GPS para medição de Lotes

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
Lucas F. Pinto
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Nov 2011, 18:46

GPS para medição de Lotes

#1 Mensagem por Lucas F. Pinto »

Prezados,
Qual o melhor e mais simples GPS para medição de pequenos terrenos ( até 5000 mts )?
Obrigado



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS para medição de Lotes

#2 Mensagem por Angelone »

Voce precisará de um portátil que faz calculo de área. Escolha um dos modelos da série Oregon (550,450) , Dakota 20 (de toque, touch screen) ou 62 e Etrex 20/30 (de botão). O Etrex 30 é completo, compacto, preciso (satélites americanos + russos), aceita qq tipo de mapa, bateria longa duraçao, tem bússola de 3 eixos (magnetometro), barometro.. O Etrex 20 é quase igual, mas sem bussola eletronica (para posicionamento qdo se esta parado), barometro e wireless (p/ trocar alguns dados com gps compativeis). Os touch screen tem telas maiores e sao mais fáceis de usar, mas custam mais caro por aqui, mas nem tanto nos states.



quererpoder
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Fev 2009, 19:16

Re: GPS para medição de Lotes

#3 Mensagem por quererpoder »

Caro Colega,

Sou topógrafo, faço uso de gps de navegação do mais simples (monofrequência) aos de mais sofisticados com duas ou mais frequências.
Muitas vezes o navegação apresenta acurácia menor que 1,0m. No entanto não são sazonais discrepâncias de 50m ou até mesmo de 150m. Como profissional eu não faria as medições de uma tão pequena área com tanto risco. E como proprietário também não correria esse risco.
Vejamos:
Na melhor das hipóteses admitamos que o terrenos seja 70,000m x 71,429m, quase quadrado! Se ocorrer um erro de 1,0m em cada vértice para dentro, admitamos que é aparentemente despresível, mas não é! Eu não aceitaria 4721m2 por 5000m2. São 279m2 a menos! Agora vamos conjecturar. Suponhamos que 1m2 correponda a R$ 200, são R$ 55.800 (CINQUENTA E CINCO MIL E OITOCENTOS REAIS) a menos.
Então meu Caro, se quiseres correr o risco esteja a vontade. Caso contrario, contrate um profissional, de preferência que tenha CREA e cadastro junto ao INCRA. Ah, exiga o uso de um par de equipamentos de pelos menos com uma frequencia (L1).
Na pior das hipótese o sujeito vai cobrar R$ 3.000.



luizgeopaiva
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Fev 2014, 11:32

Re: GPS para medição de Lotes

#4 Mensagem por luizgeopaiva »

Eu só uso gps de navegação para medir um terreno no caso de se fazer um orçamento prévio se o mesmo for de difícil acesso e tiver um recorte mais complexo e exija mais marcos de concreto para certificação de imóveis rurais. Daí eu vejo a melhor forma de se chegar nos marcos e faço as trilhas para agilizar o levantamento. Desse jeito o gps de navegação pode ser muito útil, mas para efeito de medição para cartório ou regularização no incra eu não recomendo por ser simplesmente insuficiente para esse fim.



Marcio_lf
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2011, 18:24

Re: GPS para medição de Lotes

#5 Mensagem por Marcio_lf »

Boa noite.
Acho que compreendi o ponto de visto dos Colegas que citam a necessidade de maior profissionalismo nas medições.
Minha demanda é simples, marcar piquetes para divisão de pasto, não quero errar muito o tamanho nem o posicionamento das cercas, bem como levantamento de pontos diversos da propriedade, sou curioso e gosto de ver depois no Earth, faço minhas plantas e medições nele ou no Track Maker.
Qual equipamento de menor custo, para:
- Levantar diversos pontos no tereno para depois elaborar pequenas plantas e/ou abrir no Earth?
- Importar ou simplesmente encontrar no terreno os pontos determinados no Earth ou outro software?
- Algum equipamento deste possui medidor de temperatura?
Eu tinha um Garmin Nuvi bem antigo que usava no carro, deu defeito, gostaria de algum simples e de menor curso possível.
Vi a dica do garmin etrex mas no momento não é prioridade, não posso gastar isso.
Grato. Marcio



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Topografia”