Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#1 Mensagem por nqnnospam »

O que é?

Parte dos receptores GPS é capaz de registrar o percurso (ou trajeto, ou trilha ou caminho) percorrido pelo GPS (como Joazinho e Maria fizeram com a trilha de miolo de pão, ou como o herói grego Teseu fez com a linha no labirinto do Minotauro para achar o caminho de saída). Obviamente, para haver este registro, a opção equivalente deve estar ligada no GPS, mas o objetivo aqui não é explicar como fazer isto nos trocentos modelos de GPS que existem. Para isso existem os manuais.

O objetivo é tentar explicar as diferenças entre os vários termos, pois muita gente faz confusão entre eles, e todo mundo sempre pergunta a mesma coisa...

____________________________________________________

Tracklog ou registro do trajeto:

O registro do trajecto ("trajeto" pode ser chamado também de "trilha", ou "track") percorrido pode ter nomes diferentes em programas diferentes, em GPSs diferentes e em línguas diferentes: TrackLog (GPS em Inglês: Track=trilha, trajeto; log=registro), Active Log (no Mapsource e no GPS TrackMaker) , Reg. Trajecto (GPS em Português). Quase todos os modelos das linhas eTrex, GPSMap, Oregon, Colorado e Dakota possuem este recurso. O aplicativo Garmin MobileXT também possui esse recurso. Alguns modelos da linha Nuvi possuem uma função secreta que permite registrar o tracklog (ver a seção Nuvi para maiores detalhes sobre essa função secreta).

Saved Tracks ou Trajectos Gravados:
Alguns modelos de GPS, além da memória para o Track Log, possuem também memórias separadas para gravar (com a opção "Save" ou "Grave" do GPS) cópias do Track Log. Estas cópias do Track Log são chamadas de Saved Tracks (em Inglês, no GPS) ou Trajectos Gravados (em Português, no GPS), ou Trilhas no GPSTrackMaker.

Triplog ou registro do viagem (modelos Nuvi):

O TripLog é uma espécie de tracklog simplificado que alguns, mas não todos, modelos da linha Nuvi/Zumo conseguem registrar. Contudo, o triplog tem duas limitações importantes. A primeira é que ele "gruda" nas vias do mapa (o chamado "Lock on Road"), ou seja, não dá para usar o triplog para registrar correções em vias. A segunda limitação é a impossibilidade de alterar o modo e a resolução do registro.

____________________________________________________

Algumas observações importantes sobre as Saved Tracks e o Active Log:

1) Em geral, as memórias para Saved Tracks suportam bem menos pontos por trilha do que a memória do Track Log. Assim, se você tentar gravar numa memória para Saved Tracks um Track Log com mais pontos do que o suportado, o GPS vai simplificar automaticamente a cópia do Track Log, e detalhes serão perdidos. Assim, caso seja importante ter um traçado longo, com muitos pontos e detalhes, não grave cópias do Track Log nas memórias para Saved Tracks. Transfira o Track Log diretamente para o Mapsource ou TrackMaker.

1.1) Uma consequência clara e óbvia deste limite nas Saved Tracks é que, trilhas transferidas do PC (Mapsource, GPSTrackMaker, ou outro programa qualquer) para o GPS podem ser truncadas (o GPS emite uma mensagem informando que os dados foram truncados), se elas tiverem mais pontos do que as memórias para Saved Tracks suportarem. A solução é reduzir o número de segmentos nas trilhas no PC antes de enviar para o GPS, ou transferir para o TrackLog. No GPSTrackMaker é possível fazer isso selecionando "Enviar Trilhas como Active Log" antes de enviar a(s) trilha(s), contudo, ainda assim é preciso que o número de segmentos caiba no Tracklog.

2) Ao gravar uma cópia do Track Log na memória para Saved Tracks, o GPS não apaga o Track Log automaticamente. Muita gente faz confusão com isso e acha que há algum defeito, porque ao transferir tudo para o Mapsource ou TrackMaker, as várias cópias aparecem repetidas várias vezes, conectadas, com cores diferentes, etc.! Ao gravar uma cópia do Track log na memória para Saved Tracks, é importante apagar o Track Log, para evitar duplicações.

3) Os modelos novos da linha x, na última atualização de firmware (pelos menos os da linha GPSMap), permitem registrar o Track Log simultaneamente na memória do Active Log e no cartão (num arquivo .gpx). No cartão não há limite para o número de pontos no Active Log. Veja http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=308 para detalhes.

4) Ao gravar o Track Log numa memória Saved Track, qualquer que seja o tamanho da trilha no Track Log, o GPS automaticamente elimina toda informação de velocidade e tempo da cópia gravada na memória Saved Track (além do efeito descrito no ítem 1). Portanto, se você precisa de informação de velocidade e tempo, não pode usar as Saved Tracks.

6) É muito importante desativar o "Lock On Road", para permitir que o tracklog reflita a realidade do trajecto percorrido, e não a realidade do mapa. O "Lock On Road" pode ser desativado nas configurações da página de mapas. No MobileXT este recurso recebe o nome de "Mostrar posição" ou "Show Location", mas também está nas configurações da página de mapas.

Para que serve?

O tracklog pode ter muitas utilidades.

Com ele é possível visualizar na tela do aparelho um caminho já percorrido, e assim evitar passar por aquele caminho novamente.

Os modelos de receptores voltados para uso em trilha (linhas GPSMap, eTrex, Colorado e Oregon, basicamente), possuem um recurso chamado tracback, que permite usar o tracklog como rota. O tracback ajuda a fazer o caminho de volta.

Outra utilidade é para fazer mapas. O tracklog pode ser transferido para programas de edição de mapas (Trackmaker, Autocad, ArcGIS etc.), e ser usado como referência para se desenhar estradas, ruas etc, ou então para georeferenciar imagens aéreas.

As saved tracks e o triplog podem servir para visualizar caminhos já percorridos, mas não servem para fazer mapas. As saved tracks não se adequam porque são simplificadas, como explicado acima. O triplog não serve por causa do Lock On Road e da resolução limitada.


keywords: ActiveLog - Active Log - Trilha Ativa - Tracklog - Track log - trackback - tracback - Trilhas Gravadas



Ranger
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2007, 17:55

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#2 Mensagem por Ranger »

bela explicação, tão deve ser por isso que o meu gps quando faço a transferencia para o pc e vou abrir o trajecto no google earth as vezes ele assume os caminhos mais perto e ñ onde realmente passei... obg vou ver o que posso fazer para evitar essa situação
o meu gps é um garmin forerunner 301



elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#3 Mensagem por elderluis »

Esta explicação poderia ser copiada e colada no manual básico do projeto, está extremamente detalhada e elucidativa, parabéns!


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#4 Mensagem por Wallace »

Ranger escreveu:bela explicação, tão deve ser por isso que o meu gps quando faço a transferencia para o pc e vou abrir o trajecto no google earth as vezes ele assume os caminhos mais perto e ñ onde realmente passei... obg vou ver o que posso fazer para evitar essa situação
o meu gps é um garmin forerunner 301
Acho que não tem nada a ver com o texto.
O seu "problema" é que voce esta assumindo que o google earth é correto e perfeito; quando não é.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

marcelosilvestro
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Ago 2012, 15:36

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#5 Mensagem por marcelosilvestro »

Não sei se estou perguntando no lugar correto mas foi o único que encontrei. Me esclareceu muito o conceito de TrackLog mas ainda não sei o que comprar... sou novo no ramo de GPS e adquiri um caminhão para minha empresa. Gostaria de fiscalizar por onde o motorista esteve durante a semana. Gostaria que o aparelho gravasse o trajeto, tivesse senha para acesso do mesmo para evitar fraudes e que pudesse exportar e ler no computador por algum programa. Alguém sabe de algum equipamento que faça isso de forma eficiente?

Muito grato, Marcelo.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#6 Mensagem por Angelone »

Marcelo, a melhor marca é Garmin, tem ps gps mais profissionais. No caso, para caminhoneiros, versoes Trucks, voltados para a suas necessidades. O modelo mais sofisticado vc acha nesse tópico aqui do forum http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=446&t=53672. Seguramente ele grava trackslogs, mas teria q pesquisar suas opçoes nesse ponto. Os modelos que eu conheço e que gravam tracklogs automatica e diariamente sao os de mão. O mais sofisticado deles é o Montana. Pesquise a respeito. O Truck indicado é lançamento novo, vai ser bem dificil achar no Brasil. Agora nenhum modelo que conheço tem senha para evitar acesso aos tracklogs, mas isso nao deverá ser problemas, pois sao registros precisos de datas, horas e posiçoes geográficas e é quase impossível um caminhoneiro saber altera-los. O que pode acontecer é ele apaga-los, mas nesse caso vc saberá que foi intencional..



moonwalkah
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Mar 2013, 18:53

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#7 Mensagem por moonwalkah »

Muito obrigado por postas estas ricas informações, nqnnospam.

Estou tendo um pouco de trabalho ao tentar formatar active logs registrados no trackmaker.
Isto porque fui e voltei, assim, além de aparecer dois caminhos sobrepostos, os active logs contém muitos pontos. Minha ideia é transformar estes active logs em trilhas únicas e nominá-las, mas aind encontro dificuldade, pois quando seleciono determinado trecho do active log e aplica a formatação, esta formatação se estende para uma longa parte do trajeto, quando na verdade eu gostaria de formatar apenas a parte selecionada.

Enfim, continuo pesquisando e estudando no fórum e nos demais sites, pois se que este começo é mesmo tortuoso rs.

Novamente, obrigado pelas valiosas contribuições.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#8 Mensagem por jasgrafica »

moon,

Lembre que vc pode seccionar [apagar um trecho] nos tracklogs para separá-los, selecionar e salvar cada trecho em arquivos [.gtm] individuais, assim como
formatar nome, tipo de via, etc - tudo no TrackMaker.

Questão de zoom e paciência.... rsss

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

marcoperpetuo
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Ago 2012, 20:25

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#9 Mensagem por marcoperpetuo »

Prezados,
Tenho baixado trilhas para utilizar no meu GPS Etrex 30 assim como criado rotas a partir da marcação dos pontos de passagem. Recentemente, marquei cerca de 450 pontos numa determinada região. Quando vou organizar a rota a partir dos pontos de passagem, identifiquei duas possibilidades no GPS: ou insiro cada ponto a partir da opção "planificador de rotas" ou acesso cada ponto, a partir da opção "Gestor dos pontos de passagem" e o insiro numa determinada rota. Pergunto: existe alguma forma mais rápida de conectar os pontos de passagem, sem a necessidade de acessar cada um deles e inserir na rota?



xandioliveir
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Ago 2014, 10:01

Re: Tracklog, ActiveLog, Trilha Ativa, Gravar Trilha, etc.

#10 Mensagem por xandioliveir »

Prezados.
Adquiri o Zumo 350 para usar na GS800.
Ocorre que também faço trilhas com outra moto nos finais de semana.
Não consigo memorizar muitas trilhas pelas quais passo e gostaria de saber se é possível gravá-las como o Zumo 350?

Obrigado,
Alexandre.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”