Metroguide-CitySelect-CityNavigator-Mapsource, diferenças

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Metroguide-CitySelect-CityNavigator-Mapsource, diferenças

#1 Mensagem por nqnnospam »

Programa x família

Primeiramente, não confundir o programa Mapsource com as famílias de mapas (ou produtos, como usado pela Garmin) da linha Mapsource.

- Creio que todas as famílias de mapas vendidas em CD ou DVD pela Garmin vêm com o programa Mapsource.

- Portanto, o Mapsource não é vendido separadamente, somente junto com algum produto da Garmin.

- A maioria dos modelos de GPS Garmin com suporte a mapa vêm com algum produto de mapas da Garmin, portanto com o Mapsource. Contudo, modelos onde os mapas já vem instalados na memória (Nuvi, SP, etc.), não vem com o Mapsource.

O Mapsource é um programa da Garmin que serve para:

- Transferir mapas para o GPS (se houver mapas instalados no PC).
- Transferir rotas, waypoints e tracks de/para o GPS.
- Criar ou modificar rotas, waypoints e tracks.

Midia de distribuição

Dependendo da família de mapa, a mesma pode ser vendidas em CD, DVD, cartões de memória Garmin, cartões SD, cartões microSD, ou em várias opções.

O Mapsource não acompanha os produtos vendidos em cartão, pois não é necessário para transferir os mapas (é só por o cartão no GPS...). Informe-se antes de comprar. Cuidado também para não apagar o cartão, pois isto apaga os mapas, sem possibilidade de recuperá-los. Os mapas em cartão não podem ser usados no Mapsource.

Para usar os mapas no Mapsource, é preciso ter a versão CD/DVD.

Desbloqueio

O programa Mapsource nunca precisa de desbloqueio.

Algumas famílias não precisam de desbloqueio nenhum, outras precisam de desbloqueio para rodar no PC e outras para rodar no PC e no GPS.

Nomes

Exemplos:

Mapsource Trip and Waypoint Manager
Mapsource Metroguide [nome da região de cobertura]
Mapsource CitySelect [nome da região de cobertura]
Mapsource CityNavigator [nome da região de cobertura]
Mapsource CitySelect [nome da região de cobertura] NT
Mapsource BlueChart
etc.

Cada família tem várias versões (1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 5.0, etc.) e é feita para áreas/continentes/países (região de cobertura) diferentes (Metroguide USA, Metroguide Europe, Metroguide Canada, CitySelect Europe, CitySelect Brasil, etc.), sendo que a área coberta depende da versão (por exemplo, na versão 7 do Metroguide há o North America, enquanto que nas anteriores havia o USA e o Canada). A lista completa de famílias e respectivas áreas de cobertura está em:

http://www.garmin.com/cartography/

Do link acima é possível acessar uma ferramenta que permite visualizar os mapas na tela. Assim é possível saber exatamente qual o nível de detalhes do mapa.

Quais as diferenças entre as famílias?

Várias:

1) A área coberta.

Metroguide USA cobre os EUA, Metroguide Europe a Europa, mas creio que esta é óbvia.

2) Nível de detalhes.

Famílias diferentes, lançadas na mesma época, que cobrem a mesma área, em geral tem o mesmo nível de detalhamento.

Por exemplo, o Metroguide USA, o CitySelect USA e o CityNavigator USA lançados em 1995 todos têm o mesmo nível de detalhamento. Naturalmente, o Metroguide Europe de 2006 deve ser mais atualizado que o Metroguide Europe de 1995 e o CitySelect Europe de 1995, mas o Metroguide Europe de 1995 e o CitySelect Europe de 1995 ambos devem ter o mesmo nível de detalhamento. O difícil é saber, pela versão, quando uma família foi lançado.

3) Autoroteamento

- Metroguide: Só permite autoroteamento no PC, ou seja, não faz autoroteamento no GPS usando o Mapsource para transferir os mapas.

Existe um truque extra-oficial para conseguir fazer autoroteamento no GPS com os mapas do Metroguide. Basta transferir os mapas usando os programas sendmap ou img2gps:

sendmap: http://www.cgpsmapper.com
img2gps: http://homepage.ntlworld.com/mdipol/img2gps/

O img2gps é na verdade uma interface gráfica para o sendmap, para facilitar a seleção dos mapas.

- CitySelect e CityNavigator: Permite autoroteamento no PC e também no GPS (se o GPS tiver capacidade de autoroteamento, é lógico).

4) Compatibilidade:

Nem todas as famílias são compatíveis com todos os modelos de GPS. A Garmin tem em seu site uma ferramenta que permite verificar quem é compatível com quem. Verifique antes de comprar.

5) A finalidade:

- Metroguide, CitySelect e CityNavigator: Vêm com mapas que podem ser transferidos para o GPS (pode ser necessário desbloqueio, veja o item desbloqueio acima), para orientação/navegação em cidades ou estradas, a pé ou em veículos.

- Bluechart: Vêm com mapas que podem ser transferidos para o GPS, para uso marítimo.

- Trip and Waypoints Manager: Vem com uma mapa mundial, mas o mesmo não pode ser transferido para o GPS.

- Topo: Vêm com mapas topográficos que podem ser transferidos para o GPS (pode ser necessário desbloqueio, veja o item desbloqueio acima), para orientação/navegação em cidades ou estradas, a pé ou em veículos.

Observações

1-Qual a diferença do CityNavigator e do CitySelect? O primeiro foi feito para os StreetPilots com autoroteamento, o segundo para os outros GPSs com autoroteamento (iQue, GPSMap coloridos, etc.). Para a lista completa de compatibilidade ver:

http://www.garmin.com/cartography/

2- A Garmin lançou recentemente um novo formato de mapa, o "NT". O formato NT não é compatível com todos os modelos de GPS, por isso consulte a tabela de compatibilidade no site da Garmin antes de comprar.

3- Os produtos vendidos em cartão podem vir sem o Mapsource, pois o mesmo não é necessário para transferir os mapas (é só por o cartão no GPS...). Informe-se antes de comprar. Cuidado também para não apagar o cartão, pois isto apaga os mapas, sem possibilidade de recuperá-los.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Voltar para “Dúvidas Frequentes”