que acontece? Aparece alguma mensagem de erro?

Que mapa você está usando? É um mapa Roteável?

Veja a tabela de compatibilidade em:

http://tracksourcebrasil.wikispaces.org


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#7 Mensagem por RAEvangelista »

nqnnospam escreveu:O que acontece? Aparece alguma mensagem de erro?

Que mapa você está usando? É um mapa Roteável?

Veja a tabela de compatibilidade em:

http://tracksourcebrasil.wikispaces.org
Acho que o nosso problema é na hora de montar os mapas com o img2gps, acho que baixei coisa demais e virou uma confusão só. Ou não estou conseguindo usar o Garmin no PPC. No PPC não aparece o mapa como no seu exemplo
Imagem
e eu não estou conseguindo usar como no destinator, indico o lugar, rua que estou indo e ele vai me guiando. Como nunca usei o garmin que, estou perdido. você pode me ajudar.

Aproveitando, outra duvida minha. Com esse formato no PPC usando Garmim Que+GPS Proxy, tem como criar minhas rotas, gravar em algum lugar para uma segunda utilização, e de repente disponibilizar para outras pessoas?

Por último, sabe se tem algum tópico em algum fórum que ajude a trabalher com o software da Garmim, tô achando meio difícil, porque está em inglês e não sou muito bom.

Obs.: Adorei o seu tutorial, gostei muito, perdi horas de ontem seguindo os seus passos, mas na hora que chegou nessa parte de baixar os mapas no projeto tracksource e montar com o img2gps, acho que ficou mais complicado. Se puder nos ajudar.


Desde já agradeço muito. Abraços. Ricardo.
Editado pela última vez por RAEvangelista em 18 Ago 2007, 16:53, em um total de 1 vez.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#8 Mensagem por RAEvangelista »

Olá nqnnospam, agora que já usei bastante tudo que ensinou neste tópico posso te perguntar algumas coisas:
- Ao criar o arquivo GMAPSUPP.IMG que será transferido para o PPC com os mapas que criei como devo agir, pois toda vez que clico em create file ele cria um arquivo com o mesmo nome GMAPSUPP.IMG, portanto imagino que tenho que selecionar todos os mapas que quero ter dentro do meu PPC, como por exemplo Tracksource_Roteavel_Rodoviario_4.04-win32, TMBrasil-v404 e TRU-Belo_Horizonte-win32 e eliminar todos os arquivos como tsrodrot.img, tsrodrot_mdr.img, tmbrasil.img e 00000001.img. e mandar criar o arquivo GMAPSUPP.IMG.
É isso mesmo?

Fazendo assim, está dando essa mensagem aqui:

Abraços, Ricardo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#9 Mensagem por nqnnospam »

Olá, na página do img2gps existe um troubleshooting para este erro:

http://homepage.ntlworld.com/mdipol/img2gps/

Procure por "Runtime error 53".

Uma das causas é você ter tentando gravar o arquivo antes do Sendmap acabar (espere a janela DOS fechar). Se você selecionar muitos arquivos, o sendmap pode demorar, ou então travar. Nunca tentei transferir todos os mapas do Projeto de uma só vez.

Outra possível causa é o atalho do img2gps não estar configurado direito. Veja detalhes na página do img2gps.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

verritau
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Ago 2007, 09:39

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#10 Mensagem por verritau »

@ nqnnospam

Hello,

I hope you understand my english. I saw you screen shots of GarminQue. They seem to have a much larger resolution than the typical 320x240 screen. I have a Dell Axim v51 WM5 with 640x480 but I can't set Que to this higher resolution. Did you find a way to increase the resolution of GarminQue? Or how did you manage to produce such large screen shots?

Kind regards from Europe.

verritau



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#11 Mensagem por nqnnospam »

Hi verritau, I used the application OzVga to increase the screen resolution. It works for all applications, not only GarminQUE:

http://oz.sciox.org/

The point is that I am not sure OzVGA runs on WM2005. At the time I took those screenshots, I was using WM2003SE.

I was told WM2005 has built-in support for 640x480, but I could never find it.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

eduardoefb
Mensagens: 96
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:54
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Cabo Verde - MG

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#12 Mensagem por eduardoefb »

Preciso de uma ajuda. Possuo o MioP550 ( pocket PC com gps ). já instalei o GPS Proxy e o mesmo já está funcionando ( coloquei como porta virtual a porta 5). Instalei o Garmin QUE, C setei a porta 5 para captar os dados do gps, mas ele não reconhece. Vocês poderia me explicar se existe alguma coisa a mais para fazer ?


Jibam

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#13 Mensagem por nqnnospam »



[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

andrestone
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Set 2007, 18:09

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#14 Mensagem por andrestone »

Caro Sérgio,

Muito bom seu tutorial, Obrigado.

Tenho um ETEN M700 com gps interno. Uso google maps, vito navigator e pocketstreet. Mas achei interessante a idéia de "emular" o garmin.

Segui os passos, mas, no ato da instalacao do gpsproxy ele pediu dois arquivos:

OpenNETCF.sdf.ppc3.arm.cab
netcf.core.ppc3.arm.cab

Acredito que seja algo relacionado ao tal .NET, mas nao sei especificamente do que se trata.
Nao encontrei os arquivos .cab para a instalacao no ppc, conforme instruiu a mensagem da instalacao do gpsproxy.

Tentei ignorar essas mensagens (as que pedem os dois arquivos) e continuar com o tutorial, mas infelizmente Após configurar apropriadamente o gpsproxy, nao tive sucesso.
Observei o log do gpsproxy e constava a seguinte mensagem:

"NMEA Input: GPS Port Error: UART Error: Framing"

Alguma idéia?

Obrigado!



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#15 Mensagem por nqnnospam »

O .NET é essencial para funcionamento do GPSProxy. Estes arquivos não acompanham o GPSProxy?

já tentou baixar no site da Microsoft (.NET para Windows Mobile)?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
charlescbl
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Mai 2007, 10:20
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#16 Mensagem por charlescbl »

Sérgio,

Dá para funcionar o Garmin Que no Symbiam do celular Nokia N95?

Um abração

Charles
Desenvolvedor Municipal
GPSmap60Csx


Charles

andrestone
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Set 2007, 18:09

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#17 Mensagem por andrestone »

Meu aparelho ja tem WM2006, mesmo assim preciso instalar o .NET CF?

Quando fizer isso poderei usar o gpsproxy 2.2 normalmente?

Grato,



Ipaq
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Set 2007, 23:25

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#18 Mensagem por Ipaq »

Meu querido, excelente tutorial.

Eu ganhei o meu Hp Ipaq 6945 a pouco tempo, primeiro pocket pc, e gps então nem se fala, estava bolado por não conseguir usar o GPS, mas com esse tutorial até um Chimpanzé conseguiria se localizar.

Muito massa, para falar a verdade da próxima eu vou até pedir para um chimpanzé mesmo, pois eu demorei para descobrir que não estava mostrando tudo com detalhes por que não tinha dado zoom.

O unico erro que deu foi para traçar rotas, ai abre uma janela de erro, e fecha, mas tirando isso fica de boa.

Vlws.



eduardoefb
Mensagens: 96
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:54
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Cabo Verde - MG

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#19 Mensagem por eduardoefb »

Oi pessoal.

Sobre o OpenNETCF.SDF.PPC3.ARM.CAB, consegui encontrar um site onde posso fazer o download:

http://home.woh.rr.com/rolswana/OpenNET ... C3.ARM.CAB

Mas, no meu PDA (MIO P550) eu instalo, mas Após a instalação, ele me "fala" que foi projetado (o opennetcf.sdf.ppc3.arm.cab) para versões anteriores de windows mobile. E não consegui encontrar nenhuma outra Versão superior para download. :x


Segui todos os passos do tópico http://viewtopic.php?p=7000#p7000, mas não consegui fazer funcionar no meu palm.

Instalei o gpsproxy 1.16 ( não consegui encontrar os 5 arquivos do GPSProxy 1.161b2 que é explicado no http://www.malsingmaps.com/wiki/index.p ... s#Mio_P550 (sem sucesso) . Instalei tambem o gpsproxy 2.20. Nesse, utilizando a GPS COM Port= COM4 (Output COM Port=COM0 e application com port= COM4, algumas raras vezes eu consigo ver os satélites e pegar minhas coordenadas. Outras vezes não funciona. Mas, mesmo quando vejo os satélites, o garminque não consegue enxergar o gpsproxy (utilizei como virtual com port a com5, em outros casos a com6).

Ele possui o navcity como navegador, é completo, mas deixa a desejar ( em algumas cidades, o cursor do gps não fica exatamente em cima da rua e algumas rodovias não São fielmente mostradas, com retas onde deveriam ser curvas). Vocês poderiam me dar uma dica ? Alguêm já conseguiu instalar o gpsproxy + garmin que em um MIO P550 e funcionou corretamente ??? já olhei todos os tópicos relacionados e que me foram indicados, mas sem sucesso... :(

Apenas complementando: O Garmin Que abre sem problemas e posso visualizar os mapas. Só não consigo de maneira nenhuma fazer com que ele interaja com o GPS interno.

Um abração!
Eduardo
Editado pela última vez por eduardoefb em 12 Set 2007, 14:29, em um total de 2 vezes.


Jibam

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tutorial GPSProxy, Garmin QUE e Mapas Tracksource PocketPC

#20 Mensagem por nqnnospam »

Pessoal, infelizmente não posso ajudar com o WM2006, porque o meu Aximx50v roda o WM2005, e na verdade nem uso meu PDA com GPS.

Só uso o GarminQUE para ver os mapas na tela do PDA, para navegar uso meu 60CSx.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS x PDA”