pecisão no calculo de area com etrex

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
Darley Perez
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jul 2009, 13:47

pecisão no calculo de area com etrex

#1 Mensagem por Darley Perez »

Olá amigos, tenho um gps etrex legend, que me forneçe calculo de area no proprio aparelho, eu gostaria de saber qual é a margem de erro em relação ao relação ao real que ele me dá, e se eu usar ele com o track maker pro, qual é a margem de erro que ele pode dar??
desde já agraçeço as respostas



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#2 Mensagem por nqnnospam »

A "margem" de erro no cálculo de área depende de muitos fatores, como por exemplo o número de pontos usado no cálculo, que técnica foi usada para calcular a área etc. O fator principal, contudo, é o erro nas medidas de posição, que, com aparelhos de navegação, nunca é menor que 5 m. Em geral é bem maior do que isso.

Com estas informações, e conhecimentos de estatística, probabilidade e cálculo diferencial, é possível estimar o erro.

O Trackmaker (Pro ou não), não estima o erro, e o fato de usá-lo não vai influenciar nada, já que, nesse caso, não há como melhorar a precisão nas medidas via software

De qualquer maneira, posso adiantar que o erro é grande, e não serve para nenhuma aplicação que exija precisão. Só serve para estimativas grosseiras.

Medidas de precisão somente com o uso de GPS Topográfico, operado de forma correta, e o tratamento apropriado dos dados, feito por profissional capacitado.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Darley Perez
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jul 2009, 13:47

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#3 Mensagem por Darley Perez »

Ok Sergio mto obrigado pelas informações, quais as dicas que vc me daria para que pudesse diminuir o maximo possivel de erros?
eu medi uma area com meu gps e o resultado que deu nele em relação a medida real foi de aproximadamente 2% para mais, será que é isso mesmo?
eu preciso fazer uma especie de mosico da propriedade e vou usar ele para este fim, vc acha que seria viavel eu adquirir o Trackmaker pro?
agradeço a sua atenção!!



SILVIO ROSSI
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Dez 2008, 15:50

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#4 Mensagem por SILVIO ROSSI »

amigos...
Posso contribuir também, já fiz experiências com medição de área com etrex-legend em áreas diversas, é o seguinte quanto menor a área maior o erro, quanto maior a area menor o erro, visemos em areas ja medidas com teodolito, 100% precisa e deu uma margem mínima de erro, mas o seguinte: tivemos o cuidado como o amigo nqnnospam falou o mínimo de erro no gps, 5 m, configuração por tempo da marcação de waypoints e cuidados também na hora de dobrar nas pontas das áreas. (digo pequena pausa na hora de fazer curvas ou dobrar abruptamente)
um técnico de uma loja especializada em vendas de produtos para topografia nos alertou que áreas inferiores a 5 ha o erro é bem visível.
ps estou repassando o que ele me disse.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#5 Mensagem por nqnnospam »

Darley Perez escreveu:Ok Sergio mto obrigado pelas informações, quais as dicas que vc me daria para que pudesse diminuir o maximo possivel de erros?
eu medi uma area com meu gps e o resultado que deu nele em relação a medida real foi de aproximadamente 2% para mais, será que é isso mesmo?
eu preciso fazer uma especie de mosico da propriedade e vou usar ele para este fim, vc acha que seria viavel eu adquirir o Trackmaker pro?
agradeço a sua atenção!!
O erro vai variar, como eu disse, dependendo de muitos fatores.

Se a idéia é medir a área a partir dos vértices, os cuidados seriam:

- usar antena externa conectada no alto de uma haste longa (se houver árvores ou outros obstáculos, a haste deve ficar mais alta que esses obstáculos). O ideal é que o GPS capte com sinal máximo todos os satélites que estiverem no céu naquele momento. Se houver obstáculos (casas, morros etc.) que impeçam a captação de satélites em determinada direção, a tendência é a medida ficar com viés na direção dos satélites visíveis.

- fazer várias medidas, em horários diferentes, para captar a posição dos vértices, e depois fazer a média dessas medidas.

Vale lembrar que, mesmo com esses cuidados, medidas feitas com GPS's não topográficos sempre serão inadequadas para aplicações de precisão.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#6 Mensagem por mhfernandes »

Pode-se também medir as áreas com um teodolito (Aparelho de precisão) e levantar alguns pontos na poligonal com GPS amador para ajustar-la nas coordenadas aproximadas, podendo assim montar um mapa da região, desse jeito teria uma melhor precisão, mas não uma ótima acuracia.

Manoel Henrique.



Avatar do usuário
Alex Carniel
Mensagens: 20
Registrado em: 20 Mar 2008, 21:24
Localização: Nova Erechim

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#7 Mensagem por Alex Carniel »

veja a página 126 do Guia de Referência do TrackMaker; com o GPSTM aberto, pressiona F1.



RodrigoReis
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Nov 2008, 18:29
Localização: Franca-SP
Contato:

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#8 Mensagem por RodrigoReis »

Amigos;
Segundo os novos padrões de levantamento de área definidos pelo INCRA, nem o teodolito, e muito menos um GPS de NAVEGAÇÃO são sequer enquadrados como equipamentos aceitos para levantamentos topográficos.
O requisito mínimo é uma estação total ( e dependendo do erro desta, ainda corre o risco de ficar fora dos padrões mínimos exigidos), ou um GPS topográfico que trabalhe no mínimo com código + onda L1 (os L1/L2 são altamente recomendados, devido a sua incomparável precisão).
Usar um GPS de navegação para cálculos sérios ou comerciais de área é uma atitude arriscada, pois os mesmos não se prestam para este fim. Devemos lembrar que topografia não se limita à precisão quanto ao tamanho da área levantada, mas principalmente quanto à precisão referente à coordenada de cada ponto, ocasião onde o GPS de navegação varia frequentemente dezenas de metros. Falo isso com a experiência de trabalho de 10 anos na operação de um equipamento Topcon L1/L2, muitas vezes acompanhado de um bravo Garmin Colorado. Não tem como exigir precisão pontual neste tipo de aparelho... ele só serve pra não deixar vc se perder..rs
O máximo que se pode fazer com estes aparelhos no tocante a levantamento topográfico, é ter uma idéia da área.
Abraços


Rodrigo Reis

reve
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Out 2009, 12:04

Re: pecisão no calculo de area com etrex

#9 Mensagem por reve »

O que eu tenho observado é que todos os softs de gps fazem o calculo errado
Na ajuda do trackmaker fala que a precisão da coleta de um ponto é bem maior que a do tracklog gerado pelo gps, então pode-se usar os pontos coletados para fazer a medição manualmente

O que tenho observado é que todos os softs de gps calculam de forma igual o perimetro
Ainda não testei se esse perimetro é o real, mas conhecendo o perimetro fica fácil dalcular a área

Faz-se o seguinte:
divide o perimetro por 4 e mutiplica o resultado por ele mesmo, obtem assim os metros quadrados
divididos por 10 mil tem os hectares
divididos por 4356 tem se tarefas baianas

Gostaria de saber se alguem sabe se a medição feita com a régua no google earth é de precisão



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Topografia”