Diferença entre Rota (route) e Trilha (track, tracklog)?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Diferença entre Rota (route) e Trilha (track, tracklog)?

#1 Mensagem por nqnnospam »

Diferenças

Ambas indicam um trajeto, um conjunto de pontos ligados por retas. A diferença está na forma de usar.

A trilha (track) é o registro de trajeto já percorrido, por onde você já passou.

Uma rota (route) é o registro de um trajeto a ser percorrido, isto é, por onde você vai passar. Nos modelos de GPS que suportam rotas, o GPS é capaz de fornecer informações de navegação para que você possa seguir este trajeto. O tipo de informação fornecida depende do modelo do GPS. Em geral todos os modelos que suportam rotas vão indicar a direção, tempo e distância para o próximo ponto da rota. Alguns modelos mais avançados são capazes de criar rotas automaticamente (auto-routeamento, "autoroute" ou "Follow Road"), seguindo o traçado das vias cadastradas em mapas auto-roteáveis, e modelos mais avançados ainda tem até instruções de voz.

Alguns modelos possuem um recurso (chamado de tracback nos modelos da Garmin), que permite transformar automaticamente uma trilha gravada numa rota.

A forma de usar estes recursos depende muito do modelo do GPS. Recomenda-se fortemente a leitura do manual.

Sobre registro de trilhas no GPS, ver:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=416

Criando rotas manualmente

A melhor forma de criar rotas manualmente é no computador, para depois transferí­-las para o GPS. Pode-se usar o Mapsource ou o TrackMaker.

O primeiro passo é definir os waypoints da rota, ou os "pontos de manobra". Numa rota manual, os waypoints da rota são sempre conectados por linha reta. O sistema não segue as vias do mapa.

Quando em modo de navegação da rota, o GPS vai indicar direção, distância, tempo etc., para o próximo waypoint da rota (dependendo da configuração do GPS). Em geral o manual do GPS explica como navegar uma rota.

Os sistema de ajuda do Mapsource e do TrackMaker explicam como criar rotas, e como tranferí­-las para o GPS.

Todos os modelos têm limitações no números de waypoints por rota manual, portanto é preciso usá-los com sabedoria. O ideal é marcar os pontos onde se troca de estrada, rodovia, rua, caminho, etc, o ponto inicial e o ponto final. Ajuda dar aos waypoints nomes que indiquem o nome da rua que se deve pegar, a direção a seguir, ou algum outro detalhe da manobra que será feita no ponto.

Criando rotas automáticas

Dependendo do mapa em uso e do modelo do GPS, pode-se usar rotas automáticas. Numa rota automática o usuário define os pontos iniciais e finais (e eventualmente intermidiários), e o sistema liga os pontos automaticamente, seguindo as vias disponí­veis no mapa.

Rotas automáticas só podem ser criadas nos modelos de GPS que têm este recurso, no Mapsource ou no nRoute. Em todos os casos é preciso também ter um mapa que suporte roteamento automático.

No Mapsource e no nRoute é possí­vel criar rotas entre dois pontos quaisquer do mapa. Em linhas gerais é possí­vel optar pelo caminho mais rápido ou mais curto, definir o tipo do veí­culo, definir trechos a serem evitados, dar preferência a vias mais rápidas, evitar trechos com pedágio, etc. Pode-se também usar o sistema de Busca em conjunto com a ferramenta de auto-rota. Os sistemas de ajuda do Mapsource e do nRoute explicam tudo detalhadamente.

No nRoute, além dos recursos acima, é possí­vel simular (Utilities->Simulate a GPS) a navegação na rota, ouvir as instruções de navegação e até fazer navegação em tempo real, com o GPS conectado ao computador.

No GPS (depende do modelo), o sistema é mais limitado. As rotas são criadas sempre começando na posição atual. É possí­vel simular a navegação numa rota automática usando o GPS, colocando-o em modo de simulação. Pode-se usar o editor de rotas (o manual do GPS explica como fazer isso), para inserir pontos intermediários na rota. Também pode-se usar o sistema de Busca em conjunto com o editor de rotas.

Em alguns modelos as rotas automáticas são chamadas de modo "Follow Road", e as manuais de "Off Road".

Ao transferir uma rota automática do Mapsource para o GPS, pode acontecer da rota aparecer como uma linha reta no GPS. Neste caso é preciso recalcular a rota no GPS no modo automático.

keywords: ActiveLog - Active Log - Trilha - Trilha Ativa - Tracklog - Track log - trackback - tracback - rotas - rota - route - routes - automática - Follow Road
Editado pela última vez por nqnnospam em 01 Mar 2007, 00:57, em um total de 3 vezes.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#2 Mensagem por Wallace »

Acho que a maior diferença é que as Rotas São formadas por pontos notaveis, normalmente waypoints ou ainda pontos selecionados de um mapa (mesmo que com autoroateamento).
E nos Tracks não temos tais pontos, somente os prontos do proprio track.

É por isso que é errado falar que o trackback transforma uma trilha (ou track) em rota. Continua sendo um track, mas é possivel fazer uma navegação "similar" a rota. Similar pois tem suas diferenças.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#3 Mensagem por nqnnospam »

lgcbeltrao escreveu:Quando faço uma rota mais detalhada no computador e passo para o GPS (Map 60 csx) fica aparecendo muitas bandeiras azuis, isso é normal? Porque o mapa fica bem poluído visualmente. É assim mesmo que se usa?
Se a rota for manual (Off road), então o GPS indica todos os pontos de manobra (mudança de direção/sentido) da rota. É assim mesmo.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#4 Mensagem por nqnnospam »

Ruy Lerac escreveu:
rpfernan escreveu:Também sou iniciante no meu 60CSx. Minha pergunta Também gira em torno do assunto rota. Qual será a melhor maneira de se definir os pontos? Clicando nas interseções, clicando antes e Após a esquina no local de mudança de direção? Devo deixar o follow road ligado? Acho que é um tema interessante.
Follow road só pode ser utilizado se o mapa possui funções de auto roteamento. Em outros casos, uma rota é só uma indicação simplificada do caminho a ser percorrido. não faz a menor diferença se o ponto de inflexão está antes ou depois da esquina. É só um "rascunho". Uma simplificação.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

betim
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Dez 2006, 09:42

#5 Mensagem por betim »

No 60CsX não tem como utilizar a memória do cartão para aumentar o número de pontos? Utilizo o GPS em trilhas off-road e toda hora meus mapas estouram o limite.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Estou achando que voce esta usando seu GPS de forma errada, seja em configuração seja em como faz o que.
Acho muito dificil conseguir gravar mais de 10 mil pontos numa trilha off-road em um dia (ou aé mais) com o GPS bem configurado e bem usado.
Que tal explicar melhor o que faz, como configura o GPS, etc.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

betim
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Dez 2006, 09:42

#7 Mensagem por betim »

Realmente se for gravar a trilha do dia não tem problema nenhum. O negócio é quando baixo para o GPS uma seleção de trilhas da área onde vou andar. São várias trilhas menores que quando somadas ultrapassam o limite. Estou pensando em alguma forma de "mesclar" estas trilhas e os pontos de referencia no mapa mas não sei como. não preciso dos pontos de referencia "listados" como estão.
As trilhas que uso São mais ou menos estas listadas com "trilhas próximas à BH": http://paginas.terra.com.br/esporte/ale ... rilha.html



Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#8 Mensagem por Haigh »

Minha sugestão é que se estas trilhas São de interesse público e o autor divulgá-las abertamente na internet, podem ser incluidas no projeto Tracksource. Basta enviá-las ao desenvolvedor do município. Desta forma estariam no mapa de fundo disponíveis para todos e não como tracks no seu GPS.

Caso não sejam de interesse do projeto você pode usar o MapDekode para criar mapas de fundo como os do projeto só para estas trilhas. você vai apanhar um pouco mas com o manual do MapDekode dá pra aprender a fazer.

Se São trilhas abertas para 4x4 eu acredito que sejam de interesse do projeto. Conheça mais em http://www.tracksource.org.br se já não conhece.


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#9 Mensagem por Wallace »

Como foi falado, o certo é voce criar seus mapas ou passar a informação para o grupo tracksource.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

lokss
Mensagens: 27
Registrado em: 21 Fev 2007, 08:50
Localização: Brasilia / DF

Criação de Rotas

#10 Mensagem por lokss »

Problemas com criação de rotas (ou com o funcionamento delas)

Criei uma rota manual usando o trackmaker seguindo as orientações. Defini os waypoints e fiz a ligação entre eles.
Dei um nome para a rota e subi para o GPS (60CSx). Quando seleciono a rota e mando navegar o GPS simplesmente escreve na tela North to WAY33 que é o ultimo ponto da rota. Em nunhum momento ele indica a direção que tenho que tomar, tempo, distância, etc... Simplesmente ele fica com a indicação do ultimo ponto. O fato de eu estar usando um mapa que não é roteavel pode ser a causa ? O que eu estou fazendo de errado ???
Me ajudem por favor. Obrigado.


______________________
Luiz Otavio K de S e Silva
Garmin GPSMAP 60CSx
Brasilia - DF
luiz.otavios@gmail.com
______________________

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Criação de Rotas

#11 Mensagem por Wallace »

não tem nada a ver com o mapa.
São as configurações de seu GPS.
E provavelmente o seu ultimo ponto é o mais proximo de onde o GPS tem a ultima referencia.
Pode mudar a configuração do que o GPS mostra e Também para qual ponto da rota quer ir.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

lokss
Mensagens: 27
Registrado em: 21 Fev 2007, 08:50
Localização: Brasilia / DF

Re: Criação de Rotas

#12 Mensagem por lokss »

Wallace escreveu:não tem nada a ver com o mapa.
São as configurações de seu GPS.
E provavelmente o seu ultimo ponto é o mais proximo de onde o GPS tem a ultima referencia.
Pode mudar a configuração do que o GPS mostra e Também para qual ponto da rota quer ir.
Sou novato no assunto, não entendi o que voce quiz dizer....

Deixe eu explicar o que fiz:

Tinha o WP de minha casa já registrado. (lat -15,8462187834084, long -47,802005102858), criei a rota a partir deste ponto.
Fui em cada esquina onde eu tinha que virar e marquei um WP em cada uma, depois usei a ferramenta "criar rotas" e fui ligando cada um dos WP até onde eu queria testar. Depois mandei a rota para o GPS. No menu fui em routes e selecionei a rota em questão. Quando ela apareceu no display simplesmente selecionei "Navigate". Aí o GPS escreveu North to Way33 que é exatamente o ultimo WP da rota que criei. Ele simplesmente ignorou todos os outros. O que pode estar errado na configuração do GPS ? Ou na maneira que criei a rota ?

Obrigado,


______________________
Luiz Otavio K de S e Silva
Garmin GPSMAP 60CSx
Brasilia - DF
luiz.otavios@gmail.com
______________________

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Diferença entre Rota (route) e Trilha (track, tracklog)?

#13 Mensagem por Wallace »

Como falei.
Quando manda navegar uma rota o GPS não vai no primeiro ponto da Rota para iniciar a navegação, mas para o mais proximo (ou algo assim).
Neste ponto não tem nada de errado na configuração ou de como criou a rota.
Mas o GPS permite voce indicar que quer ir para um ponto especifico da rota (como o primeiro ponto que criou).
Vai ter que pesquisar ai pois não estou com meu 60 em mãos, mas deve ser na mesma tela da rota.
O resto de aparecer dados como distancia, proa, etc é que é configuração no GPS.
Quebra a cabeça ai sem medo de fazer algo errado e na duvida tecla em Menu.
É melhor aprender por conta propria que ai não esquece mais rs rs


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

lokss
Mensagens: 27
Registrado em: 21 Fev 2007, 08:50
Localização: Brasilia / DF

Re: Diferença entre Rota (route) e Trilha (track, tracklog)?

#14 Mensagem por lokss »

Wallace escreveu:Como falei.
Quando manda navegar uma rota o GPS não vai no primeiro ponto da Rota para iniciar a navegação, mas para o mais proximo (ou algo assim).
Neste ponto não tem nada de errado na configuração ou de como criou a rota.
Mas o GPS permite voce indicar que quer ir para um ponto especifico da rota (como o primeiro ponto que criou).
Vai ter que pesquisar ai pois não estou com meu 60 em mãos, mas deve ser na mesma tela da rota.
O resto de aparecer dados como distancia, proa, etc é que é configuração no GPS.
Quebra a cabeça ai sem medo de fazer algo errado e na duvida tecla em Menu.
É melhor aprender por conta propria que ai não esquece mais rs rs
O engraçado e que dentro da tela de rotas posso selecionar, Navigate ou então Map.

Quando seleciono Map, ele desenha a rota no mapa certinho e coloca o ponteiro no ultimo WP. Mas quando clico em Navigate ele fica doidão.....

Ele quer que eu va até uma rodovia que só aparece no GPS, no mapa ela não existe. Ja recarreguei o mapa e continua igual. será que existe algum navegação ativa presa na memória dele ?

Ja fiz de tudo.... Cansei, São 2:30.... Amanhã é um novo dia...


______________________
Luiz Otavio K de S e Silva
Garmin GPSMAP 60CSx
Brasilia - DF
luiz.otavios@gmail.com
______________________

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Diferença entre Rota (route) e Trilha (track, tracklog)?

#15 Mensagem por Wallace »

Ele deve estar indo para a rodovia pois voce deve estar usando o roteamento.
Veja se consegue fazer a rota como off-road.
Como eu estou em outro fuso horario hoje, aqui é mais cedo rs rs


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”